Acessibilidade / Reportar erro
Dados, Volume: 62, Número: 1, Publicado: 2019
  • Diferenciais de Participação Laboral e Rendimento por Gênero e Classes de Renda: uma Investigação sobre o Ônus da Maternidade no Brasil Artigos Originais

    Muniz, Jerônimo Oliveira; Veneroso, Carmelita Zilah

    Resumo em Português:

    Resumo As desigualdades na distribuição de renda, assim como a influência do número de filhos sobre a participação de homens e mulheres no mercado de trabalho são assuntos pouco explorados no Brasil. Este artigo investiga o efeito da maternidade na probabilidade de a mulher estar ou não inserida no mercado de trabalho e mensura os diferenciais de rendimento entre homens e mulheres, por classes de renda, controlando-se pelo viés de seleção ocupacional, pelos diferenciais de capital humano e pelo número de crianças presentes no domicílio. Conclui-se que há severa penalidade materna para a inserção das mulheres pobres no mercado de trabalho, mas que a maternidade não é o principal fator que influencia o hiato sexual de rendimentos. Além disso, demonstra-se que a desigualdade de renda é favorável aos homens que se encontram nas classes baixa e média, mas não entre os mais ricos.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Les inégalités au sein de la partage des revenus, autant que l’influence du nombre d’enfants sur la participation des hommes et des femmes au marché de travail sont des sujets encore méconnus au Brésil. Cet article étudie l’effet de la maternité sur la probabilité des femmes d’être ou de ne pas être insérée au marché de travail, et mesure les écarts de revenus entre hommes et femmes, par les classes de revenu, selon l’égard de la sélection professionnelle, par des différentiels de capital humain, et par le nombre d’enfants présents à la maison. On a conclu que l’inclusion des femmes pauvres dans le marché de travail est très pénalisée pour les mères, mais que la maternité n’est pas le principal facteur qui influe à l’écart sexuel des revenus. En outre, on a démontré que l’inégalité des revenus est favorable aux hommes des classes inférieures et moyennes, mais pas aux plus riches.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las desigualdades a lo largo de la distribución de renta, así como la influencia del número de hijos sobre la participación de hombres y mujeres en el mercado laboral son asuntos poco explorados en Brasil. Este artículo investiga el efecto de la maternidad en la probabilidad de que la mujer esté o no incorporada al mercado laboral y mensura las diferencias de ingreso entre hombres y mujeres, por tipos de renta, controlado a partir de la selección ocupacional, las diferencias en el capital humano y el número de niños presentes en el domicilio. Se concluye que hay una severa penalidad materna para la inserción de las mujeres pobres en el mercado de trabajo, pero que la maternidad no es el principal factor que influye en la diferencia sexual de los ingresos. Además, se demuestra que la desigualdad en la renta es favorable a los hombres que se encuentran en las clases baja y media, pero no para los más ricos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Inequalities along the income distribution, as well as the influence of the number of children over men and women’s labour force participation, are scarcely explored themes in Brazil. This article investigates the influence of children on women’s labour force participation and quantifies the gender gap by income classes. Our estimates controls for selection biases into the labour force, and takes into account baseline differences in human capital and the number of children in the household. We conclude that there is a severe motherhood penalty for poor women’s participation in the labour market, but maternity is not the main factor influencing the gender gap. We also conclude that income inequalities favor men in the lowest and middle classes, but not among the richest.
  • Lealdade Democrática dos Partidos de Oposição na América Latina (1978-2010): Uma Explicação Institucionalista Artigos Originais

    Vairo, Daniela

    Resumo em Português:

    RESUMO A pergunta central deste artigo é: sob que condições os partidos de oposição latino-americanos são leais ou desleais para com a democracia? Procurando dar resposta a esta questão, espera-se contribuir para a construção de uma teoria da lealdade democrática da oposição partidária para a América Latina pós-ditadura militar (1978-2010). Para isso, é proposta uma definição operacional da lealdade da oposição partidária e se apresenta a distribuição por país. Depois, é formulado um modelo teórico simples sobre sua variação, cuja hipótese central é que a lealdade democrática da oposição partidária depende em grande medida do grau de inclusão/exclusão institucional que se enfrenta. Afirma-se que os desenhos institucionais mais inclusivos são acompanhados por oposições partidárias leais, enquanto os sistemas mais excludentes derivam em oposições mais desleais. A exclusão institucional é operacionalizada em três dimensões: o sistema eleitoral legislativo, os poderes presidenciais e a dispersão do poder institucional. Finalmente, são testadas as hipóteses específicas por meio da estimação de modelos estatísticos. A análise estatística mostra que duas das três principais hipóteses têm um poder explicativo importante, portanto, pode-se afirmar que, institucionalmente, sistemas mais excludentes estão associados a oposições desleais. Isto tem importantes implicações em termos de desenho institucional e regime democrático.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ La question centrale de cet article est ceci: Dans quelles conditions les partis d’opposition latino-américains sont-ils loyaux ou déloyaux envers la démocratie? Pour répondre, on vise contribuer à la construction d’une théorie de la loyauté démocratique dans le cadre des oppositions partisans à l’Amérique Latine après les années des dictatures militaires (1978-2010). Pour cela, on utilise une définition opérationnelle de la loyauté de l’opposition partisan et on y propose de présenter sa répartition par pays. Ensuite, un modèle théorique simple de sa variation est formulée, dont l’hypothèse centrale est que la loyauté démocratique de l’opposition partisan dépend grossement du degré d’inclusion/exclusion institutionnelle à laquelle elle est confrontée. Il est avancé que les conceptions institutionnelles plus inclusives sont accompagnées d’oppositions partisanes loyales, tandis que les systèmes plus exclusifs dérivent d’oppositions plus déloyales. L’exclusion institutionnelle marche dans trois dimensions: le système électoral législatif, les pouvoirs présidentiels et la dispersion du pouvoir institutionnel. Au bout, les hypothèses spécifiques sont testées par l’estimation de modèles statistiques. L’analyse statistique montre que deux des trois hypothèses principales ont un pouvoir explicatif important. On peut donc dire que, de manière plus institutionnelle, des systèmes plus exclusifs sont associés à des oppositions injustes. À ce regard, il y a des implications importantes concernant à la conception institutionnelle et au régime démocratique.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La pregunta central de este artículo es: ¿sobre qué condiciones los partidos de oposición latinoamericanos son leales o desleales para la democracia? Buscando dar respuesta a esta cuestión, se espera contribuir a la construcción de una teoría de la lealtad democrática de la oposición partidaria para América Latina, pos dictadura militar (1978-2000). Para eso, es propuesta una definición operacional de la lealtad de la oposición partidaria y se presenta la distribución por país. Después, es formulado un modelo teórico simple sobre su variación, cuya hipótesis central es que la lealtad democrática de la oposición partidaria depende en gran medida del grado de inclusión/exclusión a la que se enfrenta. Se afirma que los diseños institucionales más inclusivos son acompañados por oposiciones partidarias leales, mientras que los sistemas más excluyentes derivan en oposiciones más desleales. La exclusión institucional es operacionalizada en tres dimensiones: el sistema electoral legislativo, los poderes presidenciales y la dispersión del poder institucional. Finalmente, se testean las hipótesis específicas por medio de la estimación de modelos estadísticos. El análisis estadístico muestra que dos de las tres hipótesis tienen un poder explicativo importante, sin embargo, se puede afirmar que, institucionalmente, sistemas más excluyentes están asociados a oposiciones desleales. Esto tiene importantes implicaciones en términos del diseño institucional y de régimen democrático.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The main question of this article is: under what conditions are the Latin American opposition parties loyal or disloyal to democracy? Aiming to answer this question, we hope to contribute to the construction of a theory of the democratic loyalty of the opposition parties in Latin America after the military dictatorships (1978-2010). To achieve this goal, we propose an operational definition of the loyalty of the opposition parties, sorted out by countries. Next, we formulated a simple theoretical model of its variation, whose central hypothesis is that the democratic loyalty of the opposition parties depends to a large extent on the degree of institutional inclusion/exclusion it faces. It is argued that the more inclusive institutional designs are accompanied by loyal partisan oppositions, while the more exclusive systems result in more disloyal oppositions. Institutional exclusion is operationalized in three dimensions: the legislative electoral system, the presidential powers and the dispersion of institutional power. Finally, specific hypotheses are tested through the estimation of statistical models. Statistical analysis shows that two out of the three main hypotheses have important explanatory powers, so it can be said that, from the institutional point of view, systems that are more exclusive can be associated with unfair oppositions. This fact has important implications in terms of institutional design and democratic regime.
  • O Mercado da Soja no Sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma Análise das Relações entre Produtores Rurais e Empresas a partir da Sociologia Econômica Artigos Originais

