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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 56, Número: 6, Publicado: 2003
  • Agenda estratégica para a pesquisa e pós-praduação da enfermagem brasileira Editorial

  • Consulta de enfermagem à mulher hipertensa: uma tecnologia para educação em saúde Pesquisa

    Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo; Silva, Raimunda Magalhães da

    Resumo em Português:

    O trabalho objetivou a aplicação da consulta de enfermagem baseada na Teoria do Autocuidado de Orem, e a identificação da satisfação desta mulher com o engajamento no autocuidado. A consulta foi aplicada mensalmente durante seis meses em 50 mulheres. Em cada consulta foi avaliado o déficit de autocuidado e as habilidades da mulher para o desenvolvimento das atividades do autocuidado. Comprovou-se que a maioria das mulheres superou o déficit de autocuidado, adquiriu habilidades técnicas e cognitivas para o exercício das atividades de autocuidado, engajando-se no perfil desejável para a melhoria da qualidade de vida. Estas mudanças foram intensificadas a cada consulta. Constatou-se que a nova tecnologia aplicada traz influências altamente positivas para a cliente e assegura a qualidade do serviço de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del artículo es presentar la Complejidad y su importancia en la investigación en enfermería. Se trata de una reflexión en dos partes: los principios de la Complejidad de Edgar Morin; la investigación en enfermería a partir de esta teoría. Considerando la complejidad que circunda los objetos de estudio de enfermería es deseable escoger un camino metodológico más apropiado a su aprehensión, es decir, optar por un método que presente mayor posibilidad de retratar esta realidad. Y entendiendo el método como el camino de la investigación que está acoplado y es originario de la teoría, no una amarra del quehacer científico; la Complejidad, de Edgar Morin, al utilizarse como elección teórica se constituye una guía para el camino metodológico.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at introducing Complexity, by showing its importance through research carried out in the Nursing area. It consists of a reflection divided into two parts: the Complexity's principles, by Edgar Morin; and research on Nursing originating from Complexity. By taking into account the Complexity involving the objects of study in Nursing, it is desirable to choose a methodological path which is more appropriate to its comprehension, that is, to choose only one method which is more likely to portray a real picture of the subject. By understanding such method as a path to investigation combined with and originating from theory and not as a support to scientific practice, the concept of Complexity, by Edgar Morin, when used as a theoretical choice, ends up as a guide to a methodological path.
  • Criatividade no ensino de enfermagem - enfoque triádico: professor, aluno, currículo Pesquisa

    Silva, Onã; Alencar, Eunice Maria Lima Soriano

    Resumo em Português:

    A pesquisa, de caráter descritivo, investigou o estímulo à criatividade no curso de Enfermagem de uma universidade pública de Brasília. Utilizou-se como referencial o modelo teórico de Renzulli que destaca o enfoque triádico no ensino: professor, aluno e currículo. Participaram do estudo 15 docentes e 65 discentes que responderam o Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes. Os resultados indicaram que enquanto os professores consideraram que estimulam a criatividade dos alunos, estes discordaram de seus mestres. Constatou-se ainda que os professores se avaliaram como significativamente mais criativos do que os seus alunos ao passo que estes se julgaram e a seus colegas como significativamente mais criativos do que os seus professores. Ambas amostras enfatizaram que o currículo do curso não favorece a criatividade.

    Resumo em Espanhol:

    La pesquisa, de carácter descriptivo, investigó el estímulo a la creatividad en el curso de Enfermería de una Universidad pública de Brasília. Se utilizó como referencial el modelo teórico de Renzulli que destaca el enfoque triádico en la enseñanza: profesor, alumno y currículo. Participaron del estudio 15 docentes y 65 discentes que respondieron al Cuestionario de Evaluación de Procedimientos Docentes. Los resultados indicaron que aunque los profesores consideraron que estimulan la creatividad de los alumnos, estos no están de acuerdo con ellos. Se constató aún que los profesores se evaluaron más creativos que sus alumnos, al paso que los alumnos se juzgaron a sí mismos y a sus colegas,significativamente más creativos que sus profesores. Ambas muestras enfatizaron que el currículo del curso no favorece la creatividad.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive study investigated the extent to which creativity has been fostered in a public university undergraduate Nursing program in Brasília, Brazil. Renzulli`s theoretical model was used as a reference, which encompasses three elements - teacher, learner, curriculum. Data were gathered through the Teaching Practices Evaluation Questionnaire, completed by 15 professors and 65 Nursing students. Results indicated that while professors considered that they stimulate student's creativity; students disagreed on that point. Professors rated themselves as significantly more creative than their students, whilst students judged themselves and their colleagues as significantly more creative than their professors. Both samples emphasized their opinion by saying that curriculum in their program of study does not foster creativity.
  • (Des)conforto de trabalhadores de enfermagem: uma questão de (in)justiça social Pesquisa

    Barreto, Silvana dos Santos; Pereira, Maurílio Nunes; Santos, Jaqueline do Amaral; Neves, Eloita Pereira

    Resumo em Português:

    Estudo exploratório descritivo realizado com 52 trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário buscou identificar os níveis de conforto em relação ao trabalho e ao cuidado recebido pelo cliente, as necessidades e propostas para aumentar o conforto. A análise das entrevistas semi-estruturadas mostrou que a maioria dos respondentes (79% e 85%) referiu níveis alto e médio de conforto em relação ao trabalho e ao cuidado. O conforto estava relacionado ao reconhecimento por parte do cliente e relacionamento harmônico com a equipe. Identificamos desconforto em relação à estrutura precária e recursos insuficientes, e a necessidade de ter melhores condições de trabalho para proporcionar assistência adequada. Concluímos que a atenção às necessidades dos profissionais levará a maior conforto e satisfação no trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio exploratorio-descriptivo hecho con 52 trabajadores de enfermería de un hospital de la universidad, busca identificar los niveles de comodidad respecto al trabajo y al cuidado que el cliente recibe, las necesidades y la demanda para aumentar su confort. El análisis de las entrevistas semiestructuradas pone de manifiesto que la mayoría de los trabajadores (79% y 85%) relaciona los niveles alto y promedio de confort cuando se trata del trabajo y del cuidado. Y éstos dos a la vez se relacionan con el reconocimiento por parte del cliente y con la relación armónica con el equipo. El malestar se puede comprobar respecto a la estructura precaria, a los recursos escasos y a la necesidad de que haya mejores condiciones de trabajo para que se proporcione una asistencia adecuada. Se concluye que cuando se atiendan las necesidades de los profesionales habrá más confort y satisfacción en el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    An exploratory, descriptive study carried out with 52 Nursing workers from a university hospital. Its purpose was to identify the levels of comfort concerning both work and care received by clients, workers´ needs and strategies to increase their levels of comfort. An analysis of interviews showed that most participants (79% and 85%) referred high and average levels of comfort, respectively, in relation to work and health care. Comfort was related mainly to response they heard from clients, and to an harmonic relationship among team members. Discomfort was related to the hospital precarious structure and insufficient resources for health care, besides the need workers have for better work conditions in order to provide quality nursing care. Our conclusion was that attention given to workers´ needs will maximize comfort concerning both work and health care provided.
  • Diagnósticos de enfermagem identificados em idosos com distúrbio mental Pesquisa

    Teixeira, Marina Borges; Fernandes, Rosa Áurea Quintella

    Resumo em Português:

    Este estudo, descritivo exploratório de campo com enfoque quanti-qualitativo, teve como objetivo identificar os diagnósticos de enfermagem de idosos com distúrbio mental. Foram entrevistados 48 idosos que compareceram a um ambulatório de saúde mental, utilizando-se um instrumento sobre qualidade de vida, traduzido e validado .Os dados coletados possibilitaram identificar dezesseis diagnósticos de enfermagem, segundo a Taxonomia II da NANDA. Os mais comuns foram os que se referem às dificuldades inerentes ao dia a dia de uma pessoa em processo de envelhecimento, sentimento de pesar disfuncional e déficit de atividade de recreação (83,3%), andar prejudicado ( 81,2%) , risco para trauma (68,7%) e ansiedade(62,5%).

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio descriptivo exploratorio con enfoque cuantitativo-calitativo pretende identificar los diagnósticos de enfermería de ancianos con disturbios mentales.Se entrevistaron 48 ancianos, quienes iban a un ambulatorio de salud mental. El instrumento utilizado estaba traducido y validado y trataba sobre calidad de vida.Los datos colectados, posibilitaron identificar dieciséis diagnósticos de enfermería, según la Taxinomia II de NANDA. Los más comunes fueron los que se refieren a las dificultades inherentes de la vida cotidiana de una persona en proceso de envejecimiento, tales como: sentimiento de pesadumbre disfuncional y déficit en la actividad recreativa ( 83,35), deambulación comprometida ( 81,2%), riesgo de trauma ( 68,7%) y ansiedad ( 62,5%).

    Resumo em Inglês:

    This is a descriptive, exploratory study with a qualitative and quantitative approach, whose aim is to identify Nursing diagnosis in elderly people suffering from mental disorders. Forty-eigth elders of the mental open clinic were interviewed, by means of an instrument on quality of life, translated and validated. Data collected helped to identify sixteen Nursing diagnoses, based in North American Nursing Diagnosis Association ( NANDA). The most common ones were those related to difficulties in daily activities in an individual going through the aging process, such as: dysfunctional sorrow feeling, lack of recreational activity (83.%); impaired walking ( 81.2%), risk of trauma (68.7%), and anxiety ( 62.5%).
  • Famílias cuidadoras de pessoa idosa: relação com instituições sociais e de saúde Pesquisa

    Creutzberg, Marion; Santos, Beatriz Regina Lara dos

    Resumo em Português:

    Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo compreender a relação de famílias de classe popular cuidadoras de idoso fragilizado com as instituições sociais e de saúde. A metodologia utilizada é o Estudo de Caso do Tipo Etnográfico. A coleta de dados foi realizada com Observação Participante e Entrevista com quatro famílias. Através da análise de conteúdo foram identificados três temas: o suporte social, a relação com os serviços de saúde, a relação com a unidade sanitária local. As famílias destacam que o acesso aos serviços de saúde é sofrível e ressaltam a urgência em solidificar o Sistema Único de Saúde, em busca da concretização dos seus princípios.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una investigación de carácter calitativo, cuya meta es comprender las relaciones de familias de clase popular cuidadoras del anciano, que se encuentra débil y necesita el cuidado y apoyo de las Instituciones Sociales y de Salud. La metodología que se utiliza es el Estudio de Caso de Tipo Etnográfico. Los datos recogidos fueron mediante Observación Participante y Entrevista con cuatro familias. A través del análisis del contenido, se identificaron tres temas: el soporte social, la relación con los servicios de salud y la relación con la unidad sanitaria local. Las familias destacan que el acceso a los servicios es deficiente, y resaltan la urgencia en aprimorar el Sistema Único de Salud y la conquista de sus principios.

    Resumo em Inglês:

    This research has a quality approach that aims at understanding the relationship between low-income families who provide fragile elderly people with health care at their own homes and social and health institutions. The methodology used is a case study of the ethnographic kind. Data were collected by means of participating observation and interview with four families. Three themes were identified in a content analysis: social support, relationship with health institutions, and relationship with the local health service. The families stress that access to health care services is appalling and that solidification of the Brazilian Public Health System is urgent, if it is to meet its function.
  • Inserção dos egressos do curso de graduação em enfermagem de uma universidade particular do Grande ABC no mercado de trabalho Pesquisa

    Santos, Carlos Eduardo dos; Sanna, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Para investigar, junto aos graduados em Enfermagem de uma universidade particular do grande ABC, como se dava sua inserção no mercado de trabalho, realizou-se um estudo exploratório descritivo retrospectivo. As respostas de 80 ex-alunos indicaram serem adultos jovens, do sexo feminino, solteiro, sem filhos e trabalhadores prévios na área de saúde. Muitos possuíam o título de especialista em Enfermagem e participavam de cursos de aperfeiçoamento. A inserção no mercado de trabalho se deu rapidamente e a maioria prestou concurso público com bom resultado. Possuem um ou dois empregos, em postos de trabalho públicos, na cidade-sede da universidade. Desempenham a função assistencial e percebem entre um e meio e três salários profissionais. A maioria não é filiada a entidades de classe.

    Resumo em Espanhol:

    Se realiza un estudio exploratorio descriptivo retrospectivo con los alumnos del curso de Enfermería de una universidad particular para saber como ocurre la inserción de esos profesionales en el mercado de trabajo. Las respuestas de 80 ex-alumnos muestran que son adultos jóvenes, del sexo femenino, solteras, sin hijos y que ya habían trabajado antes en el campo de la salud. Muchas ya tenían el título de especialistas en Enfermería y participaban de cursos de perfeccionamiento. La inserción en el mercado de trabajo ocurrió rápidamente y la mayoría había hecho oposiciones con resultados favorables. Tienen uno o dos empleos, en el sector público, que están localizados en la misma ciudad-sede de la universidad. Desempeñan la función asistencial y reciben de uno y medio a tres sueldos. La mayoria no está afiliada a entidades de clase.

    Resumo em Inglês:

    To investigate with Nursing graduates from UniABC the way in which they entered the labor market a descriptive, retrospective, exploratory study was performed. Answers from 80 former students indicated that they are young adults, female, single, with no children, having previously worked in the health area. Many of them held a diploma of Nursing Specialist and were participating in continuous education courses. Their insertion in the labor market was fast and most of them had took part in public job constests and succeeded. They have about one or two jobs in the public sector, in the city where the main university campus is located. They carry out health care functions and their pay is one and a half to three times a salary perceived by a professional in their area. Most of them is not affiliated to their section entities.
  • A medicação prescrita na internação hospitalar: o conhecimento do cliente Pesquisa

    Zanetti, Ana Carolina Guidorizzi; Cassiani, Sílvia Helena De Bortoli; Afonso, Izabela Ramos Moreira; Freire, Claudia Câmara; Teles Filho, Paulo Celso Prado

    Resumo em Português:

    Erros no processo de administração de medicamentos são preocupações de enfermeiros e a sua ocorrência pode ser minimizada com a orientação do cliente quanto à terapia medicamentosa. Este estudo descritivo, teve como objetivo identificar o grau de informação de clientes hospitalizados, acerca dos medicamentos que lhes são prescritos. A metodologia utilizada foi a exploratória-descritiva. Foram entrevistados 76 clientes adultos, hospitalizados, entre 18 a 60 anos, sendo 69,7% do sexo feminino. Destacou-se dentre outros, que 28% não apresentavam conhecimento acerca do nome do primeiro medicamento prescrito e 55% não souberam referir a dosagem. Detectou-se um número razoável de clientes que desconheciam a medicação prescrita ou tinham conhecimento incorreto. Faz-se necessário a conscientização dos profissionais de enfermagem quanto à importância da orientação ao cliente acerca dos medicamentos durante a internação.

    Resumo em Espanhol:

    Errores en el proceso de administración de medicamentos son preocupaciones de los enfermeros y su ocurrencia se puede minimizar con la orientación del cliente respecto a la terapia medicamentosa. Este estudio descriptivo tuvo como objetivo identificar el grado de información de clientes hospitalizados sobre los medicamentos que les han sido prescriptos. La metodología utilizada fue la exploratoria-descriptiva. Entrevistamos 76 clientes adultos, hospitalizados entre 18 y 60 años, siendo 69.7% del sexo femenino. 28% no sabían el nombre del primer medicamento prescripto y 55% no sabian referir el dosaje. Se detectó un número razonable de clientes que desconocía la medicación prescripta o la sabía incorrectamente. Se hace necesaria la concienciación de los profesionales de enfermería respecto a la importancia de orientar al cliente para que no se cometan errores durante la internación.

    Resumo em Inglês:

    Errors along the process of medicine administration are some concerns referred to by nurses, and their occurrence can be minimized by providing clients with some guidance regarding medicine-based therapy. This descriptive study aimed at identifying inpatients level of information concerning medication prescribed to them. Exploratory and descriptive methodology was used. Seventy-six adult inpatients were interviewed. Their age ranged from 18 to 60 years, and 69.7% of them were female. Twenty-eight percent did not know the name of the first medicine prescribed to them, and 55% were not able to give information about their dosage. A reasonable number of clients knew nothing about medication they were using, or had misconceptions about it. A thorough understanding is paramount to Nursing professionals on their role to provide their patients with information on medication they are taking during their hospitalization time.
  • Ocorrências éticas na enfermagem Pesquisa

    Freitas, Genival Fernandes de; Oguisso, Taka

    Resumo em Português:

    Este estudo utiliza cento e catorze registros de ocorrências éticas levantadas por uma Comissão de Ética de Enfermagem de um hospital do Município de São Paulo, no período de 1995 a 2001. Os objetivos foram: caracterizar os profissionais de enfermagem envolvidos e identificar as causas das ocorrências. Utilizou-se como instrumento uma ficha previamente elaborada. Os resultados: a maioria das ocorrências foi praticada por pessoas do sexo feminino, da faixa etária de 30 a 39 anos. Os auxiliares de enfermagem foram responsáveis pelo índice mais expressivo de ocorrências éticas. Destacou-se a negligência como principal causa das ocorrências, seguida pelas imprudência e a imperícia. O tipo de falha mais freqüente foi o erro no preparo e administração de medicamentos.

    Resumo em Espanhol:

    Estúdio descriptivo y exploratório com abordaje cuantitativo envolviendo ciento y catorce causas de ocurrencias éticas (o infracciones) entre 1995-2001. Los objectivos del estúdio fueron: 1) caracterizar los profesionales de enfermería envolvidos em ocurrencias éticas; 2) identificar las causas prevalientes de errores cuanto a la categoria de profisional y su jornada de trabajo. Resultados obtenidos demostraron que: a) los auxiliares de enfermería eran responsables por la mayoria de lãs ocurrencias éticas; b) la causa principal de ocurrencias era la negligencia, seguida por imprudencia; c) los errores técnicos más observados eran em la preparación y/o administración de medicinas. Este estúdio visa contribuir para la mejor comprensión de las cuestiones éticas que envolven la prática diária de enfermería y alertar los profesionales para que no incurran em eventos de esta naturaleza.

    Resumo em Inglês:

    Descriptive and exploratory study with a quantitative approach involving hundred fourteen causes of nursing ethical occurences (or infractions) between 1995 _ 2001. The objectives of the study were to: 1) characterize the nursing professionals involved in ethical occurences; 2) identify causes of mistakes made. Outcomes obtained showed that: a) nursing auxiliaries were responsible for the majority of ethical occurences; b) the main cause of occurrences were negligence, followed by imprudence; c) the more frequent technical mistake observed was in the preparation and/or administration of medicines. This study aims to contribute for a better understanding of the ethical issue involved in the daily nursing practice, as well as to alert profissionals in order to not be involved in similar ethical events.
  • A opção pela enfermagem: estudo retrospectivo em Sergipe Pesquisa

    Cardoso, Normaclei Cisneiros dos Santos; Matos, Mércia Fernandes Santana; Vieira, Maria Jésia

    Resumo em Português:

    Foi feito um estudo quanti-qualitativo sobre a escolha da profissão de enfermeiro, sua motivação e identificação com a mesma entre graduados e graduandos da Universidade Federal de Sergipe que ingressaram no curso de Enfermagem entre 1992/1 e 1997/1, identificando facilidades ou dificuldades encontradas neste processo. Consta de pesquisa documental nas listas oficiais da Instituição, e entrevistas semi-estruturadas a, pelo menos, 20% da população. Os resultados revelaram um percentual de apenas 31,5% de graduados entre os que ingressaram no período, variando os demais entre 5 a 7 anos de permanência no curso. Verificou-se um percentual de 76,92% de opção preferencial por outros cursos, constatando-se dificuldades de conhecimento ou identificação com a profissão, anteriores ao mesmo, resultantes de estereótipos e tabus culturais.

    Resumo em Espanhol:

    Se hizo este estudio cuantitativo y de calidad entre los graduados y estudiantes de la UFS que habían ingresado entre 1992 y 1997, para saber las razones y motivaciones por las cuales habían elegido el curso de Enfermería e identificar facilidades o dificultades encontradas en ese proceso. Mediante investigación documental en las listas oficiales de la Instituición y de entrevistas semiestructuradas con el 20% de la población, se obtienen los resultados con un porcentaje del 31,5% de graduados entre los que ingresaron en el curso. Se verifica un porcentaje del 76,92% que optó por otros cursos, y se constatan dificultades de conocimiento o identificación con la profesión, anteriores a la elección de la misma y que decurren de estereotipos y tabúes culturales.

    Resumo em Inglês:

    A quantitative and qualitative retrospective study was carried out about career choice, motivation and identification in the Nurse profession among graduate professionals and graduate students at UFS (Federal University of Sergipe) who called in from 1992/1 through 1997/1, identifying facilities or difficulties they have found along this process. It consists of documental research in the official lists of the Institution, and of semi-structured interviews with, at least, 20% of the population. Results showed that only 31.5% students had graduated over this period, the other ones ranging from 5 to 7 years studying in the program. We found that 76.92% of them would prefer alternative programs, and difficulties were found either in knowledge or identification with the profession prior its start, which came from stereotypes and cultural taboos.
  • Pesquisa em enfermagem no Brasil: problematizando a produção de conhecimentos Pesquisa

    Rodrigues, Rosa Maria; Bagnato, Maria Helena Salgado

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa analisa aspectos de artigos publicados nos últimos cinco anos, em três periódicos de circulação nacional divulgadores de grande parte da produção de conhecimentos na enfermagem; identifica focos privilegiados e silenciados, problematizando questões centrais na produção de conhecimentos. Trabalhou-se com 811 resumos e suas respectivas notas de rodapé. Os dados foram tratados e organizados em tabelas. Há predominância de pesquisas voltadas para a área de assistência; temas concentrados no espaço hospitalar como saúde da criança e outros no espaço não hospitalar como saúde da mulher, HIV/AIDS e enfermagem psiquiátrica e saúde mental; a produção é desenvolvida geralmente por doutores e pós-graduandos, sendo as universidades públicas os principais locus de produção com apoio dos órgãos federais no financiamento das mesmas.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación analiza aspectos de artículos publicados en los últimos cinco años, en tres periódicos de circulación nacional que divulgan gran parte de la producción de conocimientos en Enfermería; identifica puntos privilegiados y silenciados, problematizando cuestiones centrales en la producción de conocimientos. Se han trabajado 811 resúmenes con las notas remisivas. Los datos se organizaron en tablas. En las investigaciones hay un predominio en el área de la asistencia; luego hay temas que se concentran en el espacio hospitalario, como el de la salud de los niños y otros fuera del hospital, como la salud de la mujer, el SIDA y enfermería psiquiátrica y salud mental. La producción está desarrollada, en general por doctores y profesionales de posgrado. Las Universidades públicas son los principales centros de producción, que cuentan con el apoyo de organismos federales para su financiación.

