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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 46, Número: 1, Publicado: 1993
  • Enfermagem e tecnologia Editorial

  • O ser com AIDS em sua dimensão existencial Artigos

    Dresler, Dorotea Erica; Boemer, Magali Roseira

    Resumo em Português:

    A inquietação sobre o significado de estar com AIDS, sob a perspectiva da pessoa que vivência a doença, levou as autoras a uma pesquisa que as norteie para uma assistência de enfermagem que contemple o doente em sua dimensão existencial. Desta forma, utilizando os passos de uma investigação fenomenológica, puderam, a partir dos discursos das pessoas sobre as suas experiências vividas de um ser com AIDS, desvelar facetas que integram a essência desse vivenciar e que o afetam enquanto um ser histórico. O momento crítico de revelação do diagnóstico, o conviver com a doença e com os sintomas a ela inerentes, a perspectiva de finitude próxima, a configuração de seu horizonte existencial face ao que lhes está acontecendo, foram facetas que emergiram e que são analisadas. Esses resultados contribuem, efetivamente, para uma assistência de enfermagem que assegure aos doentes o exercício de sua condição primordial de ser humano: a sua dimensão existencial.

    Resumo em Inglês:

    The uneasiness about the significance of having AIDS from the perspective of the person who experiences the disease led the authors to undertake a research that would guide them to provide nursing care based on an approach to the patient in his/her existential dimension. Thus, using the steps of a phenomenologic investigation and based on the discourse of the persons about their living experience of being a person with AIDS, the authors were able to discover facets which form the essence of this experience and which affect the persons as historical beings. The critical moment of the revelation of the diagnosis, living with the disease and its symptoms, the perspective of the approaching end, the configuration of their existential horizon in the presence of what is happening to them were facets that emerged and that were analyzed. These results effectively contribute to a type of nursing care that will garantee to the patients the exercise of their primordial condition as human beings: - their existential dimension.
  • Os princípios da teoria das necessidades humanas básicas e sua aplicabilidade para o paciente com indicação de transplante de córnea Artigos

    Pagliuca, Lorita Marlene Freitag

    Resumo em Português:

    A Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Aguiar Horta propõe cinco princípios. Os testes para comprovação da aplicabilidade de teorias devem compreender estudos que experimentem a base conceituai com diferentes clientelas. Selecionou-se como tal, pacientes com indicação de transplante de córnea, em que se identificaram como necessidades básicas afetadas as de vida gregária, segurança, aprendizagem, recreação e lazer, auto-imagem, auto-realização, filosofia de vida e sexualidade. A intervenção de enfermagem proposta foi analisada à luz dos princípios da teoria, centralizando-se no de que "todo cuidado de enfermagem é preventivo, curativo e de reabilitação" demonstrando, ainda, que os princípios guardam estreita relação entre si.

    Resumo em Inglês:

    The Theory of Human Basic Needs by Wanda Aguiar Horta suggests five principles. The tests conceived in order to certify the applicability of theories should include studies which will try out the conceptual basis in different cases. Bearing this in mind, patients indicated for cornea transplantation were chosen, whose basic needs involved were the gregarious life, security, apprenticeship, leisure, self-image, self-achievement, philosophy and sexuality. The proposed nursery intervention was analyzed under the theory principles, concentrating on the one that states "every nursing care is preventive, curative and implies rehabilitation", demonstrating also that the principles are closely related to each other
  • Banheira inflável Artigos

    Vinha, Vera Heloísa Pileggi

    Resumo em Português:

    A banheira inflável deve ser utilizada para ministrar banho no paciente em repouso no leito. Tem por objetivo ministrar ao cliente banho semelhante ao que ele toma diariamente. É fabricada com plástico flexível e tem as seguintes medidas: comp. 1,80m, larg. 0,85m e alt. 0,15m, bem como válvulas para drenagem da água. Deve ser colocada sobre o leito e retirada da mesma forma com que se troca de roupa de cama. O banho deve ser ministrado com água corrente obtida através de chuveiro ou água colocada em um recipiente. Seu uso sucessivo pelo autor e o parecer técnico de especialistas da área de Fundamentos de Enfermagem consideram-na adequada para o fim a que se propõe.

    Resumo em Inglês:

    The inflatable bathtub is to be used when bathing patients that have to stay in bed. Its purpose is to give the patient a bath, similar to the ones he or she usually takes at home. It is made of flexible plastic and has the following measures: 5,90ft (length) by 2,79 ft (width) by 0,49 ft (height). It also has a water draining valve. The inflatable bathtub should be placed on the bed and taken off the same way as bed sheets are changed. The bath can be applied with running water directly from a shower hose or from a water container. This product has been continuously used with satisfactory results by the author and Fundamentos de Enfermagem specialists
  • O ensino da técnica de curativo e retirada de pontos em incisão cirúrgica através da estratégia de simulação Artigos

    Nascimento, Edna Mara Ferreira do; Cançado, Maria Lúcia Brandão

    Resumo em Português:

    As autoras apresentam um método de ensino das técnicas de curativo e retirada de pontos, através da estratégia de simulação. Descrevem a montagem do dispositivo utilizado, o qual possibilita o desenvolvimento das habilidades psicomotoras necessárias para a realização desses procedimentos. Tecem considerações sobre a importância e necessidade de intermediar, em ambiente laboratorial, o ensino teórico-prático das técnicas de enfermagem.

    Resumo em Inglês:

    The authors present a teaching method of dressing change and suture removol using simulation strategies. They describe how to assemble the employed device which simulates a surgical wound and allows the development of psycomotor skills required to execute these procedures in the clinical situation. They are also concerned about the necessity of intermediate theoretical and practical teaching of nursing techniques in laboratory settings.
  • Escala de atitude na gravidez: adaptação para a cultura Brasileira Artigos

    Nakano, Ana Márcia Spanó; Mamede, Marli Villela; Messias, De Anne K. H.

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou realizar uma adaptação da escala Pregnancy Attitude Index (PAI) para a cultura brasileira. Tal instrumento constitui um recurso que a enfermeira obstétrica pode utilizar para conhecer as percepções das gestantes assistidas nos cursos de preparação psicoprofilática frente a experiência de parto, conduzindo dessa forma para uma assistência mais condizente com as reais expectativas da gestante. Como resultado desse processo, o instrumento mostrou-se com boa estimativa de confiabilidade ou consistência interna, bem como permitiu agrupar padrões de respostas emitidas pelas gestantes e identificar itens que necessitam de maior adequacidade. Acredita-se, no entanto, que o PAI está em condição de ser utilizado na cultura brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Pregnancy Attitude Index-Adaptation for Brazilian Culture: The purpose of this study was to adapt the Pregnancy Attitude Index (PAI) for use in Brazilian culture. This instrument is a tool which obstetrical nurses can use to measure the perceptions of pregnant women who are enrolled in childbirth preparation classes, in order to better cater to the expectations of each woman. As a result of the process, the instrument was shown to have a good degree of reliabity and internal consistency. It was also possible to group the response patterns of the women tested, and identify items of the instrument which need to be adjusted. It appears, however, that the PAI is suitable for use in Brazilian culture
  • Estabelecendo interações de ajuda com paciente hiperativo Artigos

    Lima, Maria da Glória; Rodrigues, Antonia Regina Furgato

    Resumo em Português:

    O enfermeiro psiquiátrico tem expandido seu papel e vem definindo melhor suas funções utilizando-se a si próprio como instrumento terapêutico fundamentado na relação interpessoal terapêutica voltada para a pessoa que precisa de ajuda. Os objetivos deste estudo são: 1) apresentar as interações do enfermeiro com um paciente hiperativo em um hospital psiquiátrico com características custodial e terapêutica; 2) analisar o procedimento do enfermeiro à luz do referencial teórico das relações interpessoais. São apresentados trechos de 4 encontros. Da análise pudemos perceber o nível de envolvimento e comprometimento em cada encontro; observar melhora na capacidade de observação e intervenção do enfermeiro; momentos de ansiedade do paciente e do enfermeiro; momentos de intervenções inadequadas e terapêuticas.

