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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 53, Número: 1, Publicado: 2000
  • Editorial

    Mancia, Joel Rolim
  • Enfoque humanístico à comunicação em enfermagem: o caso de uma adolescente hospitalizada Pesquisa

    Mendes, Isabel Amélia Costa; Trevizan, Maria Auxiliadora; Nogueira, Maria Suely; Hayashida, Miyeko

    Resumo em Português:

    A enfermagem é uma profissão que milita pela promoção do ser humano, com toda sua liberdade, unicidade e dignidade. Neste sentido, a comunicação reveste-se de um significado essencial tanto no transcorrer do processo de enfermagem, quanto no seu produto, constituindo-se também como um componente fundamental do tratamento. Entretanto, no contexto hospitalar brasileiro, a comunicação do enfermeiro com o paciente tem sido limitada ao cumprimento de seu papel instrumental. A proposta deste estudo é analisar o caso de uma adolescente hospitalizada, enfocando sua comunicação com os enfermeiros que lhes dispensaram cuidados. Esta análise alicerçou-se no paradigma categorial de Bales. Através da técnica de observação direta do comportamento resultante da interação entre os enfermeiros e a adolescente estudada, durante trinta horas distribuídas em cinco dias, foram computadas 428 unidades de interação, as quais foram classificadas em áreas sócio-emocional positiva, negativa e neutra por juizes habilitados para esta atividade. Dado o alto índice de interações na área neutra (89,3%), as autoras recomendam uma correção humanística na comunicação durante o processo de enfermagem, o que poderá contribuir para qualificar o cuidado e redundar em satisfação no trabalho através do exercício da empatia e da solidariedade.

    Resumo em Espanhol:

    La enfermería es una profesión que lucha por la promoción del ser humano con toda su libertad, unicidad y dignidad. En ese sentido, la comunicación se reviste de un significado esencial tanto en el transcurrir del proceso de enfermería, como en su producto, constituyéndose también como un componente fundamental del tratamiento. Sin embargo, en el contexto hospitalario brasileño, la comunicación del enfermero con el paciente se ha limitado al cumplimiento de su papel instrumental. La propuesta de este estudio es analizar el caso de una adolescente hospitalizada enfocando su comunicación con los enfermeros que la cuidaron. El análisis se basa en el paradigma categorial de Bales. Mediante la técnica de la observación directa del comportamiento resultante de la interacción entre los enfermeros y la adolescente estudiada, durante treinta horas distribuidas en cinco dias, se computaron 428 unidades de interacción, las cuales se clasificaron en áreas socio-emocionales positiva, negativa y neutra por jueces habilitados para tal actividad. Como el índice de interacciones en el área neutra (83,9%), se presentó muy elevado, las autoras recomiendan una corrección humanística en la comunicación durante el proceso de enfermería, lo que podrá contribuir para calificar el cuidado y resultará en mayor satisfacción en el trabajo, debido al ejercicio de la empatia y de la solidaridad.

    Resumo em Inglês:

    Nursing is a profession committed to the promotion of human beings. It takes into consideration their freedom, uniqueness and dignity. Therefore, communication plays an important role within the nursing process and its results, and it is also a fundamental component of the treatment. However, in the context of Brazilian hospitals, communication between nurses and patients is limited to the performance of these professionals' technical role. The purpose of this study is to analyse the case of a hospitalized female adolescent, focusing on the communication that happens between her and the nursing professionals who provide her assistance. This analysis was based on Bales' categories. Through the technique of direct observation, the behavior resultant from the interaction between nurses and the adolescent was analysed on a total of 30 hours during five days. The observation showed 428 units of interaction which were classified, by qualified professionals, in positive, negative and neutral socio-emotional areas Considering the high incidence of interactions in the neutral area (89,2%), authors recommend a humanistic correction in the communication during the nursing process. This change in communication can qualify patient's care as well as generate satisfaction at work through empathy and solidarity.
  • Representações da pós-graduação e da pesquisa para o enfermeiro assistencial Pesquisa

