SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Editorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Audiology - Communication Research

versão On-line ISSN 2317-6431

Audiol., Commun. Res. vol.18 no.1 São Paulo jan./mar. 2013

http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312013000100001 

Editorial

 

 

É com imensa satisfação que apresentamos a Audiology - Communication Research (ACR) um "novo" periódico de nossa área. Na verdade, trata-se da antiga Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (RSBF), que agora está com novo nome e sob a chancela da Academia Brasileira de Audiologia (ABA).

A ABA, ou seja, a Comissão de Ensino e Pesquisa da ABA e a Diretoria atual sentiram­se bastante consternadas com a notícia do final da RSBF. Embora compreendêssemos as razões que levaram a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) a ter esta atitude, esta compreensão não evitava a preocupação. Preocupação com a finalização de um periódico tão importante para a ciência da Fonoaudiologia e com o quanto a diminuição no número de periódicos da área poderia prejudicar a disseminação de nossa produção científica, assim como prejudicar o bom andamento dos Programas de Pós-Graduação, que dependem das boas revistas para dar vazão às suas dissertações e teses.

Assim foi, que a ABA consultou sua assessoria jurídica com intuito de verificar a viabilidade estatutária e jurídica do processo de transferência da Revista bem como manutenção da indexação. Como não havia nenhum impedimento legal, em seguida os associados foram também consultados. Com respostas positivas para todas as questões, assim é que agora temos o prazer de apresentar o primeiro número deste periódico.

Ressaltamos que é nossa intenção continuar publicando o mesmo número de artigos anuais que sempre foram publicados, e que este primeiro número está sendo editado com um menor número de artigos, pois embora ambas as instituições – SBFa e ABA – estivessem de pleno acordo com a transferência da Revista, processos como esse que estamos vivendo acarretam questões burocráticas que podem se prolongar por mais tempo do que pretendíamos.

É importante deixar claro que embora o nome da revista tenha mudado e que teremos também um novo ISSN (assim que o primeiro número for editado) a indexação continua a mesma, nas mesmas bases de dados.

Nossa intenção não é apenas manter a atual indexação, como também elevá-la, primeiro indexando o periódico no MEDLINE e posteriormente no ISI – Web of Science.

 

Eliane Schochat e Kátia de Almeida
Editoras da Audiology - Communication Research

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons