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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 53, Número: 4, Publicado: 2000
  • A cara da REBEn Editorial

    Mancia, Joel Rolim
  • Con-vivendo com a soropositividade HIV/AIDS: do conceito aos preconceitos Pesquisa

    França, Inácia Sátiro Xavier de

    Resumo em Português:

    Estudo interacionista objetivando identificar as reações e sentimentos do enfermeiro/cliente em relação a soropositividade HIV/AIDS. Emergiram dos discursos dos enfermeiros os significados: ter dificuldade de interação pelo medo do contágio e morte; tratar o cliente como não-pessoa; atuar como "informado". Dos discursos das pessoas soropositivas extrairam-se os significados: ser não-igual; aderir a vitimização/auto-exclusão; usar a manipulação da impressão; e ser desviante normal. Estas significações subsidiaram a reflexão acerca do seu conteúdo à luz da obra Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, de Erwing Goffman(1988) e da Resolução COFEn -160/93. A compreensão do fenômeno sinaliza para práticas defensivas e excludentes, de ambas as partes, fundamentadas no temor da morte. Os resultados indicam necessidade de treinamento e oficinas de sensibilização dos profissionais de modo a capacitá-los para um cuidar holístico e humanitário que favoreça a (re)socialização do soropositivo.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio interaccionista que objetiva identificar las reacciones y sentimientos del enfermero/cliente respecto a la soropositividad HIV/SIDA. Emergieron de los discursos de los enfermeros los significados: tener dificultad de interacción por el miedo al contagio y muerte; tratar al cliente como no-persona; actuar como informado". De los discursos de las personas soropositivas se extrajeron los significados: ser no-igual; adherir a la victimización/autoexclusión; usar la manipulación de la impresión; y ser desviante normal. Estas significaciones subsidiaron la reflexión sobre su contenido a raíz de la obra Estiigma: notas sobre la manipulación de la identidad deteriorada, de Erwing Goffman y de la Resolución COFEn -160/93. La comprensión del fenómeno nos señala prácticas defensivas y excludentes, de ambas partes, fundamentadas en el temor a la muerte. Los resultados indican la necesidad de entrenamiento y oficinas de sensibilización de los profesionales de forma a capacitarlos para un cuidar holístico y humanitario que favorezca la (re)socialización del soropositivo.

    Resumo em Inglês:

    This is an interactive study which aimied at identifying the reactions and feelings of nurses/clients in relation to positive serum for HIV/AIDS. From the nurses's narratives emerged the following meanings: to have difficulty in interacting due to the fear of infection and death; to treat the client as a non-person; to act as an " informed " professional. From the individuals with positive serum, the following meanings were extracted from their discourses: to be non-equal; to accept victimization/self-exclusion; to impress by the use of manipulation and to be a normal deviant. This data served as groundwork for a reflection about their significances in light of the work Stigma: notes about the manipulation of the deteriorated identity, by Erwing Goffman and of the Resolution COFEn -160/93. The understanding of this phenomenon signals to defensive and excluding practices on both parts, based on the fear of death. The results indicate the need to carry out training and awareness workshops for health professionals in order to qualify them for a more holistic and humanitarian care that favors the (re)socialization of the positive serum individual.
  • A criança e o medicamento: software educacional sobre administração de medicamentos em pediatria Pesquisa

    Zem-Mascarenhas, Sílvia Helena; Cassiani, Silvia Helena De Bortoli

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento e avaliação de um software educacional sobre administração de medicamentos em pediatria, intitulado "A criança e o medicamento". Foi empregado o Referencial Pedagógico de Robert M. Gagné( 1980) e utilizado o Modelo de três Estágios para desenvolvimento de programas CAI proposto por Price (1991). O software utiliza recursos multimídia sendo composto por quatro tópicos: a criança, o medicamento, quem administra e administração do medicamento. Após o desenvolvimento do programa, foram realizadas três etapas de avaliação, com analistas de sistemas, peritos no conteúdo abordado e população alvo à qual o software se destina. A análise dos dados mostrou que a maioria dos itens recebeu consideração excelente na opinião dos avaliadores. Pudemos observar a aceitação do software por essa população e comprovar nossa contribuição para o ensino de enfermagem, disponibilizando um novo recurso para o ensino de administração de medicamentos em pediatria.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio ha tenido como objetivo el desarrollo y evaluación de un software educativo sobre la administración de medicamentos en pediatría, con el título "El niño y el medicamento". Se ha empleado el referencial pedagógico de Robert M. Gagné y el Modelo de tres Etapas de Price (1991) para el desarrollo de programas CAI. El software utiliza recursos multimídia y se compone de cuatro tópicos: el niño, el medicamento, quien lo administra y la administración del medicamento. Tras el desenvolvimiento del programa, se llevaron a cabo tres etapas de evaluación, con analistas de sistemas, con expertos en el contenido y con la población a la cual el software se destinaba. El análisis de los datos mostró que la mayoría de los tópicos estaba excelente, en la opinión de los evaluadores. Se ha podido observar la aceptación del software por esa población y hemos podido comprobar, así, nuestra contribución a la enseñanza de enfermería, al disponer un nuevo recurso para la enseñanza de administración de medicamentos en pediatría.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is the development and evaluation of an educational software on the administration of pediatric medicaments called "Children and medication". The pedagogical framework of Robert M. Gagné and the Three Stages Model, proposed by Price (1991) to develop CAI programs, were used. The software utilizes multimedia resources and is composed of four topics: the child, the medicament, the person who administers it and the administering of the medication. After the development of the program, it went through an evaluation process which was divided in three phases and had the participation of system analyst professionals and the target population to which the software was designed. Data analysis of the software showed that most of the items received excellent approval by the evaluators. It was observed that the software was accepted by the users and that it contributed for the nursing teaching of pediatric medicament administering through a new resource.
  • O cuidar do cliente com problemas hematológicos - uma experiência de ensino-aprendizagem Pesquisa

    Santos, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos

    Resumo em Português:

    O presente trabalho discute a experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, com o cuidado a clientes com problemas hematológicos e como apreendem formas de incorporarem o aprendizado de vivências em situações como a morte e emoções advindas do sofrimento causado pelas doenças crônicas. Destaca a importância desses conteúdos na formação reflexiva dos alunos para possibilitar uma compreensão crítica na atuação do estágio supervisionado.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo discute una experiencia de los alumnos del Curso de Graduación de Enfermería de la Escuela de Enfermería de la UFF, que trata del cuidado a clientes con problemas hematológicos y como dichos alumnos aprenden formas de incorporar lo aprendido mediante experiencias, tales como la muerte y las emociones provenientes del sufrimiento causado por las enfermedades crónicas. Se destaca la importancia de esos contenidos en la formación reflexiva de los académicos, para que ello les posibilite una comprensión crítica en su forma de actuar durante las prácticas supervisadas.

    Resumo em Inglês:

    This study presents the experience of a group of students of the nursing graduation course at the Fluminense Federal University regarding the care of patients with hematological problems. It shows how these students deal with the death and suffering when contacting patients with chronic diseases The investigation also aims at indicating how important these matters are for student's reflexive and critical development during their training period.
  • Diagnósticos de enfermagem mais freqüentes entre idosas hospitalizadas em unidade de clínica médica e cirúrgica Pesquisa

    Marin, Maria José Sanches; Barbosa, Pedro Marco Karan; Takitane, Mariko Tanaka

    Resumo em Português:

    Diante da alta incidência de idosos que se encontram hospitalizados atualmente e as inúmeras necessidades apresentadas por eles, o presente estudo tem como objetivo descrever os diagnósticos de enfermagem mais comuns entre 50 iidosas hospitalizadas, as quais foram avaliadas considerando-se ser necessária a continuidade dos cuidados no domicílio. Os autores concluíram que as idosas apresentam diagnósticos em todos os padrões de resposta humana, com destaque para o déficit de conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Ante la alta incidencia de ancianos que están hospitalizados actualmente y las innumerables necesidades que ellos presentan este estudio tiene como objeto describir los diagnósticos de enfermería más comunes entre 50 ancianas hospitalizadas, quienes fueron evaluadas considerándose las necesidades de continuidad de los cuidados en el domicilio. Los autores concluyeron que las ancianas presentaban diagnósticos en todos los patrones de respuesta humana, dentro de los cuales sobresale el diagnóstico de déficit de conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    Due to the high incidence of elderly people which are presently hospitalized and the countless needs presented by them, this study aimed at describing the most common nursing diagnoses among fifty elderly hospitalized women, who were evaluated considering their need for home care. The authors concluded that the subjects studied presented diagnoses which involved all types of human response patterns, with particular emphasis on the diagnosis of knowledge deficit.
  • Educação Continuada em enfermagem no Hospital-Escola: um diagnóstico Pesquisa

    Thofehrn, Maira Buss; Muniz, Rosani Manfrin; Silva, Rafaela Reis da

    Resumo em Português:

    O interesse das autoras em desenvolver este estudo, baseia-se no fato de que os programas de Educação Continuada de um Hospital-Escola da Região Sul do Brasil, sempre ocorreram de forma empírica, sem a realização de um diagnóstico, o qual possibilite a elaboração de um programa voltado às necessidades da clientela. O estudo é de caráter quali-quantitativo, composto por questões abertas e de múltipla escolha, aplicadas a 70% da equipe de enfermagem, no período de novembro de 1998 a janeiro de 1999. Após a análise dos dados foi possível identificar as etapas necessárias para a implantação de um serviço de Educação Continuada.

    Resumo em Espanhol:

    El interés de las autoras en desarrollar este estudio se basa en el hecho de que los programas de Educación Continuada de un Hospital-Escuela de la Región Sur de Brasil siempre ocurrieron de forma empírica, sin la realización de un diagnóstico, lo cual posibilita la elaboración de un programa dirigido a las necesidades de la clientela. El estudio es de carácter cali-cuantitativo, que se compone de cuestiones abiertas de elección múltiple, aplicadas a 70% del equipo de enfermería, entre noviembre de 1998 a enero de 1999. Tras el análisis de los datos fue posible identificar las etapas necesarias para la implantación de un servicio de Educación Continuada.

    Resumo em Inglês:

    The interest of the authors in developing this study was based on the fact that the continued education courses offered at a teaching hospital, located in the southern region of Brazil, always happened in an empirical way, without first carrying out a diagnosis which permits the development of a program related to the needs of the clientele. The quanti-qualitative study, composed by both open and multiple choices questions, was applied to 70% of the nursing staff, from the period of November of 1998 to January of 1999. Analysis of the data allowed the authors to identify the necessary steps for the implementation of a Continued Education Service.
  • Estilos de liderança da enfermeira numa instituição pública de Fortaleza Pesquisa

    Vale, Eucléa Gomes; Caetano, Francisca Heronildes Patrício; Carneiro, Marta Maria Girão; Sampaio, Maria Goretti Coelho

    Resumo em Português:

    Nas organizações modernas a liderança tem tido muita ênfase, por ser considerada um processo fundamental na consecução dos objetivos da empresa. É através dela que se desenvolve a habilidade de influenciar o comportamento das pessoas, facilitando-lhes a realização das atividades desejadas. O estudo objetiva investigar a liderança da enfermeira chefe, considerando as opiniões das enfermeiras assistenciais em quatro unidades de um hospital público. O estudo revelou que as enfermeiras, em cargos de chefia, apresentam estilo de liderança centrado no serviço e nas pessoas.

    Resumo em Espanhol:

    En las organizaciones modernas el liderazgo ha tenido mucho énfasis, pues se le considera un elemento fundamental para la consecución de los objetivos de la empresa. Por su intermedio se desenvuelve la habilidad de influir en el comportamiento de las personas y facilitarles la realización de las actividades que se pretenden. El estudio tiene como objetivo investigar el liderazgo de la enfermera jefa, considerando las opiniones de las enfermeras asistenciales en cuatro unidades de un hospital público. El estudio ha revelado que las enfermeras, en situación de cargo, presentan un estilo de liderazgo que se centra en el servicio y en las personas.

    Resumo em Inglês:

    In modern organizations leadership has been emphasized, since it is considered fundamental to the execution of the objectives of a company. It is through leadership that the ability of influencing the behavior of others is developed, facilitating the accomplishment of activities. The study has as its objective the investigation of the head nurse's leadership, considering the opinion of assistant nurses in four units of a public hospital. The study has shown that nurses who are in managerial position, present a leadership profile centered on the service and on individuals.
  • A percepção de saúde para adolescentes obesos Pesquisa

    Ferriani, Maria das Graças Carvalho; Dechen, Stefanie; Dias, Taísa Silva; Iossi, Marta Angélica

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo conhecer a percepção de saúde para adolescentes obesos que participam do Programa Multidiciplinar de Assistência ao Adolescente Obeso, desenvolvido no Campus de Ribeirão Preto - USP. Foi utilizada a abordagem qualitativa fundamentada em Minayo (1996); os dados foram coletados através de frases e redações de 17 adolescentes integrantes do programa. A análise e interpretação dos dados foi ancorada na técnica de análise temática proposta por Bardin (1977), onde identificou-se os seguintes núcleos de sentido: saúde é beleza, alimentação e higiene e prática de esportes. Assim, o estudo evidenciou que a imagem corporal ideal que o adolescente busca para si, está relacionada com os padrões de beleza ditados pela mídia e com estereótipos de perfeição física. Outro aspecto detectado no estudo, é que os adolescentes têm consciência da importância de praticar esportes e ter uma alimentação balanceada.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tiene como objetivo conocer la percepción de salud entre los adolescentes obesos que participan del Programa Multidisciplinar de Asistencia al Adolescente Obeso, desarrollado en el Campus de la Universidad de São Paulo en Ribeirão Preto. Se utiliza la investigación de tipo cualitativo, que está fundamentada en Minayo (1994); los datos se recogen a través de las frases y redacciones de 17 adolescentes que han participado en el programa sobre el tema "Qué significa tener salud". El análisis y la interpretación de los datos se han basado en la técnica de análisis temático propuesta por Bardin (1976), con la identificación de los siguientes núcleos de sentido: "salud es belleza", "alimentación e higiene" y "práctica de deportes". Así, el estudio ha evidenciado que la imagen corporal ideal que el adolescente busca está relacionada con los patrones de belleza dictados por la midia y con estereotipos de perfección física. Otro aspecto que se detecta en el estudio es que los adolescentes tienen conciencia de la obesidad.

