SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online

PRESS RELEASE

CANESQUI, Ana Maria  and  BARSAGLINI, Reni Aparecida. Apoio social e saúde: pontos de vista das ciências sociais e humanas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2012, vol.17, n.5, pp. 1103-1114. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000500002.



 

Artigo analisa as literaturas internacional e nacional sobre apoio social e saúde

 

 

A edição do mês de maio da Revista Ciência & Saúde Coletiva traz como tema central o apoio social em prol da promoção da saúde. A partir do ponto de vista de diversos autores, o tema é discutido com diferentes abordagens, começando com o artigo debate "Apoio social e saúde: ponto de vista das ciências sociais e humanas". As autoras Ana Maria Canesqui, editora convidada desta edição, e Reni Aparecida Barsaglini analisam os temas e as abordagens teórico-conceituais do apoio social nos artigos de importantes periódicos internacionais de ciências sociais e de medicina e nacionais de Saúde Coletiva/Saúde Pública no período 1983-2005.

O artigo mapeia os assuntos e suas relações com a saúde/doença/atenção, acrescentando discussão conceitual à luz de abordagens das ciências sociais identificadas nos textos selecionados. As autoras explicam que, sob abordagens simultâneas, macro e micro-analíticas, o apoio social pode ser visto como um tipo de prestação de ajuda que repousa, de um lado nos intercâmbios, obrigações e padrões de reciprocidades entre indivíduos, grupos, famílias e instituições. De outro, o dar, receber e retribuir apoio influenciam e são influenciados pelas mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais que afetam as transformações das sociedades modernas.

As autoras comentam que as teorias mais identificadas na literatura internacional foram as psicossociais, centradas no estresse e seus derivantes; as sistêmicas de natureza funcionalista enfatizando a integração e a coesão social; e diferentes tipos de construtivismo centrados na percepção do apoio social segundo a psicologia cognitiva, entre outros. Em comparação, a literatura nacional é bastante restrita, mas há interlocução entre ambas.

Canesqui e Barsaglini também discutem a proposta da literatura nacional de incluir o apoio social na política de proteção social das organizações não governamentais que têm o objetivo de estimular as práticas solidárias nos grupos socialmente fragilizados e vulneráveis, como meio de participação social, exercício da cidadania e da democracia.

 

O artigo "Apoio social e saúde: pontos de vista das ciências sociais e humanas" foi publicado na Revista Científica Ciência & Saúde Coletiva (Vol.17, N° 5, Rio de Janeiro, Maio 2012), editada pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO)

 

Ana Maria Canesqui
canesqui@uol.com.br
Departamento de Medicina Preventiva e Social, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, SP