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Aplicabilidade do Mismatch Negativity na população infantil: revisão sistemática de literatura

RESUMO

Introdução

Mismatch Negativity (MMN) é um potencial eletrofisiológico que mede a habilidade do cérebro em discriminar sons, independente da capacidade atencional e comportamental. Por ser uma medida objetiva e de fácil utilização, torna-se promissora no estudo da investigação do processamento auditivo em crianças.

Objetivo

Verificar a aplicabilidade do Mismatch Negativity na população infantil.

Estratégia de pesquisa

Conduziu-se uma busca nos meses de agosto e setembro de 2016, usando os descritores Evoked Potentials, Auditory AND Children, Event-related Potential AND Children e Electrophysiology AND Children, nas bases de dados Portal BVS (MEDLINE, IBECS e LILACS) e SciELO.

Critérios de seleção

Foram selecionados artigos em português, inglês e espanhol, publicados até setembro de 2016, sem limitação de data inicial, cuja abordagem do Mismatch Negativity fosse com a população infantil.

Resultados

A estratégia de busca resultou na seleção de 23 artigos, classificados como artigos originais. Os estudos evidenciaram diversas aplicabilidades do MMN em crianças, incluindo transtorno do espectro autista, transtornos do processamento auditivo, fissura labiopalatina, prematuridade e distúrbio específico de linguagem, sendo a maioria em dislexia.

Conclusão

Apesar da grande variabilidade envolvida nas medidas de realização do MMN, existe uma ampla aplicabilidade clínica desse potencial eletrofisiológico na população infantil.

Potenciais evocados auditivos; Eletrofisiologia; Audição; Criança; Revisão

ABSTRACT

Introduction

Mismatch Negativity (MMN) is an electrophysiological potential that evaluates the brain’s capacity to discriminate sounds, regardless of attentional and behavioral capacity. Because it is an objective and user-friendly measure, it becomes promising in the study of auditory processing research in children.

Purpose

To verify the applicability of Mismatch Negativity (MMN) in children.

Research strategy

A search was conducted in August and September 2016 using the descriptors Evoked Potentials, Auditory AND Children, Event-related Potential AND Children and Electrophysiology AND Children in bibliographic collection of the electronic databases Portal BVS (Medline, IBECS and LILACS) and SciELO.

Selection criteria

The selection of articles was carried out in Portuguese, English and Spanish published up to September 2016 without initial date limitation and whose approach to Mismatch Negativity was with the child population.

Results

The search strategy resulted in the selection of 23 articles classified as original articles. The studies evidenced several applications of MMN in children, including autism spectrum disorder, auditory processing disorders, cleft lip and palate, prematurity, and language-specific disorder, being the majority of them in dyslexia.

Conclusion

Despite the great variability involved in the measures of MMN, there is a wide clinical applicability of this electrophysiological potential in the infant population.

Evoked potentials; Auditory; Electrophysiology; Hearing; Child; Review

INTRODUÇÃO

A integridade do sistema auditivo é primordial para o desenvolvimento da fala, linguagem e aprendizado. Alterações em qualquer porção da via auditiva impedem que o desenvolvimento dessas habilidades ocorra de forma plena11. Brossi AB, Borba KC, Garcia CFD, Reis ACMB, Isaac ML. Verificação das respostas do mismatch negativity (MMN) em sujeitos adultos normais. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73(6):793-802. https://doi.org/10.1590/S0034-72992007000600011
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.

Preconiza-se, desse modo, que, para se obter um diagnóstico audiológico com maior exatidão, métodos avaliativos objetivos e subjetivos devam estar associados22. Matas CG, Magliaro FCL. Potencial evocado auditivo de tronco encefálico. In: Boéchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastásio ART, editores. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos; 201. p. 118-25.. Consagra-se, igualmente, a importância de que testes capazes de investigar o processamento auditivo sejam incorporados na prática clínica11. Brossi AB, Borba KC, Garcia CFD, Reis ACMB, Isaac ML. Verificação das respostas do mismatch negativity (MMN) em sujeitos adultos normais. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73(6):793-802. https://doi.org/10.1590/S0034-72992007000600011
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e, de acordo com a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), é recomendado utilizar a avaliação eletrofisiológica para o estudo das habilidades auditivas33. American Speech-Language Hearing Association - ASHA. Guidelines for competencies in auditory evoked potential measurement and clinical applications. 2003 [acesso em 04 maio 2015]. Disponível em: http://www.asha.org/policy/KS2003-00020/
http://www.asha.org/policy/KS2003-00020/...
.

O Mismatch Negativity (MMN) é um potencial evocado auditivo de longa latência que retrata, de forma objetiva, uma resposta cerebral elétrica, no que se refere às habilidades de processamento, discriminação sonora, memória auditiva44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
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,55. Shiga T, Yabe H, Yu L, Nozaki M, Itagaki S, Lan TH, Niwa S. Temporal integration of deviant sound in automatic detection reflected by mismatch negativity. Neuroreport. 2011;22(7):337-41. https://doi.org/10.1097/WNR.0b013e3283462db6
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,66. Roggia SM. Mismatch negativity. In: Boéchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastásio ART, editores. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos; 2015. p. 151-9 e atenção involuntária77. Cheng CH, Chan PYS, Hshieh YW, Chen KF. A meta-analysis of mismatch negativity in children with attention deficit-hyperactivity disorders. Neurosci Lett. 2016;612:132-7. https://doi.org/10.1016/j.neulet.2015.11.033
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. Esse potencial tem como gerador principal o córtex auditivo e recebe contribuições do córtex frontal, tálamo e hipocampo88. Näätänen R, Astikainen P, Ruusuvirta T, Huotilainen M. Automatic auditory intelligence: an expression of the sensory-cognitive core of cognitive processes. Brain Res Rev. 2010;64(1):123-36. https://doi.org/10.1016/j.brainresrev.2010.03.001
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. Trata-se de uma resposta automática cerebral, promovida por qualquer mudança discriminável em algum aspecto repetitivo da estimulação auditiva66. Roggia SM. Mismatch negativity. In: Boéchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastásio ART, editores. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos; 2015. p. 151-9,99. Uwer R, Suchodoletz W. Stability of mismatch negativity in children. Clin Neurophysiol. 2000;111(1):45-52. https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00204-7
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,1010. Romero ACL, Regacone SF, Lima DDB, Menezes PL, Frizzo ACF. Potenciais relacionados a eventos em pesquisa clínica: diretrizes para eliciar, gravar, e quantificar o MMN, P300 e N400. Audiol Commun Res. 2015;20(2):vii-viii. https://doi.org/10.1590/S2317-64312015000200001559
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,1111. Schwade LF, Didoné DD, Sleifer P. Auditory evoked potential mismatch negativity in normal-hearing adults. Int Arch Otorhinolaryngol. 2016;02:1-8. https://doi.org/10.1055/s-0036-1586734
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, indicando uma discordância (mismatch) entre o input sensorial novo, em relação a um estímulo padrão armazenado na memória sensorial auditiva de curto prazo11. Brossi AB, Borba KC, Garcia CFD, Reis ACMB, Isaac ML. Verificação das respostas do mismatch negativity (MMN) em sujeitos adultos normais. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73(6):793-802. https://doi.org/10.1590/S0034-72992007000600011
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,66. Roggia SM. Mismatch negativity. In: Boéchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastásio ART, editores. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos; 2015. p. 151-9,1212. Soares AJC, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvallo RMM, Matas CG, Cárnio MS. Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo central em crianças com alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):486-91. https://doi.org/10.1590/S1809-48722011000400013
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.

A obtenção do MMN acontece ao se subtrair a resposta evocada pelo estímulo raro, em relação ao estímulo padrão apresentado44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
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,99. Uwer R, Suchodoletz W. Stability of mismatch negativity in children. Clin Neurophysiol. 2000;111(1):45-52. https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00204-7
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,1010. Romero ACL, Regacone SF, Lima DDB, Menezes PL, Frizzo ACF. Potenciais relacionados a eventos em pesquisa clínica: diretrizes para eliciar, gravar, e quantificar o MMN, P300 e N400. Audiol Commun Res. 2015;20(2):vii-viii. https://doi.org/10.1590/S2317-64312015000200001559
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, e o resultado aparece em formato de uma onda com polaridade negativa (negativity)66. Roggia SM. Mismatch negativity. In: Boéchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastásio ART, editores. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos; 2015. p. 151-9,99. Uwer R, Suchodoletz W. Stability of mismatch negativity in children. Clin Neurophysiol. 2000;111(1):45-52. https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00204-7
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. A análise mais comumente realizada ocorre por meio da observação da latência e amplitude da onda. Ao se verificar aumento das latências ou diminuição das amplitudes, alterações clínicas e subclínicas são evidenciadas objetivamente22. Matas CG, Magliaro FCL. Potencial evocado auditivo de tronco encefálico. In: Boéchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastásio ART, editores. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos; 201. p. 118-25.. A latência informa o tempo de curso da atividade do processamento, enquanto que a amplitude da onda demonstra a extensão da alocação neural envolvida nos processos cognitivos dos potenciais1010. Romero ACL, Regacone SF, Lima DDB, Menezes PL, Frizzo ACF. Potenciais relacionados a eventos em pesquisa clínica: diretrizes para eliciar, gravar, e quantificar o MMN, P300 e N400. Audiol Commun Res. 2015;20(2):vii-viii. https://doi.org/10.1590/S2317-64312015000200001559
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.

O MMN é um procedimento que possui boa correlação com os resultados encontrados em avaliações subjetivas que, semelhantemente, analisaram a habilidade de discriminação auditiva66. Roggia SM. Mismatch negativity. In: Boéchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastásio ART, editores. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos; 2015. p. 151-9,1313. Cheour M, Leppänen PHT, Kraus N. Mismatch negativity (MMN) as a tool for investigating auditory discrimination and sensory memory in infants and children. Clin Neurophysiol. 2000;111(1):4-16. https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00191-1
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. Sua principal vantagem, frente a outros exames, é que a onda aparece independente da atenção do indivíduo aos estímulos sonoros apresentados11. Brossi AB, Borba KC, Garcia CFD, Reis ACMB, Isaac ML. Verificação das respostas do mismatch negativity (MMN) em sujeitos adultos normais. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73(6):793-802. https://doi.org/10.1590/S0034-72992007000600011
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,44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
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,66. Roggia SM. Mismatch negativity. In: Boéchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastásio ART, editores. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos; 2015. p. 151-9,77. Cheng CH, Chan PYS, Hshieh YW, Chen KF. A meta-analysis of mismatch negativity in children with attention deficit-hyperactivity disorders. Neurosci Lett. 2016;612:132-7. https://doi.org/10.1016/j.neulet.2015.11.033
https://doi.org/10.1016/j.neulet.2015.11...
,1010. Romero ACL, Regacone SF, Lima DDB, Menezes PL, Frizzo ACF. Potenciais relacionados a eventos em pesquisa clínica: diretrizes para eliciar, gravar, e quantificar o MMN, P300 e N400. Audiol Commun Res. 2015;20(2):vii-viii. https://doi.org/10.1590/S2317-64312015000200001559
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,1414. Sleifer P. Avaliação eletrofisiológica da audição em crianças. In: Cardoso MC, organizador. Fonoaudiologia na infância: avaliação e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter; 2015. p. 171-94, ou seja, pode ser registrado sem a influência da atenção do sujeito e sem exigência de tarefas, tornando-se particularmente adequado para estudos clínicos na avaliação da população infantil44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
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,1111. Schwade LF, Didoné DD, Sleifer P. Auditory evoked potential mismatch negativity in normal-hearing adults. Int Arch Otorhinolaryngol. 2016;02:1-8. https://doi.org/10.1055/s-0036-1586734
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.

Estudos demonstraram que o MMN pode ser um meio avaliativo de ampla utilidade no reconhecimento de alterações de linguagem44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08....
,99. Uwer R, Suchodoletz W. Stability of mismatch negativity in children. Clin Neurophysiol. 2000;111(1):45-52. https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00204-7
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em crianças, devido à possibilidade de avaliar deficit no processamento auditivo em idade precoce99. Uwer R, Suchodoletz W. Stability of mismatch negativity in children. Clin Neurophysiol. 2000;111(1):45-52. https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00204-7
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,1313. Cheour M, Leppänen PHT, Kraus N. Mismatch negativity (MMN) as a tool for investigating auditory discrimination and sensory memory in infants and children. Clin Neurophysiol. 2000;111(1):4-16. https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00191-1
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,1515. Alho K, SainIo K, Sajaniemi N, Reinikainen K, Näätänen R. Event-related brain potential of human newborns to pitch change of an acoustic stimulus. Electroencephalogr Clin Neurophysiol. 1990;77(2):151-5. https://doi.org/10.1016/0168-5597(90)90031-8
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, e por ser capaz de analisar a plasticidade neurofisiológica1313. Cheour M, Leppänen PHT, Kraus N. Mismatch negativity (MMN) as a tool for investigating auditory discrimination and sensory memory in infants and children. Clin Neurophysiol. 2000;111(1):4-16. https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00191-1
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. Entretanto, atualmente se observa que outros aspectos podem ser igualmente investigados por meio da realização do MMN, nessa população.

O MMN mostra-se importante, uma vez que contribui para investigação de transtornos, no que tange, principalmente, à habilidade de discriminação auditiva. Sendo assim, é fundamental o reconhecimento das suas diversas aplicabilidades e utilizações na população infantil, pelos profissionais de saúde, especialmente nas áreas de fonoaudiologia, neurologia e otorrinolaringologia.

OBJETIVO

O objetivo desta revisão sistemática foi verificar a aplicabilidade do Mismatch Negativity na população infantil.

ESTRATÉGIA DE PESQUISA

Como questão norteadora foi adotada a pergunta: “O que existe na literatura científica sobre realização do MMN em crianças?”

Para obter respostas a esse questionamento, foram realizadas pesquisas bibliográficas, entre agosto e setembro de 2016, nas bases eletrônicas Portal BVS (MEDLINE, IBECS e LILACS) e SciELO, visando realizar uma revisão sistemática de literatura com base ampla. A pesquisa incluiu estudos publicados até setembro do ano 2016, sem limitação de data inicial.

Os descritores selecionados foram pesquisados no Medical Subject Headings (MeSH), portanto, todos os termos foram acessados apenas em inglês. Não foram utilizados termos adicionais. Elaborou-se uma estratégia de busca específica, utilizando o operador AND e o refinador de busca, com a palavra limitadora Children, empregando os descritores em pares: Evoked Potentials, Auditory AND Children, Event-related Potential AND Children e Electrophysiology AND Children, visando identificar estudos executados por meio do MMN em crianças. Nesta revisão, não foram utilizadas as palavras “Mismatch” e “Negativity”, pois não são consideradas descritores no sistema de metadados médicos em língua inglesa - MeSH.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados, foram estabelecidos os seguintes critérios de inclusão: publicações até setembro de 2016, estudos originais (estudos de casos-controle, estudos de coorte e ensaios clínicos controlados) envolvendo seres humanos, com o objetivo de avaliar o Mismatch Negativity (MMN) na população infantil, e estudos publicados em inglês, português e espanhol. Foi estabelecido, como limite de busca, criança, criança pré-escolar e lactente/recém-nascido. Considerou-se, como criança, sujeitos com idade até 12 anos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)1616. Brasil. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial União. 16 jul 1990.. Foram excluídos da análise estudos realizados em sujeitos maiores de 12 anos, estudos que não utilizavam o procedimento MMN, bem como publicações que se tratavam de revisão bibliográfica, cartas ao editor, estudos de casos e estudos que não se vinculavam diretamente ao tema.

O processo de seleção dos estudos incluídos nesta revisão sistemática, analisados pela recomendação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement1717. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA Statement. PLos Med. 2009;6(7):e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
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, está explicitado na Figura 1.

Figura 1
Síntese do processo de obtenção dos artigos selecionados para a revisão sistemática de literatura

ANÁLISE DOS DADOS

Após filtragem por idioma de publicação, tipo de estudo e população específica, todos os títulos e resumos dos artigos foram avaliados por duas pesquisadoras. Depois do rastreio inicial, os artigos que se enquadraram nos critérios de seleção previamente estabelecidos foram lidos na íntegra.

Para análise dos artigos selecionados, foi aplicado o protocolo baseado no checklist da escala internacional PEDro1818. Shiwa SR, Costa LOP, Moser ADL, Aguiar IC, Oliveira LVF. PEDro: a base de dados de evidências em fisioterapia. Fisioter Mov. 2011;24(3):523-33. https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300017
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, traduzida para língua portuguesa, que visa avaliar a qualidade metodológica dos estudos científicos. Todos os artigos selecionados apresentaram, no resumo e/ou texto, as informações sobre desenho do estudo, critérios de elegibilidade, número de participantes, dados descritivos (sexo, idade), método de aplicação do procedimento e apresentação dos resultados no MMN na população estudada, por meio de dados quantitativos e análise estatística. Os resultados das análises foram comparados entre três avaliadores e a classificação dos critérios foi reavaliada em uma reunião de consenso, para verificar as divergências. Após, foi realizada a recuperação dos artigos em texto completo.

