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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 36, Número: 1, Publicado: 1983
  • Enfermagem e valores éticos: título de doutor honoris causa Editorial

  • Gravidez na adolescência: atuação da enfermeira

    Luz, Anna Maria Hecker; Mendes, Sandra Maria de Abreu; Agostini, Sonia Maria Motink

    Resumo em Português:

    O presente trabalho foi efetuado considerando nossa preocupação relativa à problemática mundial em torno da adolescente, principalmente no que se refere ao aumento da incidência de gravidez nessa faixa etária em outros países, como também a ausência de serviços específicos de atendimento a esta clientela em Porto Alegre. Para tanto, foi realizado um estudo retrospectivo de 1.597 prontuários de parturientes atendidas em um Hospital-Escola da cidade, onde ficou evidenciado o percentual de 12,39% de parturientes adolescentes. Tentamos caracterizar, através deste trabalho, a problemática das adolescentes grávidas relacionada ao: estado civil, ocupação, época da menarca, início das relações sexuais, gestações e paridade, abortamento, métodos anticoncepcionais, freqüência pré-natal e a atuação da enfermeira no atendimento da parturiente adolescente.

    Resumo em Inglês:

    The present work was elaborated emphasizing our concern with the world-wide problem of the teenager with regard mainly to the increasing frequency of teenager pregnancy in other countries, as well as with the lack of specific assistance to this group in Porto Alegre. To this effect a retro-pesctive study was made, based on 1.597 case histories of expectant women assisted in a teaching Hospital in our city, among whom the convincing evidence of 12.39 per cent pregnant adolescents was found. It has been our intention, through this work, to characterize the problem posed by the pregnant teenager in relation to: Matital status, occupation, age for menarche, beginning of sexual intercourse, pregnancies and parity, abortion, contraceptive methods, prenatal visits and nursie performance in providing care for the pregnant adolescent.
  • Acerca da utilização do método cientifico nas pesquisas de enfermagem

    Mendes, Isabel Amélia Costa; Trevizan, Maria Auxiliadora

    Resumo em Inglês:

    The abstracts of nursing theses and dissertations written in Brazil from 1963 to 1979 and included in "Information on Nursing Research and Researchers" were analyzed and classified. After epistemologic discussion of the subject, the method inductive or deductive used by the author to elaborate his/her thesis was classified on the basis of the summary, and an attempt was made to determine the phase of the method attained in the investigation. It was concluded that the inductive method is the privileged one, even trough it is not used in all its phases, the same occuring with the deductive method, a fact that led the authors to suggest that this factor may be blocking the onset of new problems and the formulation of new theories.
  • Custo operacional de duas técnicas de colheita de urina cultura bacteriológica em mulheres num hospital escola

    Oliveira, Maria Helena Pessini de; Vinha, Vera Heloisa Pileggi; Grieken, Edna Musse de Van
  • Prevenção de escara de decúbito: avaliação de programa de treinamento

    Angarten, Maria Goretti; Costa, Carlos Alberto Monteiro; Bloch, Julieta Brasil

    Resumo em Português:

    A incidência de escara de decúbito no Hospital Osvaldo Cruz (SP) era 14,6%. Este índice justificou o treinamento de pessoal de enfermagem em prevenção de escara. O treinamento compreendeu aula teórico-prática abordando minuciosamente técnica de Mudança de decúbito (MDec) e Massagem de conforto (MCon). Um mês após, a incidência era 20%. Desses 22 pacientes com escara, apenas 6 eram submetidos a MDec e MCon. Estas observações sugerem que o domínio da técnica de MDec e MCon não é suficiente para prevenção de escara. Sugerem os autores a adoção de avaliação padronizada pelo enfermeiro do risco de o paciente desenvolver escara, e associação no hospital do decúbito ao horário visando facilitar a supervisão desses cuidados pelo enfermeiro.

