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Elaboração de lista de homônimos do Português Brasileiro para tarefas de processamento linguístico

RESUMO

Objetivo

Apresentar procedimentos e etapas de elaboração de uma lista de homônimos, de seus significados e de imagens que os representam.

Método

Levantaram-se, por meio de pesquisa em livros escolares e dicionários, 103 homônimos do Português Brasileiro e seus significados. Os homônimos foram selecionados por critérios: serem substantivos; não eliciar mais que dois significados; representáveis por imagens. Selecionaram-se 26 homônimos e foram encontradas 2 imagens para cada significado. Para testar o instrumento participaram 20 crianças do 4º (N=10) e 5º anos (N=10) do Ensino Fundamental de escola particular do município de São Paulo. Para identificar os significados de maior e menor ocorrência, os escolares referiram o significado de cada palavra que lhes foi apresentada oralmente. Para verificar o reconhecimento das 52 imagens (uma imagem para cada um dos dois significados do homônimo), as 20 crianças foram instruídas a nomeá-las na apresentação em PowerPoint. As porcentagens de acertos foram calculadas.

Resultados

Dos 26 homônimos, dois foram excluídos, pois não houve nomeação para os significados. Duas imagens pouco reconhecidas foram substituídas por outras que melhor representaram os homônimos.

Conclusão

A lista de homônimos resultante apresenta 24 homônimos e 48 imagens (uma para o significado de maior e outra para o de menor ocorrência). A apresentação dos itens a escolares de 4o. e 5o. anos do EF indicou adequação da lista. O material mostrou-se reconhecível e apropriado para tarefas de priming semântico ou outras de processamento linguístico com homônimos em Português Brasileiro.

Descritores
Avaliação; Priming Semântico; Estudos de Linguagem; Homônimos; Fonoaudiologia

ABSTRACT

Purpose

This paper presents procedures and steps to create a list of homonyms, their meanings and representative images.

Methods

One hundred and three homonyms in Brazilian Portuguese were secluded through searches in text books and dictionaries and the meanings were verified. The homonyms were analyzed and selected according pre-established criteria. Twenty-six homonyms with two meanings were selected and one image was used to represent each meaning. To test the instrument, twenty elementary school children in 4th (n = 10) and 5ht (n = 10) grades were selected from a private school in São Paulo. To identify the meanings of major and minor occurrence, the students gave their understanding of the words presented to them orally. The students were also asked to name the fifty-two images to determine the degree of recognition. Percentages of accuracy were calculated.

Results

Among the 26 homonyms, two were excluded because the students were unable to name them. Two images were little recognized and, therefore, replaced with others that better represented the homonyms.

Conclusion

A list of 24 homonyms and 48 images (one for each meaning) was developed. The results of the presentation of these items to elementary school children in the 4th and 5th grades proved the adequacy of the list. The material is seen as efficient for use in recognition tasks and can be applied in semantic priming tasks.

Keywords
Assessment; Semantic Priming; Language Study; Homonyms; Speech Therapy

INTRODUÇÃO

Durante o ato comunicativo, diferentes habilidades linguísticas, cognitivas, metacognitivas e pragmáticas são necessárias para integrar informações e ideias veiculadas nas sentenças do discurso oral ou escrito. Dentre as de funcionamento automático, destacam-se o acesso eficiente ao significado da palavra e o conhecimento sintático e, dentre as metacognitivas, o automonitoramento e a elaboração de inferências(11 Oakhill J, Yuill N. Reading comprehension difficulties: processes and intervention. New Jersey: Routhledge; 1996. Higher order factors in comprehension disability: processes and remediation; p. 69-92.,22 Kintsch W. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press; 1998.). Essas habilidades são importantes para a compreensão, pois auxiliam na construção e na integração de um modelo coerente de significado. Para identificar eficientemente o significado de uma palavra, é necessário um rápido acesso ao léxico e quanto mais rápido ele for melhor expressa o conhecimento do vocábulo e o automatismo do resgate da palavra fonológica e do significado. O vocabulário é adquirido pelo falante ao longo de muitas exposições que facilitam o aprendizado de novas palavras - quantidade de representações - e por meio de oportunidades de refinamento de seus significados - qualidade de representações(33 Perfetti CA. Reading ability: lexical quality to comprehension. Sci Stud Read. 2007;11(4):357-83. http://dx.doi.org/10.1080/10888430701530730.
http://dx.doi.org/10.1080/10888430701530...
,44 Verhoeven L, Perfetti CA. Introduction to this special issue: vocabulary growth and reading skill. Sci Stud Read. 2011;15(1):1-7. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011.536124.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011....
).