    Resumo em Inglês:

    This research analyses aspects from articles published over the last five years, in three nation-wide periodicals divulging the most part of Nursing knowledge produced; it identifies priviledged and silenced points, raising problems around the main issues in knowledge creatopm. We worked on 811 abstracts and their footnotes. Data were approached and organized in tables. Most researches are in the assistance area; themes around hospital subjects, such as child health, and some others not concerning the hospital field, such as women´s health, HIV/AIDS, and Psychiatry and Mental Health Nursing; production is usually made by doctors and Postgraduate students, as public universities are the main locus for scientific production to receive financial support from Federal governmental organs.
  • Reintegração da criança e do adolescente vítimizados na percepção dos pais Pesquisa

    Martins, Camilla Soccio; Ferriani, Maria das Graças Carvalho

    Resumo em Português:

    O estudo objetiva conhecer, mediante a percepção das famílias agressoras, como ocorre a reintegração da criança/adolescente vitimizados, no município de Ribeirão Preto-SP, no ano de 2002. A metodologia é descritiva, exploratória e qualitativa; a coleta de dados foi através da entrevista e observação participante. A mostra constou de nove famílias que tiveram seus filhos institucionalizados. Os resultados revelaram que para uma família a institucionalização de seus filhos serviu para repensar a educação dos mesmos, para o restante, foi vista como amparadora de problemas comportamentais. Para alguns pais foi destacada a influência negativa exercida sobre essas crianças, que tornaram-se mais desobedientes após o retorno, dificultando medidas disciplinares. Conclui-se que a reintegração dessas crianças/adolescentes está atrelada ao aprendizado social delimitado pela violência intrafamiliar.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio pretende conocer como ocurre la reintegración del niño/adolescente que ha sido víctima de la agresión de la familia, a través del propio discurso de las familias agresoras. La metodología es descriptiva y calitativa; la recolección de datos se hizo con entrevista y observación participante. En total, son nueve familias, cuyos hijos estuvieron internados en instituciones. Los resultados apuntan que para una familia le sirvió para repensar la educación que había dado a su hijo; para las demás, interpretaron la internación como un amparo para los problemas comportamentales. Algunos padres destacaron la influencia negativa que fue ejercida sobre esos niños, ya que se habían vuelto más desobedientes cuando regresaron a casa y ello les dificultaba la toma de medidas disciplinares. Se concluye que la reintegración de esos adolescentes está atada al aprendizaje social que está delimitado por la violencia intrafamiliar.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at learning, from some aggressor families´ point of view, the way reintegration of child and adolescent victims into their own families happen, in the city of Ribeirão Preto - SP, in 2002. The methodology used is descriptive and qualitative; data were collected through interviews and observation of participants. Nine families whose children were institutionalized were surveyed. Results showed that the institutionalization of children is a way for some families to rethink the kind of education parents are providing their children with/ their own education. For the other ones, it was perceived as a support for behavioral problems. As noticed, some parents stressed a negative influence falling upon their children, which made them more disobedient on their return home, and causing disciplinary procedures harder to be established. The conclusion is that reintegration of the target children/adolescents is harnessed by violence happening inside families.
  • Teoria humanística: análise semântica do conceito de community Pesquisa

    Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Campos, Antônia do Carmo Soares Campos

    Resumo em Português:

    A teoria Humanística de Enfermagem apresenta a palavra community que pode ser interpretada como comunidade e comunhão. Este estudo objetivou refletir criticamente acerca da clareza semântica do conceito de community. Pesquisa bibliográfica realizada em dicionários, na literatura de lingüística, fenomenologia com a utilização do modelo de análise de teorias de Meleis. Após leitura compreensiva da Teoria Humanística recortamos trechos onde aparece a palavra community a qual foi substituída por comunhão e comunidade. Inferimos que community é usada de forma indistinta pelas autoras podendo significar comunidade e comunhão. Concluímos que embora as teóricas utilizem o termo comunidade para designar fenômenos que estariam mais bem representados pelo termo comunhão, este pode ser apreendido em sua plenitude como a perfeita união das palavras princípio EU-TU originando o NÓS.

    Resumo em Espanhol:

    La teoría Humanística de Enfermería presenta la palabra community, que se puede interpretar como comunidad y comunión. Reflexionar de forma crítica sobre la exactitud semántica del concepto community fue el objetivo del estudio. Se realizó una investigación bibliográfica en diccionarios, en la literatura lingüística, en fenomenología, utilizando el modelo de análisis de teorías de Meleis. Tras una lectura comprensiva de la Teoría Humanística se recortaron fragmentos donde la palabra community se había sustituido por comunión y comunidad. Se infiere que community está utilizada de modo indistinto por las autoras, y así, puede significar tanto comunidad como comunión. Se concluye que, aunque las teóricas usen el término comunidad para designar fenómenos que estarían mejor representados por el término comunión, éste se puede tomar en su plenitud, como la perfecta unión de las palabras YO-TÚ que originan al NOSOTROS.

    Resumo em Inglês:

    The humanistic theory in Nursing introduces the word community, which can be understood as community and communion. The aim of this study is to critically analyze the true semantic meaning of community. This study was conducted through bibliographic research in dictionaries, Linguistics literature and Phenomenology by using Meleis' model of theory analysis. After carefully reading about Humanistic Theory, we have clipped some passages where communion and community replaced the word community. We then inferred that community is indistinctly used by authors and can be understood as community and communion, and we reached the conclusion that although theorists commonly use the term `community' to refer to phenomena which would be better characterized by the term `communion', `community' can be totally comprehended as a perfect union between the beginning-words ME-YOU giving rise to US.
  • Verificação do volume residual gástrico em unidade de terapia intensiva Pesquisa

    Mori, Satomi; Matsuba, Cláudia Satiko Takemura; Whitaker, Iveth Yamaguchi

    Resumo em Português:

    Este estudo descritivo teve como objetivos verificar se o volume residual gástrico (VRG) é avaliado antes de administrar a dieta e as condutas da equipe de enfermagem diante desse fator. A maioria (76,56%) dos membros da equipe de enfermagem não verificou o VRG antes de infundir a dieta por sonda nasogástrica (SNG), embora 90,63% tenha informado que realiza o procedimento. Do total, 20,31% afirmaram abrir a SNG a partir de 100ml de VRG, a maioria referiu desprezar o aspirado e 57,81% citaram administrar 100% do volume prescrito independente do VRG aspirado pela SNG. O estudo revelou a necessidade de supervisão e orientação para a equipe de enfermagem relacionada aos cuidados pertinentes à infusão da dieta por SNG.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio descriptivo ha tenido como objetivo verificar si el volumen residual gástrico (VRG) se evalúa antes de administrar la dieta y las conductas del equipo de enfermería frente a este factor. La mayoría (76,56%) de los miembros del equipo de enfermería no verificó el VRG antes de infundir la dieta por sonda nasogástrica (SNG), a pesar de que la mayoría (90,63%) haya informado que realiza ese procedimiento. Del total, el 20,31% afirmó que abre la SNG a partir de 100ml de VRG; la mayoría refirió que desconsidera lo aspirado y el 57,81% afirmó que administra 100% del volumen prescripto, independientemente del VRG aspirado por la SNG. El estudio ha revelado que es necesario supervisar y dar orientaciones al equipo de enfermería sobre los cuidados pertinentes a la infusión de la dieta por SNG.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive study aims at verifying whether or not the gastric residual volume (GRV) is assessed prior to the administration of the diet and the procedure performed by the Nursing staff when such a factor occurs. Most Nursing staff members (76.56%) did not verify the GRV before administration of the diet via tube feeding, despite the fact that the majority of them (90.63%) had asserted that they use the procedure. 20,31% stated opening the tube feeding from 100 ml of the GRV, and the majority of them referred to disposing of the aspirated material and 57.78% stated to have administered 100% of the prescribed volume independent of the GRV aspirated by the tube feeding. The study showed the need for supervision and guidance for the nursing staff concerning the care related to administration of the diet via tube feeding.
  • Doenças respiratórias e seguimento de crianças menores de cinco anos de idade: revisão da literatura Revisão

    Fornazari, Denise Helena; Mello, Debora Falleiros de; Andrade, Raquel Dully

    Resumo em Português:

    Estudo de natureza descritiva, tendo por objetivo identificar, em periódicos nacionais e internacionais e alguns livros-textos, do período de 1990 a 2002, as publicações relativas às doenças respiratórias em crianças menores de 5 anos e identificar as que retratam as doenças respiratórias na perspectiva do seguimento do crescimento e desenvolvimento infantil. Foram analisados 27 trabalhos, são apresentadas algumas características quanto ao número de autores, língua de publicação e aspectos metodológicos, assim como as temáticas: a doença respiratória em criança e seus determinantes e fatores de risco; utilização de serviços de saúde entre crianças com problemas respiratórios; o seguimento e a doença respiratória na infância.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de naturaleza descriptiva, que tiene por objetivo identificar en publicaciones nacionales e internacionales -de 1990 a 2002- los artículos y estudios relacionados a las enfermedades respiratorias en niños con menos de 5 años e identificar los que retratan dichas molestias en la perspectiva del crecimiento y desenvolvimiento infantil dentro de ese segmento. Se analizaron 27 trabajos. Se presentan algunas características respecto al número de autores, lengua de publicación y aspectos metodológicos, así como los temas: la enfermedad respiratoria en los niños y sus determinantes y factores de riesgo; utilización de servicios de salud entre niños con problemas respiratorios; el segmento y la enfermedad respiratoria en la infancia.

    Resumo em Inglês:

    Study of a descriptive nature, aiming at identifying publications related to respiratory diseases in children aged less than five years, in national and international periodicals and in some textbooks, from 1990 through 2002, and identifying the ones which describe respiratory diseases over the course of children's growth and development. Twenty-seven works were analyzed. Some features are presented referring to quantity of authors published, language of publication, and methodological as well as thematic aspects: respiratory diseases in children, their determiners and risk factors; use of health services for children suffering from respiratory problems; follow-up and respiratory diseases in childhood.
  • O trabalho da enfermagem: análise e perspectivas Ensaio

    Kirchhof, Ana Lúcia Cardoso

    Resumo em Português:

    Este texto, ao considerar a enfermagem enquanto trabalho, evidencia, de início, uma perspectiva para desenvolvê-lo, ou seja,a de que somos capazes de transformar, pelo menos, o mundo da saúde no qual trabalhamos. Para tanto, proponho-me conhecê-lo enquanto um mundo do trabalho e de práticas de saúde que vem sendo, conforme discuto, historicamente determinadas. Tais práticas, dadas sua evolução, configuram-se no capitalismo como um serviço, o que lhes imprime um caráter especial nesse processo de produção. A enfermagem enquanto participante do trabalho coletivo da saúde desenvolve, contudo, um trabalho próprio, com o qual vem se definindo nesse contexto, a partir dos seus próprios processos de trabalho- de cuidar, de educar, de gerenciar; que, guardadas suas propriedades econômica, política e simbólica discutidas neste texto, poderão abrir as fissuras necessárias para a concretização cotidiana de um projeto que tome por referência o interesse do usuário do serviço de saúde, representado por suas necessidades de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto, al considerar la enfermería como trabajo, evidencia, desde el principio, una perspectiva para desarrollarlo, o sea, la de que somos capaces de transformar, por lo menos, el mundo de la salud en el cual trabajamos. Para ello, me propongo a conocerlo en cuanto a mundo del trabajo y de prácticas de salud, que son históricamente determinadas, según discuto. Tales prácticas, se configuran en el capitalismo como un servicio, lo que les imprime un carácter especial en ese proceso de producción. La enfermería como partícipe del trabajo colectivo de la salud desarrolla, sin embargo, un trabajo propio y se ha ido definiendo en ese contexto, a partir de sus propios procesos de trabajo: de cuidar, de educar, de administrar, que guardadas sus propiedades económica, política y simbólica, podrán abrir fisuras necesarias para llevar a cabo un proyecto que tome por referencia el interés del usuario del servicio de salud, representado por sus necesidades de salud.