RESULTADOS

Como resultado inicial da busca, foram identificados 374 artigos, dentre os quais, 45 foram selecionados previamente, de acordo com a temática MMN em crianças. Na base de dados SciELO, foram verificados 3 artigos e, na base de dados BVS, 42. Entretanto, 15 artigos foram excluídos por serem repetidos e 7, por realizarem avaliações também em adolescentes. No total, foram selecionados 2344. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08....
,1212. Soares AJC, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvallo RMM, Matas CG, Cárnio MS. Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo central em crianças com alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):486-91. https://doi.org/10.1590/S1809-48722011000400013
https://doi.org/10.1590/S1809-4872201100...
,1919. Romero ACL, Capellini SA, Frizzo AC. Cognitive potential of children with attention deficit and hyperactivity disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79(5):609-15. https://doi.org/10.5935/1808-8694.20130109
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20. Zaric G, González GF, Tijms J, van der Molen MW, Blomert L, Bonte M. Reduced neural integration of letters and speechsounds in dyslexic children scales with individual differences in reading fluency. PLoS ONE. 2014;9(10): e110337. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0110337
https://doi.org/10.1371/journal.pone.011...

21. Haapala S, Niemitalo-Haapola E, Raappana A, Kujala T, Suominen K, Kujala T et al. Effects of recurrent acute otitis media on cortical speech-sound processing in 2-year old children. Ear Hear. 2013;35(3):e75-83. https://doi.org/10.1097/AUD.0000000000000002
https://doi.org/10.1097/AUD.000000000000...

22. Koravand A, Jutras B, Lassonde M. Auditory event related potentials in children with peripheral hearing loss. Clin Neurophysiol. 2013;124(7):1439-47. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01.016
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01...

23. Zuijen TL, Plakas A, Maassen BAM, Maurits NM, Leij A. Infant ERPs separate children at risk of dyslexia who become good readers from those who become poor readers. Dev Sci. 2013;16(4):554-63. https://doi.org/10.1111/desc.12049
https://doi.org/10.1111/desc.12049...

24. Zhang Y, Zhang L, Shu H, Xi J, Wu H, Zhang Y, Li P. Universality of categorical perception deficit in developmental dyslexia: an investigation of Mandarin Chinese tones. J Child Psychol Psychiatry. 2012;53(8):874-82. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012.02528.x
https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012...

25. Noordenbos MW, Segers E, Serniclaes W, Mitterer H, Verhoeven L. Neural evidence of allophonic perception in children at risk for dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2010-7. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.04.026
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...

26. Chobert J, François C, Habib M, Besson M. Deficit in the preattentive processing of syllabic duration and VOT in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2044-55. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.05.004
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...

27. Yang FF, McPherson B, Shu H, Xiao Y. Central auditory nervous system dysfunction in infants with non-syndromic cleft lip and/or palate. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(1):82-9. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10.005
https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10...

28. Huotilainen M, Lovio R, Kujala T, Tommiska V, Karma K, Fellman V. Could audiovisual training be used to improve cognition in extremely low birth weight children? Acta Paediatr. 2011;100(11):1489-94. https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011.02345.x
https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011...

29. Gomot M, Blanc R, Clery H, Roux S, Barthelemy C, Bruneau N. Candidate electrophysiological endophenotypes of hyper-reactivity to change in autism. J Autism Dev Disord. 2011;41(6):705-14. https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-y.
https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-...

30. Ojimaa S, Matsuba-Kuritab H, Nakamuraa N, Hagiwaraa H. The acceleration of spoken-word processing in children’s native-language acquisition: an ERP cohort study. Neuropsychologia. 2011;49(5):790-9. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2011.01.007
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...

31. Kaganovich N, Wray AH, Weber-Fox C. Non-linguistic auditory processing and working memory update in pre-school children who stutter: an electrophysiological study. Dev Neuropsychol. 2010;35(6):712-36. https://doi.org/10.1080/87565641.2010.508549
https://doi.org/10.1080/87565641.2010.50...

32. Datta H, Shafer VL, Morr ML, Kurtzberg D, Schwartz RG. Electrophysiological indices of discrimination of long-duration, phonetically similar vowels in children with typical and atypical language development. J Speech Lang Hear Res. 2010;53(3):757-77. https://doi.org/10.1044/1092-4388(2009/08-0123)
https://doi.org/10.1044/1092-4388(2009/0...

33. Paul I, Bott C, Heim S, Wienbruch C, Elbert TR. Phonological but not auditory discrimination is impaired in dyslexia. Eur J Neurosci. 2006;24(10):2945-53. https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2006.05153.x
https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2006...

34. Kuhl PK, Coffey-Corina S, Padden D, Dawson G. Links between social and linguistic processing of speech in preschool children with autism: behavioral and electrophysiological measures. Dev Sci. 2005;8(1):F1-12. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004.00384.x
https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004...

35. Lepstö T, Soininen M, Ceponiene R, Almqvist F, Näätänen R, Aronen ET. Auditory event-related potential indices of increased distractibility in children with major depression. Clin Neurophysiol. 2004;115(3):620-7. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10.020
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10...

36. Jansson-Verkasalo E, Ceponiene R, Valkama M, Vainionpää L, Laitakari K, Alku P et al. Deficient speech-sound processing, as shown by the electrophysiologic brain mismatch negativity response, and naming ability in prematurely born children. Neurosci Lett. 2003;348(1):5-8. https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00641-4
https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00...

37. Bar-Haim Y1, Marshall PJ, Fox NA, Schorr EA, Gordon-Salant S. Mismatch negativity in socially withdrawn children. Biol Psychiatry. 2003;54(1):17-24. https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00175-6
https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00...

38. Ceponiene R1, Haapanen ML, Ranta R, Näätänen R, Hukki J. Auditory sensory impairment in children with oral clefts as indexed by auditory event-related potentials. J Craniofac Surg. 2002;13(4):554-67.
-3939. Holopainenn IE, Korpilahti P, Juottonen K, Lang H, Sillanpää M. Attenuated auditory event-related potential (mismatch negativity) in children with developmental dysphasia. Neuropediatrics. 1997;28(5):253-56. https://doi.org/10.1055/s-2007-973709
https://doi.org/10.1055/s-2007-973709...
artigos considerados relevantes e que atendiam aos critérios propostos para amostra deste trabalho.

A partir da análise das publicações, pôde-se verificar que os estudos apresentavam objetivos e metodologias diversas. Os principais dados de cada artigo, como autores, ano de publicação, local de publicação, objetivo, população, amostra, idade e parâmetros do MMN estão detalhadamente explicitados no Quadro 1.