    Resumo em Inglês:

    This work aims at learning about the perception of health of overweight adolescents participating in the Multidisciplinary Program of Assistance to Overweight Adolescents developed in the Campus of Ribeirão Preto (University of São Paulo). The qualitative approach based on Minayo (1994) was adopted. Data were collected from sentences and compositions done by 17 adolescents, who were participating in the program. The theme of the compositions and sentences were: "What being healthy means?". Data analysis and interpretation was done based on the thematic analysis technique proposed by Bardin (1976). Through this analysis, the following meaning units were identified:"health is beauty", "diet and hygiene" and "practice of sports". Therefore, the study showed that the ideal body image adolescents want for themselves is related to the beauty standards established by the media and to the stereotypes of physical perfection. Another aspect detected by the study was that adolescents are aware of the need of practicing sports and having a balanced diet.
  • O ser cuidador na internação domiciliar em Betim/MG Pesquisa

    Sena, Roseni Rosângela de; Leite, Juliana Carvalho Araújo; Santos, Flávia Cunha Oliveira; Gonzaga, Roberta Lopes

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo que aborda o cuidado executado por "cuidadores" do Programa de Internação Domiciliar (PID) em Betim/MG. Buscando caracterizaros cuidadores domiciliares, analisar suas percepções sobre o ato de cuidar, verificar fatores que interferem e relações estabelecidas entre cuidador / pessoa cuidada / demais familiares, realizou-se entrevista durante visita domiciliar. A análise de discurso (Fiorin, 1993) foi utilizada para construção das categorias empíricas que revelam ser os cuidadores, na sua maioria, familiares, mulheres, idade média 42 anos, baixo nível de escolaridade, trabalho doméstico como única ocupação. Relataram que o ato de cuidar envolve técnica, dever e dedicação. Destacaram dificuldades financeiras, desgaste físico e emocional. As relações do cuidarenvolvem sentimentos de prazer, satisfação e de impotência frente às necessidades e sofrimento do "ser cuidado". Conclui-se que a internação domiciliar favorece a humanização do cuidado, apontando a necessidade de orientação técnica, preparo emocional dos cuidadores e apoio da instituição de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio calitativo que trata del cuidado ejecutado por "cuidadores"del Programa de Internación Domiciliar(PID) en Betim/MG. Se busca caracterizara los cuidadores domiciliares, analizar sus percepciones sobre el hecho de cuidar, verificar factores que interfieren y las relaciones establecidas entre cuidador / persona cuidada / demás familiares, mediante la realización de entrevistas durante la visita domiciliar. El análisis del discurso (FIORIN, 1993) se utilizó para construir las categorías empíricas que revelan que los cuidadores, en su gran mayoría, son familiares, mujeres, edad mediana 42 años, bajo nivel de escolaridad y se dedican al trabajo doméstico como única ocupación. Relataron que la acción de cuidar requiere técnica, deber y dedicación. Destacaron dificultades financieras, desgaste físico y emocional. Las relaciones de cuidar involucran sentimientos de placer, satisfacción e impotencia frente a las necesidades y sufrimiento del "ser cuidado". Se concluye que la internación domiciliar favorece la humanización del cuidado y apunta hacia la necesidad de una orientación técnica, preparo emocional de los cuidadores y apoyo de la institución de salud.

    Resumo em Inglês:

    This is a qualitative study about the care provided by "caregivers" enrolled in the Home Care Program in Betim, Minas Gerais. Interviews were held during home visits in order to identify characteristics of home care providers, analyze their perception about health care, verify factors which interfere in home care and relationships which are established between caregiver / person cared for / other family members. Discourse analysis (Fiorin, 1993) was used to build the empirical categories which revealed that most of the caregivers are family members, women, average age of 42 years, limited schooling, mostly housewives. The subjects sampled reported that the act of caring involves technique, duty and dedication. They referred to financial difficulties, physical and emotional stress. The relationships established during care involved feelings of pleasure, satisfaction and helplessness in the face of the needs and sufferings of the person cared for. The authors concluded that home care fosters more humane care, but requires technical guidance and emotional training for the caregivers and support from the health institution.
  • Situação de um serviço de saúde pública de Fortaleza: realidade vivenciada pelo enfermeiro Pesquisa

