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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 51, Número: 2, Publicado: 1998
  • Terceiro milênio: misticismo ou resistência? Editorial

    Silva, Maria Therezinha Nóbrega da
  • Estimulação visual para recém-nascidos prematuros: intervenção de enfermagem Artigos

    Sousa, Kelly Monte; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag

    Resumo em Português:

    A visão permite assimilar o ambiente, auxiliando na construção do conhecimento. O recém-nascido necessita de tempo para desenvolver alguns órgãos e sentidos, dentre eles a visão. A estimulação visual precoce no prematuro pode prevenir atrasos no seu desenvolvimento psicomotor e social, permitindo avaliar a função visual. Neste estudo, um grupo experimental foi submetido pela enfermagem ao processo de estimulação e avaliação visual e outro, o controle, foi apenas avaliado. A análise dos dados considerou o tempo de exposição, os utensílios utilizados, o número de dias e a resposta à estimulação. Constatou-se que os recém-nascidos submetidos à estimulação visual mostraram-se alertas, ativos e atentos; os do grupo controle encontravam-se desinteressados e pouco ativos frente ao estímulo. Percebeu-se que o programa de estimulação permitirá detectar distúrbios visuais pela avaliação constante das respostas.

    Resumo em Espanhol:

    La visión permite asimilar el ambiente, auxiliando en la construcción del conocimiento. El recién nacido necesita de tiempo para desarrollar algunos órganos y sentidos, dentro de ellos la visión. La estimulación visual precoz en el prematuro puede prevenir atrasos en su desarrollo psico-motor y social, permitiendo evaluar la función visual. En este estudio un grupo experimental fué sometido al proceso de estimulación y evaluación visual y outro, el control, fué apenas evaluado. El análisis de los datos consideró el tiempo de exposición, los utensilios utilizados, el número de días y la respuesta a la estimulación. Fué constatado que los recién nacidos sometidos a la estimulación visual se mostraron alertas, activos y atentos; los del grupo control se mostraron desinteresados y poco activos frente al estímulo. Se notó que el programa de estimulación permitirá detectar disturbios visuales por la avaliación constante de las respuestas.

    Resumo em Inglês:

    Vision allows us to assimilate the environment, helping us to construct knowledge. New-borns need time to develop some organs and senses, among them vision. The early premature visual stimulation may prevent its psycho-motor and social development from being late. In this study an experimental group has been submitted to stimulation process and visual evaluation and other group, the control one, was only evaluated. Data analysis considered exposure time, tool used, number of days and stimulation response. It has been verified that new-borns submitted to visual stimulation are alert, active and attentive; those from the control group are uninterested and stimulus little active. It has been noticed that the stimulation programme will permit visual disturbances to be detected b constant response evaluation.
  • Enfermagem: uma maneira própria de ser, estar, pensar e fazer Artigos

    Lacerda, Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    O presente ensaio busca estimular os enfermeiros e estudantes de Graduação e Pós-graduação de Enfermagem a terem cada vez mais conhecimento e orgulho dá Enfermagem. Trás uma explanação sintética da Enfermagem enquanto profissão, disciplina, ciência, arte, tecnologia e para além de ciência e arte. Considera a Enfermagem como algo que a enfermeiras criam ao cuidar de alguém através de um conhecimento profissional e de uma maneira própria de ser enfermeira.

    Resumo em Espanhol:

    El presente ensayo busca estimular los Enfermeros y estudiantes de Graduación y Post-Graduación de Enfermería a tener cada vez mas conocimiento y orgullo de la Enfermería. Trae una explanación sintética de la Enfermería como profesión, disciplina, ciencia, arte, tecnología y para más allá de ciencia y arte. Considerando la Enfermería como algo que las Enfermeras crean al cuidar de alguien por medio de un conocimiento profesional y de una manera propia de ser Enfermera.