Quadro 1
Características dos estudos incluídos

Os artigos selecionados para esta revisão sistemática, em sua maioria, foram publicados entre os anos de 2011 e 2015. A publicação mais antiga foi de 19973939. Holopainenn IE, Korpilahti P, Juottonen K, Lang H, Sillanpää M. Attenuated auditory event-related potential (mismatch negativity) in children with developmental dysphasia. Neuropediatrics. 1997;28(5):253-56. https://doi.org/10.1055/s-2007-973709
https://doi.org/10.1055/s-2007-973709...
e a mais recente, de 201544. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08....
. Com relação ao idioma de publicação, verificou-se que 3 artigos foram publicados em português. Os demais estudos foram escritos na língua inglesa e não foram localizados estudos redigidos em espanhol. Em relação ao local de publicação, a maior parte dos artigos, totalizando 62121. Haapala S, Niemitalo-Haapola E, Raappana A, Kujala T, Suominen K, Kujala T et al. Effects of recurrent acute otitis media on cortical speech-sound processing in 2-year old children. Ear Hear. 2013;35(3):e75-83. https://doi.org/10.1097/AUD.0000000000000002
https://doi.org/10.1097/AUD.000000000000...
,2828. Huotilainen M, Lovio R, Kujala T, Tommiska V, Karma K, Fellman V. Could audiovisual training be used to improve cognition in extremely low birth weight children? Acta Paediatr. 2011;100(11):1489-94. https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011.02345.x
https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011...
,3535. Lepstö T, Soininen M, Ceponiene R, Almqvist F, Näätänen R, Aronen ET. Auditory event-related potential indices of increased distractibility in children with major depression. Clin Neurophysiol. 2004;115(3):620-7. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10.020
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10...
,3636. Jansson-Verkasalo E, Ceponiene R, Valkama M, Vainionpää L, Laitakari K, Alku P et al. Deficient speech-sound processing, as shown by the electrophysiologic brain mismatch negativity response, and naming ability in prematurely born children. Neurosci Lett. 2003;348(1):5-8. https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00641-4
https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00...
,3838. Ceponiene R1, Haapanen ML, Ranta R, Näätänen R, Hukki J. Auditory sensory impairment in children with oral clefts as indexed by auditory event-related potentials. J Craniofac Surg. 2002;13(4):554-67.,3939. Holopainenn IE, Korpilahti P, Juottonen K, Lang H, Sillanpää M. Attenuated auditory event-related potential (mismatch negativity) in children with developmental dysphasia. Neuropediatrics. 1997;28(5):253-56. https://doi.org/10.1055/s-2007-973709
https://doi.org/10.1055/s-2007-973709...
, foi desenvolvida na Finlândia. Três artigos foram escritos no Brasil44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08....
,1212. Soares AJC, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvallo RMM, Matas CG, Cárnio MS. Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo central em crianças com alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):486-91. https://doi.org/10.1590/S1809-48722011000400013
https://doi.org/10.1590/S1809-4872201100...
,1919. Romero ACL, Capellini SA, Frizzo AC. Cognitive potential of children with attention deficit and hyperactivity disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79(5):609-15. https://doi.org/10.5935/1808-8694.20130109
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
, 3 na Holanda2020. Zaric G, González GF, Tijms J, van der Molen MW, Blomert L, Bonte M. Reduced neural integration of letters and speechsounds in dyslexic children scales with individual differences in reading fluency. PLoS ONE. 2014;9(10): e110337. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0110337
https://doi.org/10.1371/journal.pone.011...
,2323. Zuijen TL, Plakas A, Maassen BAM, Maurits NM, Leij A. Infant ERPs separate children at risk of dyslexia who become good readers from those who become poor readers. Dev Sci. 2013;16(4):554-63. https://doi.org/10.1111/desc.12049
https://doi.org/10.1111/desc.12049...
,2525. Noordenbos MW, Segers E, Serniclaes W, Mitterer H, Verhoeven L. Neural evidence of allophonic perception in children at risk for dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2010-7. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.04.026
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
, 3 nos Estados Unidos3131. Kaganovich N, Wray AH, Weber-Fox C. Non-linguistic auditory processing and working memory update in pre-school children who stutter: an electrophysiological study. Dev Neuropsychol. 2010;35(6):712-36. https://doi.org/10.1080/87565641.2010.508549
https://doi.org/10.1080/87565641.2010.50...
,3232. Datta H, Shafer VL, Morr ML, Kurtzberg D, Schwartz RG. Electrophysiological indices of discrimination of long-duration, phonetically similar vowels in children with typical and atypical language development. J Speech Lang Hear Res. 2010;53(3):757-77. https://doi.org/10.1044/1092-4388(2009/08-0123)
https://doi.org/10.1044/1092-4388(2009/0...
,3434. Kuhl PK, Coffey-Corina S, Padden D, Dawson G. Links between social and linguistic processing of speech in preschool children with autism: behavioral and electrophysiological measures. Dev Sci. 2005;8(1):F1-12. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004.00384.x
https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004...
e 3 na França2626. Chobert J, François C, Habib M, Besson M. Deficit in the preattentive processing of syllabic duration and VOT in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2044-55. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.05.004
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
,2929. Gomot M, Blanc R, Clery H, Roux S, Barthelemy C, Bruneau N. Candidate electrophysiological endophenotypes of hyper-reactivity to change in autism. J Autism Dev Disord. 2011;41(6):705-14. https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-y.
https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-...
,3030. Ojimaa S, Matsuba-Kuritab H, Nakamuraa N, Hagiwaraa H. The acceleration of spoken-word processing in children’s native-language acquisition: an ERP cohort study. Neuropsychologia. 2011;49(5):790-9. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2011.01.007
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
. Também foram encontrados estudos produzidos na China2424. Zhang Y, Zhang L, Shu H, Xi J, Wu H, Zhang Y, Li P. Universality of categorical perception deficit in developmental dyslexia: an investigation of Mandarin Chinese tones. J Child Psychol Psychiatry. 2012;53(8):874-82. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012.02528.x
https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012...
,2727. Yang FF, McPherson B, Shu H, Xiao Y. Central auditory nervous system dysfunction in infants with non-syndromic cleft lip and/or palate. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(1):82-9. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10.005
https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10...
, Alemanha3333. Paul I, Bott C, Heim S, Wienbruch C, Elbert TR. Phonological but not auditory discrimination is impaired in dyslexia. Eur J Neurosci. 2006;24(10):2945-53. https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2006.05153.x
https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2006...
, Canadá2222. Koravand A, Jutras B, Lassonde M. Auditory event related potentials in children with peripheral hearing loss. Clin Neurophysiol. 2013;124(7):1439-47. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01.016
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01...
e Israel3737. Bar-Haim Y1, Marshall PJ, Fox NA, Schorr EA, Gordon-Salant S. Mismatch negativity in socially withdrawn children. Biol Psychiatry. 2003;54(1):17-24. https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00175-6
https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00...
.

Houve grande variação no que diz respeito ao tamanho da amostra, desde estudos com apenas 12 sujeitos1212. Soares AJC, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvallo RMM, Matas CG, Cárnio MS. Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo central em crianças com alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):486-91. https://doi.org/10.1590/S1809-48722011000400013
https://doi.org/10.1590/S1809-4872201100...
até pesquisas que incluíram 110 indivíduos3838. Ceponiene R1, Haapanen ML, Ranta R, Näätänen R, Hukki J. Auditory sensory impairment in children with oral clefts as indexed by auditory event-related potentials. J Craniofac Surg. 2002;13(4):554-67.. A idade dos participantes variou de 2 meses2323. Zuijen TL, Plakas A, Maassen BAM, Maurits NM, Leij A. Infant ERPs separate children at risk of dyslexia who become good readers from those who become poor readers. Dev Sci. 2013;16(4):554-63. https://doi.org/10.1111/desc.12049
https://doi.org/10.1111/desc.12049...
a 12 anos de idade44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08....
,1212. Soares AJC, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvallo RMM, Matas CG, Cárnio MS. Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo central em crianças com alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):486-91. https://doi.org/10.1590/S1809-48722011000400013
https://doi.org/10.1590/S1809-4872201100...
,1919. Romero ACL, Capellini SA, Frizzo AC. Cognitive potential of children with attention deficit and hyperactivity disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79(5):609-15. https://doi.org/10.5935/1808-8694.20130109
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
,2222. Koravand A, Jutras B, Lassonde M. Auditory event related potentials in children with peripheral hearing loss. Clin Neurophysiol. 2013;124(7):1439-47. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01.016
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01...
,3535. Lepstö T, Soininen M, Ceponiene R, Almqvist F, Näätänen R, Aronen ET. Auditory event-related potential indices of increased distractibility in children with major depression. Clin Neurophysiol. 2004;115(3):620-7. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10.020
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10...
,3737. Bar-Haim Y1, Marshall PJ, Fox NA, Schorr EA, Gordon-Salant S. Mismatch negativity in socially withdrawn children. Biol Psychiatry. 2003;54(1):17-24. https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00175-6
https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00...
.

No que diz respeito aos parâmetros utilizados para a realização do MMN, a maior parte das pesquisas utilizou o estímulo de fala44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08....
,2020. Zaric G, González GF, Tijms J, van der Molen MW, Blomert L, Bonte M. Reduced neural integration of letters and speechsounds in dyslexic children scales with individual differences in reading fluency. PLoS ONE. 2014;9(10): e110337. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0110337
https://doi.org/10.1371/journal.pone.011...

21. Haapala S, Niemitalo-Haapola E, Raappana A, Kujala T, Suominen K, Kujala T et al. Effects of recurrent acute otitis media on cortical speech-sound processing in 2-year old children. Ear Hear. 2013;35(3):e75-83. https://doi.org/10.1097/AUD.0000000000000002
https://doi.org/10.1097/AUD.000000000000...

22. Koravand A, Jutras B, Lassonde M. Auditory event related potentials in children with peripheral hearing loss. Clin Neurophysiol. 2013;124(7):1439-47. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01.016
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01...

23. Zuijen TL, Plakas A, Maassen BAM, Maurits NM, Leij A. Infant ERPs separate children at risk of dyslexia who become good readers from those who become poor readers. Dev Sci. 2013;16(4):554-63. https://doi.org/10.1111/desc.12049
https://doi.org/10.1111/desc.12049...

24. Zhang Y, Zhang L, Shu H, Xi J, Wu H, Zhang Y, Li P. Universality of categorical perception deficit in developmental dyslexia: an investigation of Mandarin Chinese tones. J Child Psychol Psychiatry. 2012;53(8):874-82. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012.02528.x
https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012...

25. Noordenbos MW, Segers E, Serniclaes W, Mitterer H, Verhoeven L. Neural evidence of allophonic perception in children at risk for dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2010-7. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.04.026
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
-2626. Chobert J, François C, Habib M, Besson M. Deficit in the preattentive processing of syllabic duration and VOT in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2044-55. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.05.004
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
,3030. Ojimaa S, Matsuba-Kuritab H, Nakamuraa N, Hagiwaraa H. The acceleration of spoken-word processing in children’s native-language acquisition: an ERP cohort study. Neuropsychologia. 2011;49(5):790-9. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2011.01.007
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
,3232. Datta H, Shafer VL, Morr ML, Kurtzberg D, Schwartz RG. Electrophysiological indices of discrimination of long-duration, phonetically similar vowels in children with typical and atypical language development. J Speech Lang Hear Res. 2010;53(3):757-77. https://doi.org/10.1044/1092-4388(2009/08-0123)
https://doi.org/10.1044/1092-4388(2009/0...

