Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do conhecimento sobre a discalculia entre educadores

Assessment of the awareness of dyscalculia among educators

Resumos

OBJETIVO: Obter dados locais na região metropolitana do Rio de Janeiro sobre o conhecimento ou a percepção do profissional de educação sobre os sinais indicativos de discalculia. MÉTODOS: Foi elaborado e aplicado a 63 professores do ensino fundamental das redes de ensino pública e particular, um questionário com 18 perguntas específicas sobre discalculia, sendo duas perguntas abertas e 16 fechadas. As perguntas abordavam a presença do tema na formação, experiência profissional, conhecimento específico e propostas de estratégias pedagógicas para a discalculia. RESULTADOS: Quarenta e cinco vírgula dois por cento dos professores informaram desconhecer o quadro de discalculia. Apenas 12,9% consideraram-se capazes de identificar um caso de suspeita de discalculia. CONCLUSÃO: De acordo com os resultados obtidos, os professores possuem pouco conhecimento específico sobre a discalculia e se mostram inseguros da sua capacidade de identificar um caso suspeito.

Aprendizagem; Matemática; Docentes; Conhecimento; Discalculia


PURPOSE: To obtain local data in the metropolitan region of Rio de Janeiro on the knowledge and perception of educators of signs indicative of dyscalculia. METHODS: A questionnaire with 18 questions (two open questions and sixteen closed questions) was presented to primary school teachers of public and private schools. The questions were related to the occurrence of the topic of dyscalculia during their education as a teacher, their professional experience, specific knowledge about dyscalculia, and strategies to be used in the classroom. RESULTS: Forty five point two percent reported not to know what dyscalculia is. Only 12.9% believed they can identify signs of dyscalculia. CONCLUSION: The participants have little specific knowledge about dyscalculia and showed to be insecure with respect to their ability to identify possible cases of dyscalculia.

Learning; Mathematics; Faculty; Knowledge; Dyscalculia


  • 1
    Wilson AJ, Revkin SK, Cohen D, Cohen L, Dehaene S. An open trial assessment of "The Number Race", an adaptive computer game for remediation of dyscalculia. Behavioral and Brain Funct. 2006;2:20.
  • 2
    Cohen Kadosh R, Cohen Kadosh K, Schumann T, Kaas A, Goebel R, Henik A, et al. Virtual dyscalculia induced by parietal-lobe TMS impairs automatic magnitude processing. Curr Biol. 2007Apr;17(8):689-93.
  • 3
    Gross-Tsur V, Manor O, Shalev RS. Developmental dyscalculia, gender, and the brain. Arch Dis Child. 1993Apr;68(4):510-12.
  • 4
    Gross-Tsur V, Manor O, Shalev RS. Developmental dyscalculia: prevalence and demographic features. Dev Med Child Neurol. 1996Jan;38(1):25-33.
  • 5
    Light JG, De Fries JC. Comorbidity of reading and mathematics disabilities: genetic and environmental aetiologies. J Learn Disabil. 1995Feb;28(2):96-106.
  • 6
    Kosc L. Developmental dyscalculia. J Learn Disabil. 1974;7:159-162.
  • 7
    Butterworth B. Developmental Dyscalculia. In: Campbell JID. The handbook of mathematical cognition. London, 2004; p. 455-67.
  • 8
    Butterworth B. Dyscalculia screener: highlighting pupils with specific learning difficulties in maths Age 6 - 14 years. London, nferNelson Publishing Company Limited; 2003.
  • 9
    Kadosh R, Cohen WV. Dyscalculia. Curr Biol. 2007;17(22):946-7.
  • 10
    Dyslexia & Dyscalculia. London: Parliamentary Office of Science and Technology - Postnote. 2004July;226.
  • 11
    Almeida CS. Dificuldades de aprendizagem em matemática e a percepção dos professores em relação a fatores associados ao insucesso nesta área. [monografia]. Brasília (DF): curso de Graduação em Matemática, Universidade Católica de Brasília; 2006.
  • 12
    Feitosa FB, Delprette ZAPD, Loureiro SR. Acuracidade do professor na identificação de alunos com dificuldade de aprendizagem. Temas Psicol. 2009;15(2):237-47.
  • 13
    von Aster MG, Shalev RS. Number development and developmental dyscalculia. Dev Med Child Neurol. 2007Nov;49(11):868-73.
  • 14
    Rotzer S, Loenneker T, Kucian K, Martin E, Klaver P, von Aster M. Dysfunctional neural network of spatial working memory contributes to developmental dyscalculia. Neuropsychologia. 2009;47(13):2859-65.
  • 15
    Vieira E. Transtornos na aprendizagem da matemática: número e a Discalculia. Ciências e Letras. 2004;35:109-20.
  • 16
    Shalev R, Gross-Tsur V. Developmental dyscalculia. Pediatr Neurol. 2001May;24(5):337-42.
  • 17
    Shalev RS, Auerbach J, Manor O, Gross-Tsur V. Developmental dyscalculia: prevalence and prognosis. Euro Child Adolesc Psychiatry. 2000;9:5864.
  • 18
    Kaufmann L, Nuerk HC. Basic number processing deficits in ADHD: a broad examination of elementary and complex number processing skills in 9 to 12 year-old children with ADHD-C. Developmental Science. 2008:11(5):692-9.
  • 19
    Rubinsten O, Henik A. Automatic activation of internal magnitudes: a study of developmental dyscalculia. Neuropsychology. 2005;19 (5):641-8.
  • 20
    Carvalho AMP, Reis I, Nori MC. Problemas na educação matemática do ensino fundamental por fatores de dislexia e discalculia. Vida de Ensino. 2010Mar/Set;2(8):66-72.
  • 21
    Silva WRC. Discalculia: uma abordagem à luz da educação matemática. Guarulhos (SP): Universidade de Guarulhos, 2008.
  • 22
    Iuculano T, Tang J, Hall CWB, Butterworth B. Core information processing deficits in developmental dyscalculia and low numeracy. Developmental Science. 2008;11(5):669-80.
  • 23
    Figueiredo V, Pinheiro S, Nascimento E. Teste de inteligência WISC III: adaptando para a população brasileira. Psic Esc e Educ. 1998;2(2):101-7.
  • 24
    Stein LM. TDE - Teste de Desempenho Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1994.
  • 25
    Munro J. Dyscalculia: a unifying concept in understanding mathematics learning disabilities. Australian J Learn Disabil. 2003;8(4):25-32.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    30 Nov 2011
  • Aceito
    10 Jul 2013
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br