Em tarefas que envolvem homonímias, é preciso acessar no léxico mental os vários significados da palavra. E, para identificar o significado correto, é necessário considerar o contexto discursivo, que inibirá os demais significados. A falha na ativação de informações relevantes e na inibição das irrelevantes pode ser uma das causas que dificultam a compreensão. Essa falha pode gerar problemas no processo de realização de inferências que dependem fortemente do conhecimento prévio(55 Elbro C, Buch-Iversen I. Busch-Iversen: activation of backgrpund knowledge for inference making: effects on Reading comprehension. Sci Stud Read. 2013;17(6):435-52. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2013.774005.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2013....
).

Assim, a compreensão de um texto ouvido ou lido requer o reconhecimento individual das palavras, a recuperação precisa de seus significados e a integração destes significados ao contexto discursivo, de forma a serem inibidas as demais significações que não concorrem para o entendimento do texto(22 Kintsch W. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press; 1998.,33 Perfetti CA. Reading ability: lexical quality to comprehension. Sci Stud Read. 2007;11(4):357-83. http://dx.doi.org/10.1080/10888430701530730.
http://dx.doi.org/10.1080/10888430701530...
,66 Caccamise D, Snyder L. Theory and pedagogical practices of text comprehension. Top Lang Disord. 2005;25(1):5-20. http://dx.doi.org/10.1097/00011363-200501000-00003.
http://dx.doi.org/10.1097/00011363-20050...
).

Todos os processos linguísticos que envolvem a significação de uma palavra no texto são importantes para a compreensão. A homonímia é a propriedade de determinadas palavras terem diversas significações e até mesmo diferentes funções gramaticais, apesar de apresentarem apenas uma forma fonológica, por exemplo: “um homem são; São Jorge; são várias as circunstâncias”(77 Mattoso Câmara J Jr. Dicionário de filologia e gramática. 3. ed. rev. aument. São Paulo: J. Ozon; 1968.

8 Bechara E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro, Lucerna; 2001.
-99 Castilho AT. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo, Editora Contexto; 2010.). As construções com palavras homônimas, para serem compreendidas, precisam levar em consideração o contexto discursivo, pois é ele que estabelece a adequada significação em cada uso(1010 Cain K, Oakhill JV. Inference making ability and its relation to comprehension: an investigation of semantic and inhibitory déficits. Memory. 2009;14:553-69. PMid:16754241. http://dx.doi.org/10.1080/09658210600624481.
http://dx.doi.org/10.1080/09658210600624...

11 Henderson L, Snowling M, Clarke P. Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Sci Stud Read. 2013;17(3):177-98. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011.652721.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011....
-1212 Amaral BR, Lima MLC. Efeitos contextuais no acesso lexical de palavras polissêmicas e homônimas. Letras de Hoje. 2013;48(1):29-39.).

A homonímia é um signo linguístico que tem um significante e dois ou mais significados. Em geral, estudos para identificação ou discriminação de homônimos buscam o significado que se apresenta em maior número de ocorrências – considerado dominante – e o que aparece em menor ocorrência – denominado secundário(1111 Henderson L, Snowling M, Clarke P. Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Sci Stud Read. 2013;17(3):177-98. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011.652721.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011....
,1212 Amaral BR, Lima MLC. Efeitos contextuais no acesso lexical de palavras polissêmicas e homônimas. Letras de Hoje. 2013;48(1):29-39.).

