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O desenvolvimento da linguagem da criança após o implante coclear: uma revisão de literatura

RESUMO

Objetivo

Levantar na literatura a descrição do desenvolvimento de linguagem de crianças usuárias de implante coclear.

Estratégias de pesquisa

Buscas na plataforma Pubmed e nas bases de dados Web of Science, Scopus e Science Direct, seguindo etapas de seleção e análise crítica dos periódicos encontrados e escolhidos.

Critérios de seleção

Selecionados artigos originais que abordavam crianças usuárias de implante coclear, nos quais eram mencionados o desenvolvimento de linguagem após a cirurgia. Excluídos artigos de estudo de caso, dissertações, capítulos de livros, editoriais e artigos originais que não referenciavam no título, no resumo ou no texto aspectos de desenvolvimento da comunicação oral, percepção dos sons e da fala e outras fases do desenvolvimento humano.

Análise dos dados

Foi criado um fichamento protocolar contemplando os seguintes pontos: autor, ano, local, amostra, tipo de estudo, objetivos, métodos utilizados, resultados principais e conclusão.

Resultados

Encontrados 5.052 artigos a partir da busca de descritores e termos livres. Desses, 3.414 foram excluídos pelo título, 1.245, pelo resumo e 358, pela leitura do texto completo, sendo selecionados 35, dos quais, 28 estavam repetidos. Ao final, sete artigos foram analisados nesta revisão.

Conclusão

Verifica-se que os usuários de implante coclear apresentam desenvolvimento linguístico e educacional aquém de seus pares com audição normal, porém melhor que os usuários de próteses convencionais, podendo igualar-se a eles com o passar do tempo. Há uma grande variabilidade nas metodologias dos testes, diminuindo, portanto, a efetividade e a confiabilidade dos resultados encontrados.

Descritores:
Implante Coclear; Desenvolvimento de Linguagem; Surdez; Criança; Linguagem

ABSTRACT

Aim

review the literature for studies that describe the language development of children after they receive cochlear implants.

Research strategies

Literature review on the PubMed, Web of Science, Scopus, and Science Direct databases, tracing the selection and critical analysis stages in the journals found and selected.

Selection criteria

We selected original articles looking at children with cochlear implants, which mentioned language development after surgery. Case studies, dissertations, books chapters, editorials, and original articles that did not mention aspects of oral communication development, perception of sounds and speech, and other stages of human development, in the title, abstract, or text, were excluded.

Data analysis

A protocol was created for this study including the following points: author, year, location, sample, type of study, objectives, methods used, main results, and conclusion.

Results

5,052 articles were found based on the search descriptors and free terms. Of this total, 3,414 were excluded due to the title, 1,245 due to the abstract, and 358 from reading the full text; we selected 35, of which 28 were repeated. In the end, seven articles were analyzed in this review.

Conclusion

We conclude that cochlear implant users have slower linguistic and educational development than their peers with normal hearing - though they are better than conventional prostheses users - and they are able to match them over time. There is great variability in the test methodologies, thus reducing the effectiveness and reliability of the results found.

Keywords:
Cochlear Implant; Language Development; Deafness; Child; Language

INTRODUÇÃO

Novos avanços tecnológicos capazes de aproximar a pessoa surda da condição de ouvinte fomentam a necessidade de estudar os processos de desenvolvimento de linguagem de pessoas que se utilizam destas tecnologias, tal como o implante coclear (IC)(11 Fornazari B. Habilidades auditivas e conteúdos curriculares-processo simultâneo no individuo com implante coclear. Curitiba: Secretaria Estadual de Educação; 2010.,22 Tong X, Deacon SH, Cain K. Morphological and syntactic awareness in poor comprehenders another piece of the puzzle. J Learn Disabil. 2014;47(1):22-33. http://dx.doi.org/10.1177/0022219413509971. PMid:24306458.
http://dx.doi.org/10.1177/00222194135099...
).

