Resumo em Português:
Resumo Um dos problemas que afeta a Escola Técnica de Enfermagem Catarina Labouré é o fator metodológico; procuram-se estratégias e uma das alternativas encontradas é a implantação de uma nova metodologia de ensino aplicada à enfermagem: "PROGRAMAÇÃO DE ENSINO POR OBJETIVOS", inspirada em Robert F. Mager. A inserção dessa metodologia coincidiu com, a organização de cursos novos e reorganização de cursos já existentes, ajustando-os à Lei 5.692, de agosto de 1971, na referida escola a partir de 1973. Descreve-se aqui o alicerçamento adotado considerando-se limitações de toda sorte, para essa "PROGRAMAÇÃO DE ENSINO POR OBJETIVOS" ligada à enfermagem nos Cursos de Auxiliar e Técnico.Resumo em Português:
RESUMO A hiperalimentação parenteral consiste no fornecimento de alta dosagem de glicose hipertónica, soluções de aminoácidos, sais minerais e vitaminas para garantir anabolismo proteico e síntese tissular em pacientes debitados. Está indicada em casos em que a via digestiva não pode ser utilizada ou não é suficiente para manter as necessidades metabólicas. Este procedimento requer conduta especializada com cuidadosa assistência de enfermagem relacionada ao preparo do paciente, do material para punção e da solução de hiperalimentação parenteral. Uma vez instalada, há necessidade de verificação sistemática quanto ao fluxo da solução, quanto às manifestações do paciente e quanto aos cuidados com o catéter de infusão. Os resultados obtidos são altamente significativos, mas o riscos a que o paciente está sujeito também são numerosos. Seu sucesso dependerá grandemente das disponibilidades econômicas locais e da especialização da equipe de saúde.