Acessibilidade / Reportar erro

Professor - intensificação do trabalho e o uso da voz

Teacher - work intensification and use of voice

Resumos

OBJETIVO: Identificar, por meio de relatos de professores do Ensino Fundamental, condições que interferem, direta ou indiretamente, no seu desempenho vocal e nas circunstâncias do seu trabalho. MÉTODOS: Pesquisa realizada com oito professoras da rede municipal de ensino de São Paulo, em cinco sessões de grupo focal. Os temas disparadores foram: o que é ser professor/a na atualidade, violência e saúde dos professores. As sessões foram gravadas e transcritas, os conteúdos analisados e organizados em categorias e subcategorias, dentro de quatro tópicos: voz, trabalho, violência e inclusão escolar. RESULTADOS: Os professores necessitam falar muito para garantir atenção e resultado do trabalho; trabalhar conteúdos comportamentais e atitudinais; resolver e negociar conflitos; administrar a violência na sala de aula; controlar situações e acalmar as crianças. Há uso intenso e contínuo da voz para outras situações, além da aula. "Gritar" e "falar alto" foram associados a competir com o ruído interno e externo à sala de aula, à quantidade de alunos e a exercer controle imediato sobre imprevisibilidades. A desorganização da rotina (interrupções constantes) sobrecarrega os professores, física e mentalmente. As crianças do programa de inclusão escolar acentuam esses problemas. CONCLUSÃO: A nova regulação das políticas educacionais reestruturou a atividade docente, sobrecarregando e intensificando seu trabalho, precarizando condições laborais e interferindo na sua organização. O professor é solicitado cotidianamente ao uso intenso da voz para resolver situações distintas - além de ministrar a aula - sem possibilidade de descanso e em condições adversas, resultando no adoecimento do corpo e da mente.

Voz; Distúrbios da voz; Docentes; Educação; Saúde do trabalhador


PURPOSE: Identify, using elementary school teacher's reports, which conditions could affect, directly or indirectly, the vocal performance of these professionals, taking in account their work conditions. METHODS: Research conducted with eight female teachers from São Paulo city public education system that participate in a focal group during five sessions. Triggers themes like the role of the teacher at the present time, violence and the teacher’s health were used. Sessions were recorded and transcribed. Content was analyzed and organized in categories and subcategories into four main themes: voice, work, violence and the inclusion of students with disabilities. RESULTS: Teachers reported the need to speak frequently in order to: guarantee attention and results from work; elaborate behavioral and attitudinal issues; solve and negotiate daily conflicts; manage violence in classroom; control situations; calm down the students. Apart from the class itself, there is intense and continuous voice use. Screaming and loud talking were related to the need to overcome internal and external noises; the number of students; exert immediate control over an eventuality. The disorganization of the routine (constant interruptions) overloads teachers both mentally and physically. The inclusion of students with disabilities contributes to this problem. CONCLUSION: New regulation of the educational policies restructured the teacher’s labor, leading to an overload and hardening of the classroom work, undermining working conditions and interfering in your organization. Teacher is asked daily to an intense voice use to solve various situations - in addition to delivering the lesson - without possibility of resting and in adverse conditions that cause body and mind illness.