    Freitas, Maria Célia de; Bertoncello, Kátia Cilene Godinho

    Resumo em Português:

    Realizou-se este estudo, como exercício de conclusão da disciplina "Análise de Representações Sociais na Área da Saúde", do curso de Mestrado, em maio de 1998. As pretensões foram: identificar as representações sociais da pós-graduação para o enfermeiro assistencial e conhecer como ele via a pesquisa na sua prática diária. Para tanto, utilizou-se a teoria das representações sociais, a qual tenta mostrar o conhecimento do senso comum. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada com cinco enfermeiras assistenciais, alunas regulares do curso e que preenchiam os critérios estabelecidos. Os resultados, mostraram categorias que emergiram das falas a saber: qualificação da assistência; ampliação da visão de mundo da enfermagem; crescimento profissional e desenvolvimento de pesquisas. Concluiu-se que, na busca de estratégias para transformar o fazer, o enfermeiro investe nestes cursos porque estes representam recursos que poderá proporcionar qualidade, credibilidade e eficácia no desempenho de sua prática profissional.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio se realizó como conclusión de la disciplina "Análisis de las Representaciones Sociales en el Área de la Salud", del curso de maestría, en mayo de 1998. Se pretendió: identificar las representaciones sociales de estudios de posgrado para el enfermero asistencial y saber cómo él ve la investigación en su práctica diaria. Se utilizó la "teoría de las representaciones sociales", cuya importancia reside en mostrar el conocimento del senso común. Los datos se recolectaron a través de entrevistas semiestructuradas con cinco enfermeras asistenciales-alumnas regulares del curso- quienes aceptaron los criterios pautados. Los resultados muestran las siguientes categorías : calificación de la asistencia; ampliación de la visión de mundo de la enfermería; crecimiento profesional y desarrollo de investigaciones. Se concluye que con la búsqueda de estrategias para transformar su que hacer el enfermero invierte en estos cursos porque representan recursos que le podrán proporcionar calidad, credibilidad y eficacia al desempeñar su professión.

    Resumo em Inglês:

    This study was made as a final paper for the discipline "Analysis of Social Representations in the Health Area " in a master's degree course on May 1998. The objectives were to identify the social representations of the post-graduate courses for the nursing professional and to understand how he/she viewed research in the daily practice. To verify this, the theory of social representations, which shows the common sense knowledge, was adopted. Data was collected through semi-structured interviews with five nursing assistants, who were nursing graduate students and met the criteria established. Results showed categories that emerged from discourse such as: practice qualification; broadening of professional view regarding the nursing practice, professional growth and research development. The conclusion wast: as the nursing professionals seek strategies to transform their practices, they invest on post-graduation courses because these represent a knowledge resource that can provide quality, credibility and efficiency for the professional performance.
  • O tom do cuidado de enfermagem para alunos de graduação Pesquisa

    Espirito Santo, Fátima Helena do; Escudeiro, Cristina Lavoyer; Chagas Filho, Gustavo Alberto Suarez das

    Resumo em Português:

    Embora o cuidado seja apontado como essência da Profissão pouco se discute sobre seus significados no ensino de enfermagem. O trabalho objetivou identificar o significado do cuidado para alunos visando contribuir para um ensino mais contextualizado. Para guiar o estudo utilizamos os conceitos de filiação e noção de membro da Etnometodologia. Os sujeitos foram alunos do Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas após dinâmica de grupo que buscou apreender como os alunos descreviam o cuidado até aquele momento do curso. Concluímos que na medida em que os alunos vão se filiando à Enfermagem, incorporam conceitos que contribuem para reforçar ou transformar o que trouxeram de experiências anteriores e daquelas vividas durante o curso de graduação. Logo, conceitos e comportamentos vão sendo apreendidos e reproduzidos pelo aluno como componentes de sua identidade profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Aunque el cuidado se apunte como la esencia de la profesión poco se discute sobre sus significados en la enseñanza de enfermería. El trabajo busca identificar el significado del cuidado para los alumnos, con el fin de contribuir para una enseñanza más contextualizada. Para guiar el estudio utilizamos los conceptos de filiación y noción de miembro de la Etnometodología. Los sujetos-alumnos del Curso de Graduación en Enfermería de una institución del Estado do Rio de Janeiro. Los datos se colectaron a través de entrevistas semiestructuradas, después de una dinámica de grupo que buscó identificar cómo los alumnos describían el cuidado hasta aquel momento del curso. Concluimos que a medida en que los alumnos se van filiando a la Enfermería, incorporan conceptos que contribuyen para reforzar o transformar lo que trajeron de experiencias anteriores y de las vividas durante el curso de graduación. Por lo tanto, conceptos y comportamientos se van aprendiendo y son reproducidos por el alumno como componentes de su identidad profesional.

    Resumo em Inglês:

    Although care is pointed as the essence of the nursing profession, there is a lack of discussion on its meaning in the nursing education. The objective of this study is to identify the meaning of care for graduate students aiming at contributing to a more contextualized teaching. In order to guide the study, we used the concepts of filiation and membership notion from ethnomethodology. The subjects were students from a state nursing graduation course in Rio de Janeiro. The data were collected through semi-structured interviews taken after group dynamics which objective was to apprehend the way students described care until that moment in their nursing course. We concluded that as students become more involved with nursing they incorporate concepts that contribute to reinforce or to transform their previous experiences and experiences acquired during the graduation course. Therefore, concepts and behaviors are apprehended and reproduced by students as components of their professional identity.
  • Algumas contribuições da análise institucional para estudar as relações entre os serviços públicos de saúde e a sua clientela Ensaio

    Pereira, Wilza Rocha

    Resumo em Português:

    Neste artigo expus as contribuições que a linha teórica da análise institucional pode dar para o estudo das inter-relações entre os serviços públicos de saúde, a enfermagem e a sua clientela. Essa linha teórica possui instrumentos que podem não só ampliar a autonomia dos clientes e profissionais como melhorar a qualidade dos serviços prestados. A metodologia adotada foi problematizar primeiramente a questão teórica, através desse ensaio feito a partir dos pressupostos, conceitos e noções do Movimento Institucionalista analisados por Gregório Baremblitt.

    Resumo em Espanhol:

    En el artículo expongo las contribuciones que la línea teórica del análisis institucional puede dar para el estudio de las interrelaciones entre los servicios públicos de salud, la enfermería y su clientela. Dicha línea teórica posee instrumentos que pueden no sólo ampliar la autonomía de los clientes y profesionales como también mejorar la calidad de los servicios prestados. La metodología adoptada trata de, primeramente, problematizar la cuestión teórica a través de ese ensayo hecho a partir de los presupuestos, conceptos y nociones del Movimiento Institucionalista que son analizados por Gregorio Baremblitt.

    Resumo em Inglês:

    This article points out the contributions that the theory of institutional analysis can give on the study of the inter-relations between state health services and its clintele. This theoretical model has instruments that can increase the autonomy of clients and professionals, as well as improve the quality of the services provided. The methodology adopted questions the theoretical model through this essay which adopted pressupositions, concepts and ideas from the Institutionalist Movement by Gregorio Baremblitt.
  • Corpo, poder e o ato de partejar: reflexões à luz das relações de gênero Ensaio

    Costa, Lúcia Helena Rodrigues

    Resumo em Português:

    O presente trabalho pretende contribuir com uma reflexão e discussão de alguns pontos sobre as questões relativas ao corpo feminino e o poder que perpassam o ato de partejar, compreendido este como o momento no qual através do trabalho do(a) outro(a), uma mulher "dá a luz".Discute a perspectiva da dominação masculina tomando como referência a violência simbólica em Bourdieu, propondo que a humanização do parto passa pelo aprofundamento da discussão da dominação de gênero, e não apenas do sexo ou da profissão de quem parteja.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo pretende contribuir con una reflexión y discusión de algunos puntos sobre las cuestiones relativas al cuerpo femenino y al poder implícito en el acto de partear, comprendido este como el momento en el que a través del trabajo del(la) otro(a), una mujer va a "dar a luz". Discute la perspectiva de la dominación masculina tomando como referencia la violencia simbólica en Bourdier. Propone así, que la humanización del parto tiene que pasar por una profunda discusión de la dominación de género y no tan sólo del sexo o de la profesión de quienes partean.

    Resumo em Inglês:

    The present paper intends to contribute on a reflection and discussion of some issues related to female's body and the strength present in laborwork, understood as the moment in which through the support of another person, a woman "gives birth". It also discusses the perspective of male dominance having as reference the symbolic violence from Bordieu, proposing that the humanizing of labor demands a thorough discussion on gender dominance.
  • A força de trabalho em enfermagem e sua inserção no sistema de alojamento conjunto Revisão

    Monticelli, Marisa

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma reflexão teórica que aponta as características da força de trabalho em enfermagem em unidades de alojamento conjunto. Circunscreve-se, tendo como fio condutor, a importância que estes trabalhadores têm no cuidado às famílias de recém-nascidos em instituições hospitalares. O referencial adotado para a construção argumentativa do texto está centrado em estudos e autores que vislumbram o processo de trabalho em saúde e em enfermagem, bem como na compreensão da enfermagem como prática social e histórica. A reflexão é construída, inicialmente, buscando algumas considerações sobre a organização e a divisão do trabalho em saúde e em enfermagem. Também elabora-se observações pontuais sobre a origem formal e legal dos trabalhadores de enfermagem brasileiros para, finalmente, construir alguns subsídios que caracterizem a força de trabalho em enfermagem e, especificamente, no processo de trabalho desenvolvido por agentes de enfermagem de diferentes níveis, nos sistemas de alojamento conjunto das instituições-maternidades. Conclui-se que o trabalho desenvolvido nestas unidades exige que os profissionais de enfermagem tenham qualificação para assistir o recém-nascido, a puérpera e a família, além de possuírem domínio teórico/técnico para lidarem com instrumentos (meios) que não são usuais, em sua maioria, nos serviços de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una reflexión teórica que apunta las características de la fuerza de trabajo en enfermería en unidades de alojamiento conjunto. Se circunscribe la importancia que estos trabajadores tienen en el cuidado a los recién nacidos en instituciones hospitalarias. El marco teórico adoptado en la argumentación del texto está centrado en estudios y autores que ven el trabajo en salud y en enfermería como un proceso y como práctica social e histórica. Inicialmente se tejen consideraciones sobre la organización y la división de trabajo en salud y en enfermería. Tras ello, se hacen observaciones sobre el origen formal y legal de los trabajadores de enfermería brasileños, para, finalmente, construir subsidios que caractericen la fuerza de trabajo en enfermería y,en específico, en el proceso desarrollado por los agentes de enfermería en diferentes niveles de los sistemas de alojamiento conjunto de las instituciones-maternidades. Se concluye que el trabajo desarrollado en las unidades de hospitalización exige que los profesionales de enfermería tengan la calificación específica para la asistencia a los recién nacidos, a la puérpera y a la familia, además de que tienen que poseer un dominio teórico y técnico para manejar los instrumentos (medios) específicos en los servicios de salud.