    Resumo em Inglês:

    The incidence of pressure sore at Hospital Osvaldo Cruz (Sao Paulo, Brazil) was 14,6%. This fact justified a pressure sore prevention program. The nursing staff training program consisted in theory-and-practice classes about turning patients and massage of the lay face of the body. A month after, the incidence was 20%. Only six of these patients had been turned. The authors conclude that the knowledge of how to turn patients isn't enouth for preventing pressure sores and the nurses have failed to select the patients that need turning schedule. The outhors suggest that the staff adopt a standard risk estimation for pressure sore risk development and a standardization of hour of the day-patient position schedule throughout the hospital, thus facilitating supervision.
  • Aspectos da atividade assistencial da enfermeira na unidade de internação pediátrica

    Nunes, Dulce Maria; Issi, Helena Becker; Ribeiro, Nair Regina R.; Motta, Maria da Graça C. da

    Resumo em Português:

    O trabalho faz uma abordagem geral sobre as atividades assistenciais da enfermeira na Unidade de Internação Pediátrica. Tem como objetivo propor, aos enfermeiros que desempenham suas funções em Enfermagem Pediátrica Hospitalar, um diálogo no sentido de conhecer como essas atividades são desenvolvidas nas diversas regiões do País e discutir experiências. Como ponto de referência, relatam-se as atividades desenvolvidas na Unidade de Internação Pediátrica do Hospital de arnicas de Porto Alegre, RS, considerando os objetivos da Unidade Pediátrica, o Sistema de Permanência Conjunta e a Equipe Interdisciplinar. Conclui-se que, desenvolvendo tais atividades, a enfermeira assegurará ao paciente pediátrico hospitalizado, e a sua família, assistência contínua e integral. Recomenda-se esforço, por parte dos enfermeiros, para que sejam estabelecidos os objetivos das atividades de enfermagem nas Unidades de Internação Pediátricas, critérios definidos e, em especial, operacionalização inteligente e criativa do tempo no desempenho de suas funções.

    Resumo em Inglês:

    This work is a general approach to the relief activities of the nurse at The Pediatric Intervention Unit. Its main goal is to propose to those nurses performing in hospital pediatric nursing a dialogue to the purpose of understanding how these activities are conducted in our country exchanging viewpoints about their previous experiences. As a reference, activities developed at the UIP-HCPA-RS are presented, eeping in mind the objectives of the Pediatric Unit, the rooming-in system and the multidisciplinar team. The conclusion reached is that trough such activities the nurse will be in a position to offer the admitted pediatric patient, as well as to his family, unceasing and whole assistance. Efforts, on the nurse's side, are recommended to establish specific objectives to the Pediatric Units, well defined criteria to nursing assistance and, above all, creative and intelligent operacionalization of time spent at their functions.
  • Educação para a saúde a grupo de obesos

    Vargas, Glaci de Oliveira Pinto; Scain, Suzana Fiore

    Resumo em Português:

    Este trabalho foi realizado por enfermeiras que atuam a nível ambulatorial, num Programa de Adulto, no Serviço de Saúde Pública, de um hospital geral de Porto Alegre, RS. É uma contribuição original de uma pesquisa descritivo analítica, com grupos de clientes obesos, atendidos através de cursos de educação para a saúde. Pretende-se avaliar quatro aspectos sem ordem de prioridade: a) interesse da clientela pela educação da saúde, em grupo; b) impressão, em relação aso conteúdos desenvolvidos; c) redução do peso; d) mudança de algum hábito de vida.

    Resumo em Inglês:

    This study was prepared by nurses who perform at outpatient level, on an Adult Health Program, in Public Health, at a general hospital in Porto Alegre, RS. It is an original contribution of a descriptive-analytic research, with groups of overweight patients, cared for through health education courses. It is here intended the evaluation of four aspects, without any priority order: interest demonstrated by the clients towards group education, their reaction to the subjects developed, weight reduction and translated by the alteration of some life habit
  • Experiência de integração docente assistencial na área de pediatria social desenvolvida em uma comunidade da periferia de São Paulo, abrangendo assistência, ensino e pesquisa

    Augusto, Marianna; Augusto, Esmeralda; Régis, Maria Lúcia Menezes; Gomes, Paulo Cobellis

    Resumo em Português:

    O trabalho consiste em uma experiência de integração docente assistencial abrangendo assistência, ensino e pesquisa. Vem sendo realizado desde 1974 pelo grupo de professoras de Enfermagem Pediátrica do Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina. A filosofia adotada é a do Prof. Robert Debré (fundador do Centro Internacional da Infância), que compreende "uma técnica individualizada e uma atitude que acompanha o gesto preventivo e curativo, resultando na assistência integral da criança". A metodologia aplicada, inclui técnicas científico - pedagógicas e de intervenção comunitária. A evolução do trabalho tem demonstrado melhoria do nível de saúde e social da comunidade. Como campo de estágio, vem oferecendo às alunas, ao longo dos anos, oportunidade de participação na assistência integral à criança e à família na comunidade, de implantação de novas áreas de assistência, participação em programas educativos e de vigilância epidemiológica e nutricional. O nível de atendimento tem sido verificado através da realização de pesquisas. O trabalho vem preenchendo os objetivos da OMS - Organização Mundial da Saúde -"Saúde para todos no ano 2000".