    Wesz Junior, Valdemar João

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar a forma com que são construídas e mantidas as relações comerciais entre as empresas e os produtores de soja no sudeste Mato-Grossense (Brasil), valendo-se da sociologia econômica como principal abordagem teórico-metodológica. Para tanto, conciliou-se um amplo conjunto de técnicas de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, como revisão bibliográfica, análise estatística, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados apontam que apesar de a soja se caracterizar como um mercado padronizado, com preço estabelecido internacionalmente, pautada em um comércio global, dominada por empresas transnacionais e com expressiva participação dos grandes proprietários rurais, isto não significa que esse mercado esteja protegido das dinâmicas locais e imune à influência e interferência das questões sociais, históricas, políticas e culturais. Apesar do preço do produto, das condições de pagamento, dos prazos etc. serem fatores condicionantes da transação mercantil, em muitas situações eles não são os elementos determinantes dessas relações, que perpassa o histórico de relacionamento, confiança, amizade, vínculos familiares, reciprocidade, valores morais, reputações etc.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ L’objectif de ce travail est d’analyser la manière dont les relations commerciales entre les entreprises et les producteurs de soja de la région sud-est du Mato Grosso (Brésil) sont construites et maintenues, en utilisant la sociologie économique comme principale approche théorique et méthodologique. Pour cela, un large éventail de techniques de recherche qualitatives et quantitatives telles que la révision bibliographique, l’analyse statistique, les entretiens semi-structurés et l’observation des participants ont été employées. Les résultats montrent que, bien que le soja soit caractérisé comme un marché bien regré, avec un prix établi au niveau international, basé sur un commerce mondial, dominé par des sociétés transnationales et avec une participation importante de grands propriétaires rurales, cela ne signifie pas que ce marché est protégé des dynamiques locales ou soit à l’abri de l’influence et de l’interférence de questions sociales, historiques, politiques et culturelles. Malgré le prix du produit, les conditions de paiement, les délais etc. dans de nombreuses situations, ils ne sont pas les ultimes déterminants de ces relations, qui traversent l’histoire des rapproches personnels, de la confiance, de l’amitié, des liens familiaux, de la réciprocité, des valeurs morales, de la réputation etc.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este trabajo es analizar la forma en la que son construidas y mantenidas las relaciones comerciales entre las empresas y los productores de soya en el Sudeste de Mato Grosso (Brasil), usando la sociología económica como principal abordaje teórico metodológico. Para este propósito, se concilió un amplio conjunto de técnicas de investigación de naturaleza cualitativa y cuantitativa, como la revisión bibliográfica, el análisis estadístico, entrevistas semiestructuradas y observación participante. Los resultados apuntan que pese a que la soya se caracteriza como un mercado padronizado, con precio establecido internacionalmente, pautada en un comércio global, dominada por empresas transnacionales y con expresiva participación de los grandes propietarios rurales, esto no significa que ese mercado se encuentre protegido de las dinámicas locales o que sea inmune a la influencia e interferencia de las cuestiones sociales, históricas, políticas y culturales. A pesar de que el precio del producto, las condiciones de pago, los plazos etc. son factores condicionantes de la transacción mercantil, en muchas situaciones estos no son los elementos determinantes de esas relaciones, que atraviesan el histórico de relación, confianza, amistad, vínculos familiares, reciprocidad, valores morales, reputaciones etc.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The goal of this work is to analyze the way commercial relations between companies and soybean producers in South-East Mato Grosso (Brazil) are built and maintained, using Economic Sociology as the main theoretical-methodological approach. Thus, a broad set of qualitative and quantitative research techniques such as bibliographic review, statistical analysis, semi-structured interviews, and participant observation were included. The results show that, although soybeans are characterized as a standardized market, with an internationally established price, based on a global trade dominated by transnational corporations and with significant participation of large landowners, it does not mean that this market is protected from local dynamics and immune to the influence and interference of social, historical, political and cultural issues. Although the price of the product, the terms of payment, the deadlines are conditioning factors of the commercial transactions, in many situations they are not the determining elements of these relationships, which pervades the history of relationships, trust, friendships, family ties, reciprocity, moral values, reputations etc.
  • Organização e Ideologia nos Partidos da América Latina: uma Aproximação da Hipótese de Michels Artigos Originais

