Acessibilidade / Reportar erro

Em 15 de janeiro o Brazilian Journal of Geology estará na SciELO

Por decisão do Comitê Consultivo SciELO Brasil, como já foi informado em nosso editorial no número 44(3), o Brazilian Journal of Geology (BJG) foi considerado apto a integrar a Coleção SciELO (Science Eletronic Library Online), considerada a principal biblioteca virtual de revistas científicas brasileiras em formato eletrônico. A missão da SciELO é organizar e publicar seu material na Internet oferecendo, dessa forma, às melhores revistas científicas brasileiras a possibilidade de compartilhar uma metodologia comum e avançada na criação de bibliotecas de periódicos científicos online. Para o Brazilian Journal of Geology, pertencer à SciELO significará utilizar uma plataforma similar à do Web-of-Knowledge da ThomsonReuters e também fazer parte do SciELo Citation Index. Isso seguramente permitirá um radical aumento em sua acessibilidade e visibilidade na literatura científica e contribuirá para o aumento do seu impacto.

Uma das vantagens importantes de pertencer à coleção SciELO é a própria situação de inclusão no site da coleção, com visibilidade aos usuários do acesso aberto, e também a produção automática de indicadores de uso e impacto. Nesse site, o Brazilian Journal of Geology poderá ser procurado por título numa lista de quase 300 revistas e seus artigos poderão ser acessados em buscas por autor e/ou assunto na classificação de Ciências Exatas e da Terra.

Para sermos incluídos na coleção, a SciELO solicitou o preenchimento de um formulário de adesão com os dados de contato do editor chefe, da equipe responsável pelo envio dos arquivos eletrônicos, informações básicas sobre o periódico, a sua missão, a lista dos membros do corpo editorial e as instruções aos autores. Além disso, para criação da revista na coleção, a SciELO solicitou o envio de arquivos eletrônicos dos dois fascículos mais recentes da revista, com marcação em formato XML, segundo o SciELO Publishing Schema. A adoção do formato XML será a segunda grande vantagem para o BJG, pois enriquece a formatação, propiciando diferentes tipos de apresentação nos mais diversos dispositivos. Ou seja, a partir do material em XML é possível a geração de textos nos formatos HTML, PDF, EPUB e outros. A empresa responsável pela secretaria do BJG já entregou para a SciELO o material que compõe os números 44(2) e 44(3) do Brazilian Journal of Geology no formato XML e está editando o presente número 44(4) no mesmo formato. Com isso, a SciELO já indicou que recebeu o material e que vai proceder à criação da revista na coleção a partir de 15 de janeiro de 2015. Nosso periódico será identificado pelo acrônimo BJGEO.

Finalmente, a terceira grande vantagem como integrante da coleção SciELO será a utilização do sistema editorial ScholarOne que pertence à ThomsonReuters, o mais utilizado e mais completo sistema online para submissão e avaliação de manuscritos. Além de gerar PDFs para os revisores e manter um controle maior e mais amigável do inteiro processo de avaliação por pares, esse sistema permite adquirir permanentemente estatísticas de seu funcionamento. Ao contrário do Open Journal System (OJS) que a revista está no momento utilizando, o ScholarOne é um sistema pago, mas devido a um acordo entre a SciELO e a ThomsonReuters, para os periódicos SciELO o uso do sistema é livre de custos. Nossa secretaria está plenamente apta a trabalhar com o ScholarOne, visto que a empresa que a opera já é responsável por diversas revistas que com ele trabalham, dentro da própria SciELO. Durante certo tempo, o Brazilian Journal of Geology deverá operar com os dois sistemas, o antigo (OJS) e o novo (ScholarOne) em paralelo, até que todos os artigos que se encontram em avaliação pelo sistema antigo sejam processados até o final.

Umberto Giuseppe Cordani

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2014
Sociedade Brasileira de Geologia R. do Lago, 562 - Cidade Universitária, 05466-040 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 3459-5940 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbgeol@uol.com.br