Tarefas de priming semântico que utilizam homonímias são excelentes estratégias para verificar a velocidade de acesso à integração e à inibição de significados. O priming pode ser identificado pela melhora da performance na habilidade perceptiva ou cognitiva relacionada à linha de base apropriada, produzida no contexto de experiências anteriores. Priming semântico refere-se à melhora da velocidade ou da acurácia de resposta ao estímulo semântico(1313 MacNamara TP. Semantic priming: perspectives from memory and word recognition. New York: Psychology Press; 2012. 200 p.). Quando uma palavra homônima é apresentada isoladamente, todos os significados dessa palavra são acessados. Porém, quando esta palavra homônima é apresentada no final de uma sentença, o significado correto é identificado de acordo com o contexto discursivo(1111 Henderson L, Snowling M, Clarke P. Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Sci Stud Read. 2013;17(3):177-98. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011.652721.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011....
,1414 Nation K, Snowling MJ. Developmental differences in sensitivity to semantic relations among good and poor comprehenders: evidence from semantic priming. Cognition. 1999;70(1):1-13. PMid:10193058.

15 Gorfein DS. An activation-selection view of homograph disambiguation: a matter of emphasis? In: Gorfein DS, , editor. On the consequences of meaning selection. Washington: American Psychological Association; 2001. p. 105-117. http://dx.doi.org/10.1037/10459-009.
http://dx.doi.org/10.1037/10459-009...
-1616 Holderbaum CS. Efeitos de priming semântico em tarefas de decisão lexical com diferentes intervalos entre estimulos. [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Ferderal do Rio Grande do Sul; 2009.).

Dois experimentos que utilizaram tarefas de priming semântico com homônimos mostraram-se bastante úteis para evidenciar na compreensão leitora três processos: o acesso, a integração e a inibição do significado(1111 Henderson L, Snowling M, Clarke P. Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Sci Stud Read. 2013;17(3):177-98. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011.652721.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011....
). Os experimentos investigaram estes processos no nível da palavra e da sentença, buscando identificar a velocidade e a precisão no alcance dos significados de maior ocorrência (dominantes) ou de menor ocorrência (secundários) em homonímias. A aplicação dos experimentos discriminou leitores com boa fluência e acurácia na leitura daqueles com dificuldades de acesso rápido ao significado ou da inibição do significado de menor ocorrência do homônimo, caracterizando-os como pobres em compreensão leitora(1111 Henderson L, Snowling M, Clarke P. Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Sci Stud Read. 2013;17(3):177-98. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011.652721.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011....
). Esses resultados justificam a utilização de homônimos para investigar características de habilidades de compreensão leitora, tanto no nível do vocábulo isolado quanto no nível textual em que o contexto discursivo está especificado.

Por isso, decidiu-se estudar o processamento de informação para a compreensão textual por meio de tarefas de priming semântico com homonímias, acreditando que estas podem evidenciar diferenças de desempenho entre escolares com boa e pobre compreensão leitora e indicar possíveis causas da dificuldade da compreensão relacionadas ao processamento da linguagem. Para cumprir esses objetivos, foi necessário, inicialmente, elaborar uma lista de substantivos homônimos e distinguir os significados de maior ocorrência daqueles de menor ocorrência, tendo por base o universo vocabular de escolares do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Esta foi a faixa escolhida, pois, nesses anos escolares, a compreensão textual, propósito de estudo da pesquisa principal, é objetivo curricular(1717 Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Brasília: MEC/SEF; 1998.).

Este estudo tem por objetivo apresentar procedimentos e etapas de elaboração da lista de homônimos do português brasileiro e de identificação de seus significados e de imagens que os representam e concluir com a apresentação da lista. Tratará, portanto, de apresentar o piloto de uma pesquisa que investigou efeitos do priming semântico, por meio de homônimos, na compreensão leitora.

MÉTODO

Estudo piloto de pesquisa experimental, prospectivo e quantitativo. Quanto aos aspectos éticos, foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), CAAE: 33431014.9.0000.5505. Crianças escolares do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental participaram do estudo. O Termo de Anuência Institucional foi assinado pelo responsável da escola. Para participação no estudo, os pais ou responsáveis, concordaram com a inclusão da criança, por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os escolares também concordaram em participar da pesquisa, por meio da assinatura do Termo de Assentimento da Criança.