    Medeiros, Janaina de Vasconcelos; Jorge, Maria Salete Bessa

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo buscar compreender como os enfermeiros percebem o atual momento na saúde pública. A pesquisa é do tipo qualitativa, de natureza descritiva, crítica e analítica. Foi realizada no período de junho de 1999 a setembro de 2000, em um hospital da rede pública de Fortaleza. Fizeram parte deste estudo 30 enfermeiros. 19 aceitaram participar do estudo, 8 se recusaram não respondendo o questionário e 3 estavam afastados por licença. Optou-se por trabalhar com questionário e entrevistas de aprofundamento. Como pressupostos de análise, utilizamos a análise de conteúdo. Concluímos que os enfermeiros experimentam uma "catarse" de sentimentos, a partir do momento em que se percebem enquanto trabalhadores de saúde, inseridos no contexto da saúde pública. Finalmente, os enfermeiros se referem às contribuições dadas no sentido de melhorar a sua atuação no serviço de saúde pública, considerando o quadro atual de saúde no País.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene por objetivo comprender la forma como los enfermeros perciben el actual momento en la salud pública. La investigación es de tipo cualitativo, de naturaleza descriptiva, crítico -analítica. Se realizó durante el período de junio de 1999 a septiembre de 2000, en un hospital de la red pública de Fortaleza. Se han incorporado al estudio 30 enfermeros. De ellos, 19 aceptaron y tres estaban de baja. Se optó por trabajar con cuestionarios y entrevistas de profundización. Como presupuestos de análisis, utilizamos el análisis de contenido. Se concluye que los enfermeros experimentan una "catarsis" de sentimientos a partir del momento en que se perciben como trabajadores de la salud, dentro del contexto de la salud pública. Finalmente, los enfermeros se refieren a las contribuciones dadas para mejorar su actuación en los servicios de salud pública, teniendo en cuenta el cuadro actual de la salud en el país.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to understand how nurse professionals perceive the present situation of public health. This is a qualitative research, of descriptive, critical and analytical nature. It was carried out from June 1999 until September 2000 in a public hospital in Fortaleza. Thirty nurses were the subjects of this investigation. Nineteen of them accepted to participate in the study, eight refused to answer the questionnaire and three were on a maternity leave. Questionnaires and indepth-interviews were used to collect data. Content analysis was adopted to examine the interviews. It was concluded that nurses have a diversity of feelings in relation to themselves, as health workers, inserted in the public health context. The participants in the investigation also referred to the contributions nurse professionals have given to the public health service in Brazil.
  • O uso dos equipamentos de proteção individual entre os trabalhadores de enfermagem acidentados com instrumentos perfurocortantes Pesquisa

    Sarquis, Leila Maria Mansano; Felli, Vanda Elisa Andres

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisou os acidentes de trabalho ocorridos com trabalhadores de enfermagem em um hospital público do interior de São Paulo. A amostra foi composta por todos os trabalhadores de enfermagem. Os resultados obtidos mostram a significativa freqüência de acidentes com instrumentos perfurocortantes. Nesse tipo de acidente, os mais altos foram encontrados na categoria auxiliar de enfermagem, o que mostra também que o trabalhador de enfermagem muitas vezes não utiliza o equipamento de proteção individual, mesmo que seja fornecido no local de trabalho. A manipulação de instrumentos perfurocortantes por profissionais dessa área mostra a grande exposição aos riscos biológicos e graves doenças. Esses resultados, evidenciam a necessidade de prevenir tais acidentes.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio analizó los accidentes de trabajo que han ocurrido con trabajadores de enfermería en un hospital público del interior de São Paulo. La muestra se ha compuesto por todos los trabajadores de enfermería. Los resultados obtenidos muestran la significativa frecuencia de accidentes con instrumentos perfurocortantes. En ese tipo de accidente, los más graves están en la categoría de auxiliares de enfermería, lo que demuestra también que muchas veces el trabajador no utiliza los equipos de protección individual, aunque se les dé en el local de trabajo. La manipulación de instrumentos perfurocortantes por los profesionales del área muestra una gran exposición a los riesgos biológicos y a las graves enfermedades. Esos resultados evidencian la necesidad de prevenir tales accidentes.

    Resumo em Inglês:

    The present study analyzed work related accidents involving nursing personnel from a public hospital in the state of São Paulo. The study population, comprised the entire nursing staff. The results obtained showed a high incidence of accidents with puncture-cutting instruments, particularly among the auxilliary nursing staff, which indicates that these workers don't often use individual protection equipment, even when it is made available at the work place. Due to the manipulation of sharp instruments, nursing personnel are especially vulnerable to suffer biological risks and serious diseases. These results indicate the need to prevent the occurrence of such accidents.
  • Vivenciando a hipertensão arterial: construção de significados e suas implicações para a vida cotidiana Pesquisa

    Barbosa, Maria Rosimar de Jesus; Jorge, Maria Salete Bessa

    Resumo em Português:

    O estudo é um recorte de uma dissertação de mestrado. Trata-se das Representações Sociais da hipertensão arterial e de suas causas, assim como tenta compreender as imagens e protótipos que a mulher portadora de hipertensão tem sobre sua situação, como elas se percebem na família e em interação com os outros. O número de atrizes sociais envolvidas na investigação foi de vinte e uma mulheres participantes de um programa de controle de hipertensão localizado na periferia de Fortaleza- Ceará. Os resultados mostram que viver com hipertensão é para essas mulheres experienciar o quanto é difícil e como são muitas as limitações da vida social e familiar. A imagem que elas fazem de si mesmas é de pessoas "diferentes", que vivem sob constante ameaça de morte ou de invalidez, levando-as a um sofrimento psíquico. As várias restrições impostas pela doença colocam-nas praticamente à margem da vida social normal.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio trata de las Representaciones Sociales de la hipertensión arterial y de sus causas, así como intenta comprender las imágenes y prototipos de la mujer que padece hipertensión tiene sobre su situación; de que forma se ven en la familia e interactuando con los demás. En total fueron veintiuna mujeres que participaron de un programa de control de hipertensión que se desarrolló en los alrededores de Fortaleza-Ceará. Los resultados muestran que vivir con hipertensión es para esas mujeres una experiencia muy difícil y que poseen muchas limitaciones a nivel social y familiar. La imagen que ellas tienen de sí mismas es de personas "diferentes", que viven bajo constante amenaza de muerte o de invalidez, lo cual las conlleva a un sufrimiento psíquico. Las varias restricciones impuestas por la enfermedad las deja - prácticamente- al margen de un convivio social normal.

    Resumo em Inglês:

    The present study originated from a master's thesis. It depicts the Social Representations and causes of hypertension, as well as tries to understand the images and prototypes that women, who suffer from hypertension, have regarding their situation. It investigates how these women perceive themselves in the family and social interaction. Twenty-one women, who were participants of a control program of hypertension, in the suburbs of Fortaleza-Cearâ, were the subjects of this study. Results show that, according to the participants in the study, suffering from hypertension means experiencing difficulties and having limitations in social and family life. These women picture themselves as "different", since they live under the threat of death and disability, which causes psychic suffering. The constraints imposed by the disease keep these women aside from the regular social life.
  • Enfermagem em saúde mental no contexto da reabilitação psicossocial e da interdisciplinaridade Ensaio

    Oliveira, Francisca Bezerra de; Silva, Antonia Oliveira

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os conceitos de reabilitação psicossocial e de interidisciplinaridade, no campo da saúde mental. Procura-se mostrar a importância e a atualidade desses temas na construção dos saberes e práticas na área de enfermagem em saúde mental e/ou psiquiátrica. A partir do pensamento complexo e do paradigma ético-estético, fazem-se algumas críticas ao paradigma racionalista e, ao mesmo tempo, procura-se construir um conhecimento que convide à busca, à reflexão, à curiosidade, não à certeza, mas à possibilidade de múltiplas narrativas competitivas. Reabilitação psicossocial é compreendida como uma concepção e não como uma técnica. É um processo que aumenta a capacidade do usuário de estabelecer trocas sociais e afetivas nos diversos cenários: em casa, no trabalho e no tecido social. Interdisiciplinaridade é a capacidade de convergir conhecimentos especializados orquestrando esforços na construção de um texto único, escrito a várias mãos. Observa-se que a discussão desses temas possibilita ao profissional de enfermagem a constituição de práticas e saberes ancorados numa dimensão utópica, ética e estética.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tiene como objeto reflexionar sobre los conceptos de rehabilitación psicosocial y de interdisciplinaridad en el campo de la salud mental. Se procura enseñar la importancia y actualidad de esos temas para construir esos saberes y prácticas en el área de enfermería en salud mental y/ o psiquiátrica. A partir del pensamiento complejo y de un paradigma ético-estético se hacen algunas críticas al paradigma racionalista y a la par se procura construir un conocimiento que invite a la búsqueda, a la reflexión, a la curiosidad, y no a la seguridad, sino a la posibilidad de múltiples narrativas competitivas. La rehabilitación psicosocial se comprende como una concepción y no como una técnica. Se trata de un proceso que aumenta la capacidad del usuario a establecer cambios sociales y afectivos en los distintos escenarios: en casa, en el trabajo y en el tejido social. Interdisciplinaridad es la capacidad de convergir conocimientos especializados orquestando esfuerzos en la construcción de un texto único, escrito con/por varias manos. Se observa que la discusión de dichos temas le posibilita al profesional de enfermería la constitución de prácticas y saberes que están anclados sobre una dimensión utópica, ética y estética.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the present work is to reflect on concepts of psychosocial rehabilitation and interdisciplinarity in the field of mental health. This study points out the importance of those themes for the mental health and/or psychiatric nursing knowledge and practice. Based on complex thought and ethic-esthetic paradigm, criticism is made regarding the rational paradigm. It also aims at building knowledge that can stimulate reflection, investigation, curiosity, questioning of "certainty" and the acceptance of multiple competitive narratives. Psychosocial rehabilitation is understood as a conception, not as a technique. Its is a process which enables the user to establish social and affectionate relationships in different contexts: at home, at work and society. Interdisciplinary is the capacity of converging different specialized knowledge on the construction of one text. It was observed that the discussion of these themes allows the nursing professionals to understand their practices and knowledge on a Utopian, ethical and esthetic dimension.
  • Integração entre epidemiologia e internet Ensaio