33. Paul I, Bott C, Heim S, Wienbruch C, Elbert TR. Phonological but not auditory discrimination is impaired in dyslexia. Eur J Neurosci. 2006;24(10):2945-53. https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2006.05153.x
https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2006...

34. Kuhl PK, Coffey-Corina S, Padden D, Dawson G. Links between social and linguistic processing of speech in preschool children with autism: behavioral and electrophysiological measures. Dev Sci. 2005;8(1):F1-12. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004.00384.x
https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004...

35. Lepstö T, Soininen M, Ceponiene R, Almqvist F, Näätänen R, Aronen ET. Auditory event-related potential indices of increased distractibility in children with major depression. Clin Neurophysiol. 2004;115(3):620-7. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10.020
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10...
-3636. Jansson-Verkasalo E, Ceponiene R, Valkama M, Vainionpää L, Laitakari K, Alku P et al. Deficient speech-sound processing, as shown by the electrophysiologic brain mismatch negativity response, and naming ability in prematurely born children. Neurosci Lett. 2003;348(1):5-8. https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00641-4
https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00...
e outros estudos optaram por realizar o MMN com estímulo tone burst1212. Soares AJC, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvallo RMM, Matas CG, Cárnio MS. Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo central em crianças com alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):486-91. https://doi.org/10.1590/S1809-48722011000400013
https://doi.org/10.1590/S1809-4872201100...
,1919. Romero ACL, Capellini SA, Frizzo AC. Cognitive potential of children with attention deficit and hyperactivity disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79(5):609-15. https://doi.org/10.5935/1808-8694.20130109
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
,2222. Koravand A, Jutras B, Lassonde M. Auditory event related potentials in children with peripheral hearing loss. Clin Neurophysiol. 2013;124(7):1439-47. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01.016
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01...
,2727. Yang FF, McPherson B, Shu H, Xiao Y. Central auditory nervous system dysfunction in infants with non-syndromic cleft lip and/or palate. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(1):82-9. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10.005
https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10...

28. Huotilainen M, Lovio R, Kujala T, Tommiska V, Karma K, Fellman V. Could audiovisual training be used to improve cognition in extremely low birth weight children? Acta Paediatr. 2011;100(11):1489-94. https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011.02345.x
https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011...
-2929. Gomot M, Blanc R, Clery H, Roux S, Barthelemy C, Bruneau N. Candidate electrophysiological endophenotypes of hyper-reactivity to change in autism. J Autism Dev Disord. 2011;41(6):705-14. https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-y.
https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-...
,3131. Kaganovich N, Wray AH, Weber-Fox C. Non-linguistic auditory processing and working memory update in pre-school children who stutter: an electrophysiological study. Dev Neuropsychol. 2010;35(6):712-36. https://doi.org/10.1080/87565641.2010.508549
https://doi.org/10.1080/87565641.2010.50...
,3737. Bar-Haim Y1, Marshall PJ, Fox NA, Schorr EA, Gordon-Salant S. Mismatch negativity in socially withdrawn children. Biol Psychiatry. 2003;54(1):17-24. https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00175-6
https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00...

38. Ceponiene R1, Haapanen ML, Ranta R, Näätänen R, Hukki J. Auditory sensory impairment in children with oral clefts as indexed by auditory event-related potentials. J Craniofac Surg. 2002;13(4):554-67.
-3939. Holopainenn IE, Korpilahti P, Juottonen K, Lang H, Sillanpää M. Attenuated auditory event-related potential (mismatch negativity) in children with developmental dysphasia. Neuropediatrics. 1997;28(5):253-56. https://doi.org/10.1055/s-2007-973709
https://doi.org/10.1055/s-2007-973709...
. Com relação ao estímulo tone burst, verificou-se que alguns estudos avaliaram com variação de frequência1212. Soares AJC, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvallo RMM, Matas CG, Cárnio MS. Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo central em crianças com alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):486-91. https://doi.org/10.1590/S1809-48722011000400013
https://doi.org/10.1590/S1809-4872201100...
,2727. Yang FF, McPherson B, Shu H, Xiao Y. Central auditory nervous system dysfunction in infants with non-syndromic cleft lip and/or palate. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(1):82-9. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10.005
https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10...

28. Huotilainen M, Lovio R, Kujala T, Tommiska V, Karma K, Fellman V. Could audiovisual training be used to improve cognition in extremely low birth weight children? Acta Paediatr. 2011;100(11):1489-94. https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011.02345.x
https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011...
-2929. Gomot M, Blanc R, Clery H, Roux S, Barthelemy C, Bruneau N. Candidate electrophysiological endophenotypes of hyper-reactivity to change in autism. J Autism Dev Disord. 2011;41(6):705-14. https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-y.
https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-...
,3131. Kaganovich N, Wray AH, Weber-Fox C. Non-linguistic auditory processing and working memory update in pre-school children who stutter: an electrophysiological study. Dev Neuropsychol. 2010;35(6):712-36. https://doi.org/10.1080/87565641.2010.508549
https://doi.org/10.1080/87565641.2010.50...
,3737. Bar-Haim Y1, Marshall PJ, Fox NA, Schorr EA, Gordon-Salant S. Mismatch negativity in socially withdrawn children. Biol Psychiatry. 2003;54(1):17-24. https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00175-6
https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00...

38. Ceponiene R1, Haapanen ML, Ranta R, Näätänen R, Hukki J. Auditory sensory impairment in children with oral clefts as indexed by auditory event-related potentials. J Craniofac Surg. 2002;13(4):554-67.
-3939. Holopainenn IE, Korpilahti P, Juottonen K, Lang H, Sillanpää M. Attenuated auditory event-related potential (mismatch negativity) in children with developmental dysphasia. Neuropediatrics. 1997;28(5):253-56. https://doi.org/10.1055/s-2007-973709
https://doi.org/10.1055/s-2007-973709...
e 1, por duração e frequência1919. Romero ACL, Capellini SA, Frizzo AC. Cognitive potential of children with attention deficit and hyperactivity disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79(5):609-15. https://doi.org/10.5935/1808-8694.20130109
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
.

Apenas 1 artigo3030. Ojimaa S, Matsuba-Kuritab H, Nakamuraa N, Hagiwaraa H. The acceleration of spoken-word processing in children’s native-language acquisition: an ERP cohort study. Neuropsychologia. 2011;49(5):790-9. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2011.01.007
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
avaliou crianças sem queixas auditivas e sem distúrbios da comunicação, alterações neurológicas ou genéticas. Os demais artigos incluídos neste estudo investigaram as respostas do MMN em amostras específicas na população infantil: crianças com alteração de leitura e escrita1212. Soares AJC, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvallo RMM, Matas CG, Cárnio MS. Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo central em crianças com alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):486-91. https://doi.org/10.1590/S1809-48722011000400013
https://doi.org/10.1590/S1809-4872201100...
, transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH)1919. Romero ACL, Capellini SA, Frizzo AC. Cognitive potential of children with attention deficit and hyperactivity disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79(5):609-15. https://doi.org/10.5935/1808-8694.20130109
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...
, distúrbio específico de linguagem (DEL)44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08....
,3232. Datta H, Shafer VL, Morr ML, Kurtzberg D, Schwartz RG. Electrophysiological indices of discrimination of long-duration, phonetically similar vowels in children with typical and atypical language development. J Speech Lang Hear Res. 2010;53(3):757-77. https://doi.org/10.1044/1092-4388(2009/08-0123)
https://doi.org/10.1044/1092-4388(2009/0...
, transtornos do processamento auditivo44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08....
,2222. Koravand A, Jutras B, Lassonde M. Auditory event related potentials in children with peripheral hearing loss. Clin Neurophysiol. 2013;124(7):1439-47. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01.016
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01...
, dislexia, ou que apresentavam fator de risco para tal2020. Zaric G, González GF, Tijms J, van der Molen MW, Blomert L, Bonte M. Reduced neural integration of letters and speechsounds in dyslexic children scales with individual differences in reading fluency. PLoS ONE. 2014;9(10): e110337. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0110337
https://doi.org/10.1371/journal.pone.011...
,2323. Zuijen TL, Plakas A, Maassen BAM, Maurits NM, Leij A. Infant ERPs separate children at risk of dyslexia who become good readers from those who become poor readers. Dev Sci. 2013;16(4):554-63. https://doi.org/10.1111/desc.12049
https://doi.org/10.1111/desc.12049...