Procedimentos

Seleção dos homônimos

Para garantir que a lista de homônimos fizesse parte do universo vocabular de escolares do 4º e 5º anos do ensino fundamental, realizou-se uma pesquisa em livros didáticos que identificou 103 homônimos. Os significados desses homônimos foram atestados pelos verbetes de dois dicionários escolares: Moderno dicionário da língua portuguesa(1818 Michaelis. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos; 2000.) e Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa(1919 Soares Amora AA, Alves AT, editores. Minidicionário da língua portuguesa Soares Amora. 19. ed. São Paulo: Saraiva; 2013.).

Uma equipe composta por fonoaudiólogas e linguista selecionou dentre esses homônimos aqueles que atendessem aos seguintes critérios: serem substantivos; não eliciarem múltiplos significados (mais que dois); que pudessem ser representados por imagens. A lista foi reduzida a 26 homônimos que constituíram o seguinte material linguístico utilizado na pesquisa: bala, banco, botão, cartas, carteira, casa, concha, folha, galo, laranja, linha, macaco, manga, pasta, pata, pilha, planta, prato, rosa, salto, sombra, tanque, teclado, terra, vela, xadrez (Quadro 1).

Quadro 1
Lista com 26 homônimos inicialmente selecionados e seus significados

Seleção das imagens

Pesquisou-se em sites e arquivos, disponíveis na Internet, 4 imagens que representassem cada um dos significados dos 26 homônimos. As fonoaudiólogas e linguista envolvidas na elaboração do material reuniram-se para selecionar o que julgaram, por consenso, serem as melhores imagens para representar cada um dos significados de cada homônimo.

Adequação da lista de homônimos e suas imagens à faixa etária

Para testar o instrumento e verificar sua aplicabilidade com crianças do 4º e 5º anos do ensino fundamental (50% meninas e média de idade = 119,7 meses), bem como para decidir acerca da necessidade de mudanças e adaptações, realizou-se um estudo piloto com 10 escolares do 4º ano e 10 escolares do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de ensino do município de São Paulo, no final do 1º semestre letivo de 2015.

Para participar do estudo, selecionaram-se escolares que atendiam à observância dos seguintes critérios de inclusão na amostra: ausência de queixas relacionadas ou de indicadores de alterações da audição; de alterações da visão (não corrigidos); da presença de distúrbios neurológicos, comportamentais ou cognitivos; matrícula regular no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; ausência de indicação de retenção no histórico escolar.

Classificação dos significados

Para identificar qual dos significados de cada homônimo era o de maior ou menor ocorrência, perguntou-se aos escolares: “Qual significado você conhece para as palavras que eu vou lhe dizer?”. O escolar foi, portanto, orientado a dizer o que cada palavra significava. Esperava-se que a evocação de mais de um significado fosse espontânea e, assim, permitisse a identificação dos significados de maior e menor ocorrência para cada palavra(1111 Henderson L, Snowling M, Clarke P. Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Sci Stud Read. 2013;17(3):177-98. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011.652721.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011....
).

Observaram-se duas possibilidades de resposta: a. um único significado foi atribuído; b. dois significados foram espontaneamente atribuídos ao homônimo apresentado.

Quando um único significado foi relatado, a resposta recebeu a pontuação 3. Quando o escolar referiu dois significados, o primeiro recebeu a pontuação 2 e o segundo a pontuação 1.

A classificação dos homônimos foi confirmada segundo as condições de ocorrência, da seguinte forma: maior ocorrência, quando um significado foi apresentado em detrimento do outro por, pelo menos, 70% das crianças, mostrando clara dominância; menor ocorrência, quando um significado foi apresentado, em relação ao outro por, no máximo, 30% das vezes e, no mínimo, 5%(1111 Henderson L, Snowling M, Clarke P. Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Sci Stud Read. 2013;17(3):177-98. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011.652721.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011....
).

Em alguns casos nenhum significado atingiu 70%, mostrando não haver clara dominância entre os dois significados. Dessa forma, criaram-se duas listas de homônimos: uma que demonstra claramente qual significado é o de maior e qual é o de menor ocorrência e outra lista com os homônimos que, embora não tenham expressado clara dominância dos significados, estiveram presentes nas respostas dos escolares.

Reconhecimento das imagens enquanto representante de cada significado dos homônimos

Depois dos 20 participantes terem referido o(s) significado(s) de cada palavra, foram-lhes apresentadas para nomeação, as 52 imagens (uma para cada um dos dois significados dos 26 homônimos), individualmente, de forma randomizada, em PowerPoint.