    Santos, Sérgio Ribeiro dos; Sá, Lenilde Duarte de

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo apresentar algumas reflexões teóricas sobre a Internet como uma ferramenta de integração no serviço de epidemiologia. Nessa perspectiva, focaliza a epidemiologia e a Internet, a Internet e a pesquisa cooperativa, e, por fim, a importância da Internet no processo de comunicação epidemiológica. A integração entre o saber epidemiológico e o uso da Internet para divulgação do conhecimento é enfatizada como um dos maiores beneficios dessa tecnologia que globaliza a informação e transcende as formas tradicionais de comunicação. Todavia, ressalta-se que essa tecnologia, por si só, não é a solução para resolver os problemas funcionais dos sistemas de informação em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio se propone presentar algunas reflexiones teóricas sobre Internet como una herramienta de integración en los servicios de epidemiología. Dentro de esa perspectiva se focaliza la epidemiología y la Internet; la Internet y la investigación cooperativa y, por último, la importancia de la Internet en el proceso de comunicación epidemiológica. La integración entre el saber epidemiológico y el uso de Internet para la divulgación de los conocimientos se enfatiza como uno de los mayores beneficios de esa tecnología que globaliza la información y trascende las forma tradicionales de comunicación. Sin embargo, se advierte que dicha tecnología por sí sola no es la solución para resolver los problemas funcionales de los sistemas de información en la salud.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to present some theoretical reflections on Internet as an integration tool in an epidemiology service. Considering this perspective, it focuses epidemiology and Internet; Internet and cooperative research, and the importance of Internet in the epidemiological communication process. The integration between the epidemiological knowledge and the use of Internet to globalize knowledge is emphasized as one of the most important benefits this technology brings. However, it is indicated that this technology by itself is riot the solution for functional problems in the health information system.
  • Refletindo a trajetória histórica da assistência psiquiátrica Revisão

    Esperidião, Elizabeth; Pereira, Maria Alice Ornellas

    Resumo em Português:

    Buscamos, através de uma revisão bibliográfica crítica, a compreensão das diferentes concepções teóricas e tendências de atuação que culminaram com a Reforma Psiquiátrica Brasileira. A nossa crítica se traduz em questionamentos dos rumos da assistência, uma vez que atualmente encontramo-nos num período de transformações ideológicas, estruturais e políticas nas ações de Saúde Mental, que fundamentam uma possível mudança do modelo vigente.

    Resumo em Espanhol:

    Buscamos mediante una revisión bibliográfica crítica comprender las distintas concepciones teóricas y las tendencias de actuación que culminaron con la Reforma Psiquiátrica Brasileña. Nuestra crítica se traduce en los planteamientos de los rumbos de la asistencia, una vez que actualmente estamos en un momento de transformaciones ideológicas, estructurales y políticas en las acciones de Salud Mental, que fundamentarían un posible cambio en el modelo vigente.

    Resumo em Inglês:

    Theoretical-reflective study aimed to comprehend psychiatric assistance by analysing, from a historical perspective, the different conceptions and tendencies which culminated with the Brazilian Psychiatric Reform. The authors question the different trends occurring in health assistance, since the country is facing a period of ideological, structural and political transformations in terms of Mental Health actions, which point to possible changes in the present psychiatric care model.
  • AIDS/educação e prevenção: proposta metodológica para elaboração de jogos educativos Relato De Experiência

    Araújo, Maria Fátima Maciel; Almeida, Maria Irismar de; Silva, Raimunda Magalhães da

    Resumo em Português:

    Potencializar recursos educativos para mediar ações de educação em saúde, na prevenção da AIDS tem se constituído um desafio para educadores de saúde. Pela inegável importância desse tipo de material nos espaços propiciadores de aprendizagem, surgiu a proposta com o objetivo de criar um percurso metodológico para elaboração de jogos educativos, com vistas a mediar processos de educação e prevenção do HIV/AIDS. O estudo se desenvolveu a partir das idéias contidas nos pressupostos da problematização, adaptadas do "método do arco" de Charles Maguerez, com operacionalização em instituições públicas de saúde e educação, no Estado do Ceará, englobando uma população de escolares (180) na faixa etária de 13 a 19 anos, no período de 1995 a 1997. A coleta de dados se deu durante a realização de 04 oficinas, de acordo com o esquema elaborado. Os resultados envolvendo o significado do jogo, ambiente onde se insere e realidade social com abrangência dos sujeitos durante as jogadas, foram problematizados pelos adolescentes e serviram para a formulação de 03 jogos educativos (memorAIDS, baralhAIDS e dominAIDS). As conclusões apontam a proposta como propiciadora do processo participativo, valorizando, em todo o seu percurso, o desenvolvimento da natureza intelectiva e empreendedora, pela mobilização de capacidades humanas e exercício de associações do universo de exigências relacionados à epidemia de AIDS. Por sua clareza, postulou-se, cientificamente, sua aceitação como percurso metodológico apropriado para elaboração de jogos educativos.