Ainda não se conhece claramente como as crianças usuárias de IC organizam as informações linguísticas e em que ponto isso se constitui em fator crítico para o desenvolvimento de linguagem(33 Conway CM, Pisoni DB, Anaya EM, Karpicke J, Henning SC. Implicit sequence learning in deaf children with cochlear implants. Dev Sci. 2011;14(1):69-82. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-7687.2010.00960.x. PMid:21159089.
http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-7687.20...
,44 Harris M, Beech JR. Implicit phonological awareness and early reading development in prelingually deaf children. J Deaf Stud Deaf Educ. 1998;3(3):205-16. http://dx.doi.org/10.1093/oxfordjournals.deafed.a014351. PMid:15579864.
http://dx.doi.org/10.1093/oxfordjournals...
), uma vez que a capacidade da criança implantada escutar os sons da fala não significa que ela consiga processar todos os sinais sonoros e suas complexas informações linguísticas(55 Pinheiro ABSM, Yamada MO, Bevilacqua MC, Crenitte PAP. Avaliação das habilidades escolares de crianças com implante coclear. Rev CEFAC. 2012:826-35.).

Pesquisas recentes mostram que as crianças com IC desenvolvem a linguagem de forma diferente quanto à quantidade de vocabulário receptivo e expressivo em comparação com crianças ouvintes de mesma faixa etária, mantendo as etapas de aquisição de linguagem previstas para crianças ouvintes(66 Chramm B, Bohnert A, Keilmann A. Auditory, speech and language development in young children with cochlear implants compared with children with normal hearing. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(7):812-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.04.008. PMid:20452685.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
,77 Capovilla FC. O implante coclear como ferramenta de desenvolvimento linguístico da criança surda. Rev Bras Cres Desenv Hum. 1998;8(1/2):74-84.).

Ainda assim, persiste a ideia errônea de que a aquisição de linguagem e os problemas escolares enfrentados por uma criança surda serão solucionados com a utilização do implante coclear(55 Pinheiro ABSM, Yamada MO, Bevilacqua MC, Crenitte PAP. Avaliação das habilidades escolares de crianças com implante coclear. Rev CEFAC. 2012:826-35.,88 Almeida AS. Aquisição da linguagem escrita uma criança surda com implante coclear. Aveiro: Universidade de Aveiro; 2012.).

De forma geral, a utilização de IC tem sido associada a melhores resultados no que diz respeito à percepção auditiva, desenvolvimento da linguagem e leitura, em comparação com crianças utilizadoras de aparelhos auditivos convencionais (AASI). Porém, os benefícios individuais da implantação coclear variam bastante(99 Alves M, Ramos D, Alves H, Martins JH, Silva L, Ribeiro C. Desenvolvimento da linguagem em crianças com implante coclear e influência da idade de implantação. SPORL Journal. 2013;51(2):81-86.).

O que é amplamente observado é uma enorme variabilidade nos ganhos de desempenho auditivo produzidos pelo implante, que pode ser explicada por uma série de fatores relativos ao paciente implantado e à tecnologia empregada. Os fatores do paciente que afetam seu desempenho auditivo dizem respeito à etiologia da surdez, à idade em que a surdez ocorreu, à idade em que o implante é realizado, ao tempo de privação sensorial, e ao grau de audição residual. Os fatores tecnológicos dizem respeito ao tipo de implante(77 Capovilla FC. O implante coclear como ferramenta de desenvolvimento linguístico da criança surda. Rev Bras Cres Desenv Hum. 1998;8(1/2):74-84.).

Salvo as especificidades de cada paciente, é essencial para a equipe que acompanha a criança ter parâmetros balizadores dos ganhos possíveis e tangíveis após a cirurgia, principalmente para dar retorno às expectativas familiares que surgem devido ao procedimento de implantação.

OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo buscar na literatura estudos que descrevam o desenvolvimento de linguagem de crianças após a realização do implante coclear, visando estabelecer os possíveis avanços alcançados, considerando as especificidades das populações estudadas.