    Resumo em Inglês:

    The present essay tries to stimulate nurses and graduation and post-graduation students in obtaining knowledge more and more and being prouder and prouder of Nursing. It synthetically explains Nursing as a profession, discipline, science, art, technology and goes beyond science and arts. It considers Nursing as something that nurses bring up when caring for someone through professional knowledge and a proper way of being a nurse.
  • Construindo o significado da amamentação a partir da assistência de enfermagem Artigos

    Silva, Isilia Aparecida

    Resumo em Português:

    A partir dos referenciais do Interacionismo Simbólico e da Teoria Fundamentada nos Dados, buscou-se compreender o significado atribuído pelo acadêmico de enfermagem à amamentação e à sua intervenção, neste processo. Os resultados do estudo demonstraram que o aluno vivência sua experiência em relação à amamentação e ao seu processo de aprendizagem, no assistir à nutriz e ao seu filho, expressos por dois temas: construindo uma visão sobre a amamentação e construindo a assistência à amamentação. Estes temas retratam o processo evolutivo técnico e conceitual do aluno sobre a assistência em amamentação e sua percepção do vir a ser enfermeiro, atribuindo significados à sua atuação no processo vivenciado pela mulher e seu filho.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de los referencioles del Interaccionismo Simbólico y de la Teoría Fundamentada en los Datos, se buscó alcanzar los objetivos de comprender el significado, atribuido por el académico de enfermería, a la amamantación y a su intervención de enfermería, en este proceso. El estudio fué realizado con graduandos de la Escuela de Enfermería de la USP. Los resultados del estudio demostraron que el alumno vive su experiencia en relación a la amamantación y a su proceso de aprendizaje, al observar la mujer que amamanta y su hijo, expresados por dos temas: CONSTRUYENDO UNA VISIÓN SOBRE LA AMAMANTACIÓN y CONSTRUYENDO LA ASISTENCIA A LA AMAMANTACIÓN. Eses temas retratan el proceso evolutivo técnico y conceptual del alumno sobre la asistencia en amamantación y su percepción de venir a ser enfermero, atribuyendo significados a su actuación en el proceso vivido por la mujer y su hijo.

    Resumo em Inglês:

    From the referential of Symbolic Interactionism and Dada Based Theory, we have searched to achieve the objectives of comprehending the meaning, attributed by the nursing student to breastfeeding and to nursing interventions in this process. The study was accomplished with graduation students from Sao Paulo University (USP) Nursing School. The study results show that the student experience his relation to breastfeeding and to his learning process in assisting the nutrice and her child expressed by two themes: BUILDING UP A VIEW OVER BREASTFEEDING and BUILDING UP ASSISTANCE TO BREASTFEEDING. These themes portrait students' conceptual and technical evolutive process about breastfeeding assistance and their perception of being a nurse, attributing meanings to their performance in the process that is experienced by woman and her child.
  • Um um caminho de liberdade: a experiência da disciplina semiologia e semiotécnica Artigos

    Garcia, Ademilda Maria Gomes de Sousa; Silveira, Maria de Fátima de Araújo

    Resumo em Português:

    O trabalho relata a vivência da construção da disciplina Semiologia e Semiotécnica, integrante do novo currículo de Enfermagem. Os objetivos foram: incentivar a criatividade e a sensibilidade que o cuidar comporta no desenvolvimento de técnicas; valorizar os sentimentos e emoções no estabelecimento do relacionamento enfermeira-cliente; possibilitar uma reflexão e auto-conhecimento na vivência coletiva; e estabelecer uma interação docentediscente permeada pela parceria, compromisso e no sentir/aprender/fazer mútuos. A trajetória metodológica privilegiou a sensibilização como etapa necessária para o processo de formação e concomitante a este, desenvolvida a partir da arte e criatividade, e compreendeu a realização de oficinas e dinâmicas de grupos. Os resultados validam a experiência como oportunidade de desenvolver o potencial crítico, criativo e técnico rumo à consciência que conduz à liberdade na Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo relata la experiencia de la construcción de la disciplina Semiología y Semiotécnica, integrante del nuevo currículo de Enfermería. Los objetivos fueron: incentivar la creatividad y la sensibilidad que el cuidar comporta en el desarrollo de técnicas; valorizar los sentimientos y emociones en el establecimiento del relacionamiento enfermera-cliente; posibilitar una reflexión y auto-conocimiento en la vivencia colectiva; y establecer una interacción docentediscente teniendo por medio la parcería, compromiso y en el sentir/aprender/hacer mútuos. La trayectoria metodológica privilegió la sensibilización como etapa necesaria para el proceso de formación y concomitante a éste, desarrollada a partir del arte y creatividad y comprendió la realización de laboratorios y dinámicas de grupos. Los resultados validan la experiencia como oportunidad de desarrollar el potencial crítico, creativo y técnico rumbo a la conciencia que lleva a la libertad en la Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The work reports the experience of planning the course: Semiology and Semiotechnique which is part of Nursing new curriculum. The objectives were: stimulating creativity and sensitivity that care bears in techniques development; valuing feelings and emotions in the establishment of nurse and patient relationship, allowing some reflection and self-knowledge in collective experience, and establishing relationship between professors and students based upon partnership, compromise and on mutual feeling/doing/learning. Methodological work and art creativity privileged sensitivitiness as the necessary step for formation process and together with this developed from arts and creativity and understand these workshops performance and developing a critical as well as dynamic group. The results show that it is an experience as an opportunity of developing critical potential, critical and theoretical, creative towards conscience which leads to Liberty in Nursing
  • AIDS e a escola: proposta interdisciplinar e institucional de prevenção Artigos

