SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online

PRESS RELEASE

Ciênc. saúde coletiva vol.18 no.9 Rio de Janeiro Sept. 2013



 

Finitude, morte e luto: temas negligenciados na área de saúde

 

 

A edição 18.9 (setembro/2013) da Revista Ciência & Saúde Coletiva tem como tema central "Finitude, morte e luto", assuntos geralmente negligenciados nos estudos, nas pesquisas e na formação dos profissionais de saúde. Numa área tradicionalmente marcada pela promoção da vida e prevenção das doenças, a ideia de finitude e morte costuma aparecer como uma contradição à fantasia da imortalidade. Esta edição, que é fruto de uma chamada pública, apresenta 30 textos originais de investigadores dos mais diferentes locais do país e de autores espanhóis e latino-americanos. Do ponto de vista disciplinar e profissional, há artigos de enfermeiros, médicos, sanitaristas, psicólogos, antropólogos, sociólogos, nutricionistas, assistentes sociais e operadores do direito.

Uma parte dos artigos trata dos cuidados com as pessoas que estão em estado terminal da vida, do trabalho dos cuidadores, do processo de comunicação sobre a situação próxima da morte e do aporte que essa experiência traz para os profissionais e os familiares. Outro conjunto de textos trata do processo de morrer, do momento da morte e das dificuldades que profissionais e familiares enfrentam nessas circunstâncias. Alguns artigos abordam também os ritos e meios de que a sociedade dispõe para facilitar a vivência do luto.

Por que é importante que a saúde coletiva e a própria sociedade discutam esses temas? Porque ele trata da realidade mais insofismável do ser humano. Pois morrer com dignidade, assistido corretamente pelos familiares e em todas as instâncias do SUS é tão importante como receber os cuidados necessários para preservar a saúde e prosseguir na jornada sempre finita e provisória que é nosso tempo aqui na terra.

 

 

Contato:
Maria Cecília de Souza Minayo
Editora Chefe
Email: cecilia@claves.fiocruz.br

Luiza Gualhano
Jornalista da Revista Ciência & Saúde Coletiva