SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online

PRESS RELEASE

BOCCOLINI, Cristiano Siqueira; CARVALHO, Márcia Lazaro de; OLIVEIRA, Maria Inês Couto de  e  BOCCOLINI, Patricia de Moraes Mello. O papel do aleitamento materno na redução das hospitalizações por pneumonia em crianças brasileiras menores de 1 ano. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2011, vol.87, n.5, pp. 399-404. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572011000500006.



 

O aleitamento materno reduz as hospitalizações por pneumonia em crianças brasileiras menores de 1 ano

 

 

Cristiano Siqueira Boccolini; Márcia Lázaro de Carvalho; Maria Inês Couto de Oliveira; Patricia de Moraes Mello Boccolini

 

 

Pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Federal Fluminense e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro concluíram que o aleitamento materno reduz o número de hospitalizações por pneumonias entre as crianças brasileiras menores de 1 ano de vida.

O estudo faz parte da tese de doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, que está sendo desenvolvida pelo sanitarista Cristiano Siqueira Boccolini, e seu objetivo é avaliar a relação entre o aleitamento materno e as internações hospitalares por pneumonia entre crianças com menos de 1 ano de vida em todas as capitais brasileiras e Distrito Federal no ano de 2008, tendo em vista evidenciar a importância das políticas de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno no Brasil.

Os dados desse estudo publicado no Jornal de Pediatria em 2011 foram obtidos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), e foram referentes a todas as crianças nascidas em 2008 nas capitais brasileiras e Distrito Federal. Os resultados obtidos da observação de 642.792 crianças permitem afirmar que nas capitais onde maior proporção das crianças eram amamentadas exclusivamente até os 6 meses, e o aleitamento materno persistia até os 12 meses de vida, houve uma diminuição pela metade das taxas médias esperadas de internação hospitalar por pneumonia.

Os autores concluem que a promoção, proteção e apoio do aleitamento materno entre a população pode resultar na redução das internações hospitalares e dos gastos em saúde pública no âmbito do Sistema Único de Saúde.

 

 

Contato
Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / R. Leopoldo Bulhões, 1480 – Sala 809 / Manguinhos / CEP 21041-210 / Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Tel: (21) 2598-2428
E-mail: cristianoboccolini@yahoo.com.br