    Carvalho, Regina de Oliveira

    Resumo em Português:

    O Projeto AIDS E A ESCOLA surge como uma proposta interdisciplinar e institucional de combate ao HIV/AIDS. Em 1992, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, representada pelas Faculdades de Enfermagem e Serviço Social e pelo Núcleo de Estudos de Saúde do Adolescente e as Secretarias de Estado de Saúde e de Educação, e ainda a FIO-CRUZ, pensaram uma forma de intervir preventivamente na faixa etária em que mais se expressava o contato com o vírus. O adolescente deveria ser trabalhado, mas, para alcançar um grande número, nada melhor que o professor para isso. A partir daí, o projeto foi escrito e seu desenvolvimento iniciou-se, em 1994, com a capacitação de professores de 1º e 2º Graus de seis Municípios do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho é de relevância pela sua característica de supervisão e apoio do GEPAE (Grupo Executivo do Projeto AIDS e a Escola). Nas oficinas, são trabalhados co m os professores os temas: Perda e Morte; Sexualidade; Sexualidade em Tempo de AIDS; Informação Técnica e Metodologias Aplicadas. O Projeto é financiado pelo Banco Mundial através do Ministério de Saúde. Atualmente, estamos realizando avaliação do Projeto e já detectamos que, pela sua performance e características, se tornará um Programa.

    Resumo em Espanhol:

    El Proyecto SIDA Y LA ESCUELA aparece como una propuesta interdisciplinar e institucional de combate al HIV/SIDA. En 1992, la Universidad del Estado de Rio de Janeiro representada por las Facultades de Enfermería y Servicio Social y por el Núcleo de Estudios de Salud del Adolescente y las Secretarías de Estado de Salud y de Educación, y también la FIO-CRUZ, pensaron una forma de intervenir preventivamente en la faja de edad en que mas se manifestaba el contacto con el virus. El adolescente debería ser trabajado, pero, para alcanzar un gran número, nada mejor que el profesor para eso. A partir de ahí, el proyecto fué escrito y su desarrollo se inició en 1994, con la capacitación de profesores de 1º y 2º de seis municipios del Estado de Rio de Janeiro. El trabajo es de relevancia por su característica de supervisión y apoyo del GEPAE (Grupo Ejecutivo del Proyecto AIDS y la Escuela). En los laboratorios son trabajados con los profesores los temas: Pérdida y Muerte; Sexualidad; Sexualidad en tiempo de SIDA; Información Técnica y Metodologías Aplicadas. El proyecto es financiado por el Banco Mundial por medio del Ministerio de Salud. Actualmente estamos realizando evaluación del Proyecto y ya detectamos que por su desempeño y características se tornará un programa.

    Resumo em Inglês:

    The project AIDS and School emerges as an institutional and interdisciplinary new proposal for HIV/AIDS combat. In 1992, Rio de Janeiro State University represented by Social Work and Nursing Faculties and by Adolescent Health Studies Nucleus and Education and Health State Secretaries and yet Oswaldo Cruz Foundation (FIO-CRUZ), thought about a way of preventively intervene with the age where the contact with the virus is mostly contacted. The adolescent should be worked on but for achieving a great number of students, a teacher was needed. From this, the project was designed and its development started in 1994 with 1º and 2º graus' teachers capacitation in six districts of Rio de Janeiro. The work is of relevance for its supervision characteristics and support to GEPAE (AIDS and School Project Executive Group). At the workshops themes are worked with the teachers, such as: Loss and Death; Sexuality; Sexuality in AIDS times; Technical Information and Applied Methodology. This project is sponsored by the World Bank through Health Ministry. Nowadays, we are evaluating the project and we have already detected that for its performance and characteristics it will be turned into a Programme.
  • Os hospitais: lugar de doentes e de outros personagens menos referenciados Artigos