    Resumo em Inglês:

    A theoretical reflection is developed, featuring the characteristics of the Nursing work force in the rooming-in units. A focus is given, along a leading line, to the importance those workers have in caring for the families of newborn children in hospital facilities. The reference basis, adopted as the argumentative development of the text, centers on previous studies and authors covering the work process in Nursing, as well as on the understanding of nursing as a social and historical practice. Reflection is initially developed along considerations of the organization and division of work in health and in nursing. This study also points out the formal and legal origin of Brazilian nursing workers, in order to characterize this work force specifically in the work process carried out by nursing agents of different levels in rooming-in systems at the maternity facilities. The conclusion reached, showed that the work developed in these units requires from the nursing professionals proper qualification to assist the newborn, the puerpera and also the family. They must also demonstrate theoretical/technical command to operate those instruments (means) which are not usually available in the majority of health services.
  • Perspectiva internacional acerca de indicadores de qualidade em cursos de doutorado em enfermagem Revisão

    Arruda, Eloita Neves; Silva, Alcione Leite da

    Resumo em Português:

    As autoras comparam/contrastam os indicadores de qualidade para programas de doutorado em três países, Estados Unidos, Brazil e Venezuela, indicando diferenças e semelhanças e apontando questões que possam globalmente afetar a educação de doutorado em enfermagem. Tal análise é baseada em três documentos: o da Associação Americana das Escolas de Enfermagem - AACN (1993); o da CAPES - Brasil (1998) e o do Conselho Nacional Consultivo de Pós-Graduação da Venezuela (1987). As autoras utilizaram como referencial os conceitos de qualidade formal e qualidade política (Demo, 1994) e as dimensões sociopolítica, técnica e subjetiva de López e Calderon (1996). Os indicadores são distribuídos dentre os seguintes componentes: corpo docente, programa de estudos, recursos, pesquisa e estudantes. Finalmente, as autoras discutem indicadores em relação ao plano para avaliação de qualidade de programas de doutorado em enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Las autoras comparan/contrastan los indicadores de calidad para programas de doctorado en tres países: Estados Unidos, Brasil y Venezuela, indicando diferencias y semejanzas y señalando aspectos que puedan globalmente afectar la educación de doctorado en enfermería. Tal análisis se basa en tres documentos: el de la Asociación Americana de las Escuelas de Enfermería - AACN (1993); el de la CAPES - Brasil (1998); y el del Consejo Nacional Consultivo de Posgrado de Venezuela (1987). Las autoras utilizan como referencial los conceptos de calidad formal y calidad política (Demo, 1994), y las dimensiones socio-política, técnica y subjetiva de López y Calderón (1996). Los indicadores se distribuyen entre los siguientes componentes.: cuerpo docente, programa de estudios, recursos, investigación y estudiantes. Finalmente, las autoras discuten indicadores respecto al plan para evaluar la calidad de programas de doctorado en enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The authors compare/contrast the quality indicators for doctoral programs in three countries, the United States, Brazil and Venezuela, indicating differences and similarities, and identifying issues that can globally affect education in doctoral programs in nursing. Such an analysis is based on three documents: that of the American Association of Colleges of Nursing - AACN (1993); Higher Education Personnel Training Commission- CAPES (1998), and National Consultative Council of Graduate Studies of Venezuela - CCNEPG (1987). The authors utilize as a framework the concepts of formal quality and political quality (Demo, 1994) and the sociopolitical, technical and subjective dimensions proposed by López e Calderon (1996). The indicators are distributed among the following components: faculty, program of studies, resources, research and students. Finally, the authors discuss indicators concerning a plan for evaluation of the quality of doctoral programs in nursing.
  • A pesquisa em enfermagem: avanços e desafios Revisão

    Collet, Neusa; Schneider, Jacó Fernando; Corrêa, Adriana Katia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é fazer uma reflexão sobre a organização e o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem no Brasil, apontando alguns avanços e limites do conhecimento até então produzido, bem como pontuar alguns dos desafios para a pesquisa em enfermagem, dentre esses, a busca de caminhos que incorporem efetivamente a sua relação com o cuidar.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio es hacer una reflexión sobre la organización y el desarrollo de la investigación en enfermería en Brasil y apuntar algunos avances y límites del conocimiento hasta entonces producido, asi como puntuar algunos desafíos para la investigación en enfermería, entre ellos, la búsqueda de caminos que incorporen efectivamente su relación con el cuidado/cuidar.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to reflect on the organization and development of nursing research in Brazil, pointing out some knowledge advances and limits until the moment, as well as indicating some of the challenges for the research in nursing. One of these challenges would be establishing the relation between nursing and care.
  • Mulheres no segundo e terceiro trimestres de gravidez: suas alterações psicológicas Relato De Experiência

