Acessibilidade / Reportar erro

Análise do reconhecimento das figuras do Teste MT Beta-86 modificado para uma adaptação: descrição e discussão de aspectos metodológicos

Analysis of figure recognition on the modified MT Beta-86 Test for adaptation: description and discussion of methodological aspects

Resumos

OBJETIVO: Analisar o reconhecimento das figuras do Teste MT Beta-86 modificado, descrever e discutir aspectos metodológicos da adaptação desse instrumento de avaliação da linguagem. MÉTODOS: O estudo foi dividido em duas partes. Na primeira, participaram 61 indivíduos com escolaridade superior a 9 anos. Solicitou-se nomeação de 266 estímulos visuais e verificou-se a concordância da nomeação das figuras entre os participantes. Para a concordância de respostas, utilizou-se o teste de Cochran, com nível de significância de 5%. Em seguida, alguns estímulos visuais foram redesenhados, e as imagens foram substituídas. As imagens passaram pela segunda parte do estudo, da qual participaram 110 indivíduos divididos em 4 faixas de escolaridade (A: 1 a 4 anos; B: 5 a 8 anos; C: 9 a 11 anos e D: acima de 12 anos), de ambos os sexos e idades entre 18 e 75 anos. Foram considerados adequados para serem utilizados na avaliação de linguagem os estímulos com índice de concordância de, no mínimo, 70%. RESULTADOS: Na parte A do estudo, a partir do índice de concordância de nomeação das figuras, foram escolhidas as consideradas apropriadas para fazer parte do teste em sua versão em adaptação. A segunda parte demonstrou que todas as figuras selecionadas apresentaram concordância de resposta acima de 70%. CONCLUSÃO: Identificaram-se quais figuras do Teste MT Beta-86 modificado poderão continuar presentes na próxima versão do instrumento e, por meio da análise do baixo reconhecimento populacional, verificaram-se quais pranchas deverão ser substituídas e quais poderão compor a nova versão do teste.

Linguagem; Avaliação; Adaptação; Testes neuropsicológicos; Afasia


PURPOSE: The purpose of this study was to analyze the recognition of figures from the modified MT Beta-86 test for subsequent refinement and adaptation of this language assessment instrument. METHODS: This study was organized into two parts. The first part of the study involved 61 subjects with educational level higher than nine years. Naming of 266 visual stimuli was elicited and concordance among participants on figure naming was also determined. Concordance of responses was assessed using Cochrane's test at a 5% level of significance. Some visual stimuli were subsequently re-designed and images were replaced. The second part of this study involved the re-testing of the new images among 110 individuals ranging in age from 18 to 75 years of both genders, stratified into four educational bands (A: 1 - 4 years; B: 5 - 8 years; C: 9 - 11 years; and D: more than 12 years). Stimuli with concordance level of 70% or higher were considered adequate. RESULTS: In part A of the study, from the index of agreement of naming, the figures considered suitable for inclusion in the adapted version were selected. In part B, all the figures had a response concordance level over 70%. CONCLUSION: Figures in the Modified MT Beta-86 test suitable for retention in the new version of the instrument were identified. Analysis of low sample recognition was used to identify boards for replacement, and those for retention, in the new version of the test.