Voice; Voice disorders; Faculty; Education; Occupational health


  • 1
    Vilela FCA, Ferreira LP. Voz na clínica fonoaudiológica: grupo terapêutico como possibilidade. Disturb Comun. 2006;18(2):235-43.
  • 2
    Giannini SPP, Passos MC. Histórias que fazem sentidos: as determinações das alterações vocais do professor. Disturb Comun. 2006;18(2): 245-57.
  • 3
    Ferreira LP, Giannini SPP, Figueira S, Silva EE, Karmann DF, Thomé-de-Souza TM. Condições de produção vocal de professores da rede do município de São Paulo. Disturb Comun. 2003;14(2):275-308.
  • 4
    Delcor NS, Araújo TM, Reis EJFB, Porto LA, Carvalho FM, Silva MO, et al. Condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cad de Saúde Pública. 2004;20(1):187-96.
  • 5
    Araújo TM, Sena IP, Viana MA, Araújo Em. Mal-estar docente: avaliação de condições de trabalho e saúde em uma instituição de ensino superior. Rev Baiana de Saúde Pública. 2005;29(1):06-21.
  • 6
    Gasparini SM, Barreto SM, Assunção AA. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa. 2005;31(2):189-99.
  • 7
    Medeiros AM, Barreto SM, Assunção AA. Voice disorder (dysphonia) in public school female teachers working in Belo Horizonte: prevalence and associated factors. J Voice. 2008;22(6):676-87.
  • 8
    Vilkman E. Occupational safety and health aspects of voice and speech professions. Folia Phoniatr Logop. 2004;56(4):220-53.
  • 9
    Carneiro SAM. Saúde do trabalhador público: questão para a gestão de pessoas – a experiência na Prefeitura de São Paulo. Rev do Serviço Público (Brasília). 2006;57(1):23-49.
  • 10
    Leite MP, Souza AN. (Coord.). Condições do trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil – Estado da Arte. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2007.
  • 11
    Dragone MLS, Ferreira LP, Giannini SPP, Simões-Zenari M, Vieira VL, Behlau M. Voz do professor: uma revisão de 15 anos de contribuição fonoaudiológica. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(2):289-96.
  • 12
    Barbour R. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed; 2009.
  • 13
    Ferreira LP, Latorre MRDO, Giannini SPP, Ghirardi CAM, Karmann DF, Silva EE, et al. Influence of abusive vocal habits, hydration, mastication and sleep in the occurrence of vocal symptoms in teachers. J Voice. 2010;24(1):86-92.
  • 14
    Padilha MP, Moreti F, Raize T, Sauda C, Lourenço L, Oliveira G, Behlau M. Grau de quantidade de fala e intensidade vocal de teleoperadores em ambiente laboral e extralaboral. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(4):385-90.
  • 15
    Bermúdez de Alvear RM, Martínez-Arquero G, Barón FJ, Hernández-Mendo A. An interdisciplinar approach to teachers’voice disorders and psychosocial working conditions. Folia Phoniatr Logop. 2010;62(1-2):24-34.
  • 16
    Vianello L, Assunção AA, Gama ACC. Estratégias implementadas para enfrentar as exigências vocais da sala de aula: o caso das professoras readaptadas por disfonia. Disturb Comun. 2008;20(2):163-70.
  • 17
    Reali AMMR, Mizukami MGN (Org.) Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDFSCar; 2007.
  • 18
    Palheta Neto FX, Rebelo Neto OB, Ferreira Filho JSS, Palheta ACP, Rodrigues LG, Silva FA. Relação entre as condições de trabalho e a autoavaliação em professores do ensino fundamental. Arq Int Otorrinolaringol. 2008;12(2):230-38.
  • 19
    Batista JBV, Carlotto MS, Coutinho AS, Pereira DAM, Augusto LGS. O ambiente que adoece: condições ambientais de trabalho do professor do ensino fundamental. Cad Saúde Colet. (Rio de Janeiro). 2010;18(2):234-42.
  • 20
    Guidini RF, Bertoncello F, Zanchetta S, Dragone, MLS. Correlações entre ruído ambiental em sala de aula e voz do professor. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2012;17(4):398-404.
  • 21
    Noronha MMB, Assunção AA, Oliveira DA. O sofrimento no trabalho docente: o caso das professoras da rede pública de Montes Claros, Minas Gerais. Trabalho, Educação e Saúde (Rio de Janeiro). 2008;6(1):65-86.
  • 22
    Ferreira MC. Interação teleatendente-teleusuário e custo humano do trabalho em central de teleatendimento. Rev Bras Saúde Ocup. 2004;29(110):7-15.
  • 23
    Roy N, Merrill RM, Thibeault S, Parsa RA, Gray SD, Smith EM. Prevalence of voice disorders in teachers and the general population. J Speech Lang Hear Res. 2004;47:281-93.
  • 24
    Oliveira, DA. Regulação educativa na América Latina: repercussões sobre a identidade dos trabalhadores docentes. Educação em Revista (Belo Horizonte). 2006;44:209-27.
  • 25
    Oliveira CB, Gonçalves GBB. Precarização do trabalho docente na Argentina, Colômbia e Brasil: um estudo comparado. Revista Digital (Buenos Aires). 2008;13(119).
  • 26
    Rabelo J, Mendes Segundo MD, Jimenez S. Educação para todos e reprodução do capital. Trabalho Necessário. 2009;7(9):1-24.
  • 27
    Assunção AA, Oliveira DA. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educ Soc. 2009;30(107):349-72.
  • 28
    Paparelli R. Desgaste mental do professor da rede pública de ensino: trabalho sem sentido sob a política de regularização de fluxo escolar [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2009.
  • 29
    Oliveira DA. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ Soc. 2004;25(89):1127-44.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Out 2013
  • Data do Fascículo
    2013

Histórico

  • Recebido
    04 Fev 2013
  • Aceito
    21 Ago 2013
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br