    Melo, Luciana de Lione; Lima, Maria Alice Dias da Silva

    Resumo em Português:

    O propósito do artigo é relatar a experiência das autoras ao coordenar um grupo de gestantes, que teve a finalidade de esclarecer algumas dúvidas sobre o período gestacional, cuidados com o recém-nascido e anticoncepção. Aborda as percepções e sentimentos das gestantes a respeito do tema sexualidade e aspectos psicológicos da gravidez. As alterações psicológicas apresentadas pelas gestantes no segundo e terceiro trimestres da gravidez evidenciam a importância da função educadora da enfermeira no trabalho com grupos.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito del artículo es relatar la experiencia de las autoras al coordinar un grupo de embarazadas, cuya finalidad fue la de aclararles algunas dudas sobre el periodo de la gestación, cuidados al recién nacido y sobre la anticoncepción. Se enfocaron las percepciones y los sentimientos de las gestantes frente a la temática de la sexualidad y los aspectos psicológicos del embarazo. Las alteraciones psicológicas que las embarazadas presentaron en el segundo y tercer trimestre del embarazo, evidencian la importancia que la función educadora de la enfermera tiene en el trabajo con grupos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the paper is to report the authors' experience with a group of pregnant women when coordinating a project in which the objective was to clarify doubts about pregnancy, care of the newborn and contraception. It focuses on the feelings and perceptions of these women regarding the theme of sexuality and psychological aspects of pregnancy. The psychological changes mentioned by the participants in the second and third trimester made evident the importance of the nursing worker's educational when dealing with groups.
  • Vivenciando uma abordagem socio-cultural no ensino de enfermagem Relato De Experiência

    Chagas, Maristela Inês Osawa; Barroso, Maria Grasiela Teixeira; Varela, Zulene Maria de Vasconcelos

    Resumo em Português:

    Relata-se experiência de ensino integrando graduação-pós-graduação sensu stricto. Objetiva-se refletir sobre a abordagem sócio-cultural no ensino de enfermagem e a relação professora-alunos em sala de aula. O estudo envolveu alunos e professora da disciplina Antropologia Filosófica (graduação) e mestranda, cursando a disciplina do Mestrado, Metodologia do Ensino de Enfermagem. A metodologia foi diversificada. A mestranda acompanhou a disciplina utilizando a observação participante e ministrou oito horas de aula. Na observação participante aplicou os conceitos de Paulo Freire quanto à relação professor-aluno e a concepção de ensino-aprendizagem. Na avaliação da experiência, em seu todo, tivemos a opinião satisfatória de alunos e professora da disciplina, bem como da própria mestranda.

    Resumo em Espanhol:

    Se describe una experiencia de enseñanza que integra el curso de graduación-posgrado sensu stricto. Se objetiva reflexionar sobre el enfoque cultural en la ensenánza de enfermería. El estudio congregó a los alumnos y profesora de la asignatura Antropología Filosófica (graduación) y a la académica del Master, en la disciplina Metodología de la Enseñanza en Enfermería. La metodología fue diversificada y la académica utilizó la observación participativa y ministró ocho clases. En la observación aplicó los conceptos de Paulo Freire respecto a la relación profesor-alumno y visión de enseñanza-aprendizaje. Al evaluar la experiencia, como un todo, alumnos y profesora la consideraron muy satisfactoria.