    Ornellas, Cleuza Panisset

    Resumo em Português:

    Os hospitais foram, desde sua origem, um lugar de recolhimento e abrigo de doentes. A igreja, na Idade Média, fundou hospitais nos mosteiros, onde os doentes recebiam cuidados e assistência, antes religiosa que terapêutica. Ao final da Idade Média, os hospitais tornaram-se um lugar de exclusão, para onde foram encaminhados os loucos, os leprosos e os mendigos, juntamente com os doentes. Com o surgimento da clínica, o hospital tornou-se o espaço privilegiado onde os doentes puderam ser observados e a arte de cuidar consolidou-se. A apreensão das práticas de cuidar pelo modo de produção capitalista muda o caráter acolhedor do hospital, que passa a ser um instrumento de trabalho, espaço produtivo não só de tratamentos mas, principalmente, de valores.

    Resumo em Espanhol:

    Los hospitales fueron desde su origem lugares de hospitalidad y abrigo de los enfermos. La Iglesia, en la Edad Media, ha fundadao hospitales en los mosteros, donde los enfermos recibiam cuidados y asistencia, mas religiosa que terapeutica. Ao final de la Edad Mediatos hospitales volvien a ser un lugar de exclusión para donde se encaminavan los locos, los mendigos, los leprosos, juntamente com los enfermos. Com el surgimiento de la clínica, ele hospital viene a ser el lugar privilegiado onde los enfermos podiam ser observados e el arte de cuidar se ha consolidado. La apreensión de las practicas de cuidar y asistir por el modo de produción capitalista muda el carater hospitalero del hospital que pasa a ser un instrumento de trabaljo, espacio produtivo, non solamiente de tratamiento y cuidado, mas, principalmiente de valores.

    Resumo em Inglês:

    The hospitals were, since its source, a place of retirement and shelter of sick people.The Church, in Middle Age, founded hospitals in their monasteries, where sich people took care anda assistance, more religious than therapeutic. In the final of Middle Age the hospital became an exclusion's place for the crazy people, the leprous people, the bee people and the sich people were guided to. With de arisemens hospital became privilegious space where sick people could be observed and the art of care was consolidate. The apprehension of care practices by the capitalism way of production changed the wel coming character of the hospital that would be an instrument of work, productive space not only of treatment beut, foremost, of values.
  • Enfermeira interagindo terapeuticamente com paciente idosa em depressão crônica Artigos

    Osinaga, Vera Lúcia Mendiondo; Scatena, Maria Cecília Morais; Rodrigues, Antonia Regina Furegato

    Resumo em Português:

    No modelo humanista de assistência, procuramos analisar a experiência vivida por uma enfermeira interagindo com paciente em depressão crônica. Era uma paciente atendida no Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS), de 60 anos de idade, apresentando sintomas depressivos, próprios de sua idade, acentuados provavelmente por suas experiências de sofrimento durante o percurso de vida. Foi uma interação terapêutica visto que foi abordado o assunto de interesse da paciente (e não o do interesse da enfermeira); o ritmo da comunicação foi determinado pela paciente; a enfermeira (exceto no início quando estava um pouco ansiosa) acompanhou suas comunicações, aproximou-se fisicamente quando foi preciso; interveio somente nos momentos adequados; inspirou a confiança necessária para que ela pudesse falar de sentimentos íntimos; ajudou-a a recuperar-se quando se mostrou muito emocionada; conduziu segura, mas com atitude compreensiva, até que a paciente se sentisse mais tranqüila para deixá-la; demonstrou que poderia ajudá-la em outros momentos caso ela sentisse necessidade. A interação atingiu seu objetivo ajudando a paciente e sendo tecnicamente adequada nos aspectos diagnóstico e terapêutico.