    Oliveira, Augusto Neftali Corte de

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir da análise fundadora de Michels, procura-se compreender as relações entre a organização interna dos partidos e suas características ideológicas. Esta pesquisa apresenta uma abordagem da lei de ferro da oligarquia para a América Latina. Nela, a lei de ferro é apreendida como a tendência para moderação ideológica entre os partidos que se tornam organizacionalmente mais complexos. A pesquisa engloba 62 partidos que participaram de 49 eleições presidenciais em 12 países da América Latina entre 1998 e 2015. A dimensão organizacional é mensurada por meio do tempo de funcionamento do partido e tamanho de suas bancadas parlamentares. A ideologia programática é apreendida por meio de análise de conteúdo dos programas de governo das eleições presidenciais. A pesquisa permite observar que o conjunto de agremiações de esquerda comporta-se conforme o predito pela lei de ferro. O aspecto organizacional não é suficiente para explicar, sozinho, as razões da mudança ideológica. Aparece, contudo, no cômputo de recursos e circunstâncias que permitem e restringem as estratégias disponíveis aos líderes partidários na busca pelo poder. Na medida em que reforça a permanência da lei de ferro da oligarquia como elemento explicativo das ideologias partidárias, a pesquisa também avança na compreensão do fenômeno partidário latino-americano.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ De l’analyse fondatrice de Michels, on cherche à comprendre les relations entre l’organisation interne des partis et leurs caractéristiques idéologiques. Cette recherche présente une approche de la loi de fer de l’oligarchie pour l’Amérique Latine. Dans ce cadre, la loi de fer est perçue comme une tendance à la modération idéologique parmi les Partis qui deviennent organisationnellement plus complexes. L’enquête englobe 62 partis qui ont participé à 49 élections présidentielles dans 12 pays de l’Amérique Latine entre 1998 et 2015. La dimension organisationnelle est mesurée par la durée de ses fonctions et de la quantité de ses représentants parlementaires. L’idéologie programmatique est appréhendée à travers l’analyse du contenu des programmes du gouvernement pour l’élection présidentielle. La recherche montre que l’ensemble des associations de la gauche se comporte comme prévu par la loi de fer. L’aspect organisationnel ne suffit pas pour expliquer les raisons du changement idéologique. Cela apparaît toutefois dans le calcul des ressources et des circonstances qui permettent et restreignent les stratégies disponibles pour les leaders partisans dans la quête du pouvoir. Dans la mesure où elle renforce la permanence de la loi de fer de l’oligarchie en tant qu’élément explicatif des idéologies des partis, cette recherche permet également de mieux comprendre le phénomène des partis politiques latino-américains.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN A partir del análisis fundador de Michels, se busca comprender las relaciones entre la organización interna de los partidos y sus características ideológicas. Esta investigación presenta un abordaje de la ley de hierro de la oligarquía para América Latina. La ley de hierro es aprehendida como la tendencia para la moderación ideológica entre los partidos que se vuelven organizacionalmente más complejos. La investigación engloba 62 partidos que participaron de 49 elecciones presidenciales en 12 países de América Latina entre 1998 y 2015. La dimensión organizacional es mensurada por medio del tiempo de funcionamiento del partido y el tamaño de sus bancadas parlamentarias.La ideología programática es aprehendida por medio del análisis de contenido de los programas de gobierno de las elecciones presidenciales. La investigación permite observar que el conjunto de agremiaciones de izquierda se comporta conforme a lo predecido por la ley de hierro. El aspecto organizacional no es suficiente para explicar, por sí solo, las razones del cambio ideológico. Sin embargo, aparece en el cómputo de recursos y circunstancias que permiten y restringen las estrategias disponibles a los líderes partidarios en la búsqueda por el poder. En la medida en que se refuerza la permanencia de la ley de hierro de la oligarquía como elemento explicativo de las ideologías partidarias, la investigación também avanza en la comprensión del fenómeno partidario latinoamericano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Taking into consideration the founding analysis of Michels, one tries to understand the relations between the internal organization of the parties and their ideological characteristics. This research presents an approach to the iron law of the oligarchy in Latin America. In it, the iron law is understood as the tendency for ideological moderation among the parties that become organizationally more complex. The survey encompasses 62 parties that participated in 49 presidential elections in 12 Latin American countries between 1998 and 2015. The organizational aspect is measured by party running time and the size of its parliamentary seats. The programmatic ideology is examined through content analysis of the presidential election governance programs. The research shows that the set of left-wing associations behaves as predicted by the iron law. The organizational aspect alone is not enough to explain the reasons for ideological change. It appears, however, in the sum of resources and circumstances that allow and restrict the strategies available to partisan leaders in the quest for power. Insofar as it reinforces the permanence of the iron law of the oligarchy as an explanatory element of party ideologies, the research also advances in the understanding of the Latin American partisan phenomenon.
  • A Polícia e o Medo do Crime no Distrito Federal Artigos Originais

