Acessibilidade / Reportar erro
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Número: 73, Publicado: 2019
  • Música, arte e sociabilidade no Brasil Editorial

    Barbosa, Alexandre de Freitas; Paixão, Fernando; Dantas, Monica Duarte
  • O musicar como trilha para a etnomusicologia Dossiê

    Villela, Alice; Toni, Flávia Camargo; Muniagurria, Lorena Avellar de; Grunvald, Vitor
  • Itinerários de um mundo musical: a música de câmara brasileira nos concertos da Sonata (Portugal) Dossiê

    Lopes, Guilhermina

    Resumo em Português:

    RESUMO Surgidas em um período de carência de atividade musical erudita em Portugal, as sociedades de concerto foram um importante instrumento de formação de público, socialização e di fusão de uma vasta produção, envolvendo agentes das mais diversas origens, formações, interesses e posições ideológicas. Tomamos em destaque neste artigo a Sonata, fundada em 1942 por Fernando Lopes-Graça e amigos e ativa até 1960, que realizou a estreia, no país, de muitas obras, inclusive diversas de compositores brasileiros. A partir da análise e contextualização desse repertório, buscamos compreender as redes de sociabilidade envolvidas em sua circulação, lançando um olhar sobre a Sonata como um espaço de articulação entre diferentes vivências musicais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Developed during a period of lack of classical musical activity in Portugal, the concert societies were an important inst rument of audience format ion, socializing and diffusion of a vast repertoire, involving agents of various origins, backgrounds, interests and ideologies. In this paper, we focus the Portuguese concert society Sonata, founded in 1942 by Fernando Lopes-Graça and friends and active until 1960, which promoted the national and international première of many works, including Brazilian solo and chamber music. Parting from the contextualization and analysis of this production, we aim to broach the sociability network implied in its circulation, regarding Sonata as a space of articulation between different musical experiences.
  • Trocando ideias musicais: a sociabilidade da circulação na música carioca independente nos anos 1990 Dossiê

    Garland, Shannon

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo descreve a formação de uma escuta local que emergiu no Rio de Janeiro nos anos 1990 entre participantes da música indie a partir do fazer musical, que englobava a produção e a circulação de mídias através das quais o indie adquiriu sentido social. Podemos chamar de sociabilidade da circulação o modo pelo qual formas materiais específicas, como revistas e fitas cassete, impactam os tipos de prática social que tanto facilitam a troca de materiais musicais quanto emergem dessa troca. O artigo liga as mídias da música à interação social e, através dela, à formação de uma escuta local. Argumenta-se que o som em si participa da formação de sociabilidades e de abordagens às mídias e, portanto, tem um papel na construção do significado e do valor da música ao longo do tempo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article describes the formation of a local listening in Rio de Janeiro in the 1990s through the musicking of indie participants. This musicking included the search for and production of media through which indie circulated and gained social sensibility. I call the sociality of circulation the mode by which specific material forms, like magazines and cassette tapes, impact the types of social practice which facilitate the exchange of musical materials as well as emerge from this exchange. The article links musical media to social interaction and through this, to the formation of a local listening. It argues that sound itself participates in the formation of sociality and approaches to media, and as such, plays a role in the creation of musical meaning and value over time.
  • Benditos da Ladeira do Horto: uma breve etnografia do silêncio Dossiê

    Rocha, Ewelter

    Resumo em Português:

    RESUMO Fruto de quinze anos de imersão no sertão do Cariri, apresentamos neste artigo um estudo sobre os antigos cânticos de penitência entoados em Juazeiro do Norte (CE). Delimitamos o nosso espaço geográfico à Ladeira do Horto, região que para muitos devotos, sobretudo para os mais velhos, carrega a presunção de ser um local sagrado, escolhido para a manifestação da Providência. Investigamos as relações sutis que os devotos idosos moradores da “Ladeira” estabelecem com esse repertório musical, verdadeiro estandar te de sua confissão religiosa, mas que por razões bastante delicadas deixou de ser entoado publicamente, mesmo por quem mais o cultua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT As a result of fifteen years of immersion in the “Sertão of Cariri”, we present in this article a study on the ancient songs of penitence chanted in Juazeiro do Norte (CE). We delimit our geographic space to Ladeira do Horto, a region that for many devotees, especially for the elders, carries the presumption of being a sacred place, chosen for the manifestation of Providence. We investigate the particular relations that the elderly devotees of the “Ladeira” establ ish wit h this musical repertoire, an important element of their religious confession, but for very subtle reasons ceased to be sung, even by those who worship him the most.
  • Performance, significado e interação no musicar participativo/apresentacional de uma roda de choro Dossiê

    Bertho, Renan Moretti

    Resumo em Português:

    RESUMO Rodas de choro são espaços destinados ao musicar do choro, uma música fundamentalmente instrumental que surgiu nas camadas populares do meio urbano no Brasil do século XIX. Atualmente, essas rodas articulam elementos de performances participativas e apresentacionais de acordo com os significados construídos e com as experiências adquiridas. O texto parte de uma etnografia realizada em uma roda de choro para abordar quatro ações performáticas: os olhares, os gestos, as falas e as interações. Meu argumento é que aspectos performáticos do musicar são relacionais - e por vezes sincrônicos - em suas dimensões participativa e apresentacional, ressignificam-se na coletividade e expressam o engajamento dos participantes e a interação entre eles.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Rodas de choro are spaces for the musicking of choro, a kind of fundamentally instrumental music that appeared in the popular layers of the urban environment in nineteenth-century Brazil. Nowadays, these rodas articulate elements of participatory and presentational performances according to the meanings constructed and the experiences acquired. The text is based on an ethnography realized in a roda de choro to approach four performance actions: looks, gestures, speeches and interactions. My argument is that performative aspects of musicking are relational - and sometimes synchronic - in their participatory and presentational dimensions, they re-signify themselves in the collective, express the participant’s engagement and their interactions.
  • Culturas populares e novos contextos de performance no Brasil contemporâneo: o caso do Festival de Folclore de Olímpia Dossiê

    Reis, Estêvão Amaro dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho propõe uma reflexão acerca do papel dos festivais de folclore no mundo contemporâneo. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no contexto do Festival do Folclore de Olímpia - FEFOL - (São Paulo) e junto ao Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte), os festivais de folclore serão compreendidos como novos contextos de performance para as práticas dos grupos performativos das culturas populares brasileiras. A reflexão empreendida terá como suporte teórico os conceitos discutidos por Wenger (2012) e Turino (2008).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper reflects on the role of folklore festivals in the contemporary world. Based on ethnographic research carried out in the context of the Folklore Festival of Olímpia - FEFOL - (São Paulo/Brazil) and with Pastoril Dona Joaquina de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte/Brazil), folklore festivals will be understood as new contexts of performance for the practices of the performative groups of Brazilian popular cultures. The reflection is based on Wenger (2012) and Turino (2008).
  • Do ensaio à apresentação: dimensões da performance musical de um coro institucional Dossiê

    Pimentel, Hellem

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo se propõe a olhar para a atividade coral no contexto da Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) com base em discussões presentes nos estudos da performance e na etnomusicologia. A partir da etnografia de um ensaio e uma apresentação do Coro da JFES, o conceito de performance será associado à compreensão do fazer musical enquanto processo e com finalidade de propiciar interação social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the choral activity in the context of the Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) based on current discussions in the field of performance studies and ethnomusicology. Through the ethnography of a rehearsal and performance of the JFES Choir, the concept of performance wi ll be associated with the understanding of music making as a process, with the purpose of providing social interaction.
  • Dança do ventre em São Paulo: cena, mercado e sustentabilidade em uma prática de dança local Dossiê