24. Zhang Y, Zhang L, Shu H, Xi J, Wu H, Zhang Y, Li P. Universality of categorical perception deficit in developmental dyslexia: an investigation of Mandarin Chinese tones. J Child Psychol Psychiatry. 2012;53(8):874-82. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012.02528.x
https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012...

25. Noordenbos MW, Segers E, Serniclaes W, Mitterer H, Verhoeven L. Neural evidence of allophonic perception in children at risk for dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2010-7. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.04.026
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
-2626. Chobert J, François C, Habib M, Besson M. Deficit in the preattentive processing of syllabic duration and VOT in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2044-55. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.05.004
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
,2828. Huotilainen M, Lovio R, Kujala T, Tommiska V, Karma K, Fellman V. Could audiovisual training be used to improve cognition in extremely low birth weight children? Acta Paediatr. 2011;100(11):1489-94. https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011.02345.x
https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011...
,3333. Paul I, Bott C, Heim S, Wienbruch C, Elbert TR. Phonological but not auditory discrimination is impaired in dyslexia. Eur J Neurosci. 2006;24(10):2945-53. https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2006.05153.x
https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2006...
, otite média de repetição2121. Haapala S, Niemitalo-Haapola E, Raappana A, Kujala T, Suominen K, Kujala T et al. Effects of recurrent acute otitis media on cortical speech-sound processing in 2-year old children. Ear Hear. 2013;35(3):e75-83. https://doi.org/10.1097/AUD.0000000000000002
https://doi.org/10.1097/AUD.000000000000...
, autismo2929. Gomot M, Blanc R, Clery H, Roux S, Barthelemy C, Bruneau N. Candidate electrophysiological endophenotypes of hyper-reactivity to change in autism. J Autism Dev Disord. 2011;41(6):705-14. https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-y.
https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-...
,3434. Kuhl PK, Coffey-Corina S, Padden D, Dawson G. Links between social and linguistic processing of speech in preschool children with autism: behavioral and electrophysiological measures. Dev Sci. 2005;8(1):F1-12. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004.00384.x
https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004...
, gagueira3131. Kaganovich N, Wray AH, Weber-Fox C. Non-linguistic auditory processing and working memory update in pre-school children who stutter: an electrophysiological study. Dev Neuropsychol. 2010;35(6):712-36. https://doi.org/10.1080/87565641.2010.508549
https://doi.org/10.1080/87565641.2010.50...
, crianças depressivas3535. Lepstö T, Soininen M, Ceponiene R, Almqvist F, Näätänen R, Aronen ET. Auditory event-related potential indices of increased distractibility in children with major depression. Clin Neurophysiol. 2004;115(3):620-7. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10.020
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10...
, crianças prematuras e de baixo peso2828. Huotilainen M, Lovio R, Kujala T, Tommiska V, Karma K, Fellman V. Could audiovisual training be used to improve cognition in extremely low birth weight children? Acta Paediatr. 2011;100(11):1489-94. https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011.02345.x
https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2011...
,3636. Jansson-Verkasalo E, Ceponiene R, Valkama M, Vainionpää L, Laitakari K, Alku P et al. Deficient speech-sound processing, as shown by the electrophysiologic brain mismatch negativity response, and naming ability in prematurely born children. Neurosci Lett. 2003;348(1):5-8. https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00641-4
https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00...
, crianças com fissura de lábio e/ou palato2727. Yang FF, McPherson B, Shu H, Xiao Y. Central auditory nervous system dysfunction in infants with non-syndromic cleft lip and/or palate. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(1):82-9. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10.005
https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10...
,3838. Ceponiene R1, Haapanen ML, Ranta R, Näätänen R, Hukki J. Auditory sensory impairment in children with oral clefts as indexed by auditory event-related potentials. J Craniofac Surg. 2002;13(4):554-67., crianças isoladas socialmente3737. Bar-Haim Y1, Marshall PJ, Fox NA, Schorr EA, Gordon-Salant S. Mismatch negativity in socially withdrawn children. Biol Psychiatry. 2003;54(1):17-24. https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00175-6
https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00...
, crianças portadoras de perda auditiva2222. Koravand A, Jutras B, Lassonde M. Auditory event related potentials in children with peripheral hearing loss. Clin Neurophysiol. 2013;124(7):1439-47. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01.016
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01...
, crianças com afasia3939. Holopainenn IE, Korpilahti P, Juottonen K, Lang H, Sillanpää M. Attenuated auditory event-related potential (mismatch negativity) in children with developmental dysphasia. Neuropediatrics. 1997;28(5):253-56. https://doi.org/10.1055/s-2007-973709
https://doi.org/10.1055/s-2007-973709...
. Considerando que, grande parte dos estudos buscou realizar avaliação em indivíduos com características peculiares, 20 deles44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08....
,1919. Romero ACL, Capellini SA, Frizzo AC. Cognitive potential of children with attention deficit and hyperactivity disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79(5):609-15. https://doi.org/10.5935/1808-8694.20130109
https://doi.org/10.5935/1808-8694.201301...

20. Zaric G, González GF, Tijms J, van der Molen MW, Blomert L, Bonte M. Reduced neural integration of letters and speechsounds in dyslexic children scales with individual differences in reading fluency. PLoS ONE. 2014;9(10): e110337. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0110337
https://doi.org/10.1371/journal.pone.011...

21. Haapala S, Niemitalo-Haapola E, Raappana A, Kujala T, Suominen K, Kujala T et al. Effects of recurrent acute otitis media on cortical speech-sound processing in 2-year old children. Ear Hear. 2013;35(3):e75-83. https://doi.org/10.1097/AUD.0000000000000002
https://doi.org/10.1097/AUD.000000000000...

22. Koravand A, Jutras B, Lassonde M. Auditory event related potentials in children with peripheral hearing loss. Clin Neurophysiol. 2013;124(7):1439-47. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01.016
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2013.01...

23. Zuijen TL, Plakas A, Maassen BAM, Maurits NM, Leij A. Infant ERPs separate children at risk of dyslexia who become good readers from those who become poor readers. Dev Sci. 2013;16(4):554-63. https://doi.org/10.1111/desc.12049
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24. Zhang Y, Zhang L, Shu H, Xi J, Wu H, Zhang Y, Li P. Universality of categorical perception deficit in developmental dyslexia: an investigation of Mandarin Chinese tones. J Child Psychol Psychiatry. 2012;53(8):874-82. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012.02528.x
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25. Noordenbos MW, Segers E, Serniclaes W, Mitterer H, Verhoeven L. Neural evidence of allophonic perception in children at risk for dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2010-7. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.04.026
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26. Chobert J, François C, Habib M, Besson M. Deficit in the preattentive processing of syllabic duration and VOT in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2044-55. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.05.004
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
-2727. Yang FF, McPherson B, Shu H, Xiao Y. Central auditory nervous system dysfunction in infants with non-syndromic cleft lip and/or palate. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(1):82-9. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10.005
https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10...
,2929. Gomot M, Blanc R, Clery H, Roux S, Barthelemy C, Bruneau N. Candidate electrophysiological endophenotypes of hyper-reactivity to change in autism. J Autism Dev Disord. 2011;41(6):705-14. https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-y.
https://doi.org/10.1007/s10803-010-1091-...
,3131. Kaganovich N, Wray AH, Weber-Fox C. Non-linguistic auditory processing and working memory update in pre-school children who stutter: an electrophysiological study. Dev Neuropsychol. 2010;35(6):712-36. https://doi.org/10.1080/87565641.2010.508549
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https://doi.org/10.1044/1092-4388(2009/0...

33. Paul I, Bott C, Heim S, Wienbruch C, Elbert TR. Phonological but not auditory discrimination is impaired in dyslexia. Eur J Neurosci. 2006;24(10):2945-53. https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2006.05153.x
https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2006...

34. Kuhl PK, Coffey-Corina S, Padden D, Dawson G. Links between social and linguistic processing of speech in preschool children with autism: behavioral and electrophysiological measures. Dev Sci. 2005;8(1):F1-12. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004.00384.x
https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004...

35. Lepstö T, Soininen M, Ceponiene R, Almqvist F, Näätänen R, Aronen ET. Auditory event-related potential indices of increased distractibility in children with major depression. Clin Neurophysiol. 2004;115(3):620-7. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10.020
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10...

36. Jansson-Verkasalo E, Ceponiene R, Valkama M, Vainionpää L, Laitakari K, Alku P et al. Deficient speech-sound processing, as shown by the electrophysiologic brain mismatch negativity response, and naming ability in prematurely born children. Neurosci Lett. 2003;348(1):5-8. https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00641-4
https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00...

37. Bar-Haim Y1, Marshall PJ, Fox NA, Schorr EA, Gordon-Salant S. Mismatch negativity in socially withdrawn children. Biol Psychiatry. 2003;54(1):17-24. https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00175-6
https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00...

