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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 37, Número: 1, Publicado: 1984
  • A REBEn e o saber na enfermagem Editorial

  • O professor de enfermagem: atuação em campo clínico Artigo Científico

    Lanthier, Marie Germaine Claire

    Resumo em Português:

    O estudo procurou averiguar a opinião dos estudantes de enfermagem a respeito de determinados papéis desempenhados pelos professores em campo clínico, a fim de saber qual destes mais influencia na sua aprendizagem. Os três papéis escolhidos - Orientador Facilitador e Modelo - fundamentam-se nas três seguintes teorias: Bloom. Rogers e Bandura Os résultados entretanto, mais acentuada no grupo de estudantes que se acham nos últimos períodos do curso.

    Resumo em Inglês:

    The study was to verify the students' opinions to the role of nursing teacher in clinical situacion, to know what is the most important in learning: orientation, facilitator and as a model as preconized by Bloom, Rogers and Bandura. The results described the teacher as a model, and it is predominant among the students of the last period of the course.
  • Central de diluição: uma proposta da comissão de controle de infecção hospitalar Artigo Científico

    Valentina, Vitor Hugo Della

    Resumo em Português:

    Relata-se a experiência na organização, implantação e avaliação de uma central de diluição de desindetantes a nível de um hospital geral com mais de seiscentos leitos. A viabilização desta central deve-se à designação de um enfermeiro , em jornada integral de trabalho, dedicado à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. No desenvolvimento do estudo discutem-se as vantagens desta central no que se refere aos pacientes; à equipe multiprofissional com ênfase nas equipes de enfermagem e de limpeza; à redução dos custos e à facilidade de divulgação de informações relativas ao emprego dos desinfetantes. Pelas vantagens abordadas no presente trabalho acredita-se que a inplantação de uma central de diluição deva constituir meta de toda instituição de saúde interessada em reduzir os riscos de exposição a infecções.

    Resumo em Inglês:

    This article approaches the organization, implantation and evaluation of dilution central of desinfectants in a general hospital with 600 beds. It has a nurse in integral period working as a member of Hospital Infection Committee. The author discusses the advantages to the patients, professional team (nursing and housekeepers) in order to reduce expenses and to facilitate the use of desinfectants. In conclusion , the implantacion of dilution central in hospitals would be used to reduce infections risks.
  • Cateteres intravenosos: estudo de condições bacteriológicas e avaliação da assistência de enfermagem Artigo Científico

    Robazzi, Maria Lúcia C. C; Bechelli, Maria Helena M; Levy, Carlos Emílio; Moriya, Tokico M

    Resumo em Português:

    Embora organizações de saúde Internacionais e autores nacionais tenham emitido há alguns anos diretrizes a serem aplicadas aos cateteres intravenosos, tanto introduzidos através de agulhas como de flebotomias, tem-se observado que estas não têm sido respeitadas. Os autores realizaram estudos junto a pacientes internados em um hospital de Ribeirão Preto, com os objetivos de verificar o tempo de permanência desses cateteres, relacionando-o com suas condições bacteriológicas e dos curativos realizados, avaliando a eficácia da assistência de enfermagem ministrada.

    Resumo em Inglês:

    There are guidelines to use intravenous catheters made by International and national organization but they are not being observed. The authors study the intern patients at hospital In Ribeirão Preto, to verify the permanence period of intravenous catheters, in relation to the bacteriologic condition and dressing and to evaluate the nursing assistance.
  • A enfermeira atende no metrô de São Paulo: relato de uma experiência Artigo Científico

    Nogueira, Maria Jacyra de Campos; Adami, Nilce Piva; Derntl, Alice Moreira; Rodrigues, Marie Azuma

    Resumo em Português:

    Relatou-se uma experiência realizada por enfermeiras durante a 44ª Semana de Enfermagem no Metrô do Município de São Paulo, 1983. O objetivo geral foi o de divulgar junto à população e às autoridades, o potencial de trabalho da(o) enfermeira(o) na assistência primária de saúde. Os objetivos específicos foram a proposição e a experimentação de um modelo assistencial de enfermagem que mostrasse o desempenho de funções tradicionais da(o) enfermeira(o), porém com maior autonomia. O modelo foi avaliado em termos da duração média das atividades prestadas, do tipo e qualidade de problemas de saúde e outros detectados na população e da opinião das(os) enfermeiras(os) que participaram da exoerlência e da população assistida.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports an experience carried out by nurses during the 44 th. WEEK ON NURSING in the Suboways of São Paulo Municipality in 1983. The general purpose was tonake population and authorities acquainted with the nurse's potencial of work regarding the primary health care. The specific goals were the proposition and experimentation of a nursing assistance model which could show the performance of the nurse's traditional functions, though with a greater degree of autonomy. The model was evaluated in terms of the average length of the activities provided, the kind and number of health problems and others found along the population, and the view point of the nurses who partook the experience as well as the opinion of the population attended.
  • Cuidado do lactente no primeiro ano de vida conhecimentos desejados por um grupo de mães Artigo Científico