ESTRATÉGIAS DE PESQUISA

Para a formulação desta revisão, buscou-se responder à seguinte pergunta: O que sabemos sobre os avanços no desenvolvimento de linguagem de crianças após a realização de cirurgia de implante coclear? A partir deste questionamento, a pesquisa bibliográfica foi realizada nas plataformas de busca Pubmed e nas bases de dados Web of Science, Scopus e Science Direct. Foram utilizados descritores (DeCS e MESH) — palavras-chave para a recuperação de assuntos da literatura científica. Foram realizados os seguintes cruzamentos nas línguas inglesa e portuguesa: implante coclear (DeCS/MeSH) AND desenvolvimento de linguagem (DeCS/MeSH); implante coclear (DeCS/MeSH) AND vocabulário (DeCS/MeSH); implante coclear (DeCS/MeSH) AND educação (DeCS/MeSH); implante coclear (DeCS/MeSH) AND escrita (DeCS/MeSH); implante coclear (DeCS/MeSH) AND vocabulário (DeCS/MeSH); implante coclear (DeCS/MeSH) AND escrita (DeCS); implante coclear (DeCS/MeSH) AND teste de linguagem (DeCS/MeSH).

A busca foi feita de forma independente por dois pesquisadores e os pontos de conflito foram resolvidos em momento posterior por um terceiro avaliador. Não foi estabelecido limite em relação ao período das publicações.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO

Como critérios de inclusão foram selecionados artigos originais que abordavam crianças usuárias de implante coclear, nos quais eram mencionados o desenvolvimento de linguagem após a cirurgia. Foram excluídos artigos de estudo de caso, dissertações, capítulos de livros, editoriais e artigos originais que não referenciavam no título, no resumo ou no texto aspectos de desenvolvimento da comunicação oral, percepção dos sons e da fala ou que abordavam outras fases do desenvolvimento humano (adolescentes, adultos e idosos).

ANÁLISE DOS DADOS

Os artigos encontrados foram inicialmente selecionados pela relevância do título. Os que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão foram, então, submetidos à leitura dos resumos e, se enquadrados nos critérios preestabelecidos, analisados na íntegra, seguindo um protocolo criado para tal fim, gerando uma tabela de análise protocolar criada para este estudo. Nela foram contemplados os seguintes pontos: autor, ano, local, amostra, tipo de estudo, objetivo, métodos utilizados, principais resultados e conclusão (Tabela 1).

Tabela 1
Resultados dos estudos selecionados seguindo as variáveis analisadas

RESULTADOS

Foram encontrados 5.052 artigos a partir da busca de descritores (DeCS/MeSH). Desse total, 3.414 foram excluídos pelo título, 1.245 pelo resumo e 358 pela leitura do texto completo, sendo selecionados, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, 35 artigos, porém 28 eram repetidos nas bases de dados, resultando em sete trabalhos analisados nesta revisão (Figura 1).

Figura 1
Fluxograma do número de artigos encontrados e selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão

A heterogeneidade dos estudos não permitiu a análise estatística (meta-análise), em especial porque o delineamento dos estudos, a amostra, a idade da população e os objetivos dos estudos foram variados. Entretanto, a despeito dessas divergências, importantes reflexões e conclusões podem ser retiradas desta revisão.

O levantamento bibliográfico e a análise dos artigos selecionados revelam que o interesse pela documentação detalhada do desenvolvimento de linguagem de usuários de IC, com ênfase na população pediátrica teve início apenas nos anos 2000(1515 Svirsky M, Robbins A, Kirk K, Pisoni D, Miyamoto R. Language development in profoundly deaf children with cochlear implants. Psychol Sci Mar. 2000;11(2):153-8. PMid:11273423.). Este fato pode ser explicado pela indicação clínica do IC só ter sido liberada pelo Food and Drugs Administration (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, responsável por proteger e promover a saúde pública através da regulação e supervisão da segurança de alimentos e produtos) do governo norte-americano em 1990(77 Capovilla FC. O implante coclear como ferramenta de desenvolvimento linguístico da criança surda. Rev Bras Cres Desenv Hum. 1998;8(1/2):74-84.).

