SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online

PRESS RELEASE

LEITAO, Cintia Camurça Fernandes et al. Goat ovarian follicles express different levels of mRNA for inhibin-ßA subunit and activin-A stimulates secondary follicle growth in vitro. Cienc. Rural [online]. 2013, vol.43, n.1, pp. 107-113.  Epub 22-Nov-2012. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012005000140.



 

Pesquisa estuda processo de maturação oocitária de folículos ovarianos caprinos

 

 

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, em Sobral, demonstraram que os folículos ovarianos caprinos expressam diferentes níveis de RNAm para a subunidade βA da inibina, e a ativina-A promove o crescimento de folículos secundários in vitro. O estudo foi publicado no periódico Ciência Rural, v.43, n.1, de Janeiro de 2013.

Os pesquisadores realizaram um experimento com folículos secundários cultivados por seis dias. Durante esse período, eles avaliaram os efeitos da ativina-A (100ng mL-1) e/ou hormônio folículo estimulante (FSH, 50ng mL-1) sobre o crescimento e a expressão do RNAm para inibina-βA e receptores de FSH (FSH-R). Os resultados mostram que a expressão de inibina-βA é menor em folículos secundários do que em folículos primários e é maior em grandes folículos antrais se comparados aos pequenos folículos antrais. A ativina-A e/ou FSH promoveu o crescimento de folículos secundários in vitro. O FSH aumentou os níveis de RNAm para inibina-βA, enquanto a ativina-A aumentou os níveis de RNAm para FSH-R.

O estudo fisiologia ovariana em mamíferos e da maturação oocitária tem grande importância devido ao baixo rendimento do ovário mamífero, que libera poucos oócitos viáveis para a fecundação. Além disso, o pesquisador José Roberto Viana Silva salienta que a avaliação dos níveis de RNAm para fatores importantes para a maturação oocitária, como a inibina-βA, auxilia a compreender os processos de maturação e de desenvolvimento embrionário inicial.

De acordo com José Roberto Viana Silva, o estudo desenvolvido abre inúmeras possibilidades para o campo de reprodução animal. “Com a pesquisa, obtivemos informações úteis para o desenvolvimento de um sistema de cultivo que viabilize a maturação in vitro de milhares de oócitos presentes nos ovários de mamíferos. Isso pode ser utilizado futuramente para a produção de embriões a partir de animais de alto valor zootécnico ou em vias de extinção”, relata ele.

 

Pesquisador:
José Roberto Viana Silva

E-mail: jrvsilva@ufc.br
Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina de Sobral
Avenida Comandante Maurocelio Rocha Ponte , 100.
Derby
62042-280 - Sobral, CE - Brasil
Telefone: (88) 36118000
Ramal: 203
Fax: (88) 36118000