    Resumo em Inglês:

    This text, while considering nursing as a profession, makes evident, initially, a perspective to develop it: the one that proves that we are capable to transform at least the world of health which we live in. In order to do this I propose myself to know it as e world of work and of health practices which has been, as I debate, historically determined. Such practices, according to their evolution, are configured in capitalism as a service, what gives to it a special characteristic in this production process. The profession of nursing while a participant of the collective work develops, however, its own original task, which has been being defined within this context, based on its own work processes - of care taking, educating, managing, which, keeping in mind its economic, political and symbolic properties discussed in this paper, will be able to open the necessary fissures for the daily action of a project takes uses as a reference the interest of the health service user, represented by his health needs.
  • Treinamento introdutório para enfermeiras dirigentes: possibilidades para gestão do SUS Ensaio

    Melo, Marisa Leal Correia; Nascimento, Maria Ângela Alves do

    Resumo em Português:

    Este artigo enfoca o Treinamento Introdutório como marco inicial do processo de capacitação para os integrantes do Sistema Único de Saúde. Toma como premissa que a prática gerencial requer a apreensão de um corpo de conhecimento presente nos micro e macro espaços de trabalho dos dirigentes. Ao articular o Treinamento Introdutório com a área de gerência, o considera estratégico para enfermeiras que assumem cargos de direção, ao constituir-se num espaço que pode oportunizar o desenvolvimento de competência técnica, administrativa, ética e política para o exercício do cargo. No plano organizativo, o Treinamento Introdutório deve ser planejado e implementado de forma participativa e democrática, a fim de permitir ao dirigente uma compreensão ampliada do contexto em que está se inserindo.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo enfoca el Entrenamiento Introductorio como marco inicial del proceso de capacitación para los integrantes del Sistema Único de Salud. Toma como premisa que la práctica gerencial requiere la aprehensión de un cuerpo de conocimientos presentes en los micro y macro espacios de trabajo de los dirigentes. Al articular el Entrenamiento Introductorio con el área de gerencia, lo considera estratégico para enfermeras que asumen cargos de dirección, al constituirse un espacio que puede dar oportunidad al desarrollo de la competencia técnica, administrativa, ética y política para el ejercicio del cargo. En el plan organizativo el Entrenamiento Introductoria se debe planear e implementar de forma participativa y democrática, a fin de permitir a quien dirige una comprensión amplia del contexto al que se insiere.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on Introductory Training as a starting point inside the capacitation process of members members from SUS (Sistema Único de Saúde - Brazilian Public Health System). Its premise is that management practices demand an understanding of the body of knowledge existing in the micro and macro managers' workspaces. By articulating Introductory Training and the management area, such training is deemed strategic for nurses undertaking management positions, as it creates an opportunity for development of technical, administrative, ethical and political competences. Within the organizational scope, an Introductory Training must be planned and implemented in a participative and democratic way, in order to provide managers with a broader comprehension of the context they are inserted in.
  • O cuidado inclusivo de enfermagem ao portador da Síndrome de Down sob o olhar de Paterson e Zderad Reflexão

    Negri, Mônica Deorsola Xavier; Labronici, Liliana Maria; Zagonel, Ivete Palmira Sanson
  • Ensino de graduação em enfermagem da Unicamp: políticas e práticas Reflexão

    Nozawa, Márcia Regina; Kirschbaum, Débora Isane Ratner; Silva, Mauro Antônio Pires Dias da; Silva, Eliete Maria

    Resumo em Português:

    Os autores analisam o ensino de Graduação em Enfermagem da Unicamp a partir da implantação de um novo currículo em 1997, bem como sua adequação às Diretrizes Curriculares emanadas da LDB. No plano teórico, as mudanças realizadas subvertem a ordem instituída. Operar reforma curricular numa conjuntura de crise financeira e de gestão da universidade pública, reflexo da aplicação do ideário neoliberal nas políticas públicas de educação que tem provocado a valorização crescente da produção científica e das atividades de extensão no cotidiano docente em detrimento das iniciativas que visem à qualidade do ensino de graduação, tem sido uma tarefa árdua. As dificuldades encontradas exigiram algumas reflexões e a proposição de sete teses fundamentais para subsidiar a análise de problemas e orientar as medidas de intervenção necessárias. Neste texto enfoca-se uma delas, as Políticas e as Práticas no ensino de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Los autores analizan la enseñanza de Graduación en Enfermería de Unicamp a partir de la implantación de un nuevo Currículo en 1997, así como su adecuación a las Directrices Curriculares derivadas de la LDB. En el plan teórico, los cambios realizados subvierten el orden instituido. Llevar a cabo una reforma curricular en una coyuntura de crisis financiera y de gestión de la universidad pública ha sido una tarea ardua. Las dificultades encontradas exigieron algunas reflexiones, cuyo resultado es la proposición de siete tesis fundamentales para subsidiar el análisis de los problemas y orientar las medidas de intervención necesarias. En este texto se enfoca una de ellas, las Políticas y Prácticas en la enseñanza de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The authors analyse teaching at the graduate nursing program from Unicamp (SP), starting from the introduction of a new curriculum in 1997, in accordance to the curricular standards taken from Federal Law concerning education. In theory, the changes implemented subvert the established order. It has been a hard task to operate curricular reform in a public university that is experiencing a financial and management crisis - reflections of a neoliberal ideology in public education policies, which increasingly values scientific production to the detriment of iniciatives toward quality teaching. The difficulties found demanded some considerations and the proposition of seven fundamental thesis in order to subsidize problem analysis and guide necessary interventions. Among them, the theme Policies and Practice in nursing teaching is focused in this text.
  • Pesquisa em enfermagem à luz da complexidade de Edgar Morin Reflexão