Podemos perceber a partir da análise dos artigos que países do continente europeu (Alemanha, Reino Unido, Sérvia e Noruega), asiático (Japão) e norte-americano (Estados Unidos da América) estão produzindo maior conhecimento dentro desta área de interesse. Este dado reflete os resultados de nações pioneiras nas cirurgias de IC; porém, chama nossa atenção a ausência de trabalhos realizados na França - país que sempre se destacou nos estudos com IC - e na Holanda – país que realizou a primeira cirurgia de IC em crianças(1616 Nittrouer S, Caldwell A, Holloman C. Measuring what matters: effectively predicting language and literacy in children with cochlear implants. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2013;76(8):1148-58. http://dx.doi.org/10.1016/10.1016/j.ijporl.2012.04.024.
http://dx.doi.org/10.1016/10.1016/j.ijpo...
).

A população estudada nos artigos selecionados nesta revisão teve uma amostra muito heterogênea, tendo um mínimo de dez crianças(66 Chramm B, Bohnert A, Keilmann A. Auditory, speech and language development in young children with cochlear implants compared with children with normal hearing. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(7):812-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.04.008. PMid:20452685.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
) (cinco usuárias de IC e cinco com audição normal) e máximo de 190(1111 Iwasaki S, Nishio S, Moteki H, Takumi Y, Fukushima K, Kasai N, et al. Language development in Japanese children who receive cochlear implant and/or hearing aid. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(3):433-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.12.027. PMid:22281374.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2011....
) (sendo 60 usuárias de IC unilateral, 128 usuárias de IC+AASI e duas usuárias de IC bilateral). Percebeu-se, porém, maior quantidade de estudos com amostra menor que 100 indivíduos(66 Chramm B, Bohnert A, Keilmann A. Auditory, speech and language development in young children with cochlear implants compared with children with normal hearing. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(7):812-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.04.008. PMid:20452685.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
,1010 Szagun G, Stumper B. Age or experience? The influence of age at implantation and social and linguistic environment on language development in children with cochlear implants. J Speech Lang Hear Res. 2012;55(6):1640-54. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012/11-0119). PMid:22490622.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012...
,1212 Ostojić S, Djoković S, Dimić N, Mikić B. Cochlear implant-speech and language development in deaf and hard of hearing children following implantation. Vojnosanit Pregl. 2011;68(4):349-52. http://dx.doi.org/10.2298/VSP1104349O. PMid:21627020.
http://dx.doi.org/10.2298/VSP1104349O...

13 Wie O. Language development in children after receiving bilateral cochlear implants between 5 and 18 months. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(11):1258-66. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.07.026. PMid:20800293.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....

14 Damen G, Van Den Oever-Goltstein M, Langereis M, Chute P, Mylanus E. Classroom performance of children with cochlear implants in mainstream education. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2006;115(7):542-52. http://dx.doi.org/10.1177/000348940611500709. PMid:16900809.
http://dx.doi.org/10.1177/00034894061150...
-1515 Svirsky M, Robbins A, Kirk K, Pisoni D, Miyamoto R. Language development in profoundly deaf children with cochlear implants. Psychol Sci Mar. 2000;11(2):153-8. PMid:11273423.).