    Resumo em Inglês:

    This work consists of an experience in the integration of teaching and practice, covering pratice, teaching and research. The experience was initiated in 1974 by a group of teachers of Pediatric Nursing of the Departament of Nursing of the Escola Paulista de Medicina. The philosophy adopted is that of Prof. Robert Debre (founder of the Centre international de l'Enfance) which entails "an individualized technique and an accompanying attitude in a preventative and curative gesture that results in the total care of the child". The methodology applied includes cientific-pedagogic and community intervention techniques. With the developemente of the work, there has been a demonstrated improvement in the level of health and social standing of the community. As a clinical setting, it has offered students over the years an oportunity to participate in total care of the child and family in the community, the development of new areas of care, educational programs, and epidemiological and nutritional surveillance. The level of assistance provided has been monitored via reserch projects. The work fultills the objectives of the World Health Organization (WHO) of "Health for all by the year 2000"
  • A experiência do estudante de graduação de enfermagem na escola de 19 grau prestando assistência primária de saúde

    Espreafico, Enilza M.; Lourenço, Maria Regina

    Resumo em Português:

    O trabalho analisa a experiência de 43 dos 65 estudantes que cursam o 59 semestre de graduação de 1982 da Escola de Enfermagem da USP, Campus Ribeirão Preto, atuando em uma escola de 19 grau, localizada na periferia de Ribeirão Preto, constituída por alunos do bairro de nível socioeconómico precário prestando assistência de saúde ao escolar, através de seu meio-ambiente: escola, família e comunidade. Para avaliar a experiência desses estudantes, utilizamos um questionário constando de 18 questões. A análise dos resultados traduz a importância de se incluir programas semelhantes nos currículos de graduação de Enfermagem, significando aprendizado, conscientização dos estudantes e abertura de campo de atuação do enfermeiro.

    Resumo em Inglês:

    The work analyzes an experience of forty-three students, from sixty-five, who attend the 5tn semester of graduation in 1982, in a nursing school - USP, Ribeirão Preto, composed by students of the neighborhood, with a precary social-economic level; making assistance of health to the students, through their environment: school, family and community. To avalue the experience of those students, we used a questionnaire with eighteen questions. The analysis of the results shows the great importance to inclue similar programs in the apprenticeship, make the student conscious of the situation, and open fields to the nurse actuation
  • Influência do lazer sobre pessoas da terceira idade

    Queiroz, Joviana Borges de; Trinca, Sónia de Fátima

    Resumo em Português:

    Com esta pesquisa procurou-se descobrir até que ponto o lazer pode ser importante na sociabilização da pessoa da terceira idade. As hipóteses de que o lazer é procurado como fuga à solidão e como um passatempo sem finalidade nortearam todo procedimento da pesquisa. A pesquisa foi realizada em duas Instituições em Bauru - SP, que se dedicam de uma forma ou de outra à assistência do idoso; ambas apresentam características administrativas e assistenciais diversas. Os dados necessários foram levantados com o uso de questionário aplicado com 40 (quarenta) pessoas idosas. Os resusltados foram apresentados em percentual e dispostos em tabelas. Discutidos e analisados os resultados obtidos foi possível demonstrar a veracidade de que o lazer é procurado como fuga à solidão e como um passatempo sem finalidade. Com base nos resultados, foi sugerida também uma programação de lazer para as instituições.

    Resumo em Inglês:

    In this research we have tried to find out the important of leisure in the process of soiavilization of persons in the third age. The hypothesis are that leisure is looked for as a means of escaping solitude, as a hobby without aims. These facts lead the proceduces in the research. The research was accomplished in two. Institutions in Bauru, São Paulo, which deal with the assistence of old persons; both presenting different administrative and assistencial characteristics. The necessary data were achieved using a set of questions answered by forty old persons. The results were presented in percentages and desposed in tables. After discussing and analiging the results it was possible to demonstrate that leisure is indeed a means of escaping solitude and as a passtime without specific purposes. Based on the results, a program of leisure was suggested to both Institutions.
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