38. Ceponiene R1, Haapanen ML, Ranta R, Näätänen R, Hukki J. Auditory sensory impairment in children with oral clefts as indexed by auditory event-related potentials. J Craniofac Surg. 2002;13(4):554-67.
-3939. Holopainenn IE, Korpilahti P, Juottonen K, Lang H, Sillanpää M. Attenuated auditory event-related potential (mismatch negativity) in children with developmental dysphasia. Neuropediatrics. 1997;28(5):253-56. https://doi.org/10.1055/s-2007-973709
https://doi.org/10.1055/s-2007-973709...
também incluíram, em sua metodologia, grupos controle, para comparar os resultados encontrados nesses indivíduos. A aplicabilidade do MMN na população infantil pode ser observada no Quadro 2.

Quadro 2
Aplicabilidade do MMN na população infantil

Para verificar a evidência científica dos 23 estudos, foi utilizada a escala de PEDro1818. Shiwa SR, Costa LOP, Moser ADL, Aguiar IC, Oliveira LVF. PEDro: a base de dados de evidências em fisioterapia. Fisioter Mov. 2011;24(3):523-33. https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300017
https://doi.org/10.1590/S0103-5150201100...
. O objetivo da escala é auxiliar os pesquisadores a identificar se os desfechos clínicos das terapias aplicadas atendem aos critérios expostos. São 11 itens do checklist, que investigam quanto à validade interna, validade externa e resultados que possam ser interpretados estatisticamente. A classificação metodológica avaliada pela escala PEDro1818. Shiwa SR, Costa LOP, Moser ADL, Aguiar IC, Oliveira LVF. PEDro: a base de dados de evidências em fisioterapia. Fisioter Mov. 2011;24(3):523-33. https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300017
https://doi.org/10.1590/S0103-5150201100...
e a pontuação dos artigos, em cada item da escala, estão disponibilizadas no Quadro 3.

Quadro 3
Classificação metodológica avaliada pela escala PEDro

DISCUSSÃO

Entende-se que medidas eletrofisiológicas são mais sensíveis, objetivas e menos variáveis na avaliação dos transtornos neurais, do que as medidas comportamentais tradicionais4040. Hood L. A review of objective methods of evaluating auditory neural pathways. Laryngoscope. 1999;109(11):1745-8. https://doi.org/10.1097/00005537-199911000-00004
https://doi.org/10.1097/00005537-1999110...
. A literatura científica ressaltou a importância de verificar a utilização do MMN na população infantil e a necessidade de conhecer suas aplicações na prática clínica1212. Soares AJC, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvallo RMM, Matas CG, Cárnio MS. Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo central em crianças com alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):486-91. https://doi.org/10.1590/S1809-48722011000400013
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. Autores relataram que o MMN pode ser utilizado para avaliar objetivamente pacientes com dificuldade ou comprometimento na comunicação, discriminação auditiva, dificuldade para responder de forma consistente à estimulação e em indivíduos não colaborativos, com o intuito de avaliar a discriminação de diferentes estímulos acústicos11. Brossi AB, Borba KC, Garcia CFD, Reis ACMB, Isaac ML. Verificação das respostas do mismatch negativity (MMN) em sujeitos adultos normais. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73(6):793-802. https://doi.org/10.1590/S0034-72992007000600011
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,4141. Picton TW, Alain C, Otten L, Ritter W, Achim A. Mismatch negativity: different water in the same river. Audiol Neurotol. 2000;5(3-4):111-39. https://doi.org/10.1159/000013875
https://doi.org/10.1159/000013875...
. Esta revisão confirma o descrito na literatura, quando certifica que as aplicações do MMN são amplas e incluem crianças com dificuldade de leitura e escrita, DEL, dislexia, gagueira, transtorno do espectro autista, TDAH, transtorno do processamento auditivo, otite média de repetição, depressão, entre outras.

Algumas limitações do presente trabalho podem ser assinaladas, como a diversidade metodológica dos artigos, no que diz respeito a parâmetros utilizados para a realização do MMN e apresentação dos resultados encontrados, quanto aos valores de latência e amplitude, não existindo, ainda, uma padronização para essa população. Não há um consenso, até o momento, sobre o melhor protocolo a ser utilizado e os padrões de normalidade na população infantil ainda necessitam ser especificados66. Roggia SM. Mismatch negativity. In: Boéchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastásio ART, editores. Tratado de audiologia. São Paulo: Santos; 2015. p. 151-9,1313. Cheour M, Leppänen PHT, Kraus N. Mismatch negativity (MMN) as a tool for investigating auditory discrimination and sensory memory in infants and children. Clin Neurophysiol. 2000;111(1):4-16. https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00191-1
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, em razão do fato de que existem diversos parâmetros utilizados para se pesquisar e avaliar o potencial MMN, dependendo da característica da população estudada e objetivos estimados.

A literatura apontou que, nos últimos anos, a produção científica nacional e internacional relativa aos potenciais evocados auditivos evoluiu muito e grande esforço tem sido dispensado entre os pesquisadores da área. No entanto, sua indicação e aplicação ainda exige maior empenho na busca de investigações adaptadas à nossa realidade, para a indicação e uso seguro dos métodos eletrofisiológicos em populações da clínica fonoaudiológica4242. Regaçone SF, Gução ACB, Frizzo ACF. Eletrofisiologia: perspectivas atuais de sua aplicação clínica em fonoaudiologia. Verba Volant. 2013;4(1):1-20.. Salienta-se que, apesar de existirem pesquisas que abordam a avaliação do MMN na população infantil, no Brasil ainda são escassos os estudos sobre assunto, tendo sido encontrados apenas três estudos44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
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,1212. Soares AJC, Sanches SGG, Neves-Lobo IF, Carvallo RMM, Matas CG, Cárnio MS. Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo central em crianças com alterações de leitura e escrita: dados preliminares. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):486-91. https://doi.org/10.1590/S1809-48722011000400013
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,1919. Romero ACL, Capellini SA, Frizzo AC. Cognitive potential of children with attention deficit and hyperactivity disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79(5):609-15. https://doi.org/10.5935/1808-8694.20130109
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nas bases de dados consultadas para esta revisão. Acredita-se que mais estudos em crianças brasileiras devam ser executados, posto que o MMN pode ser um meio avaliativo de grande utilidade na identificação dos distúrbios de linguagem44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
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,99. Uwer R, Suchodoletz W. Stability of mismatch negativity in children. Clin Neurophysiol. 2000;111(1):45-52. https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00204-7
https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00...
. A plasticidade neurofisiológica, da mesma forma, pode ser avaliada por intermédio desse potencial1313. Cheour M, Leppänen PHT, Kraus N. Mismatch negativity (MMN) as a tool for investigating auditory discrimination and sensory memory in infants and children. Clin Neurophysiol. 2000;111(1):4-16. https://doi.org/10.1016/S1388-2457(99)00191-1
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.

O processamento auditivo se mostra sensível à influência negativa de vários fatores, como condições ambientais, condições socioeconômicas, alterações de linguagem (fonologia, escrita, gagueira), alterações auditivas periféricas (otite média), químicas (mercúrio metálico) e neurológicas (dislexia, TDAH)4343. Carvalho NG, Novelli CVL, Colella-Santos MF. Fatores na infância e adolescência que podem influenciar o processamento auditivo: revisão sistemática. Rev CEFAC. 2015;17(5):1590-603. https://doi.org/10.1590/1982-0216201517519014
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. Observou-se que a maior parte dos estudos incluídos nesta revisão2020. Zaric G, González GF, Tijms J, van der Molen MW, Blomert L, Bonte M. Reduced neural integration of letters and speechsounds in dyslexic children scales with individual differences in reading fluency. PLoS ONE. 2014;9(10): e110337. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0110337
https://doi.org/10.1371/journal.pone.011...
,2424. Zhang Y, Zhang L, Shu H, Xi J, Wu H, Zhang Y, Li P. Universality of categorical perception deficit in developmental dyslexia: an investigation of Mandarin Chinese tones. J Child Psychol Psychiatry. 2012;53(8):874-82. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012.02528.x
https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2012...
,2626. Chobert J, François C, Habib M, Besson M. Deficit in the preattentive processing of syllabic duration and VOT in children with dyslexia. Neuropsychologia. 2012;50(8):2044-55. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2012.05.004
https://doi.org/10.1016/j.neuropsycholog...
,3333. Paul I, Bott C, Heim S, Wienbruch C, Elbert TR. Phonological but not auditory discrimination is impaired in dyslexia. Eur J Neurosci. 2006;24(10):2945-53. https://doi.org/10.1111/j.1460-9568.2006.05153.x
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buscou avaliar as respostas do potencial MMN em crianças com dislexia. A dislexia é caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e com a habilidade de decodificação e soletração, o que pode ser resultante de um deficit no componente fonológico da linguagem4444. Lyon GR, Shaywitz SE, Shaywitz BA. A definition of dyslexia: part I - defining dyslexia, comorbidity, teachers’knowledge of language and reading. Ann Dyslexia. 2003;53:1-14.. Há consideráveis evidências indicando uma relação da dislexia e o fraco desempenho em vários testes auditivos centrais4545. Banai K, Ahissar M. Auditory processing deficits in dyslexia: task or stimulus related? Cereb Cortex. 2006;16(12):1718-28. https://doi.org/10.1093/cercor/bhj107
https://doi.org/10.1093/cercor/bhj107...
.