    Resumo em Espanhol:

    En el modelo humanista de asistencia procuramos analisar la experiencia vivida por una enfermera interagiendo con paciente en depresión crónica. Era una paciente atendida en el Núcleo de Apoyo Psico-social (NAPS), de 60 años de edad, presentando síntomas depresivos, propios de su edad, acentuados probablemente por sus experiencias de sufrimiento, durante el percurso de vida. Fué una interacción terapéutica ya que fué abordado el asunto de interés de la paciente (y no el de interés de la enfermera); el ritmo de la comunicación fué determinado por la paciente; la enfermera (Excepto en el inicio cuando estava un poco ansiosa) acompañó sus comunicaciones, se aproximó físicamente cuando fué necesario; intervino solamente en los momentos adecuados; inspiró la confianza necesaria para que ella pudiese hablar de sentimientos íntimos; la ayudó a recuperarse cuando se mostró bastante emocionada; condució segura, pero con actitud comprensiva, hasta que la paciente se sintiese mas tranquila para dejarla; demostró que podería ayudarla en otros momentos caso ella sintiese necesidad. La interacción alcanzó su objetivo ayudando la paciente y siendo técnicamente adecuada en los aspectos diagnósticos y terapéutica.

    Resumo em Inglês:

    In a humanist care model we searched to analyse experiences lived by nurses interacting with chronic depression patients. There was a female patient who was being assisted by Psycho-social Support Nucleus (NAP), 60 years old, presenting depressive symptoms, proper for her age, probably stressed by her suffering experiences in life. It was a therapeutic interaction as matters of the patient's interest (not the nurses interest) have been presented; the pace of communication has been determined b the patient herself; the nurse (except in the very beginning when the patient was a little anxious) followed her communication, physically approaching her whenever it was necessary; intervened only at necessary moments; inspired confidence that was necessary for the patient to talk about her intimate feelings; helped her to recover when she was out of control; conducted her safely, but with comprehensive attitude until the patient felt easy to leave her; demonstrated that she could help her in other moments if she thought it was necessary. Interaction achieved its aims helping the patient and being technically adequate for therapeutic and diagnosis aspects.
  • O sofrimento psíquico dos enfermeiros que lidam com pacientes oncológicos Artigos

    Silva, Juliana Bastoni da; Kirschbaum, Débora Isane Ratner

    Resumo em Português:

    A fim de identificar as situações enfrentadas pelos enfermeiros, que mais lhes desencadeiam sofrimento psíquico no cotidiano com paciente oncológico, e verificar as formas encontradas por estes profissionais para lidar com tal sofrimento, foram entrevistados quatro enfermeiros de um hospital-escola da cidade de Campinas, estado de São Paulo, que trabalhavam com pacientes oncológicos. A abordagem etnográfica foi empregada para realizar a coleta de dados. A entrevista não-diretiva, associada com observação de campo, foi a técnica utilizada para esta coleta. Para a análise dos dados, foi empregado como referencial metodológico a Análise do Conteúdo. Os resultados mostraram que muitas situações do relacionamento enfermeiro-paciente oncológico suscitam sofrimento psíquico neste profissional. Estas situações estão ligadas ao trabalho dos enfermeiros, ao tipo de paciente cuidado por estes profissionais e ao tipo de doença que apresenta o paciente. O presente estudo mostrou que, muitas vezes, os enfermeiros usam mecanismos de defesa contra esse sofrimento psíquico. A intenção do trabalho é contribuir para o conhecimento do assunto e assim servir de base para a elaboração de medidas que possam amenizar problemas dessa natureza, que ocorrem, com os enfermeiros, que atuam na Área de Oncologia. Com este estudo, espera-se poder contribuir para a compreensão do desafio que é o câncer, doença que amedronta profissionais e a população em geral.

    Resumo em Espanhol:

    A fin de identificar las situaciones enfrentadas por los enfermeros, lo que más les desencadenan sufrimiento psíquico en el día a día con paciente oncológico y verificar las formas encontradas por estes profesionales para tratar con tal sufrimiento, fueron entrevistados cuatro enfermeros de un hospital escuela de la ciudad de Campinas, Estado de São Paulo, que trabajaban con pacientes oncológicos. El abordaje etnográfico fué usado para realizar la colecta de datos. Para el análisis de los datos, fué usado como referencial metodológico el análisis del contenido. Los resultados mostraron que muchas situaciones del relacionamiento enfermero-paciente oncológico suscitan sufrimiento psíquico en este profesional. Estas situaciones están ligadas al trabajo de los enfermeros, al tipo de paciente cuidado por estes profesionales y al tipo de enfermedad que presenta el paciente. El presente estudio mostró que, muchas veces, los enfermeros usan mecanismos de defensa contra esse sufrimiento psíquico. La intención del trabajo es contribuir para el conocimiento del asunto y así servir de base para la confección de medidas que puedan diminuir problemas de esa naturaleza, se espera poder contribuir para la comprensión del desafío que es el cáncer, enfermedad que atemoriza profesionales y a la población en general.

