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A pandemia de COVID-19 e a regulamentação do atendimento remoto no Brasil: novas oportunidades às pessoas com dor crônica

Senhor editor,

O cenário mundial de rápida disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2, causador da COVID-19) vem trazendo impactos significativos na economia e na saúde. Com o objetivo de diminuir a velocidade de transmissão do vírus e preservar a capacidade de funcionamento dos sistemas de saúde, medidas restritivas como o distanciamento social foram adotadas em diversos países(11 Anderson RM, Heesterbeek H, Klinkenberg D, Hollingsworth TD. How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic? Lancet. 2020;395(10228):931-4.,22 Association WH. COVID-19 Strategic Preparedness and Response Plan. Operational Planning Guidelines to Support Country Preparedness and Response. 2020.). No Brasil, a doença vem se alastrando por todas as regiões(33 WHO WHO. Coronavirus disease (COVID-19) situation reports. 2020. Available from: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports.
https://www.who.int/emergencies/diseases...
,44 Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. The Brazilian health system: history, advances, and challenges. Lancet. 2011;377(9779):1778-97.). Apesar das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país tem se colocado em posição delicada na luta contra a maior condição sanitária da atualidade pelas dificuldades em instituir as medidas protetivas recomendadas(55 Dyer O. Covid-19: Brazil's president rallies supporters against social distancing. BMJ. 2020;369:m1589.,66 Lanced T. COVID-19 in Brazil: "So what?". Lancet. 2020;395(10235):1461.). O Sistema Único de Saúde (SUS) e o sistema de saúde suplementar, assim como a economia do país, vem sofrendo os impactos significativos da pandemia. A pandemia de 2020 também trouxe à tona a precarização dos serviços assim como as barreiras de acesso à saúde já conhecidas por uma parcela dos brasileiros(44 Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. The Brazilian health system: history, advances, and challenges. Lancet. 2011;377(9779):1778-97.,77 Victora CG, Barreto ML, do Carmo Leal M, Monteiro CA, Schmidt MI, Paim J, et al. Health conditions and health-policy innovations in Brazil: the way forward. Lancet. 2011;377(9782):2042-53.).

A instalação de medidas protetivas como restrição de circulação e distanciamento social fizeram com que alguns serviços de saúde como as consultas ambulatoriais e as cirurgias eletivas fossem suspensos. Como consequência, milhares de pessoas, incluindo aquelas que sofrem com dores crônicas, encontraram ainda mais dificuldades para acessar as equipes de saúde e os centros de reabilitação(88 Eccleston C, Blyth FM, Dear BF, Fisher EA, Keefe FJ, Lynch ME, et al. Managing patients with chronic pain during the COVID-19 outbreak: considerations for the rapid introduction of remotely supported (eHealth) pain management services. Pain. 2020;161(5):889-93.,99 Miller G. Social distancing prevents infections, but it can have unintended consequences. ScienceMag. 2020.). Para essa população, a ausência de tratamento ou sua descontinuação pode ser seguida por uma piora significativa dos sintomas, incapacidades e consequentemente maiores implicações sociais e econômicas para os sistemas de saúde(99 Miller G. Social distancing prevents infections, but it can have unintended consequences. ScienceMag. 2020.). A alta prevalência da dor crônica e os altos custos diretos e indiretos disparam mais um alarme em meio ao cenário atual(1010 Park PW, Dryer RD, Hegeman-Dingle R, Mardekian J, Zlateva G, Wolff GG, et al. Cost burden of chronic pain patients in a large integrated delivery system in the United States. Pain Pract. 2016;16(8):1001-11.). Nesse contexto, as iniciativas de oferta de serviços de saúde de forma remota, como a telessaúde, representam um meio alternativo para a atenção à saúde capazes de superar barreiras geográficas e de acesso, garantindo a participação, a continuidade e o monitoramento de pacientes com dores crônicas(88 Eccleston C, Blyth FM, Dear BF, Fisher EA, Keefe FJ, Lynch ME, et al. Managing patients with chronic pain during the COVID-19 outbreak: considerations for the rapid introduction of remotely supported (eHealth) pain management services. Pain. 2020;161(5):889-93.,1111 Lupton D. Critical perspectives on digital health technologies. Sociology Compass. 2014;8(12):1344-59.).