Language; Evaluation; Adaptation; Neuropsychological tests; Aphasia


  • 1
    Serafini AJ, Fonseca RP, Bandeira RD, Parente MAMP. Panorama nacional da pesquisa sobre avaliação neuropsicológica de linguagem. Psicol cienc prof. 2008;28(1):34-49.
  • 2
    Pereira FS, Oliveira AM, Diniz BS, Forlenza OV, Yassuda MS. Cross-cultural Adaptation, Reliability and Validity of the DAFS-R in a Sample of Brazilian Older Adults. Arch Clin Neuropsychol. 2010;25(4):335-43.
  • 3
    Casarin FS, Pagliarin KC, Koehler C, Oliveira CR, Fonseca RP. Instrumentos de avaliação breve da comunicação: ferramentas existentes e sua aplicabilidade clínica. Rev CEFAC. 2011;13(5):917-925.
  • 4
    Soares ECS, Ortiz KZ. Influence of schooling on language abilities of adults without linguistic disorders. Sao Paulo Med J. 2009;127(3):134-9.
  • 5
    Nespoulous JL, Lecours AR, Lafond D, Lemay A, Joanette Y, Cot F, et al. Protocolo Montreal-Toulouse de exame lingüístico de afasia MT-86. Montreal: Laboratoire Théophile-Alajouanine; 1986.
  • 6
    Ortiz KZ, Ferreira CP, Bento ACP. Aplicação do teste Beta 86 (protocolo MT modificado) em analfabetos. Fono Atual. 2006;8(35):65-73.
  • 7
    Lecours AR, Parente MAMP, Feijó AV, Maia A. Anartria pura: estudo de dois casos. Psicol Reflex Crit. 2001;14(2):367-77.
  • 8
    Ortiz KZ, Osborn E, Chiari BM. O teste M1-Alpha como instrumento de avaliação da afasia. Pró-fono.1993;5(1):23-9.
  • 9
    Soares ECS, Ortiz KZ. Influence of brain lesion and educational background on language tests in aphasic subjects. Dementia & Neuropsychologia. 2008;2(4):321-7.
  • 10
    Ortiz KZ. Adaptação do Protocolo Montreal-Toulouse de Exame Lingüístico da Afasia MT-86 para o Português Brasileiro: estudos sociodemográfico, psicométrico e neuropsicológico. Edital Universal CNPq 014-2008.
  • 11
    Cycowicz YM, Friedman D, Rothstein M, Snodgrass JG. Picture naming by young children: norms for name agreement, familiarity, and visual complexity. J Exp Child Psychol. 1997;65(2):171-237.
  • 12
    Miranda M, Pompéia S, Bueno OF. A set of 400 pictures standardised for Portuguese: Norms for name agreement, familiarity and visual complexity for children and adults. Arq Neuropsiquiatr. 2001;59(2-B):330-7.
  • 13
    Reitan RM, Wolfson D. Influence of age and education on neuropsychological test results. The Clinical Neuropsychologist. 1995;9:151-8.
  • 14
    Rosselli M, Ardila A, Rosas P. Neuropsychological assessment in illiterates. II. Language and praxic abilities. Brain Cogn.1990;12(2):281-96.
  • 15
    Finlayson MAJ, Johnson KA, Reitan RM. Relationship of level of education to neuropsychological measures in brain-damaged and non-brain-damaged adults. J Consult Clin Psychol.. 1977;45(4):536-42.
  • 16
    Geschwind N. Problems in the anatomical understanding of the aphasias. In: Benton AL, editor. Contibutions to clinical neuropsychology. Chicago: Aldine; 1969. p.107-28.
  • 17
    Goodglass H. Disorders of naming following brain injury. Am Sci. 1980;68(6):647-55.
  • 18
    Levelt WJM. Speaking. Cambridge: MitPress; 1989.
  • 19
    Scheuer CI, Mangilli LD, Stivanin L. Nomeação de figuras e a memória em crianças: efeitos fonológicos e semânticos. Pró-Fono Rev. At. Ci., 2004, 16, 1; 49-56.
  • 20
    Zago L, Fenske MJ, Aminoff E, Martinos MB. The rise and fall of priming: how visual exposure shapes cortical representations of objects. Cerebral Cortex. 2005;15(11):1655-65.
  • 21
    Ballesteros S, Reales JM, Garcia E, Carrasco M. Selective attention affects implicit and explicit memory for familiar pictures at different delay conditions. Psicothema. 2006;18(1):88-99.
  • 22
    Campos TF, Carvalho SM, Melo LP, Lima ACA. Figuras de atividades funcionais: concordância de nomeação e familiaridade/Functional activities pictures: name agreement and familiarity. Psicol teor pesqui. 2008;24(3):323-30.
  • 23
    Luzzatti C, Aggujaro S, Crepaldi D. Verb-noun double dissociation in aphasia: theoretical and neuroanatomical foundations. Cortex. 2006 Aug;42(6):875-83.
  • 24
    Rodriguez AD, Raymer AM, Rothi LJG. Effects of gesture+verbal and semantic-phonologic treatments for verb retrieval in aphasia. Aphasiology. 2006;20(2-4):286-97.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    2013

Histórico

  • Recebido
    03 Abr 2012
  • Aceito
    20 Fev 2013
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br