    Resumo em Inglês:

    The psychiatric nurse has broadened his role and better defined his functions, using himself as a therapeutic instrument in developing "a therapeutic interpersonal relationship with a person in need of help. The purpose of this study is: 1) to present the interactions between a nurse and a hyperactive patient of a psychiatric ward of a hospital with custodial and therapeutic character; 2) to analyze the nurse's interventions in light of the interpersonal relationship theory. Four encounters were analyzed, from which the authors were able to observe: the level of involvement and commitment present in each encounter; the increasing ability of the nurse to observe and intervene; moments of patient and nurse's anxiety and situations of inadequate and therapeutic interventions
  • Tendências da ética profissional na modernidade Artigos

    Passos, Elizete Silva

    Resumo em Português:

    Identifica-se no momento presente uma crise de valores morais, fazendo com que os cidadãos clamem por justiça, respeitabilidade e compromisso social. Também os profissionais refletem essa situação e passam a investir na criação de valores que possam regulamentar as suas relações. Tal situação decorre da importância que a subjetividade passou a ter a partir da Modernidade, assim como, de algumas alterações ocorridas nas esferas política, econômica e social, fazendo com que os homens ganhassem uma grande confiança em si mesmos, a ponto de negarem a necessidade de seguirem valores estabelecidos socialmente. Assim, a ética na modernidade estrutura-se, basicamente, em três direções: uma de tradição teológica, outra que reconhece a situação de crise e tem consciência que precisa modificá-la, e a última que nega a necessidade de qualquer código moral. Em consonância com os valores vividos na sociedade, também, os códigos de ética profissional seguem tendências divergentes. Podemos identificá-los ora como um mero exercício tautológico, comprometido em sacramentar as práticas exercidas, ora como um falso enfrentamento das práticas cristalizadas e em outros momentos como uma tendência questionadora, voltada para a superação do egoísmo, do individualismo e do corporativismo. Acreditamos que esta última deveria ser a tendência a ser seguida, pois caracteriza-se como uma verdadeira orientação deontológica e não como subterfúgio de práticas desonestas e comportamentos moralmente inadequados.

    Resumo em Inglês:

    At the present a moral values crisis is identified, leading the citizens to claim for justice, respectability and social commitment. The professionals feel the same way and are working towards the creation of values which will regulate their relations. Such situation is a consequence of the relevance that subjectivity gained nowadays, as well as a consequence of some changes which took place in the political, economic and social environments, leading people to be more self-confident, to the point of denying the necessity of following socially established values. Thus ethics today point towards three directions: one consists of theological tradition, another recognizes the crisis and is aware that it must be reversed, and the last denies the necessity of any moral code. According to the values found in the society also, the professional ethical code follow diverging tendencies. They can be identified either as a mere tautological exercise, committed to consolidating the adopted praxis, or as a false confrontation of the consolidated praxis, or else with a questioning tendency, turned to surpassing egoism, individualism and corporativism.We believe the latter is the tendency to be followed, for it is characterized by the true deontological orientation and not as a subterfuge of dishonest actions and morally inadequate behavior
  • A adolescência enquanto fenômeno social: possibilidades e necessidades de investigação científica em enfermagem Artigos

    Oliveira, Maria Amélia de Campos; Egry, Emiko Yosliikawa

    Resumo em Português:

    Recortando para além dos critérios crono-biológicos, ou seja, compreendendo-a enquanto um fenômeno social, as autoras discutem a redefinição deste objeto para investigação em enfermagem. Com isso, propõem a ampliação do leque de conhecimentos sobre a saúde do adolescente a fim de subsidiar a transformação do perfil de saúde-doença desse grupo populacional.

