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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 33, Número: 4, Publicado: 1980
  • A ENFERMAGEM E A ASSISTÊNCIA À SAÚDE Editorial

  • ORIENTAÇÕES SOBRE VACINAÇÃO INFANTIL NO MOMENTO DA SUA APLICAÇÃO* Enfermagem De Saúde Pública

    Costa, Judith; Almeida, Maria Cecília Puntel de
  • RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE VERIFICAÇÃO DA DIURESE E DENSIDADE URINÁRIA Enfermagem Médico-Cirúrgica

    Boemer, Magali Roseira; Santos, Branca Maria de Oliveira
  • EVOLUÇÃO CLÍNICA DE UM PACIENTE SEPTICÊMICO - A INTERFERÊNCIA DA EQUIPE DE SAÚDE E DA FAMÍLIA NO ASPECTO EMOCIONAL DO PACIENTE Enfermagem Médico-Cirúrgica

    Silva, Maria dos Reis Pereira da; Braga, Lacy Machado; Araújo, José Ribamar

    Resumo em Português:

    Tratava-se de um adolescente de cor parda, que deu entrada na emergência da UISS, sendo feito diagnóstico de estafilocococia, evoluindo com septicemia, abcessos múltiplos, endocardite, osteomielite, dando-se ênfase à relação harmoniosa entre paciente, familiares e equipe Assistencial.
  • QUIMIOTERAPIA E.V. E I.A. - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Enfermagem Médico-Cirúrgica

    Alquieri, Vilma Thereza
  • AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE INJEÇÃO INTRAMUSCULAR ATRAVÉS DO "CHECK-LIST" Introdução À Enfermagem

    Almeida, Maria Cecília Puntel de; Gomes, Daisy Leslie Steagall; Silva, Elisete

    Resumo em Português:

    A fim de se avaliar o desempenho da técnica da injeção intramuscular, foram feitas 123 observações através do "check-list", em vacinadores de dois serviços públicos estaduais de saúde. O trabalho permitiu conhecer e concluir sobre o desempenho individual de cada vacinador, do grupo e ainda a comparação entre as duas unidades estudadas, assim como o uso do instrumento "check-list" como meio de avaliação de uma técnica de enfermagem.
  • DETECÇÃO DE ALTERAÇÕES EM EXAME FÍSICO DA PELE DA REGIÃO DE APOIO DE PACIENTES SUBMETIDOS PROLONGADAMENTE A UM MESMO DECÚBITO Introdução À Enfermagem

    Angarten, Maria Goretti; Santos, Maria Lúcia Forte dos

    Resumo em Português:

    As autoras estudaram 26 pacientes submetidas a radium moldagem. Encontraram incidência de escara de decúbito em 52,4% após esse tratamento. Identificaram como grupo de maior risco para o desenvolvimento de escara de decúbito as pacientes com 60 anos ou mais (incidência de 77,8% de escara de decúbito) e o grupo de pacientes com relação peso/peso ideal com 110% ou mais (66,7%). As autoras consideram importante a realização de estudos que apontem os métodos de prevenção de escaras mais adequados para pacientes submetidas a um mesmo decúbito prolongadamente.
  • CARACTERIZACÃO DAS FORMAS DE PROGRESSO PARA COMPETÊNCIA CONTINUADA EM ENFERMAGEM Administração De Enfermagem

    Silva, Ana Lígia Cumming e

    Resumo em Português:

    O assunto que procuramos discutir neste trabalho é de importância maior para o desenvolvimento profissional. Partimos do pressuposto de que é responsabilidade de todo o profissional procurar seu crescimento e que cabe à empresa proporcionar meios para isso ou facilitar ao funcionário atingir o objetivo de desenvolvimento profissional. Dentre as muitas formas de progresso para a competência continuada procuramos caracterizar quatro delas, que nos parecem de maior relevância: setor de educaão em serviço na empresa, cursos de pós-graduação, programas de integração docente/assistencial e participação em atividades culturais e científicas.
  • ENFERMAGEM NOS PROGRAMAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Educação E Enfermagem

    Barroso, Maria Grasiela Teixeira; Varela, Zulene Maria de Vasconcelos; Almeida, Vera Lúcia de

    Resumo em Português:

    A Enfermagem, nos programas de extensão universitária, resume uma das linhas de trabalho do Curso de Enfermagem para os anos de 1980/1983. Desenvolver-se-á em dois grandes projetos: "ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA" e "ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE". Pretende-se utilizar uma estratégia que, de forma assistemática, já vinha sendo desenvolvida nos semestres anteriores nas disciplinas relacionadas à Saúde Pública. O propósito é a utilização do escolar como elemento integrador dos recursos básicos da comunidade, como escola-família-unidade sanitária. Fundamentando-se no Art. 7.° da Lei n.° 5.692/71, desenvolver-se-ão atividades que possibilitarão o acesso de estudantes de Enfermagem à escola de 1.° grau. Entende-se que à escola compete formar o cidadão que emergirá da criança de hoje. Um cidadão cônscio de seus direitos e deveres, co-responsável na ação de desenvolvimento comunitário. Nesse sentido, pretende-se habilitar o escolar a participar, consciente e voluntariamente, das ações de saúde, como: notificação de nascimentos, óbitos, presença de gestantes na sua vizinhança, assim como das puérperas, crianças sem imunizações e ainda a presença de casos suspeitos de doenças transmissíveis. O trabalho apresenta a estratégia, o programa de treinamento para os professores das séries iniciais do 1.° grau, perspectivas para uma integração docente-assistencial a nível de extensão das ações de saúde.
  • FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE ESTRUTURA OCUPACIONAL E DEMANDAS EDUCACIONAIS Educação E Enfermagem

    Pedrazzani, João Carlos
  • ANTOLOGIA DE EXPERIÊNCIAS EM SERVIÇO E DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM NA AMÉRICA LATINA (1.ª parte) Educação E Enfermagem

    Nunes, Everardo Duarte
  • ANTOLOGIA DE EXPERIÊNCIAS EM SERVIÇO E DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM NA AMÉRICA LATINA (2.ª parte) Educação E Enfermagem

    Nunes, Everardo Duarte
  • ASSISTÊNCIA PRIMÁRIA E PREVENÇÃO DA DOENÇA - EXPERIÊNCIA EM UMA COMUNIDADE NORDESTINA Página Do Estudante

    Montarroyos, Egberto Leinhardt; Silva, Cesar Cavalcanti da; Sousa, Dione Paiva de; Oliveira, Rejane Santa de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho procura enfatizar a Assistência Primária e Prevenção da Doença em seus diversos níveis, tecendo várias considerações, marcos conceituais e descrevendo a atuação de Enfermagem. Explicita a experiência de implantar um Plano Assistencial em uma comunidade rural, que, para isto, fez um diagnóstico da mesma, através de questionários, para, em seguida, elaborar planos de assistência e conclusão.
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