    Lindholm, Rosemary Ribeiro

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste estudo foi verificar os conhecimentos que as mães de crianças de zero a um ano de idade gostariam de receber para cuidar de seus filhos. Foram entrevistadas 110 mães primíparas, matriculadas num centro de saúde, na cidade de São Paulo. Os conhecimentos requeridos pelas mães por ordem decrescente foram alimentação, manifestações orgânicas ou afecções comuns da infância, desenvolvimento, higiene corporal, crescimento, sono. Imunização, necessidades afetivas e higiene do ambiente. Constatou-se, ainda, que quanto mais baixa a idade da criança maior o número de solicitações apresentadas pelas mães. Os resultados desta pesquisa podem ser aplicados eventualmente em centros de saúde, mas de maneira criteriosa, para evitar generalizações que, provavelmente, iriam contrariar as necessidades individuais de aprendizagem das mães.

    Resumo em Inglês:

    The principal objective of this study was to verity the mother's knowledge, of children between zero and one year old, want to obtain to care their child. The author interviewed 110 primipara mothers, in health center, in São Paulo. The desirable knowledge, in decreasing sequence were nutrition, organic manifestation or common disease during childhood development of child corporal hygiene, growth, sleep, vaccination, emotional needs and environment hygiene. The author, obtained that mother of younger child needed more information. The results of this survey can be generalized with restriction because the individual needs must be considered.
  • Sociodrama com estudantes de enfermagem de saúde pública Artigo Científico

    Oliveira, Maria Helena Pessini de; Paciência, Edna; D'Andréa, Flávio Fortes

    Resumo em Português:

    O presente estudo expõe uma experiência com um grupo de estudantes do quarto ano de enfermagem, Habilitação em Saúde de Ribeirão Preto Pública da Escola USP, no qual por meio da técnica do sociodrama, procurou-se identificar as necessidades e conflitos mais freqüentes vivenciados por este grupo. Foram realizados dois grupos: grupo experimental (sociodrama) e grupo controle (verbal). Como resultado constatou-se er o sociodrama uma técnica facilitadora da expressão de emoções suprimidas ou recalcadas, enquanto o grupo verbal tendeu a intelectualizações. Em ambos os grupos evidenciaram-se importantes temas ligados à problemática desta população, neste estágio de formação, caracterizando-a como uma população de alto risco portanto sujeita a estados de crise e conseqüentes desequilíbrios emocionais.

    Resumo em Inglês:

    The authors present a experiment fulfiled with nursing fourth grade students In Public Health Habilitation. The technique used was the sociodrama through which they proposed to identify the needs and conflicts often shown by this group of university students. The population of 333 students were divided In two groups: experimental (sociodrama) and control (verbal) The results showed sociodrama confirmed as a facilitating technique for cathartic expression of suppressed or repressed emotions. The verbal group tended to intelectualizaons. In both qroups Important themes about the problems of this population were attested. This population, because of its conflicts, may be defined as a high risk population and therefor threatened by crises and consequent emotional disturbances.
  • Uma proposta de avaliação de estudantes de enfermagem baseada nas teorias de Peplau e King Artigo Científico

    Tocantins, Florence Romijn; Begossi, Marlisete Reid

    Resumo em Português:

    As autoras propõem um instrumento de avaliação para atividades práticas a serem desenvolvidas por estudantes de graduação em enfermagem na área de Saúde Pública, tendo por base a teoria de Hildegard Peplau, e a concepção teórica de Imogene King. O objetivo principal é fundamentar a elaboração de um roteiro de orientação e supervisão para estudantes em centros de saúde, norteado por uma metodologia científica de assistência de enfermagem.