    Resumo em Inglês:

    In this qualitative study, four nurses of a teaching hospital in the city of Campinas, São Paulo-Brazil, all of them working with oncological patients were interviewed in order to verify the situation that most caused mental suffering in the day by day with these patients. Data collection were performed as proposed by the ethnografic approach and the non-directive interview and the direct observation was employed. The cointaint analysis has been utilized to the data analysis. The results have shown that many situations of the relationship nurses-oncological patients cause mental suffering in that professional. Those situations are tied to the work of the nurses, to the kind of patient treated by those professionals and to the kind of sickness presented by the patient. That study has shown that, many times, the nurses utilize defense mechanisms against that mental suffering. This work aims to contribute to the knowledge of the subject and therefore be itself a base in which one could elaborate mesures that can make these problems that occur with the nurses that work in the Oncology area lighter. With that study to contribute to the compreension of the challange that the cancer, sickness that make professional and population frighted, is.
  • Banho no leito: um ritual de iniciação para o enfermeiro Artigos

    Macedo, Maria do Carmo dos Santos; Figueirêdo, Nébia Maria Almeida de; Kestenberg, Célia Caldeira; Martins, Elizabeth Rose C.

    Resumo em Português:

    Trata-se de experiência, no laboratório de Enfermagem Fundamental, com 22 graduandas de Enfermagem da UERJ, para a prática de "Banho no Leito". Teve como objetivo registrar a estratégia de ensino deste procedimento, identificar representações e sentimentos dos alunos sobre seu próprio banho e caracterizar seus sentimentos após a dinâmica de sensibilidade desenvolvida no Projeto "VIVENDO VIVÊNCIAS". A pesquisa é exploratório-qualitativa e foi implementada em 1997. Entre os resultados encontramse as categorias próprias da construção do conhecimento sobre "Banho no Leito": Estímulo de limpeza para o corpo sujo, Estímulo de prazer - o corpo relaxado, Estímulo ao conforto - o corpo livre e Estímulo às sensações - corpo dinâmico. Concluiu-se que os alunos trazem da sua realidade um conhecimento do senso comum sobre "sujo" e "limpo" quando representam seu próprio corpo. Ao experienciarem o "tocar" humores e sentirem os odores do cliente, mesmo simbolicamente, suas reações sao diferentes e redimensionam um conhecimento cultural e científico.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de experiencia, en el laboratorio de Enfermería Fundamental, com 22 graduandos de Enfermería de la UERJ, para la práctica de "Baño en el Lecho". Tuvo como objetivo registrar la estrategia de enseñanza de este procedimiento, identificar representaciones y sentimientos de los alumnos sobre su próprio baño y caracterizar sus sentimientos después de la dinámica de sensibilidad desarrollada en el Proyecto "VIVIENDO VIVENCIAS". La pesquisa es exploratoriocualitativa y fué ¡mplementada en 1997. Entre los resultados se encuentran las categorías propias de la construcción del conocimiento sobre "Baño en el Lecho": Estímulo de limpieza para el cuerpo sucio; Estímulo de plazer -el cuerpo relajado; Estímulo al conflicto - el cuerpo libre y Estímulo a las sensaciones - cuerpo dinámico. Se concluyó que los alumnos traen de su realidad un conocimiento del senso común sobre "sucio" y "limpio" cuando representan su próprio cuerpo. Al experimentar el "tocar" humores y sentir los odores del cliente, mismo simbólicamente, sus reacciones son diferentes y redimensionan un conocimiento cultural y científico.