    Resumo em Inglês:

    The paper describes a teaching experience linking an undergraduate course and Master's degree course strictu sensu. The aim is to reflect on the social-cultural approach in nursing teaching and the relationship between teacher and students in the classroom. The subject of the study were students and a teacher from the discipline Philosophical Anthropology (graduate course) and student of the discipline Methodology of nursing teaching (master's course). The methodology applied was varied. The master's student followed the discipline through a participant observation and taught eight hours of class. On the participant observation of classes Paulo Freire's concepts of relationship between teacher and student and teaching-learning were applied. The feedback from the subjects in relation to the experience was positive.
  • Áreas de silêncio e corpo diabético Reflexão

    Santana, Maria da Glória

    Resumo em Português:

    O texto busca refletir a respeito da experiência vivida pelo ser humano e diabético, ao ter que enfrentar a perda de alguma parte do seu corpo. Fundamentou-se a reflexão em Merleau-Ponty (1971), partindo de sua afirmativa de que o corpo fala e portanto também silencia. Mas que silêncio é esse de que me refiro? Um silêncio simbólico, mais silencioso que o verdadeiro silêncio. Um silêncio forte, pesado e significativo. Um silêncio que atordoa, permanente e eterno. Um silêncio que marca, que lembra e que também se adapta. Um silêncio proveniente da vida e da adaptação a nova forma de viver.

    Resumo em Espanhol:

    El texto hace una reflexión sobre la experiencia vivida por el ser humano que está diabético y tiene que afrontar la pérdida de alguna parte de su cuerpo. La reflexión se fundamentó en Merleau-Ponty, cuando argumenta que el cuerpo habla y, por lo tanto, también silencia. Pero, ¿qué tipo de silencio es ese al qué me refiero? Un silencio simbólico, más silencioso todavía que el verdadero silencio. Un silencio fuerte, pesado y significativo. Un silencio que apabulla, permanente y eterno. Un silencio que marca, que recuerda y que también se adapta. Un silencio proveniente de la vida y de la adaptación a la nueva forma de vivir.

    Resumo em Inglês:

    This text intends to reflect on the experience of diabetics who face the loss of a part of their body. The reflection is based on Merleau-Ponty's idea that the body speaks and therefore it also silences. But what silence is this text referring to? It refers to a symbolic silence, more silent than the real silence, a strong, heavy and meaningful silence. A kind of silence that stuns, that is permanent and eternal. A silence that marks, that reminds and also adapts itself. A silence deriving from life and from the adaptation of a new way of living.
  • A sala de anatomia enquanto espaço de convívio com a morte Página Do Estudante

    Valente, Sílvia Helena; Boemer, Magali Roseira

    Resumo em Português:

    Durante o percurso de um programa de Iniciação Científica a autora teve sua atenção direcionada para a sala de anatomia, enquanto espaço acadêmico importante na formação dos profissionais de saúde. O estudo teve como proposta compreender o primeiro contato que estudantes da área médica e de enfermagem têm com a morte nessa sala e foi conduzido segundo a metodologia de investigação fenomenológica. Foram obtidos depoimentos dos estudantes quando cursavam a disciplina de Anatomia. A análise dos dados evidenciou sua grande preocupação em se apropriar dos conhecimentos acerca das peças anatômicas, focalizadas enquanto fragmentos de um corpo biológico, em detrimento de uma visão global do corpo humano. Nesse sentido, muitos relegam sentimentos de medo e tristeza, adaptando-se rapidamente com vistas ao aprimoramento técnico científico. O estudo atenta para a necessidade de se utilizar esse espaço acadêmico para discussões sobre a morte como via de acesso à uma assistência humanista por parte destes profissionais.

