Resumo em Português:
Tratava-se de um adolescente de cor parda, que deu entrada na emergência da UISS, sendo feito diagnóstico de estafilocococia, evoluindo com septicemia, abcessos múltiplos, endocardite, osteomielite, dando-se ênfase à relação harmoniosa entre paciente, familiares e equipe Assistencial.Resumo em Português:
A fim de se avaliar o desempenho da técnica da injeção intramuscular, foram feitas 123 observações através do "check-list", em vacinadores de dois serviços públicos estaduais de saúde. O trabalho permitiu conhecer e concluir sobre o desempenho individual de cada vacinador, do grupo e ainda a comparação entre as duas unidades estudadas, assim como o uso do instrumento "check-list" como meio de avaliação de uma técnica de enfermagem.Resumo em Português:
As autoras estudaram 26 pacientes submetidas a radium moldagem. Encontraram incidência de escara de decúbito em 52,4% após esse tratamento. Identificaram como grupo de maior risco para o desenvolvimento de escara de decúbito as pacientes com 60 anos ou mais (incidência de 77,8% de escara de decúbito) e o grupo de pacientes com relação peso/peso ideal com 110% ou mais (66,7%). As autoras consideram importante a realização de estudos que apontem os métodos de prevenção de escaras mais adequados para pacientes submetidas a um mesmo decúbito prolongadamente.Resumo em Português:
O assunto que procuramos discutir neste trabalho é de importância maior para o desenvolvimento profissional. Partimos do pressuposto de que é responsabilidade de todo o profissional procurar seu crescimento e que cabe à empresa proporcionar meios para isso ou facilitar ao funcionário atingir o objetivo de desenvolvimento profissional. Dentre as muitas formas de progresso para a competência continuada procuramos caracterizar quatro delas, que nos parecem de maior relevância: setor de educaão em serviço na empresa, cursos de pós-graduação, programas de integração docente/assistencial e participação em atividades culturais e científicas.Resumo em Português:
A Enfermagem, nos programas de extensão universitária, resume uma das linhas de trabalho do Curso de Enfermagem para os anos de 1980/1983. Desenvolver-se-á em dois grandes projetos: "ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA" e "ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE". Pretende-se utilizar uma estratégia que, de forma assistemática, já vinha sendo desenvolvida nos semestres anteriores nas disciplinas relacionadas à Saúde Pública. O propósito é a utilização do escolar como elemento integrador dos recursos básicos da comunidade, como escola-família-unidade sanitária. Fundamentando-se no Art. 7.° da Lei n.° 5.692/71, desenvolver-se-ão atividades que possibilitarão o acesso de estudantes de Enfermagem à escola de 1.° grau. Entende-se que à escola compete formar o cidadão que emergirá da criança de hoje. Um cidadão cônscio de seus direitos e deveres, co-responsável na ação de desenvolvimento comunitário. Nesse sentido, pretende-se habilitar o escolar a participar, consciente e voluntariamente, das ações de saúde, como: notificação de nascimentos, óbitos, presença de gestantes na sua vizinhança, assim como das puérperas, crianças sem imunizações e ainda a presença de casos suspeitos de doenças transmissíveis. O trabalho apresenta a estratégia, o programa de treinamento para os professores das séries iniciais do 1.° grau, perspectivas para uma integração docente-assistencial a nível de extensão das ações de saúde.Resumo em Português:
O presente trabalho procura enfatizar a Assistência Primária e Prevenção da Doença em seus diversos níveis, tecendo várias considerações, marcos conceituais e descrevendo a atuação de Enfermagem. Explicita a experiência de implantar um Plano Assistencial em uma comunidade rural, que, para isto, fez um diagnóstico da mesma, através de questionários, para, em seguida, elaborar planos de assistência e conclusão.