    Costa, Arthur Trindade Maranhão; Durante, Marcelo Ottoni

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, analisamos a relação entre as percepções que as pessoas fazem da atuação da polícia e o medo do crime. A atuação da polícia foi avaliada a partir das seguintes dimensões: presença e qualidade do policiamento nas vias públicas, presenciar atuação da polícia, estabelecer contato com a polícia, confiança na polícia, qualidade da conduta dos policiais, qualidade do serviço prestado pela polícia e violência policial. Para isso utilizamos os dados da Pesquisa Distrital de Vitimização, realizada em 2015, pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Verificou-se que o aspecto mais importante para a redução do medo do crime é a presença do policiamento, especialmente do policiamento a pé. Outro aspecto importante para redução do medo é a confiança da população na polícia, especialmente na Polícia Militar. Por fim, identificamos que a população legitima a violência policial quando direcionada para o outro, especialmente aquele em relação ao qual existe preconceito, mas a violência não é legítima quando a própria pessoa pode ser atingida.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Dans cet article, on analyse la relation entre les perceptions de l’action policière et de la peur du crime. L’action de la police a été évaluée en fonction des dimensions suivantes: présence et qualité du maintien de l’ordre public dans les rues; voire l’action de la police; établir contact avec la police; confiance à la police ; qualité de la conduite de la police; qualité du service fourni par la police; et la violence perpétrée pour les agents de police. Pour cela, on a utilisés les données de l’enquête Pesquisa Distrital de Vitimização, menée en 2015, par la Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. On a constaté que l’aspect le plus important pour réduire la peur du crime est la présence de la police, surtout quand les gardes se placent à pied. Un autre aspect important pour réduire la peur c’est la confiance de la population à la police, en particulier à la Police Militaire. Enfin, on a réussi que la population légitime la violence policière lorsqu’elle est dirigée vers un autre, en particulier ce pour lequel il y a déjà une culture de préjudice, mais que la violence n’est pas légitime lorsque la personne elle-même peut être l’objet.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo, analizamos la relación entre las percepciones que las personas tienen de la actuación de la policía y el miedo al crimen. La actuación de la policía fue evaluada a partir de las siguientes dimensiones: presencia y calidad de la vigilancia en las vías públicas, presenciar la actuación de la policía, establecer contacto con la policía, confianza en la policía, calidad de la conducta de los policías, calidad del servicio prestado por la policía y violencia policial. Para eso, utilizamos los datos de la Encuesta Distrital de Victimización, realizada en 2015 por la Secretaría de Seguridad Pública del Distrito Federal. Se verificó que el aspecto más importante para la reducción del miedo al crimen es la presencia de la vigilancia, especialmente de la vigilancia a pie. Otro aspecto importante para la reducción del miedo es la confianza de la población en la policía, especialmente en la Policía Militar. Finalmente, identificamos que la población legitima la violencia policial cuando se encuentra direccionada para el otro, especialmente aquel sobre el cual existe discriminación, pero la violencia no se considera legítima cuando la propria persona puede ser afectada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we analyze the relationship between people’s perceptions of police action and fear of crime. Police action was assessed based on the following aspects: presence and quality of policing on public roads, witnessing police actions, establishing contact with the police, trust in the police, quality of police conduct, quality of police services and police violence. For this, we used the data from the District Victimization Survey, conducted in 2015 by the Secretary of Public Security of the Federal District. It has been found that the most important aspect for reducing fear of crime is the presence of police, especially foot patrol. Another important factor to reduce fear is the confidence of the population in the police, especially in the Military Police. Finally, it is clear that the population legitimizes police violence when directed to the other, especially the one in relation to which there is prejudice, whereas violence is not perceived as legitimate when the person himself can be victimized.
  • As Remodelagens Institucionais nas Estruturas de Apoio à Promoção Comercial no Brasil Artigos Originais

