Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Economia, Volume: 72, Número: 3, Publicado: 2018
  • O Encontro Entre Douglass North e Celso Furtado em 1961: Visões Alternativas Sobre a Economia Nordestina Artigos

    Boianovsky, Mauro; Monasterio, Leonardo

    Resumo em Português:

    Resumo Em junho de 1961 o economista americano Douglass North visitou o Brasil por três semanas, em missão organizada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos juntamente com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE-FGV). A missão de North era avaliar os planos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para o Nordeste - o que envolveu encontro com Celso Furtado -, proferir palestras sobre crescimento regional e julgar a qualidade do ensino de economia no país. Este ensaio trata do“encontro”entre North e Furtado no sentido amplo do termo, ou seja, não apenas o encontro que tiveram em 20 de junho de 1.961, mas também o encontro entre as suas respectivas ideias sobre como desenvolver a economia nordestina. É baseado em material inédito formado por documentos originais que se encontram na coleção “Douglass North Papers” da Duke University Library.
  • Uma Avaliação dos Impactos Macroeconômicos e Sociais de Programas de Transferência de Renda nos Municípios Brasileiros Artigos

    Denes, Guilherme; Komatsu, Bruno Kawaoka; Menezes-Filho, Naercio

    Resumo em Português:

    Resumo: Esse artigo examina as relações entre dois programas sociais, o Programa Bolsa Família (PBF) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e vários indicadores municipais de atividade econômica e educação. As estimações utilizam um painel de municípios entre 2004 e 2010 e controlam tanto por efeitos fixos como por tendências específicas para cada município. Nossos resultados indicam que tanto o PBF quanto o BPC são positivamente relacionados com o PIB e com a renda per capita municipais, mesmo após todos esses controles. No entanto, somente o PBF parece afetar os indicadores de educação, possivelmente via condicionalidades.
  • A Eficiência dos Juizados Especiais Estaduais Brasileiros e sua Atual Estrutura Artigos

    Fernandes, Helena Riveiro; Marinho, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo avalia os níveis de eficiência e as mudanças de produtividade ao longo do tempo nos Juizados Especiais Estaduais(JEE) de cada Unidade Federativa (UF) do Brasil. A Análise Envoltória de Dados (DEA) e o Índice de Malmquist utilizados são, originariamente, determinísticos. Com o uso do Bootstrap, as metodologias passam a realizar as avaliações considerando a significância estatística dos escores de produtividade estimados. O período analisado foi 2010-2015 e o objetivo do trabalho é verificar se a atual estrutura dos Juizados Especiais Estaduais é capaz de atender à demanda pela baixa dos processos dentro do princípio da celeridade. O resultado é negativo. Considerando o último ano sob análise, mesmo sob a hipótese de plena eficiência, o número de casos pendentes chegaria a 3.502.288 no primeiro grau de jurisdição do Juizado Especial Estadual e a 304.124 casos pendentes nas Turmas Recursais. Verificase também que durante o período 2010-2015 ocorreram poucos ganhos significativos de produtividade tecnológica. Os ganhos com eficiência técnica se revelaram mais evidentes.
  • New Tools for the CGE Analysis of PTAs in the era of Non-Tariff Barriers and Global Value Chains: The Case of Mercosur and China Articles

    Ferraz, Lucas P. do C.; Ribeiro, Marcel B.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores new tools for the ex-ante analysis of PTAs using large scale CGE models. The traditional impact analysis based on tariff cuts and gross trade performance is then extended to incorporate new features of the ongoing globalization process, such as non-tariff barriers (NTBs) and the so-called trade in valueadded. Several methodological as well as conceptual issues are then readdressed, including the proper use of estimated ad-valorem equivalents of NTBs as inputs in perfect competition CGE models as well as the very concept of a “preferential trade partner” in a world where nearly 65% of global exports correspond to trade in intermediates. The article concentrates its impact analysis on the Brazilian economy-providing an overview of its trade policy over the last decades-and the likely consequences of a hypothetical PTA involving Mercosur and China.
  • Intermediários Financeiros e Política de Crédito em um Modelo DSGE Para o Brasil Artigos

    Nunes, André Francisco Nunes de; Portugal, Marcelo Savino

    Resumo em Português:

    Resumo Esse trabalho tem o objetivo de mostrar como a incorporação de intermediários financeiros num modelo DSGE influenciam na análise do ciclo econômico, e como uma política de crédito pode ser utilizada para mitigar os choques no mercado de crédito sobre a atividade. As simulações mostraram que o modelo conseguiu reproduzir o comportamento esperado para um modelo com fricções financeiras, quais sejam: maior amplificação e persistência nos ciclos econômicos. Política de crédito mostrou-se efetiva para mitigar os efeitos recessivos de uma crise financeira que atinja a cotação dos ativos privados ou o patrimônio das instituições financeiras.
  • Demanda por Automóveis e as Avaliações de Segurança do Latin NCAP Artigos

    Domingues, Marcelo Marini; Lucinda, Cláudio Ribeiro de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho procura avaliar a relevância da informação sobre a segurança dos automóveis para os consumidores brasileiros estimando um modelo de demanda logit aninhado controlado pelas notas de zero a cinco estrelas obtidas nos crash tests do Latin NCAP, pesquisa até o momento única no Brasil. Os resultados obtidos mostram que a nota obtida nos crash tests são relevantes para a utilidade média dos consumidores com os carros mais bem avaliados mostrando um nível de utilidade maior em relação aos veículos menos seguros.
  • Errata Errata

Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br