Apenas um estudo(1313 Wie O. Language development in children after receiving bilateral cochlear implants between 5 and 18 months. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(11):1258-66. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.07.026. PMid:20800293.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
) utilizou grupo controle, estando os indivíduos pareados por sexo e idade cronológica. A maioria dos artigos não especificou o gênero das crianças(66 Chramm B, Bohnert A, Keilmann A. Auditory, speech and language development in young children with cochlear implants compared with children with normal hearing. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(7):812-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.04.008. PMid:20452685.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
,1111 Iwasaki S, Nishio S, Moteki H, Takumi Y, Fukushima K, Kasai N, et al. Language development in Japanese children who receive cochlear implant and/or hearing aid. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(3):433-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.12.027. PMid:22281374.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2011....
,1212 Ostojić S, Djoković S, Dimić N, Mikić B. Cochlear implant-speech and language development in deaf and hard of hearing children following implantation. Vojnosanit Pregl. 2011;68(4):349-52. http://dx.doi.org/10.2298/VSP1104349O. PMid:21627020.
http://dx.doi.org/10.2298/VSP1104349O...
,1414 Damen G, Van Den Oever-Goltstein M, Langereis M, Chute P, Mylanus E. Classroom performance of children with cochlear implants in mainstream education. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2006;115(7):542-52. http://dx.doi.org/10.1177/000348940611500709. PMid:16900809.
http://dx.doi.org/10.1177/00034894061150...
,1515 Svirsky M, Robbins A, Kirk K, Pisoni D, Miyamoto R. Language development in profoundly deaf children with cochlear implants. Psychol Sci Mar. 2000;11(2):153-8. PMid:11273423.).

Quanto ao tipo de estudo, quatro(66 Chramm B, Bohnert A, Keilmann A. Auditory, speech and language development in young children with cochlear implants compared with children with normal hearing. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(7):812-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.04.008. PMid:20452685.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
,1010 Szagun G, Stumper B. Age or experience? The influence of age at implantation and social and linguistic environment on language development in children with cochlear implants. J Speech Lang Hear Res. 2012;55(6):1640-54. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012/11-0119). PMid:22490622.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012...
,1111 Iwasaki S, Nishio S, Moteki H, Takumi Y, Fukushima K, Kasai N, et al. Language development in Japanese children who receive cochlear implant and/or hearing aid. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(3):433-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.12.027. PMid:22281374.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2011....
,1313 Wie O. Language development in children after receiving bilateral cochlear implants between 5 and 18 months. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(11):1258-66. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.07.026. PMid:20800293.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
) foram longitudinais e três(1212 Ostojić S, Djoković S, Dimić N, Mikić B. Cochlear implant-speech and language development in deaf and hard of hearing children following implantation. Vojnosanit Pregl. 2011;68(4):349-52. http://dx.doi.org/10.2298/VSP1104349O. PMid:21627020.
http://dx.doi.org/10.2298/VSP1104349O...
,1414 Damen G, Van Den Oever-Goltstein M, Langereis M, Chute P, Mylanus E. Classroom performance of children with cochlear implants in mainstream education. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2006;115(7):542-52. http://dx.doi.org/10.1177/000348940611500709. PMid:16900809.
http://dx.doi.org/10.1177/00034894061150...
,1515 Svirsky M, Robbins A, Kirk K, Pisoni D, Miyamoto R. Language development in profoundly deaf children with cochlear implants. Psychol Sci Mar. 2000;11(2):153-8. PMid:11273423.), transversais; o que mostra uma tendência à escolha por estudos longitudinais em estudos mais recentes, provavelmente porque, neste tipo de estudo, é possível apreender maiores detalhes e realizar acompanhamento com reavaliações periódicas, sendo possível comparar os ganhos ponderais de cada paciente.