    Figueira, Ariane

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do artigo é compreender como a administração pública brasileira vem respondendo, sob o ponto de vista dos arranjos institucionais e decisórios, às demandas crescentes na área de promoção comercial. O método utilizado foi o estudo de caso, que propicia uma visão aprofundada e longitudinal do processo. As fontes da pesquisa foram de natureza primária e secundária, sendo os dados tratados a partir das técnicas da triangulação e da análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que o histórico do processo organizacional e decisório de promoção comercial brasileira foi marcado por três fases: a primeira, referente à constituição e consolidação da área, verificadas dentro da estrutura organizacional do Itamaraty; a segunda, caracterizada pela perda de espaço na centralidade da formulação e decisão dessa política, resultando em uma fragmentação e dispersão de responsabilidades; e a terceira, pela crescente constituição de espaços formais de diálogo interburocrático e com o setor empresarial.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ L’objectif de cet article est de comprendre comment l’administration publique brésilienne a réagi, vers la perspective des arrangements institutionnels et décisionnels, à l’augmentation des activités concernantes à la promotion commerciale. La méthode utilisée était l’étude de cas, qui fournit une vue en profondeur et longitudinale du processus. Les sources de la recherche étaient de nature primaire et secondaire et les données ont été traitées à l’aide de techniques de triangulation et d’analyse de contenu. Les résultats ont montré que l’histoire du processus organisationnel et décisionnel de la promotion commerciale brésilienne a été marquée par trois phases: la première, relationnée à la constitution et à la consolidation de la zone, vérifiée dans la structure organisationnelle d’Itamaraty; la seconde, caractérisée par la perte d’espace dans la centralité de la formulation et de la décision de cette politique, aboutant à une fragmentation et une dispersion des responsabilités; et la troisième, par la constitution croissante d’espaces formels de dialogue inter-bureaucratique et avec le secteur des affaires business.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo del artículo es comprender cómo la administración pública brasilera viene respondiendo, desde el punto de vista de los acuerdos institucionales y decisorios, a las crecientes demandas en el área de promoción comercial. El método utilizado fue el de estudio de caso, que propicia una visión profunda y longitudinal del proceso. Las fuentes de la investigación fueron de naturaleza primaria y secundaria, tratando los datos a partir de las técnicas de triangulación y de análisis de contenido. Los resultados encontrados revelaron que el histórico del proceso organizacional y de decisión de la promoción comercial brasilera fue marcado por tres fases: la primera, referente a la constitución y consolidación del área, verificadas dentro de la estructura organizacional del Itamaraty; la segunda, caracterizada por la pérdida de espacio en la centralidad de la formulación y decisión de esa política, resultando en una fragmentación y dispersión de responsabilidades; y la tercera, por la creciente constitución de espacios formales de diálogo interburocrático y con el sector empresarial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The goal of this article is to understand how Brazilian public administration has been responding, from the point of view of institutional and decision-making arrangements, to the growing demands in the area of commercial promotion. In order to achieve this goal, we have chosen the case study method, which provides an in-depth and longitudinal view of the process. The sources of the research are of primary and secondary nature, and the data were treated using triangulation and content analysis techniques. The results showed that the history of the organizational and decision-making process of Brazilian commercial promotion was marked by three phases: the first, in which the area was constituted and consolidated, within Itamaraty´s organizational structure; the second, characterized by the loss of space in the centrality of the formulation and decision of this policy, resulting in a fragmentation and dispersion of responsibilities; and the third, where there is a growing building of formal spaces of interbureaucratic dialogue, as well as with the business sector.
  • Alguns Condicionantes da Capacidade de Influência das Conferências de Políticas Públicas sobre os Programas das Respectivas Políticas Setoriais Artigos Originais

