SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online

PRESS RELEASE

KUNZLER, Lia Silvia  and  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Cognitive therapy: using a specific technique to improve quality of life and health. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2013, vol.30, n.2, pp. 267-274. ISSN 0103-166X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2013000200013.



 

Pense saudável para melhorar a qualidade de vida

 

 

Em artigo publicado na revista Estudos de Psicologia da PUC- Campinas, volume 30, número 2, pesquisadoras da Universidade de Brasília demonstraram que uma técnica específica de Terapia Cognitiva - denominada "Tomada de Decisão e Qualidade de Vida" - pode ser empregada para promover saúde e qualidade de vida.

Diante de alguma meta desafiante para um indivíduo, propõe-se a adoção de um recurso ilustrativo que favorece reflexões: "Quais são as emoções, os pensamentos e os comportamentos não saudáveis e saudáveis nesta situação?" "Qual é a forma flexível de lidar com esta situação?"; "Como é que eu gostaria de estar?"; "O que é que eu posso experimentar?"; "O que é que eu diria para um amigo pensar e fazer e como ele se sentiria nestas circunstâncias?".

A Terapia Cognitiva ensina ao indivíduo que existe mais de uma maneira de ver uma situação e que o ponto de vista de uma pessoa é antes de tudo uma questão de escolha. Ou seja, é possível reestruturar o pensamento e mudar comportamentos.  No estudo realizado com servidores de uma instituição de ensino superior, Lia Silvia Kunzler e Tereza Ferreira de Araujo verificaram ganhos significativos em diferentes esferas da qualidade de vida, desde o plano físico até o plano psicossocial. 

A intervenção psicológica organizada em 12 sessões semanais, em grupos de 8 a 10 pessoas, possibilita a redução de comportamentos não saudáveis, além de assegurar a manutenção e a ampliação de comportamentos identificados como saudáveis por cada participante. A técnica revelou-se eficaz e de baixo custo. Desafios bastante comuns como relacionar-se bem com os outros, estudar, controlar emoções, melhorar o autocuidado foram atingidos pela maioria daqueles que aderiram à técnica "Tomada de Decisão e Qualidade de Vida" - foto em anexo.

 

 

Contato:
Lia Silvia Kunzler
Universidade de Brasília
E-mail: lia.kunzler@gmail.com
Fone: +55 (61) 8116 - 4800