Acessibilidade / Reportar erro

Habilidades de leitura em crianças com diagnóstico de hiperlexia: relato de caso

Reading skills in children diagnosed with hyperlexia: case reports

Resumos

Hiperlexia caracteriza-se pela aquisição espontânea e precoce da habilidade de leitura, manifestada antes dos cinco anos, na ausência de instrução formal. Déficit da linguagem expressiva e receptiva, excelente memória, atraso nas habilidades linguísticas, ecolalia, perseverações e dificuldade para compreensão do contexto verbal são sintomas comuns em indivíduos hiperléxicos com transtorno global do desenvolvimento, incluindo a Síndrome de Asperger. O objetivo deste estudo foi descrever as habilidades de leitura de indivíduos que apresentam hiperlexia. Participaram seis meninos, com histórico de hiperlexia percebida pelos familiares antes dos 36 meses de vida, de idade cronológica variando de quatro anos e quatro meses a cinco anos e dois meses. Foram aplicados os seguintes procedimentos de avaliação: entrevista com os responsáveis, observação do comportamento comunicativo, Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP), reconhecimento de letras do alfabeto e números, Teste de Desempenho Escolar, leitura de texto e compreensão de leitura. Os participantes apresentaram desempenhos diferentes no TVIP, demonstraram reconhecimento de letras e números e de palavras isoladas. Entretanto, foram verificadas diferenças no desempenho deles. Houve dificuldade em responder ao subteste de escrita; a maioria não compreendeu o texto lido e todos demonstraram reconhecer letras e números, sendo alguns deles com habilidade de leitura de palavras e texto. Porém, apresentaram alterações em outras áreas do desenvolvimento da linguagem, como vocabulário receptivo, comportamento comunicativo e compreensão do material lido, somados aos comportamentos alterados de adaptação social, interativos e restritivos.

Transtorno autístico; Síndrome de Asperger; Linguagem; Leitura; Escrita manual; Vocabulário; Aprendizagem


Hyperlexia is characterized by spontaneous and early acquisition of reading skills, manifested before the age of five, without any formal education. Expressive and receptive language deficit, excellent memory, delayed language skills, echolalia, perseverations, and difficulty to understand verbal contexts, are common symptoms in individuals with hyperlexia and global developmental disorders, including Asperger's syndrome. The aim of this study was to describe the reading skills of individuals with hyperlexia. The participants were six boys with a history of hyperlexia, perceived by relatives before 36 months of life, chronologically aged between four years and four months to five years and two months. The following evaluation procedures were applied: interview with the parents or responsible guardians, communicative behavior observation, Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT), recognition of alphabet letters and numbers, School Performance Test, text reading, and reading comprehension. The participants showed different performances in the PPVT, and recognized letters, numbers and isolated words. There was difficulty in answering the writing subtest; the majority did not understand the text that they read and all of them demonstrated recognition of letters and numbers. Some participants were able to read words and texts. However, all participants presented alterations in other areas of language development, such as receptive vocabulary, communicative behavior and understanding of the material read, in addition to altered behaviors of social adaptation, both interactive and restrictive.

Autistic disorder; Asperger's syndrome; Language; Reading; Handwriting; Vocabulary; Learning


  • 1
    Nation K, Clarke P, Wright B, Williams C. Patterns of reading ability in children with autism spectrum disorder. J Autism Dev Disord. 2006;36(7):911-9.
  • 2
    Etchepareborda MC, Díaz-Lucero A; Pascuale MJ, Abad-Mas L, Ruiz-Andrés R. Asperger's syndrome, little teachers: specials skills. Rev Neurol. 2007;44 (Suppl 2):S43-7.
  • 3
    Newman TM, Macomber D, Naples AJ, Babitz T, Volkmar F, Grigorenko EL. Hyperlexia in children with autism spectrum disorders. J Autism Dev Disord. 2007;37(4):760-74.
  • 4
    Joshi RM, Padakannaya P, Nishanimath S. Dyslexia and hyperlexia in bilinguals. 2010;16(2):99-118.
  • 5
    Saalasti S, Lepistö T, Toppila E, Kujala T, Laakso M, Nieminen-von Wendt T, et al. Language abilities of children with Asperger syndrome. J Autism Dev Disord. 2008;38(8):1574-80.
  • 6
    Turkeltaub PE, Flowers DL, Verbalis A, Miranda M, Gareau L, Eden GF. The neural basis of hyperlexic reading: an FMRI case study. Neuron. 2004;41(1):11-25.
  • 7
    Castles A, Crichton A, Prior M. Developmental dissociations between lexical reading and comprehension: evidence from two cases of hiperlexia. Cortex. 2010;46(10):1238-47.
  • 8
    Baldaçara L, Nóbrega LPC, Tengan SK, Maia AK. Hyperlexia in a patient with autistic disorder and its hypothesis. Rev Psiquiatr Clín. 2006;33(5):268-71.
  • 9
    Mottron L, Bouvet L, Bonnel A, Samson F, Burack JA, Dawson M, et al. Veridical mapping in the development of exceptional autistic abilities. Neurosci Biobehav Rev. 2013;37(2):209-28.
  • 10
    Cardoso-Martins C, Silva JR. Cognitive and language correlates of hyperlexia: evidence from children with autism spectrum disorders. Reading and Writing. 2010;23(2):129-145.
  • 11
    Saldaña D, Carreiras M, Frith U. Orthographic and phonological pathways in hyperlexic readers with Autism Spectrum Disorders. Dev Neuropsychol. 2009;34(3):240-53.
  • 12
    Dias KZ, Silva RCD, Pereira LD, Perissinoto J, Bergamini CQ. Avaliação da linguagem oral e escrita em sujeitos com Síndrome de Asperger. Rev CEFAC. 2009;11(Supl 2):240-50.
  • 13
    Noterdaeme M, Wriedt E, Höhne C. Asperger's syndrome and high-functioning autism: language, motor and cognitive profiles. Eur Child Adolesc Psychiatry. 2010;19(6):475-81.
  • 14
    Dunn LM, Padilla, ER, Lugo DE, Dunn LM. Teste de Vocabulário por Imagens Peabody. Espanha: Circle Pines: American Guidance Service, 1986.
  • 15
    Stein LM. TDE - Teste de desempenho escolar: Manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Set 2013
  • Data do Fascículo
    2013

Histórico

  • Recebido
    22 Mar 2012
  • Aceito
    04 Jun 2013
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br