    Silva, Viviane Petinelli

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo busca explicar diferenças na capacidade de influência de conferências de políticas públicas distintas, a partir das constatações de Petinelli (2015) acerca da capacidade de influência de um conjunto de eventos – 1ª Conferência de Aquicultura e Pesca, de Cidades, de Meio Ambiente, de Esporte, de Políticas para Mulheres e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – sobre as respectivas políticas nacionais. O artigo avalia os possíveis efeitos do desenho institucional das conferências sobre as recomendações nelas aprovadas e os constrangimentos decorrentes do arcabouço institucional legal e da dinâmica da respectiva política setorial sobre a incorporação das propostas após os encontros. Desta análise, aponta-se que não só a combinação de desenho institucional, arcabouço institucional legal e dinâmica política impactam a capacidade de influência das conferências, como também é decisiva a existência de vontade política por parte de atores estatais.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Cet article cherche à expliquer les différences de capacité d’influence de différentes conférences de politique publique. Je récupère ici les conclusions d’un travail antérieur (Petinelli, 2015) sur l’influence d’un ensemble d’événements – 1re Conférence sur l’Aquaculture et la Pêche, Villes, Environnement, Sport, Politiques de la Femme et Politiques de Promotion de l’Égalité Raciale – sur leurs politiques nationales et je propose un modèle analytique pour expliquer ces résultats. L’article analyse les effets possibles de la conception institutionnelle des conférences sur les recommandations approuvées, ainsi que les contraintes découlants du cadre institutionnel légal et de la dynamique de la politique sectorielle relative à l’incorporation des propositions après les réunions. Il ressort de cette analyse que non seulement la combinaison de la conception institutionnelle, du cadre institutionnel juridique et de la dynamique politique ont une incidence sur l’influence des conférences, mais aussi que la volonté politique des acteurs étatiques est déterminante.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo busca explicar las diferencias en la capacidad de influencia de conferencias de políticas públicas distintas. Aquí, recupero las constataciones de un trabajo anterior (Petinelli, 2015) acerca de la capacidad de influencia de un conjunto de eventos – 1a Conferencia de Acuicultura y Pesca, de Ciudades, de Medio Ambiente, de Deporte, de Políticas para Mujeres y de Políticas de Promoción de la Igualdad Racial – sobre las respectivas políticas nacionales y propongo un modelo analítico para explicar dichos resultados. El artículo evalúa los posibles efectos del diseño institucional de las conferencias sobre las recomendaciones por ellas aprobadas y las limitaciones derivadas del marco institucional legal y de la dinámica de la respectiva política sectorial sobre la incorporación de las propuestas después de los encuentros. De este análisis, se señala que no solo la combinación de diseño institucional, marco institucional legal y dinámica política impacta la capacidad de influencia de las conferencias, sino que también es decisiva la existencia de la voluntad política por parte de los actores estatales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article seeks to explain disparities in the influence capacity of different public policy conferences. Here, I retrieve the findings of a previous work (Petinelli, 2015) about the capacity of influence of a set of events – the 1st Conference of Aquaculture and Fisheries, Cities, Environment, Sport, Women and Racial Equality´s Policies - on national policies and I also propose an analytical model to explain such results. The article assesses the possible effects of the institutional design of the conferences on the recommendations approved therein and the constraints arising from the legal institutional framework and the dynamics of the respective sectoral policy regarding the incorporation of the proposals after the meetings. From this analysis, it can be concluded that not only the combination of institutional design, legal institutional framework and political dynamics impacts the capacity of influence of conferences, but political will on the part of the state actors is also decisive.
  • ERRATA Errata

  • ERRATA Errata

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br