SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online

PRESS RELEASE

Ciênc. saúde coletiva vol.18 no.12 Rio de Janeiro Dec. 2013



 

Envelhecimento: bônus demográfico e desafio para o setor saúde

 

 

A edição 18.12 de dezembro de 2013 da Revista Ciência & Saúde Coletiva intitulada: “Envelhecimento: bônus demográfico e desafio para o setor saúde” se inicia com um instigante editorial da demógrafa Ana Amélia Camarano que fala do significado do veloz e acelerado crescimento da população idosa para o país. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD/2012), o Brasil já conta hoje com 24.800.000 de homens e mulheres idosos, o grupo que mais cresce dentre todas as faixas etárias. Esse aumento vertiginoso se deve à combinação de vários fatores: queda da fecundidade, redução da mortalidade infantil, universalização dos cuidados com a saúde, novas tecnologias médicas, melhorias na educação, na renda e nas condições de vida – apesar do imenso fosso de desigualdades e de mazelas sociais e ambientais que o país carrega quase como uma fatalidade.

Este número temático ressalta esse “bônus demográfico” para mostrar os desafios que o setor saúde tem pela frente, uma vez que 90% da população acima de 60 anos tem apenas o SUS a quem recorrer. São 13 artigos temáticos que tratam do envelhecimento ativo e positivo, dos cuidados alimentares, da qualidade de vida mesmo com algum tipo de enfermidade, das doenças crônicas e degenerativas, das comorbidades e da perda de autonomia e capacidade funcional.

Os textos mostram que embora a população idosa brasileira em sua maioria seja saudável, o grupo que tem múltiplas dependências e comorbidades ou que vive em situação de extrema pobreza é o que mais sofre e precisa de cuidados. Porém, apesar dos belos documentos oficiais sobre o dever de proteger e de cuidar desse grupo populacional, ainda faltam consciência, formação, equipamentos e ações concretas que demonstrem algum tipo de prioridade. É preciso cair a ficha dos gestores e profissionais de saúde para a realidade irreversível do aumento acelerado do número de pessoas idosas no Brasil que precisarão cada vez mais de uma assistência de qualidade e adequada!

 

 

Maria Cecília de Souza Minayo - Editora-chefe: cecília@claves.fiocruz.br
Luiza Gualhano - Assessora de Comunicação Social