    Giesbrecht, Érica

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, apresento a cena da dança do ventre em São Paulo discutindo seu status artístico e seus meios de sustentabilidade. Embora globalmente conhecida, o que interessa, neste momento, é o exame da prática dessa dança em sua localidade. Concordo com a noção disseminada por Roland Robertson (1992; 1995) de “glocalização”, reconhecendo seu mérito em restituir à globalização a sua realidade multidimensional. A interação entre global e local evitaria que a palavra “local” definisse apenas um conceito identitário, contra o “caos” da modernidade, considerada dispersiva e tendente à homologia. Assim, podemos pensar que repertórios globalmente disseminados podem perfeitamente abarcar características locais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, I present the belly dance scene in São Paulo discussing its artistic status and its means of sustainability. Although globally known, I will focus on the examination of the practice of this dance in its locality. I agree with Roland Robertson’s (1992, 1995) notion of “glocalization,” acknowledging his merit in restoring globalization to its multidimensional reality. The interaction between global and local would prevent the word “ local” f rom defining only a n identity concept, against the “chaos” of modernity, considered dispersive and tending toward homology. Thus, we can think that globally disseminated repertoires can perfect ly encompass local characteristics.
  • O retrato de Anna de La Grange como Norma, de Louis-Auguste Moreaux: a retratística teatral e a circulação de modelos no Brasil do século XIX Artigos

    Dias, Elaine

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a pintura de Louis-Auguste Moreaux intitulada O retrato da atriz Lagrange (Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro), exposta em 1860 em homenagem à atriz e cantora francesa Anna de La Grange em seu papel como Norma, personagem da ópera de Vincenzo Bellini. O artigo analisa a crítica do período, a carreira de Anna de La Grange, os modelos internacionais acerca da retratística teatral e sua circulação no Brasil, além da renovação da retratística na coleção de pinturas da Academia Imperial de Belas Artes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyses Louis-Auguste Moreaux’s painting titled The Portrait of the actress Lagrange (National Museum of Fine Arts, Rio de Janeiro), exhibited in 1860 in honor of the French actress and singer Anna de La Grange in his role as Norma, character of Vincenzo Bellini’s opera. The article analyzes the criticismo of the period, the career of Anna de La Grange, the international models about theatrical portraiture and its circulation in Brazil, as well as the renewal of portraiture present in the collection of paintings of the Imperial Academy of Fine Arts.
  • Entre o global e o regional: circulação da arte no Salão da Primavera nos anos de 1970 Artigos

    Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de; Coelho, Aguinaldo Caiado de Castro Aquino

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo pretende apresentar e discutir o Salão Global da Primavera (SGP) de 1973, realizado em Brasília e Goiânia. A partir de pesquisa documental, entrevistas, depoimentos e registros, mostramos quais agentes e contextos constituem o salão e seu funcionamento. Nesse tocante, defendemos que o SGP contribuiu para a constituição de um sistema das artes na região, inserido numa coligação do Estado com empresas de comunicação presentes no Centro-Oeste. Tomamos, assim, o salão como evento sintoma de uma aproximação entre políticas culturais do momento, a expansão da TV Globo para Brasília (1971) e a institucionalização das artes visuais no Centro-Oeste. Concluímos que o evento responde a demandas distintas nas duas cidades, configurando de modo distinto as cenas brasiliense e goiana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aims to present and dicuss the Global Spring Salon (GSS) of 1973 that took place at Brasília and Goiânia. Using documental research, interviews, statements and registries we show which agents and contexts constitute the salon and its inner workings. In this regard, we hold that the GSS contributed to the constitution of a system of arts in the region, inserted within a partnership between State and companies from the communication sector at Brazil’s the Center-West. We thus view the Salon as an event synthomatic of an approchement between the time’s cultural policies, the expansion of the Globo television network at Brasília (1971) and the institucionalization of visual arts at the Center-West. We conclude that the event responds to distinct demands at either city, shaping the Brasília and Goiânia scenes differently.
  • O que é isso, companheiro?, 40 anos: entre a autobiografia, o testemunho, a entrevista e a confissão Artigos

    Pereira, Rogério Silva; Cury, Maria Zilda

    Resumo em Português:

    RESUMO Em O que é isso, companheiro?, Fernando Gabeira, seu autor, tenta configurar para si uma persona nova. Em função disso, lança mão de gêneros e dispositivos discursivos (a autobiografia, o testemunho, a entrevista e a confissão), flexibilizando-os para a obtenção dessa referida persona. Na esteira de uma reflexão sobre os gêneros e os dispositivos referidos, lançando mão da fortuna crítica sobre o livro, o artigo intenta entrever os movimentos feitos pela narrativa para lograr seu objetivo, que é despir seu autor do figurino colado a ele pelos anos de vida nas hostes de oposição ao regime militar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In “O que é isso, companheiro?”, Fernando Gabeira, its author, tries to set up for himself a new person. As a result, it makes use of genres and discursive devices (autobiography, testimony, interview and confession) making them more flexible in order to obtain this person. From a reflection on genres and devices mencioned, throwing hand of the critical fortune on the book, the article tries to glimpse the movements made by the narrative to reach its objective that is to undress its author of the costume adhered to him by the years of life in the hosts of opposition to the military regime.
  • O intelectual brasileiro e o argumento do cangaço na década de 1930 Artigos

    Dias, Pedro Lotti Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO O cangaço foi tema recorrente de jornais, livros, músicas, filmes e peças teatrais durante toda a primeira metade do século XX. Neste artigo, buscaremos comparar os discursos sobre o assunto veiculados pela imprensa brasileira contemporânea ao cangaço, propondo uma interpretação sobre como ele foi representado no decorrer das décadas em que ocupou o noticiário. A análise narra eventos da história da república brasileira, associando o interesse pelo assunto do cangaço com a crônica política do Brasil da década de 1930.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Cangaço was a very common theme in books, newspapers, songs, theatrical part and movies throughout all the first half of XX century. This article has the point to compare intelectual views about this subject, making the purpose to explain how the cangaço was intellectually recreated by writers, engaging the discourses about it with the politic chronic of Brazil between the decades 20’ and 60’.
  • Um quê a mais: uma proposta interpretativa da subjetividade brasileira a partir da Dialética da malandragem, de Antonio Candido Artigos

    Xavier, Vinicius dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir de uma interpretação da Dialética da malandragem, de Antonio Candido, é possível pensar a formação da subjetividade brasileira. Para tanto, o método de “redução estrutural” da sociedade na obra literária, e vice-versa, é o cerne por meio do qual se pode refletir acerca das possibilidades de formação subjetiva. Isso especialmente caso se avance em direção à obra de Machado de Assis. Nesse âmbito, a “malandragem” ganha em qualidade interpretativa: não se trata mais somente da contingência do trânsito individual entre as esferas de ordem e desordem, mas de necessidade social desse ir e vir constante.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Starting from an interpretation of “Dialectic of malandragem”, by Antonio Candido, it is possible to think the formation of Brazilian society. Therefore, the “structural reduction” method of society in the literary work and vice-versa is the central point through which is possible to reflect on the possibility of subjective formation. That is true especially in the case of a step forward towards Machado de Assis’s work. In that context, the “malandragem” gains in interpretative quality: it is not anymore about the contingency of individual traffic between the spheres of order and disorder, but the social necessity of this constant forth and coming.
  • Drummond do mundo - uma resenha de Maquinação do mundo: Drummond e a mineração, de José Miguel Wisnik Resenhas

    Marras, Stelio

    Resumo em Português:

    RESUMO Destaca-se aqui o caráter poluído de Drummond no mundo existencial-material da máquina capitalista que coleta e emaranha em sua prática toda sorte de humanos e não humanos. Tal reflexão tornou-se possível pelo reencantamento de Drummond por Wisnik. Daí derivam questões sobre como enunciar e repor a crítica à sociedade mercadológica a partir do poluído, implicado, vinculado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this review, I aim to stress some of the features of Drummond’s oeuvres direct ly derived from his own material existence in a capitalist engineered world. A machinery that encompasses both humans and non-humans. Such proposal was born out of Wisnik’s new interpretation of the abovementioned author. Thus, I try to highlight the importance of market society in order to better understand Drummond as someone imbedded in an entangled and polluted reality.
  • Uma economia política da poesia drummondiana Resenhas

    Barbosa, Alexandre de Freitas

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto procura ressaltar a contribuição de José Miguel Wisnik em seu livro recente. Nessa obra, o autor realiza uma fusão entre a história do desenvolvimento e da mineração no Brasil, que teve como marco a criação da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), e a invenção poética drummondiana, profundamente afetada pelo dest ino de Itabira, sua cidade natal. Tempo e espaço são aniqui lados durante o processo de desenvolvimento econômico, mas também ressignificados criativamente pelo poeta, que vê o território onde se deu o seu processo de sociabilidade ser literalmente soterrado pela atuação da empresa. A Vale S.A., tal como renomeada em 2007, apenas depois das catástrofes de Mariana e Sobradinho parece ecoar o grito de dor do poeta, cuja inteligibilidade não era acessível aos seus contemporâneos .