Sendo assim, evidencia-se a necessidade de mais pesquisas, a fim de solidificar e inserir o MMN na prática clínica, de forma a complementar outros métodos avaliativos já consolidados e utilizados para avaliação e monitoramento do tratamento em indivíduos com alteração de processamento auditivo.

A prematuridade e o baixo peso extremos estão associados a diversos transtornos do desenvolvimento do neonato, tais como alterações auditivas relacionadas ao sistema auditivo periférico e também alterações do processamento auditivo central. Verificou-se, na literatura consultada, que crianças pré-termo apresentaram, na avaliação comportamental do processamento auditivo, pior desempenho, ao serem comparadas com crianças nascidas a termo4646. Gallo J, Dias KZ, Pereira LD, Azevedo MF, Souza LC. Avaliação do processamento auditivo em crianças nascidas pré-termo. J Soc Bras Fonoaudiol. 2011;23(2):95-101. https://doi.org/10.1590/S2179-64912011000200003
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. Observou-se, igualmente, que o MMN também apontou alterações, mostrando amplitude diminuída em grupos pré-termo, em relação aos grupos a termo3636. Jansson-Verkasalo E, Ceponiene R, Valkama M, Vainionpää L, Laitakari K, Alku P et al. Deficient speech-sound processing, as shown by the electrophysiologic brain mismatch negativity response, and naming ability in prematurely born children. Neurosci Lett. 2003;348(1):5-8. https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00641-4
https://doi.org/10.1016/S0304-3940(03)00...
.

Inúmeras pesquisas sugeriram a associação do DEL ao deficit de processamento auditivo. Na presente revisão, dois estudos44. Muniz CNR, Lopes DMB, Schochat E. Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(4):408-15. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08.022
https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.08....
,3232. Datta H, Shafer VL, Morr ML, Kurtzberg D, Schwartz RG. Electrophysiological indices of discrimination of long-duration, phonetically similar vowels in children with typical and atypical language development. J Speech Lang Hear Res. 2010;53(3):757-77. https://doi.org/10.1044/1092-4388(2009/08-0123)
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realizaram avaliação do MMN em crianças que apresentavam esse transtorno. A literatura forneceu evidência de que a discriminação de estímulos auditivos estaria comprometida em crianças com DEL4747. Fortunato-Tavares T, Rocha CN, Andrade CRFD, Befi-Lopes DM, Schochat E, Hestvik A, Schwartz RG. Processamento linguístico e processamento auditivo temporal em crianças com distúrbio específico de linguagem. Pro Fono. 2009;21(4):279-84. https://doi.org/10.1590/S0104-56872009000400003
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. Sendo assim, o baixo desempenho no processamento auditivo pode afetar habilidades de discriminar os sons de fala, o que poderia repercutir, consequentemente, na percepção e na produção de fala4848. McArhur GM, Bishop DVM. Which people with specific language impairment have auditory processing deficits? Cogn Neuropsychol. 2004;21(1):79-94. https://doi.org/10.1080/02643290342000087
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, aspecto fundamental para o desenvolvimento da linguagem infantil.

Estudos com o uso do MMN em crianças com fissura labiopalatina2727. Yang FF, McPherson B, Shu H, Xiao Y. Central auditory nervous system dysfunction in infants with non-syndromic cleft lip and/or palate. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2012;76(1):82-9. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10.005
https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2011.10...
,3838. Ceponiene R1, Haapanen ML, Ranta R, Näätänen R, Hukki J. Auditory sensory impairment in children with oral clefts as indexed by auditory event-related potentials. J Craniofac Surg. 2002;13(4):554-67. e que apresentavam otite média de repetição2121. Haapala S, Niemitalo-Haapola E, Raappana A, Kujala T, Suominen K, Kujala T et al. Effects of recurrent acute otitis media on cortical speech-sound processing in 2-year old children. Ear Hear. 2013;35(3):e75-83. https://doi.org/10.1097/AUD.0000000000000002
https://doi.org/10.1097/AUD.000000000000...
foram encontrados, mostrando a importância de tal investigação com uso de um método objetivo, pois a otite média e perda auditiva do tipo condutiva são patologias que ocorrem frequentemente nessa população, levando a um indicador de risco para alterações no processamento auditivo, linguagem, fala e aprendizado4949. Moraes TFD, Salvador KK, Cruz MS, Campos CF, Fenimam MR. Processamento auditivo em crianças com fissura labiopalatina com e sem história de otite. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):431-6. https://doi.org/10.1590/S1809-48722011000400005
https://doi.org/10.1590/S1809-4872201100...
.

Estudos envolvendo outras particularidades, como transtorno do espectro autista2121. Haapala S, Niemitalo-Haapola E, Raappana A, Kujala T, Suominen K, Kujala T et al. Effects of recurrent acute otitis media on cortical speech-sound processing in 2-year old children. Ear Hear. 2013;35(3):e75-83. https://doi.org/10.1097/AUD.0000000000000002
https://doi.org/10.1097/AUD.000000000000...
,3434. Kuhl PK, Coffey-Corina S, Padden D, Dawson G. Links between social and linguistic processing of speech in preschool children with autism: behavioral and electrophysiological measures. Dev Sci. 2005;8(1):F1-12. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004.00384.x
https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2004...
, TDAH1919. Romero ACL, Capellini SA, Frizzo AC. Cognitive potential of children with attention deficit and hyperactivity disorder. Braz J Otorhinolaryngol. 2013;79(5):609-15. https://doi.org/10.5935/1808-8694.20130109
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, depressão3535. Lepstö T, Soininen M, Ceponiene R, Almqvist F, Näätänen R, Aronen ET. Auditory event-related potential indices of increased distractibility in children with major depression. Clin Neurophysiol. 2004;115(3):620-7. https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10.020
https://doi.org/10.1016/j.clinph.2003.10...
, isolamento social3737. Bar-Haim Y1, Marshall PJ, Fox NA, Schorr EA, Gordon-Salant S. Mismatch negativity in socially withdrawn children. Biol Psychiatry. 2003;54(1):17-24. https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00175-6
https://doi.org/10.1016/S0006-3223(03)00...
, afasia3939. Holopainenn IE, Korpilahti P, Juottonen K, Lang H, Sillanpää M. Attenuated auditory event-related potential (mismatch negativity) in children with developmental dysphasia. Neuropediatrics. 1997;28(5):253-56. https://doi.org/10.1055/s-2007-973709
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e gagueira3131. Kaganovich N, Wray AH, Weber-Fox C. Non-linguistic auditory processing and working memory update in pre-school children who stutter: an electrophysiological study. Dev Neuropsychol. 2010;35(6):712-36. https://doi.org/10.1080/87565641.2010.508549
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, encontrados nesta revisão, evidenciaram a variedade de aplicações com o uso do MMN em crianças, não apenas em questões auditivas e de processamento auditivo, sendo esse procedimento capaz, portanto, de promover maior conhecimento e precisão diagnóstica em diversas áreas da prática clínica.

Por meio da avaliação da escala PEDro1818. Shiwa SR, Costa LOP, Moser ADL, Aguiar IC, Oliveira LVF. PEDro: a base de dados de evidências em fisioterapia. Fisioter Mov. 2011;24(3):523-33. https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300017
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, observou-se que poucos artigos atendiam aos critérios do checklist, principalmente quanto aos itens de validade interna. Desta forma, a pontuação geral dos estudos foi bastante baixa, pelo fato de as pesquisas não realizarem avaliação e participação dos indivíduos de forma cega, alocação secreta dos sujeitos e distribuição aleatória dos grupos. Apesar das limitações relatadas, foi possível alcançar o objetivo deste estudo, ou seja, conhecer as diversas aplicabilidades do MMN na população infantil.

CONCLUSÃO

Apesar da grande variabilidade envolvida nas medidas de realização do MMN e das limitações para generalização dos dados encontrados, existe uma ampla possibilidade de utilização clínica desse potencial evocado auditivo na população infantil, principalmente no que tange a aspectos de linguagem oral e escrita.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017

Histórico

  • Recebido
    21 Dez 2016
  • Aceito
    26 Abr 2017
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