As imagens nomeadas corretamente por, pelo menos, 13 escolares (65%) foram classificadas como boas. Aquelas nomeadas de forma a alcançar entre 7 e 12 acertos foram classificadas como de média pontuação, e as imagens com menos de 6 nomeações corretas foram classificadas como ruins. Tanto as imagens de média pontuação como as ruins, foram revistas pela equipe que decidiu pela sua manutenção ou exclusão de acordo com a natureza do erro de nomeação: se decorreu do desconhecimento do significado ou do não reconhecimento da imagem. No primeiro caso, o homônimo foi eliminado e, no segundo, a imagem foi substituída por uma que melhor representasse o significado do homônimo. Para essa seleção, repetiu-se todo o processo de escolha das imagens.

Método estatístico

As respostas dos escolares foram pontuadas e tratadas como porcentagens para a apresentação em tabelas.

RESULTADOS

Na Tabela 1, verifica-se a pontuação das respostas dos escolares e as porcentagens para cada significado dos homônimos.

Tabela 1
Soma das pontuações das crianças para cada significado dos homônimos de acordo com a escolaridade

Os significados para os homônimos casa (abertura de roupa para colocar o botão) e planta (representação gráfica de edifícios) não eliciaram evocações, sendo, portanto, excluídos da lista.

Observa-se que os significados de 13 homônimos demonstraram clara dominância, de acordo com a porcentagem de maior ou menor ocorrência. Outros 11 não alcançaram os 70% esperados, mas os dois significados foram relatados pelos escolares, permitindo dessa forma a permanência na lista final.

No Quadro 2, apresentam-se duas listas dos homônimos de acordo com a dominância encontrada dos significados.

Quadro 2
Listas de homônimos de acordo com a dominância e seus significados de maior e menor ocorrência

Verifica-se no Quadro 3, a pontuação de acertos na nomeação das imagens para cada significado do homônimo.

Quadro 3
Pontuação de acertos na nomeação das imagens de cada significado dos homônimos

De acordo com os dados resultantes da análise dos experimentos, a lista final ficou constituída de 24 homônimos (13 com clara dominância e 11 sem clara dominância). As imagens dos significados com maior ou menor ocorrência encontram-se no Apêndice A Apêndice A Imagens para cada significado dos homônimos Homônimos Imagem do significado de maior ocorrência Imagem do significado de menor ocorrência bala banco botão cartas carteira concha folha galo laranja linha macaco manga pasta pata pilha prato rosa salto sombra tanque teclado terra vela xadrez .

DISCUSSÃO

Entender a compreensão em seus diferentes processos permite que pesquisadores e clínicos identifiquem quais habilidades e dificuldades são apresentadas pelas crianças. Tarefas com homonímias têm permitido investigar alguns aspectos do processamento da informação, verificar o acesso, a integração e a inibição de significados durante a compreensão, e identificar algumas das possíveis dificuldades próprias da compreensão(1111 Henderson L, Snowling M, Clarke P. Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Sci Stud Read. 2013;17(3):177-98. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011.652721.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011....
,2020 Rossi SG. Influência do priming semântico no acesso e inibição do significado de homônimos na compreensão leitora. [dissertação]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2015.).

Este trabalho apresentou o processo de seleção de material linguístico e de imagens para a construção de um instrumento a ser utilizado em tarefas de priming semântico com homônimos, que viabilizarão a verificação dos processos de acesso e inibição de significados disparados durante a compreensão leitora.

A homonímia é um signo linguístico que tem um significante e dois ou mais significados. Os homônimos e as imagens que representam os significados dos homônimos são elementos de duas linguagens diferentes: uma verbal, constituída pela palavra homônima (signo linguístico); e outra não verbal, constituída pelas imagens, que são signos visuais (icônicos) que representam os objetos do mundo real(2121 Noth W, Santaella L. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras; 2009.).