A telessaúde é definida como a entrega de modalidades de tratamento usando tecnologias digitais e de telecomunicações(1212 Tuckson RV, Edmunds M, Hodgkings ML. Telehealth. N Engl J Med. 2017;377(16);1585-92.). Segundo a OMS(1313 Dantas LO, Barreto RPG, Ferreira CHJ. Digital physical therapy in the COVID-19 pandemic. Braz J Phys Ther. 2020;1. pii:S1413-3555(20)30402-0. [Epub ahead of print].), a telessaúde pode ser fornecida por profissionais de saúde para a troca de informações necessárias para diagnóstico, autocuidado, tratamento e prevenção de doenças e lesões, assim como mecanismo de pesquisa, avaliação e estratégias de educação continuada(1414 eHealth WHOGOf. Telemedicine: opportunities and developments in Member States: report on the second global survey on eHealth. Geneva: World Health Organization; 2010.). Um ponto importante que merece destaque na telessaúde para a realidade brasileira envolve a diminuição das barreiras geográficas, sociais e econômicas facilitando o acesso a serviços especializados e a intervenções baseadas em evidências de alta qualidade(1212 Tuckson RV, Edmunds M, Hodgkings ML. Telehealth. N Engl J Med. 2017;377(16);1585-92.). No entanto, até o início de 2020, a telessaúde não contava com regulamentação específica no Brasil, sendo orientada apenas para a realização de teleconsultoria, telediagnóstico e educação continuada dentro do SUS, nas equipes de Estratégia de Saúde da Família com o Telessaúde Brasil Redes (Portaria nº 2.546, 27 de outubro de 2011)(1515 Saúde Md. Portaria n2.546 de 27 de outubro de 2011. Redefine e amplia o Programa Telessaúde Brasil, que passa a ser denominado Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes (Telessaúde Brasil Redes) 2011. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2546_27_10_2011.html.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis...
). Tais modalidades enfatizam o suporte dos profissionais de saúde, sem autorizar interação profissional-paciente através das tecnologias digitais e de telecomunicações.

O surto do novo coronavírus e as urgências de atenção à saúde decorrentes da pandemia impulsionaram a regulamentação em caráter emergencial por conselhos de diversas profissões da saúde. No entanto, apesar do avanço com as regulamentações, não houve orientações suficientes para a correta implementação por parte dos profissionais e muito menos a avaliação das necessidades e capacidade de acesso a essa tecnologia por parte da nossa população para ótima estabelecimento dessa modalidade no Brasil(1313 Dantas LO, Barreto RPG, Ferreira CHJ. Digital physical therapy in the COVID-19 pandemic. Braz J Phys Ther. 2020;1. pii:S1413-3555(20)30402-0. [Epub ahead of print].,1616 Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional C. RESOLUÇÃO Nº 516, DE 20 DE MARÇO DE 2020 - Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria 2020. Available from: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825.
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,1717 Saúde Md. Lei nº 13.989, de 15 de abril de 2020. Dispõe sobre o uso da telemedicina durante a crise causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). 2020.).

Especificamente às pessoas com dor crônica, a telessaúde pode ser um recurso em potencial uma vez que as evidências atuais demostram os benefícios das estratégias de automanejo que incluem o retorno às atividades, a prática de atividades físicas, as mudanças comportamentais e o conhecimento adequado sobre a dor(1818 Lin I, Wiles L, Waller R, Goucke R, Nagree Y, Gibberd M, et al. What does best practice care for musculoskeletal pain look like? Eleven consistent recommendations from high-quality clinical practice guidelines: systematic review. Br J Sports Med. 2020;54(2):79-86.

19 Lotze M, Moseley GL. Theoretical considerations for chronic pain rehabilitation. Phys Ther. 2015;95(9):1316-20.
-2020 Ballantyne JC, Sullivan MD. Intensity of chronic pain--the wrong metric? N Engl J Med. 2015;373(22):2098-9.). Entretanto, a implementação da telessaúde exigirá uma mudança de paradigma tanto por parte do profissional de saúde quanto do paciente. O primeiro deve estar atento a medidas que auxiliem o paciente a alcançar seus objetivos e o segundo deve estar pronto para um comportamento mais ativo no seu tratamento e adotar modificações na sua vida(1818 Lin I, Wiles L, Waller R, Goucke R, Nagree Y, Gibberd M, et al. What does best practice care for musculoskeletal pain look like? Eleven consistent recommendations from high-quality clinical practice guidelines: systematic review. Br J Sports Med. 2020;54(2):79-86.). Ao adotar esse novo paradigma é possível que haja uma diminuição da demanda por serviços de saúde (overutilization), mas também de procedimentos desnecessários (low-value practice).

O surgimento de novas modalidades em saúde sempre irá levantar novas questões que ainda deverão ser respondidas pela ciência como efetividade, efeitos adversos, custo-efetividade, taxa de adesão e abandono do tratamento, o perfil do usuário, a responsabilidade do armazenamento e segurança de dados, assim como as preferências de utilização pelos profissionais e pacientes. Embora promissora, a telessaúde só poderá se expandir pelo Brasil de forma homogênea quando estivermos dispostos a ouvir as reais necessidades da população e pudermos contribuir para a adoção de mais autonomia do paciente frente ao entendimento da saúde em suas esferas individual e pública.

Atenciosamente,

REFERENCES

  • 1
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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2020
  • Data do Fascículo
    Jan-Mar 2020
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