    Resumo em Espanhol:

    Durante el recorrido de un programa de Iniciación Científica la autora tuvo la atención dirigida hacia la sala de anatomía como un espacio académico importante en la formación de los profesionales de salud. El estudio tuvo como propuesta comprender el primer contacto que los estudiantes del área médica y de enfermería tienen con la muerte en esa sala y se condujo según la metoiologia de la investigación fenomenológica. Los testimonios de los estudiantes cuando cursaban la disciplina de Anatomía fueron la base para el análisis de los datos, que reveló una gran preocupación por parte de los estudiantes, en apropiarse de los conocimientos sobre las piezas anatómicas, vistas como fragmentos de un cuerpo biológico, en detrimento de una visión global del cuerpo humano. En ese sentido, muchos relegan sentimientos de miedo y tristeza y se adaptan rápidamente con vistas al aprimoramiento técnico y científico. El estudio atenta hacia la necesidad de utilizar dicho espacio académico para la discusión del tema de la muerte como vía de acceso a una asistencia humanística por parte de esos profesionales.

    Resumo em Inglês:

    During a program of scientific initiation the author had her attention addressed to the anatomy room, seen as an important academic experience on the formation of health professionals. This study had as its objective the understanding of the first contact students of the medical and nursing area have with death in this room. The methodology applied was the phenomenological investigation. Reports from students were obtained when these were taking the anatomy course. The data analyzed evidenced that the main concern to students was to learn about the anatomical parts of the body, seen as fragments of a biological body, in detriment of a global view on the human body. In that sense, many relegate the feelings of fear and sadness, adapting quickly in view of scientific and technical refinement. The study attempts for the need of using this academic space for discussions on death in order to have a more humanitarian health assistance.
  • Residência de enfermagem: uma trajetória de 20 anos Documentário

    Cylindro, Antonia da Conceição; Souza, Sonia Regina de Oliveira e Silva de; Assad, Luciana Guimarães; Silva, Maria Virginia Godoy da

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo sobre a trajetória da Residência de Enfermagem do HUPE no período entre 1978 e 1998. Descreve as evoluções ocorridas na Residência em termos da organização dos programas, atividades teóricas, pesquisa, preceptoria, avaliação e perspectivas para o futuro. O estudo se deu a partir de uma abordagem qualitativa. A coleta de dados utilizou a técnica da Análise Documental. Os documentos analisados constituíram-se em livros, fluxogramas de estágio, atas de reunião entre outros. As crenças e tendências atuais do ensino têm encaminhado a construção dos programas da Residência para um trabalho conjunto entre residentes e preceptores. Valoriza-se a residência enquanto estratégia para a especialização de enfermeiros.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo sobre la trayectoria de las Prácticas de Enfermería del HUPE en el período entre 1978 y 1998. Describe la evolución ocurrida en las Prácticas respecto a la organización de los programas, actividades teóricas, investigación, preceptoría/enseñanza, evaluación y perpectivas para el futuro. El estudio se desarrolló, a partir de un punto de vista calitativo. Para la recogida de datos, se utilizó la técnica del Análisis Documental. La documentación analizada estaba constituida por libros, flujogramas de Stages, actas de reuniones, entre otros materiales. Las creencias y tendencias actuales de la enseñanza orientan la construcción de los programas de las Prácticas hacia un trabajo conjunto entre residentes y preceptores. Se valoriza la residencia/prácticas encuanto estrategia para la especialización de los enfermeros.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive study about Nursing Residence is an attempt to understand the period between 1978 and 1998. Describes the evolution occured on Residence about programs organization, theorical and research activities, preceptory: avaliation and future perspectives. The study has a Qualitative Approach. The data was collected with Documental Analysis. The actuals beliefs and tendencies are indicating that the residence programs must be constructed by Nursing Residents and Preceptors. The Nursing Residence is a valuable strategic of especialization of nurses at service.
  • O cuidado transcultural às famílias no hospital: o cotidiano de uma enfermeira em busca de um referencial para sua prática Resumos

    Henckemaier, Luizita
  • A passagem de plantão e sua influência no trabalho da enfermagem Resumos

    Camargo, Anádias Trajano
  • Vivenciando um processo educativo: um caminho para ensinar-aprender e pesquisa Resumos

    Cestari, Maria Elisabeth
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