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PRESS RELEASE

Ciênc. saúde coletiva vol.18 no.6 Rio de Janeiro June 2013



 

Trabalho e Educação em Saúde: tendências e perspectivas

 

 

A edição 18.6 de junho de 2013 da revista Ciência e Saúde Coletiva focaliza o tema "Trabalho e Educação em Saúde: tendências e perspectivas". Este número reúne contribuições de importantes pesquisadores das áreas de economia, antropologia, educação, saúde e gestão que fazem uma inflexão sobre o momento atual do mundo do trabalho, olhando-o através da janela da formação de profissionais e dos trabalhadores do setor. O número temático se inicia com um debate importante sobre as tendências da produção científica de 1990 a 2010 sobre o tema central da revista. Os autores desse texto constataram expressivo aumento de artigos, teses, dissertações e, mais ultimamente, de Observatórios de Recursos Humanos, implantados em instituições de ensino e serviço de saúde nas várias regiões do país, o que mostra o crescimento da relevância do tema no nível acadêmico.

O conjunto dos trabalhos temáticos está distribuído em dois blocos. Os artigos incluídos no primeiro bloco abordam o processo de reestruturação produtiva e a recomposição do trabalho e do emprego na área de saúde; o processo de expansão da oferta de serviços de saúde em direção à universalização do acesso e suas repercussões nas características atuais da força de trabalho em saúde; o impacto da reestruturação produtiva na prestação de serviços públicos de saúde no Brasil; a desregulamentação dos direitos trabalhistas e a organização dos trabalhadores da saúde; as políticas de incorporação da força de trabalho pelo governo federal; os problemas da gestão do trabalho em saúde e a relação entre trabalho, qualificação e reconhecimento, problematizando a construção da subjetividade dos trabalhadores da saúde.

O segundo bloco focaliza a formação de pessoal em saúde. A ênfase é dada à análise de implantação dos cursos de graduação em Saúde Coletiva e do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Mas nele são tratados também os fundamentos teóricos das práticas educacionais na área de saúde, da formação docente e do atual debate político-acadêmico sobre mudanças no modelo de formação.

Além dos artigos temáticos, este número apresenta outros textos que abordam pesquisas e discussões sobre sexualidade, reprodução, saúde do trabalhador, saúde mental, além de dois artigos de revisão: um sobre estresse parental em famílias de crianças com paralisia cerebral; e o outro sobre retardo mental familiar. A resenha, ao final da edição, vai ao encontro da temática central, abordando uma aprofundada discussão do ensino, da pesquisa, da formação e das publicações em Ciências Sociais e Saúde no Brasil.

 

Maria Cecília de Souza Minayo
Editora-Chefe
E-mail: cecilia@claves.fiocruz.br

Luiza Galhano
Jornalista da Revista Ciência & Saúde Coletiva