Na análise das ocorrências dos significados atribuídos aos homônimos, foi possível discriminar os significados de maior ocorrência dos de menor ocorrência. Como 75% dos escolares relataram dois significados para os homônimos apresentados (8 escolares do 4º ano e 7 do 5º ano), decidiu-se pontuar cada resposta e, então, foi possível identificar dois grupos de homônimos, segundo a dominância com que se apresentaram nas respostas dos escolares (Quadro 2). Esse procedimento possibilitou a permanência dos 24 homônimos na lista final para os experimentos a que se destinavam.

Nos experimentos que fundamentaram esta pesquisa(1111 Henderson L, Snowling M, Clarke P. Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Sci Stud Read. 2013;17(3):177-98. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011.652721.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011....
), foram utilizados desenhos de linha para representar os homônimos. Para melhor representar cada significado do homônimo, optou-se por usar imagens mais próximas da realidade, que são signos icônicos(2121 Noth W, Santaella L. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras; 2009.). Assim sendo, foram selecionadas fotografias e desenhos realísticos para representar iconicamente cada significado do homônimo.

Para que os homônimos fossem representados por imagens, identificaram-se as homonímias que mais se aproximavam do objeto, em termos de representação. Por isso, descartaram-se da lista inicial as homonímias que apresentavam modificações na classe gramatical e optou-se pelo substantivo, que é definido como a classe de palavra que nomeia as entidades e, por esta razão, pode ser representado facilmente por um signo de natureza icônica, permitindo assim uma associação rápida e imediata com eficiente acesso ao sentido(77 Mattoso Câmara J Jr. Dicionário de filologia e gramática. 3. ed. rev. aument. São Paulo: J. Ozon; 1968.

8 Bechara E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro, Lucerna; 2001.
-99 Castilho AT. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo, Editora Contexto; 2010.).

A análise da nomeação das imagens mostrou que algumas alcançaram valores de acertos menores que 12. Essas imagens foram revistas pela equipe que decidiu pela continuidade ou não da figura escolhida (ou seja, se havia a necessidade de modificá-la). Foram classificadas como boas as imagens para os significados dos seguintes homônimos: carteira (de sentar); concha (do talher); macaco (do carro); manga (da roupa); pata (pé de animal); pilha (de objetos); prato (instrumentos); tanque (de guerra); terra (planeta). A pesquisa mostrou que essas imagens representavam adequadamente o significado, embora alguns escolares não os tivessem nomeado corretamente no experimento. A falha na identificação do significado secundário pode ser explicada por quatro condicionadores. (1) Baixa frequência da palavra no cotidiano do escolar, apesar de os estudantes utilizarem o objeto: 60% dos escolares nomearam concha (do talher) como “colher” e 45% nomearam carteira (de sentar) como “cadeira”. (2) Nomeação do Todo ao invés da Parte pretendida: manga (da roupa) foi nomeada como “camisa” ou “camiseta” por 50% dos escolares e pilha (de objetos) foi nomeada como “livros” por 75% dos escolares. (3) Baixa frequência da palavra e pouco/nenhum conhecimento do objeto referido: macaco (de carro) referido por 30% como a função (“levantar o carro”) e 15% explicitaram que não sabiam o nome do objeto; e prato (instrumento), o qual não foi nomeado corretamente por 65% dos estudantes (“pandeiro”, “tambor”, “de bater”, “não sei”). (4) Associações entre a palavra, o objeto e o campo semântico: 60% dos estudantes nomearam pata (animal) pela palavra “pato”; tanque (de guerra) foi nomeado por 60% dos estudantes com as palavras “canhão”, “carro de guerra”, “trator”; e terra (planeta) foi nomeada 30% pela palavra “planeta” e 30% pela palavra “mundo”.

Os homônimos casa e planta já haviam sido excluídos da lista quando foram analisados os significados dados pelos escolares. Na nomeação das imagens, tanto casa (de abotoar) quanto planta (de desenho) determinaram pequena porcentagem de acertos. A imagem casa (de abotoar) teve 5% de acerto sendo que os demais escolares nomearam a imagem com as palavras “botão”, “calça”, “buraco”; na imagem planta (de desenho), 10% dos estudantes nomearam com acerto e os demais referiram com as palavras “casa”, “apartamento” e “mapa”.

Os resultados exigiram a busca de nova imagem para o homônimo sombra (maquiagem), nomeado como “olho” ou “maquiagem” por 80% dos escolares e outra melhor para o homônimo salto (de pular), nomeado por 50% dos escolares como “saltar”, “atleta”, “esporte” (Quadro 3).