Tendo em vista o método de avaliação das crianças para verificação do desenvolvimento de linguagem, não houve um padrão, porém, em quatro(66 Chramm B, Bohnert A, Keilmann A. Auditory, speech and language development in young children with cochlear implants compared with children with normal hearing. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(7):812-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.04.008. PMid:20452685.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
,1010 Szagun G, Stumper B. Age or experience? The influence of age at implantation and social and linguistic environment on language development in children with cochlear implants. J Speech Lang Hear Res. 2012;55(6):1640-54. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012/11-0119). PMid:22490622.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012...
,1313 Wie O. Language development in children after receiving bilateral cochlear implants between 5 and 18 months. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(11):1258-66. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.07.026. PMid:20800293.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
,1414 Damen G, Van Den Oever-Goltstein M, Langereis M, Chute P, Mylanus E. Classroom performance of children with cochlear implants in mainstream education. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2006;115(7):542-52. http://dx.doi.org/10.1177/000348940611500709. PMid:16900809.
http://dx.doi.org/10.1177/00034894061150...
) dos artigos, foi utilizado pelo menos um questionário, que pode ter sido realizado com as crianças, com os pais ou com os professores. Apenas dois artigos utilizaram escalas ou inventários de classificação(1313 Wie O. Language development in children after receiving bilateral cochlear implants between 5 and 18 months. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(11):1258-66. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.07.026. PMid:20800293.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
,1515 Svirsky M, Robbins A, Kirk K, Pisoni D, Miyamoto R. Language development in profoundly deaf children with cochlear implants. Psychol Sci Mar. 2000;11(2):153-8. PMid:11273423.). A avaliação por escalas é um procedimento que deve ser pensado com cautela, pois sua classificação é bastante subjetiva, sendo, em geral, mais efetiva quando aplicada por pessoas não envolvidas diretamente na pesquisa. Nos estudos anteriores, não foi informada a participação de terceiros para esta aplicação, podendo causar viés de interesse nos resultados obtidos.

Somente três artigos utilizaram testes (ou bateria de testes) com as crianças, e a falta de conclusões foi justificada pela dificuldade em avaliar de forma eficiente crianças pequenas, uma vez que as crianças têm sido submetidas ao IC cada vez mais cedo.

Apesar da riqueza de detalhes obtida em gravações de fala espontânea das crianças (com posterior análise), apenas um(1010 Szagun G, Stumper B. Age or experience? The influence of age at implantation and social and linguistic environment on language development in children with cochlear implants. J Speech Lang Hear Res. 2012;55(6):1640-54. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012/11-0119). PMid:22490622.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012...
) estudo optou por esta estratégia. Chamamos atenção para ele, pois é um dos estudos mais recentes, o que pode sugerir uma mudança qualitativa nas avaliações mais atuais.

Contrariando o senso comum, apenas um(1010 Szagun G, Stumper B. Age or experience? The influence of age at implantation and social and linguistic environment on language development in children with cochlear implants. J Speech Lang Hear Res. 2012;55(6):1640-54. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012/11-0119). PMid:22490622.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012...
) estudo não verificou associação entre o progresso linguístico e a idade no momento do implante. Este dado pode ser explicado pela média de idade no momento de implantação, que foi de 11 meses. A literatura(1111 Iwasaki S, Nishio S, Moteki H, Takumi Y, Fukushima K, Kasai N, et al. Language development in Japanese children who receive cochlear implant and/or hearing aid. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(3):433-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.12.027. PMid:22281374.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2011....
,1414 Damen G, Van Den Oever-Goltstein M, Langereis M, Chute P, Mylanus E. Classroom performance of children with cochlear implants in mainstream education. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2006;115(7):542-52. http://dx.doi.org/10.1177/000348940611500709. PMid:16900809.
http://dx.doi.org/10.1177/00034894061150...
) refere que crianças implantadas antes dos 24 meses apresentam respostas significativamente melhores, e, sendo a média de idade de implantação tão jovem, os ganhos tendem a ser semelhantes(1717 Nicholas JG, Geers AE. Expected test scores for preschoolers with a cochlear implant who use spoken language. Am J Speech Lang Pathol. 2008;17(2):121-38. http://dx.doi.org/10.1044/1058-0360(2008/013). PMid:18448600.
http://dx.doi.org/10.1044/1058-0360(2008...
).

Os estudos que investigaram crianças com audição normal (AN), usuárias de AASI e usuários de IC, concordaram com a literatura preexistente: as crianças com AN apresentam resultados melhores que as crianças com IC e estas últimas apresentam respostas melhores que as usuárias de AASI(1212 Ostojić S, Djoković S, Dimić N, Mikić B. Cochlear implant-speech and language development in deaf and hard of hearing children following implantation. Vojnosanit Pregl. 2011;68(4):349-52. http://dx.doi.org/10.2298/VSP1104349O. PMid:21627020.
http://dx.doi.org/10.2298/VSP1104349O...