    Resumo em Inglês:

    It's a experience, at the Fundamental Nursing Laboratory, for the "Bath in the Bed" practice with 22 graduating from the UERJ nursing course, the object was to record the teaching strategy procedure, identify the students representations and feelings with her own bath and characterize, after the sensibility dynamic developed in "LIVING EXPERIENCES", her feelings. The explorer-qualitative research was implemented in 1997. Among the results there are the proper categories of the knowledge construction on the "Bath in the Bed": Incentive for body dirt cleaner; Incentive to pleasure - the relax body; Incentive to comfort - free body and Incentive to sensations - dynamic body. Conclusion, the students carry from their reality common sense knowledge for "dirt" and "clean" when representing their own body. When experiment to "touch" humors and perceives the client bad odors, even of symbolic way, their reactions are different and re-extend a cultural and scientific knowledge
  • Revista Brasileira de Enfermagem: uma história de resistência Artigos

    Santos, Iraci dos; Lopes, Maria Goretti David; Silva, Maria Therezinha Nóbrega da

    Resumo em Português:

    Parte das conquistas da ANEDB, atual ABEn, desde 1920 a REBEn se inseriu na luta dos protissionais pela difusão dos feitos da enfermagem. Deve-se a Edith Magalhães Fraenkel e Rachel Haddock Lobo a inspiração e iniciativa para criação, desde 1929, com a participação no I Congresso Quadrienal do ICN, em Montreal onde se discutiu facilidades, dificuldades e avanços dos periódicos de enfermagem. Os ANNAES de Enfermagem, editado pelo Jornal do Brasil - RJ, em 1932, foi o precursor da REBEn. Com sua existência, leitores, estudantes e profissionais ávidos por ampliar seus conhecimentos específicos, construtores da documentação histórica e do saber da profissão, responsáveis pelo desenvolvimento científico e tecnológico e pela emissão de conceitos de diferentes épocas da enfermagem brasileira, aprenderam a aproveitar seus benefícios. Com mais de 50 volumes e 200 números editados, a REBEn adquiriu "status" de referência nas áreas de saúde e das ciências humanas nacional e internacional. Já consolidada, dissemina resultados de dissertações, teses e trabalhos apresentados nos Congressos Brasileiros de Enfermagem. É o periódico mais consultado como fonte e campo de investigação científica. Propicia o crescimento de leitores, organizadores no processo de editoração e formação de conselheiros "ad hoc" através da avaliação e crítica permanentes.

    Resumo em Espanhol:

    Parte de las conquistas de la ANEDB (hoy Asociación Brasilera de Enfermería - ABEn), desde 1920 la REBEn se insertó en la lucha de los profesionales por difundir los "hechos" de esta área de conocimiento. Por iniciativa de Edith Magalhães Fraenkel y Rachel Hoddock Lobo, en 1929, surgió la inspiración y el desafío posterior a la participación brasileira en el I Congreso Cuatrienal del ICN, en Montreal, donde fueron discutidos facilidades, dificultades y avances de los periódicos de enfermería. Los Anales de Enfermería, editado en el Journal de Brasil, Rio de Janeiro, em 1932, fueron los precursores de la REBEn. Debido a su existencia, lectores, estudiantes y profisionales ávidos por ampliar sus conocimientos específicos, construtores de la documentación histórica y del saber de la profesión, responsables por el dasarrollo científico-tecnológico y por la emisión de conceptos de diferentes épocas de la enfermería brasilera, aprendieron a aprovechar sus beneficios. Con más de 50 volúmenes y 200 números editados, la REBEn adquirió status de referencia en las áreas de salud y de las ciencias humanas nacionales e internacionales. Ya consolidada, disemina, resultados de monografías, tesis y trabajos presentados em los Congresos Brasilero e Internacional de Enfermería. Continúa siendo el periodo más consultado como fuente y campo de investigación científica, y propicia permanentemente el crecimento de sus lectores, de sus organizadores en el proceso de edición, y la formación de consejeros ad hoc, a através de la avaliación y la crítica permanentes.