Conforme se esperava, os resultados encontrados mostram a obtenção de lista com 24 homônimos, com maior ou menor expressão de dominância de seus pares de significados (e imagens correspondentes), segundo a maior ou menor ocorrência nas respostas dos 20 escolares(1111 Henderson L, Snowling M, Clarke P. Accessing, integrating, and inhibiting word meaning in poor comprehenders. Sci Stud Read. 2013;17(3):177-98. http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011.652721.
http://dx.doi.org/10.1080/10888438.2011....
,1212 Amaral BR, Lima MLC. Efeitos contextuais no acesso lexical de palavras polissêmicas e homônimas. Letras de Hoje. 2013;48(1):29-39.).

Depois das modificações realizadas, os homônimos e suas representações por imagens foram reconhecidos e nomeados pelos escolares de 4o. e 5o. anos do Ensino Fundamental o que mostrou a adequação da seleção feita pela equipe. A escolha do 4o. e 5o. anos do Ensino Fundamental se fez necessária por serem anos em que as crianças já completaram o ciclo alfabetizador e espera-se que os estudantes já tenham um repertório vocabular condizente com leituras narrativas e descritivas que apresentam os homônimos da lista(1717 Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Brasília: MEC/SEF; 1998.).

A lista final dos 24 homônimos e as imagens dos significados de maior e menor ocorrência foram utilizadas em experimentos de priming em tarefas com a homonímia isolada e em final de frases. Observou-se que os homônimos que antecederam a imagem do significado de maior ocorrência facilitaram o acesso ao significado evidenciando, assim, que ambos os materiais (a lista de homônimos e as imagens) se mostraram eficientes para que os escolares tivessem acesso ao significado de cada homônimo(2020 Rossi SG. Influência do priming semântico no acesso e inibição do significado de homônimos na compreensão leitora. [dissertação]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2015.).

Portanto, os procedimentos e critérios utilizados neste estudo para o acesso dos significados de maior ocorrência e menor ocorrência foram eficientes. As imagens definidas para representar os homônimos selecionados também foram reconhecidas pelos escolares e permitiram a aplicação apropriada das tarefas de priming.

Apesar desses resultados, deve-se considerar que os itens não foram, ainda, analisados psicometricamente. Além disso, do experimento linguístico de elaboração da lista, participou uma amostra de escolares de mesma faixa etária e de mesma escolaridade (4º e 5º anos do EF), matriculados em uma única escola da rede particular de ensino do município de São Paulo. Essas características sugerem a possibilidade de encontrar resultados diferentes em outras faixas etárias, sem invalidar a lista de homônimos selecionados, restritos a substantivos com dois significados, condição imprescindível para utilização em experimentos que visam à identificação ou discriminação de significados de maior e menor ocorrência de homônimos.

CONCLUSÕES

A lista de homônimos elaborada resultou em 24 homônimos e imagens correspondentes a seus significados de maior ocorrência e menor ocorrência. A apresentação dos itens a escolares de 4o. e 5o. anos do ensino fundamental mostrou a adequação dos homônimos e das imagens selecionados. O material mostrou-se adequado ao reconhecimento dos escolares e indicou que tanto os homônimos quanto as imagens correspondentes podem ser utilizadas, para avaliações dessa faixa etária, em tarefas de priming semântico que investigam o acesso e a inibição de informações semânticas em tarefas de compreensão ou de outras tarefas de processamento linguístico que envolvam homônimos em Português Brasileiro.

Apêndice A Imagens para cada significado dos homônimos

Homônimos Imagem do significado de maior ocorrência Imagem do significado de menor ocorrência
bala
banco
botão
cartas
carteira
concha
folha
galo
laranja
linha
macaco
manga
pasta
pata
pilha
prato
rosa
salto
sombra
tanque
teclado
terra
vela
xadrez
  • Trabalho realizado no Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa em Escrita e Leitura, Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP - São Paulo (SP), Brasil.
  • Fonte de financiamento: Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017

Histórico

  • Recebido
    26 Fev 2016
  • Aceito
    30 Out 2016
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