13 Wie O. Language development in children after receiving bilateral cochlear implants between 5 and 18 months. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(11):1258-66. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.07.026. PMid:20800293.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....

14 Damen G, Van Den Oever-Goltstein M, Langereis M, Chute P, Mylanus E. Classroom performance of children with cochlear implants in mainstream education. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2006;115(7):542-52. http://dx.doi.org/10.1177/000348940611500709. PMid:16900809.
http://dx.doi.org/10.1177/00034894061150...
-1515 Svirsky M, Robbins A, Kirk K, Pisoni D, Miyamoto R. Language development in profoundly deaf children with cochlear implants. Psychol Sci Mar. 2000;11(2):153-8. PMid:11273423.). Nos estudos longitudinais, o desenvolvimento receptivo e expressivo em todas as crianças do grupo implantado aumentou com o tempo(66 Chramm B, Bohnert A, Keilmann A. Auditory, speech and language development in young children with cochlear implants compared with children with normal hearing. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(7):812-9. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.04.008. PMid:20452685.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
,1010 Szagun G, Stumper B. Age or experience? The influence of age at implantation and social and linguistic environment on language development in children with cochlear implants. J Speech Lang Hear Res. 2012;55(6):1640-54. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012/11-0119). PMid:22490622.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2012...
,1111 Iwasaki S, Nishio S, Moteki H, Takumi Y, Fukushima K, Kasai N, et al. Language development in Japanese children who receive cochlear implant and/or hearing aid. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(3):433-8. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.12.027. PMid:22281374.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2011....
,1313 Wie O. Language development in children after receiving bilateral cochlear implants between 5 and 18 months. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(11):1258-66. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.07.026. PMid:20800293.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
); o que já era de se esperar, visto que a experiência auditiva favorece o melhor desempenho linguístico(1313 Wie O. Language development in children after receiving bilateral cochlear implants between 5 and 18 months. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2010;74(11):1258-66. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010.07.026. PMid:20800293.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2010....
).

O estudo que obteve resultados mais detalhados dos ganhos linguísticos das crianças usuárias de IC e os comparou com os resultados de crianças com NA foi o estudo realizado na Noruega, pois com o questionário LittlEARS conseguiu demonstrar que a função coclear dos usuários de IC foi comparável ao das crianças com NA após nove meses da cirurgia.

CONCLUSÃO

O IC é eficaz para o desenvolvimento de linguagem de crianças com perda auditiva quando acompanhada de terapia fonoaudiológica, obtendo resultados mais acentuados (sintaxe e vocabulário) quanto mais precoce seja realizada a cirurgia.

Embora os estudos com IC sejam encorajadores, verifica-se que os usuários de IC apresentam desenvolvimento linguístico e educacional significativamente menor que seus pares com audição normal, porém melhor que os usuários de AASI, podendo igualar-se a eles com o passar do tempo.

Escores de linguagem receptiva e expressiva das crianças mostraram que, após 12-48 meses com IC, 81% tinham habilidades de linguagem receptiva dentro do intervalo normativo e 57% tinham habilidades de linguagem expressiva dentro do intervalo normativo. O número de crianças que atingiu a faixa normal aumentou com o aumento da experiência IC.

A revisão em questão mostrou que existe a possibilidade e a necessidade de estudos de aprofundamento, a fim de estabilizar e padronizar instrumentos avaliativos e comparativos para elucidar o desenvolvimento de linguagem nesta população.

  • Trabalho realizado na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE - Recife (PE), Brasil.
  • Fonte de financiamento: Bolsa de Pesquisa CAPES.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2016

Histórico

  • Recebido
    18 Maio 2015
  • Aceito
    10 Ago 2015
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