    Resumo em Espanhol:

    Potenciar recursos educativos para mediar acciones de educación en salud en la prevención del SIDA se ha constituido un desafío para los educadores de la salud. Por la innegable importancia de ese tipo de material en los espacios que proporcionan ese aprendizaje, surgió la propuesta, con el objetivo de crear un recorrido metodológico para elaborar juegos educativos para intermediar procelos de educación y prevención del SIDA. El estudio se desarrolló a partir de los presupuestos de la problematización, que se adaptan al "método del arco" de Charles Maguerez, con operacionalización en instituciones públicas de salud y educación, en el Estado de Ceará, y engloban una población de escolares (180) entre los 13 y 19 años, desde 1995 hasta 1997. La recogida de datos ocurrió durante la realización de 04 oficinas, de acuerdo al esquema elaborado. Los resultados que involucraban el significado del juego, ambiente donde se insiere y realidad social de los sujetos involucrados durante las jugadas, fueron problematizados por los adolescentes y sirvieron para la formulación de 03 juegos educativos (memorSIDA, barajaSIDA y domiSIDA). Las conclusiones apuntan la propuesta como propiciadora del proceso participativo y valora, durante todo su percurso, el desarrollo de la naturaleza intelectiva y emprendedora, la mobilización de capacidades humanas y el ejercicio de asociaciones del universo de exigencias que se relacionan a la epidemia del SIDA. Por su claridad, se ha postulado científicamente su aceptación, como percurso metodológico apropiado para la elaboración de juegos educativos.

    Resumo em Inglês:

    The development of educational resources to mediate actions in health education and AIDS prevention has been a challenge to health's educators. Due to the undeniable importance of this kind of material in environments favourable to learning, the authors created a methodological proposal to be used in the elaboration of educative games with the purpose of mediating educational measures and the prevention of HIV/AIDS. For theoretical framework, the study relied on the ideas/premises about problem solving, adapted from Charles Manguerez's "arch method", which where put into practice in public schools and health institutions in the state of Ceara, having as study population a group of students (180), aged 13 to 19 years, from the period of 1995 to 1997. Data collection occurred during four workshops, according to a predefined scheme. The results dealing with the meaning of the game, place of action and social environment were obtained from the teenagers while they were engaged in the games and further analysed by them, resulting in the formulation of (03) educative games (memor AIDS, baralhAIDS and dominAIDS). The authors conclude that the proposal is favourable to participatory action, encouraging during its entire process the development of intellectual and creative skills, by way of mobilizing human capacities and exercising associations related to the AIDS epidemic. Due to its clarity, the authors consider the proposal scientifically acceptable as a methodological guideline for the elaboration of educative games.
  • Contribuição de Maria Aparecida Minzoni à enfermagem psiquiátrica brasileira Documentário

    Kantorski, Luciane Prado; Furegato, Antonia Regina F.

    Resumo em Português:

    O artigo trata da consolidação de um saber de enfermagem psiquiátrica, construído historicamente e resgatado a partir da trajetória da Profa. Maria Aparecida Minzoni. Procura apreender a construção de um espaço de reflexão-intervenção para a enfermagem psiquiátrica brasileira, no âmbito do ensino, da pesquisa e da assistência firmando a interlocução necessária entre estes e o trabalho junto a Associação Brasileira de Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo trata sobre la consolidación de un saber de enfermería psiquiátrica, que se construye históricamente y se rescata a partir de la trayectoria de la Profa. Maria A. Minzoni. Procura aprehender la construcción de un espacio de reflexión-intervención para la enfermería psiquiátrica brasileña en el ámbito de la enseñanza, de la investigación y de la asistencia, con el fin de consolidar la interlocución necesaria entre estos y el trabajo junto a la Asociación Brasileña de Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This article describes the consolidation of psychiatric nursing knowledge, which was historically built and rescued in this work through the life of Professor Maria Aparecida Minzoni. The present investigation aims at understanding the construction of reflection and intervention in the Brazilian psychiatric nursing regarding teaching, research and assistance, as well as establishing a dialog between those and the work of the Brazilian Nursing Association (ABEN).
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