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper seeks toshed light on José Miguel Wisnik’s contribution in his recent book. He integrates the history of development and mining in Brazil, which had as one of its hallmarks the creation of Rio Doce Valley Corporation (CVRD in Portuguese), and Drummond’s poetic invention, deeply affected by the fate of Itabira, his hometown. Time and space are totally shattered by the process of economic development, but also creatively resignified by the poet who sees the territory of his early sociability buried by the enterprise activity. Vale S.A., as it was renamed in 2007, only af ter the tragedies of Mariana and Brumadinho seems to convey the poet’s echo of pain, not intelligible by his contemporaries.
  • Maquinação do mundo: a potência da literatura Resenhas

    Moraes, Marcos Antonio de

    Resumo em Português:

    RESUMO • Este texto é uma resenha do livro Maquinação do mundo: Drummond e a mine ração (2019) de José Migue l Wisnik, focalizando questões relativas à hermenêutica nos estudos literários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT • This is a review of the book “Maquinação do mundo: Drummond e a mineração” (2019) by José Miguel Wisnik, focusing on issues related to hermeneutics in literary studies.
  • O espírito do lugar na subjetividade de Drummond Resenhas

    Oliva, Jaime Tadeu

    Resumo em Português:

    RESUMO Este breve ar t igo destaca e argumenta como esse ensaio sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade se estruturou tendo como uma de suas bases o que o antropólogo Edward Hall (2005) denominava a “dimensão oculta”. Na verdade, ele se referia ao espaço, aquela materialidade de nossas vidas, nem sempre considerada, mas de relevância notória. Uma relevância para além da funcionalidade óbvia, pois capaz de participar como elemento ativo não só da vida social, mas também da formação da subjetividade dos indivíduos e, nesse caso, do poeta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This brief article highlights and argues how this essay on Carlos Drummond de Andrade’s work was structured around one of its foundations what anthropologist Edward Hall (2005) called the “hidden dimension”. In fact, he referred to space, that materiality of our lives, not always considered, but of notorious relevance. A relevance beyond obvious functionality, as capable of participating as an active element not only of social life, but also of the formation of the subjectivity of individuals, and in this case of the poet.
  • Fundo Camargo Guarnieri: reflexões multidisciplinares Documentação

    Faviano, Giovana Beraldi

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto apresenta o histórico do arquivo pessoal do compositor Camargo Guarnieri (1907-1993) desde a formação até sua chegada à instituição de guarda, o Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Verifica-se esforço sistemático do titular na construção de um legado arquivístico em coerência com sua narrativa de vida tanto como um ato autobiográfico, quanto como forma de resistência às mudanças políticas e culturais que viveu. Por último, a partir de uma descrição breve de sua correspondência, são demonstradas redes de sociabilidade entre o compositor e outras personalidades de sua época e suas relações com outros arquivos pessoais e a instituição de guarda.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the history of the personal archive of the composer Camargo Guarnieri (1907-1993) since its formation until its arrival at the institution where it is hold, the Archive of the Institute of Brazilian Studies of USP. It is verified a systematic effort from the composer at the construction of an archival legacy in coherence with his life narrative, both as an autobiographic act and as a form of resistance against the political and cultural changes he has lived. For last, from a brief description of his correspondence, it is demonstrated social networks between the composer and other personalities of his time and their relations with other personal archives and the cultural institution where they are hold.
Instituto de Estudos Brasileiros Espaço Brasiliana, Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 - Cidade Universitária, 05508-010 São Paulo/SP Brasil, Tel. (55 11) 3091-1149 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaieb@usp.br