    Resumo em Inglês:

    Part of the conquest of ANEDB, since 1920 the REBEn itself inserting in the professional dispute about the diffusion of the nursing facts. Ought to Edith Magalhães Fraenkel and Rachel Haddock Lobo the inspiration and initiative for the creation, since 1929, within the participation in the I Quadrienal of ICN congress, in Montreal where were discussed facilities, difficulties and advance of nursing newspaper. The ANNAES of nursing, edited by the newspaper "Jornal do Brasil - R.J.", in 1932, was the precursor of the REBEn. With her existence, readers, students and Professionals greediness for extend his specifics knowledge, constructors of the historic documentation and the knowledge profession, responsible by the scientific and technologic development and by the concept emission of different period of the Brazilian nursing, has learned to take advantage on his benefits. With more of 50 volumes and 200 edited copies the REBEn has acquired a reference status in the domestic and international of health and human science areas. Already consolidate; spread dissertation results, thesis, and work papers, presented or showed in Brazilian congresses of nursing. It's the most consulted newspaper as source and field scientific investigation. It provides the readers growth, organizer in the editorial process and counselors formation "ad hoc" through the permanent criticism and evaluation.
  • Projeto de implantação das anotações de enfermagem em unidade de terapia intensiva pediátrica Página Do Estudante

    Canello, Blessane Lipski; Muntsch, Sandra

    Resumo em Português:

    O projeto, realizado na UTI Geral do Hospital Infantil, em Curitiba, Paraná, permitiu vivenciar praticas de enfermagem no tratamento da criança hospitalizada em estado grave e em situações concretas do cotidiano. Ao início do trabalho, percebeu-se a ausência de qualquer registro de cuidados de enfermagem, através de várias situações que, algumas vezes, colocavam em risco o tratamento da criança pela precariedade de informações e pela forma Taylorizada da assistência de enfermagem. A partir do diagnóstico do processo de registros de enfermagem, discutiu-se co m a equipe a construção do projeto, elaborou-se um formulário para as anotações e dois manuais (Anotações de Enfermagem e Noções de Farmacologia) para o treinamento e acompanhamento dos profissionais. A implantação do projeto proporcionou uma maior interação paciente-enfermagem na assistência e incentivou, através da forma sistematizada dos registros das informações, um trabalho interdisciplinar, além da organização da assistência de enfermagem, resultando em maior qualidade e credibilidade da assistência.

    Resumo em Espanhol:

    El projecto realizado en la UTI General del Hospital Infantil en Curitiba, Paraná, permitió vivenciar prácticas de enfermería en el tratamiento del niño hospitalizado en estado grave y en situaciones concretas del día a día. Al inicio del trabajo fué notada la falta de cualquier registro de cuidados de enfermería, por medio de algunas situaciones que, algunas veces, ponian en riesgo el tratamiento del niño por la precariedad de informaciones y por la forma Taylorizada de la asistencia de enfermería. A partir del diagnóstico del proceso de registros de enfermería, se discutió con el equipo la construcción del projecto, se elaboró un formulario para las anotaciones y dos manuales (Anotaciones de Enfermería e Nociones de Farmacología) para el entrenamiento y acompañamiento de los profesionales. La implantación del projecto proporcionó una mayor interacción paciente-enfermería en la asistencia e incentivó, por medio de la forma sistematizada de los registros de las informaciones, un trabajo interdisciplinar, mas allá de la organización de la asistencia de enfermería, resultando en mayor calidad y credibilidad de la asistencia.

    Resumo em Inglês:

    The project, performed at the Infantile General Hospital ITU, in Curitiba, Paraná, enabled to experience nursing practices in caring for seriously ill in hospital children and, also in concrete day by day situations. At beginning we have notice the absence of nursing care records of any kind, through many situations, that sometimes, put children's treatment in risk for nursing information records precariously and for the Taylorized way of nursing care. From nursing records process diagnosis, was discussed the project build, we have elaborated a record form and two manuals (Nursing records and Pharmacology Notions) for professionals training and follow-up. The project introduction has provided a better interaction between patient and nursing assistance and has encouraged, through the systematized way of information records, a interdisciplinary work, besides organization of nursing assistance, resulting in a better assistance quality and credibility.
  • Histórico da enfermagem no Paraná Documentário

    Michaud, Alice
  • Síndrome pré-menstrual: percepções de mulheres Resumo De Tese E Dissertação

    Ferreira, Terezinha de Freitas
  • A mistica do silência: a prática de enfermagem na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro no século XIX Resumo De Tese E Dissertação

    Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza
  • Análise sincrônica e diacrônica de falhas na assistência de enfermagem em pós-operatório imediato Resumo De Tese E Dissertação

    Chianca, Tania Couto Machado
  • Concepção de modelo de assistência à saúde, ideologia e formação do enfermeiro Resumo De Tese E Dissertação

    Santana, Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira
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