    Resumo em Inglês:

    The authors suggest an evaluation instrument for practical activities developed by nursing students acting on the public health area. Their worl is based on Hildegard Peplau's theory and Imogene King's theoretical concept. It's main objective is to structure guiding and supervising directions for students in health centers, established on scientific methodology in nursing assistance.
  • O que a enfermeira da Secretaria de Saúde vem fazendo pelo escolar Artigo De Atualização

    Vilar, Maria Célia Pinheiro de Melo; Maranhão, Maria das Graças Queiroz; Lima, Mary Braga de

    Resumo em Português:

    As autoras descrevem como enfermeiras professoras escolares e respectivos pais vêm se articulando num trabalho para a saúde, visando a meliioria das condições de vida da comunidade, através da participação consciente e crítica, do diagnóstico das necessidades e da busca de soluções alternativas para resolver os problemas detectados. Apontam as dificuldades de articulação com os serviços de saúde e mostram as experiências dos grupos de saúde e encontros de avaliação numa metodologia participativa.

    Resumo em Inglês:

    The authors describe how nurses teachers students and parents are doing health work in order to encrease life's conditions in a community. They develop concious and critical participation, diagnosis of needs and alternative solutions to solve detected problems. They show difficulties with health service, their experience as a member of this group and an evaluation done using participant methodology.
  • Assistência de enfermagem sistematizada: experiência de aprendizado Artigo De Atualização

    Paula, Nara Sena de; Farias, Gláucea Maciel; Araújo, Thelma Leite de; Takahashi, Olga Chizue

    Resumo em Português:

    Esta experiência foi desenvolvida em um hospital geral governamental em São Paulo, no período de agosto a setembro de 1982, como trabalho de campo da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II do curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado da EEUSP. Os objetivos propostos foram aprendizado e Implantação da assistência de enfermagem sistematizada e orientação da equipe de enfermagem envolvida. A metodologia utilizada foi iniciada com um planejamento anterior à aplicação prática, com o estudo dos impressos disponíveis na instituição e o estabelecimento de quatro fases do processo: histórico, plano assistencial, prescrição e evolução de enfermagem. Foi desenvolvida por três alunas com supervisão de uma docente, com trabalho diário de seis horas pela manhã, sem solução de continuidade. A unidade escolhida foi a de clínica médica e nefrologia, sendo atendidos, com assistência de enfermagem sistematizada, 22 pacientes. Na avaliação do trabalho são apresentadas sugestões da possibilidade do processo de enfermagem ser desenvolvido em apenas três fases: histórico, prescrição e evolução de enfermagem com a utilização de um mínimo de impressos novos.

    Resumo em Inglês:

    This experience was made In a general and governamental hospital in São Paulo, from August to September of 1982, as a clinical experience of a discipline "Fundamentals of Nursing II" in Master Graduate Programe, EEUSP. The goals were to learm and implantation of sis-tematized nursnig assistance and orientation of nursing team. The methodology started with a plan that studied four phases: history, assistance plan, prescription and nursing evaluation. It was developed by three students and a teacher, working six hours in morning period, without faults. The units were the medical unit and nefrologic unit and they attended 22 patients. In the evaluation of this work, they suggested the nursing process in three phases: history, prescription and nursing evaluation using the little new instruments.
  • Relacionamento terapêutico aluna-paciente: relato de uma experiência Página Do Estudante

    Sakoda, Lilian Tomie Pedroso

    Resumo em Português:

    Na disciplina Enfermagem Psiquiátrica, a aluna tem oportunidade de vivenciar processo de relacionamento enfermeira paciente, em quase todas as fases. Isto é possível por meio da utilização de técnicas terapêuticas de comunicação e de medidas terapêuticas de relacionamento. Com estas, pode-se ajudar o paciente a exprimir seus sentimentos, oferecer-lhe apoio e estabelecer limitas quando necessário. A medida terapêutica mais eficaz para o paciente em estudo foi de oferecimento de apoio. Esta foi usada desde o início do processo relacionamento aluna-paciente. e foi através dela que se desenvolveu quase todo o prosesso. Essa experiência foi gratificante, visto que durante todo o processo de interaçao houve efetiva aprendizagem da aluna que pôde perceber sua importância para a enfermagem e também, que o relacionamento terapêutico pode ser usado em qualquer ambiente em que haja uma pessoa que necessite de aiuda.

    Resumo em Inglês:

    During Psiquiatric Nursing classes the student has an oportunlty to experience the nurse-patient communication using therapeutic techniques and measures, in order to help the patient to express his emotions to support and establish limits if necessary. The therapeutic measure used in this experience was the support since the beginning. This experience was rewarded because there was effective learning and perception the Importance to nursing and it could be used wherever the patient needs help.
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