    Resumo em Inglês:

    The social phenomena of adolescence: needs and possibilities to nursing research. The authors discuss the transcendence of the chronological criteria to approach the adolescence. They propose the approach of the phenomena through the social historical view, believing that the perspectives thus opened reinforce the needs and the possibilities of understanding the adolescence as an object to nursing intervention, which will enable the transformation of the health-illness profile of this population group
  • O papel da enfermeira no ambulatorio de assistência à puérpera Artigos

    Figueiredo, Mª Cristina S.; Candiotti, Sandra Mª C.

    Resumo em Português:

    A assistência à puérpura no Brasil é analisada no contexto da atenção ao ciclo grávido-puerperal, onde o pré-natal é considerado de baixa eficácia, a atenção ao parto, estanque e o puerperio a etapa esquecida. Nessa perspectiva, é ressaltada a importância da enfermeira na assistência pré, trans e pós-natal, considerando-se a atual sub-utilização dessa profissional nesse processo. Propõe-se a re-orientação da atenção ao puerperio através do retorno à atenção domiciliar, da redução do prazo da primeira consulta à puérpera, da efetiva implantação do sistema de referência e contra-referência, da incorporação de tecnologia adequada e da ampliação da cobertura assistencial.

    Resumo em Inglês:

    The assistance to the parturient after the childbirth in Brazil is analyzed regarding the pregnancy cycle, where the pre-natal care is rated as non-effective, the delivery care is isolated and the post-natal stage is forgotten. Under these circumstances, it is emphasized the importance of the nurse before, during and after delivery, taking into consideration how little this professional is currently employed in the process. This article suggests the re-orientation towards attention to the parturient through the return to home care, through having the first consultation after delivery sooner, through the effective implementation of the reference system, through the acquirement of the propertechnology and through the widening of the assistance coverage
  • Programa de pós-graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery Universidade Federal do Rio de Janeiro: inovações curriculares no curso de mestrado Artigos

    Tyrrell, Maria Antonieta Rubio; Batista, Suely de Souza; Barreira, Ieda de Alencar; Carvalho, Vilma de

    Resumo em Português:

    A escolha da temática está ligada aos vários aspectos críticos evidenciados fundamentalmente na organização da estrutura curricular do Mestrado em Enfermagem da EEAN/UFRJ, e do curso como um todo. A questão central contemplada, neste trabalho, refere-se às inovações curriculares no Mestrado, como resposta às exigências impostas, dentre outras, pela clientela, que no momento, é predominantementeo enfermeiro da assistência. Apresenta resultados de processosde avaliação do curso, com participação de docentes, discentes e convidados (enfermeiros docentes e assistenciais).

    Resumo em Inglês:

    The choice of the theme is connected to the many critical aspects shown essentially in the organization of the curricular structure of the Master Degree in Nursery at EEAN/UFRJ, and of the course as a whole. The central point approached in this article concerns the changes in the curriculum at the Master Degree level, as a response to the demands of the assisting nurses. It presents the results from a process of curriculum evaluation, in which teachers, students and invited professionals took part.
  • Marina de Andrade Resende: um depoimento Espaço Do Leitor

    Fernandes, Cléa A. de Figueiredo
  • Resenha

    Alves, Delvair de Brito
  • Formação do enfermeiro a nível de graduação: percepção do educando sobre a implementação dos programas educacionais Resumo De Teses

    Barreto, Taniamá Vieira da Silva
  • O estágio de alunos da graduação de enfermagem em um hospital psiquiátrico: visão da equipe de enfermagem Resumo De Teses

    Munari, Denize Bouttelet
  • A ética no contexto da equipe de saúde: instâncias sociais que interferem na ocorrência de problemas éticos na instituição hospitalar Resumo De Teses

    Sauthier, Jussara
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