    Santos, Silvana Sidney Costa

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo foi apresentar a Complexidade, mostrando sua importância na pesquisa em enfermagem. Trata-se de uma reflexão em duas partes: os princípios da Complexidade, de Edgar Morin; a pesquisa em enfermagem a partir da Complexidade. Considerando a complexidade que envolve os objetos de estudo da enfermagem, torna-se desejável escolher um caminho metodológico mais apropriado a sua apreensão, ou seja optar por um método que apresente maior possibilidade de retratar esta realidade. E entendendo o método como caminho da investigação acoplado a/e originário da teoria e não amarra do fazer científico, a Complexidade, de Edgar Morin, quando utilizado como escolha teórica termina sendo um guia para o caminho metodológico.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del artículo es presentar la Complejidad y su importancia en la investigación en enfermería. Se trata de una reflexión en dos partes: los principios de la Complejidad de Edgar Morin; la investigación en enfermería a partir de esta teoría. Considerando la complejidad que circunda los objetos de estudio de enfermería es deseable escoger un camino metodológico más apropiado a su aprehensión, es decir, optar por un método que presente mayor posibilidad de retratar esta realidad. Y entendiendo el método como el camino de la investigación que está acoplado y es originario de la teoría, no una amarra del quehacer científico; la Complejidad, de Edgar Morin, al utilizarse como elección teórica se constituye una guía para el camino metodológico.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at introducing Complexity, by showing its importance through research carried out in the Nursing area. It consists of a reflection divided into two parts: the Complexity's principles, by Edgar Morin; and research on Nursing originating from Complexity. By taking into account the Complexity involving the objects of study in Nursing, it is desirable to choose a methodological path which is more appropriate to its comprehension, that is, to choose only one method which is more likely to portray a real picture of the subject. By understanding such method as a path to investigation combined with and originating from theory and not as a support to scientific practice, the concept of Complexity, by Edgar Morin, when used as a theoretical choice, ends up as a guide to a methodological path.
  • Projeto pedagógico do curso de graduação em enfermagem/UFAL: adequações às diretrizes curriculares Reflexão

    Santos, Regina Maria dos; Brandão, Francisco da Silva; Valverde, Rosimar Camilo; Trezza, Maria Cristina Soares Figueiredo

    Resumo em Português:

    Analisa a adequação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas às novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem, evidenciando as convergências e as necessidades de aproximação, considerando que o primeiro foi anterior às Diretrizes atuais. A análise mostra que as principais dificuldades do currículo implantado residem nas inerentes ao processo de mudança de concepções sobre processo educativo de enfermagem e nas condições de trabalho impostas pela atual situação da Universidade Pública Brasileira. Sugere revisão de estratégias e conteúdos relativos aos fundamentos da pesquisa, da extensão e das ciências da Enfermagem, além da busca de outras alternativas de integração com as áreas de domínio das ciências humanas e de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Analiza la adecuación del Proyecto Político Pedagógico del Curso en Enfermería de la Universidad Federal de Alagoas (PPP/ENF/UFAL) a las nuevas Directrices Curriculares Nacionales para el Curso de Graduación en Enfermaría, evidenciando las convergencias y necesidades de aproximación y considerando que el primero fue anterior a las Directrices actuales. El análisis muestra que las principales dificultades del currículo implantado en las proprias al procerso de mudanza de concepciones sobre processo educativo de enfermaría y en las condiciones de trabajo impostas pela actual situación de la universidad publica brasileña, sin infraestrutura para el pleno funcionamento del curso. Sugere revisióm de estrategias y contenidos relativos a los fundamntos de las ciencias de la enfermaría, proponen la adopción de nuevos proyectos de pesquisa y extensión, bien com las áreas de conocimiento de dominio común com los demás cursos de la área humana y de salud.

    Resumo em Inglês:

    This is an analysis of the adaptation of the Pedagogical Political Project of the Nursing Graduate Program at Alagoas Federal University (PPP/Enf/UFAL) to new Brazilian curriculum guidelines, evidencing convergence points and some points that need to be approached, taking into account that the present project was established prior to the existence of the current curricular guidelines. Our analysis shows that the main difficulties presented by the newly implemented curriculum lie in the ones inherent to the process of changing conceptions on the educational process in Nursing and in the work conditions imposed by the current situation of the Brazilian Public University System. It calls for a review on strategies and contents related to the basis of research and expansion in Nursing Sciences, as well as the search for alternatives to integration with domain areas from Humanistic and Health Sciences.
  • Assistência de enfermagem em serviço pré-hospitalar e remoção aeromédica Relato De Experiência

    Rocha, Patrícia Kuerten; Prado, Marta Lenise do; Radünz, Vera; Wosny, Antônio de Miranda

    Resumo em Português:

    Trata o presente artigo de um relato de experiência desenvolvida durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2000. Discute a importância do Serviço de Atendimento Pré-hospitalar e Remoção Aeromédica e a necessidade de preparação da Enfermagem para atender as demandas crescentes desses serviços. Apresenta uma revisão histórica destas formas de atenção á saúde no Brasil e no mundo. Discute alguns aspectos relacionados a administração dos recursos humanos e materiais, no tocante a sua especificidade em serviços dessa natureza. Por fim, aponta para a importância do papel do Enfermeiro, bem como da necessária ampliação de suas competências para atuação na área de atendimento pré-hospitalar e remoção aeromédica.

    Resumo em Espanhol:

    Trata o presente artículo de un relato de experiencia desarolado durante la realización del Trabajo de Conclusión de Curso de Pre-grado en Enfermería. Discute a importancia de lo Servicio de Asistencia pré-hospitalaria e remoción aeromedica, bem como la necesidad de la preparación de los profisionales de la enfermería para atender las demanda crecientes de estos servicios. Presenta uma revisión historica de esta forma de atención a la salud en Brasil y en mundo. Discute algunos aspectos relacionados a la administración de los recursos humano y materiales, no tocante a su especificidad en los servicios pré-hospitalarios. Por fin aponta la importancia del rol del enfermero y la necesaria ampliación de sus competencias para la atuación em la area de atendimento pre-hospitalario e remoción aeromédica.

    Resumo em Inglês:

    The present article is a description of an experience developed during the Conclusive Monography of the Nursing Course from Santa Catarina´s Federal University, in the second semester year 2000. It discuss the importance of the Pre-hospital Attendiment Service and Airmedical Removal, and the need of nurses preparation to atend the increasing requests of those services. It presents a historical review on these kind of atention method in health, in Brazil and in the world. It discuss some aspects related to management of human and material resources, concerning its specificity in those kind of services. It also points out the importance of the Nurse roll, and the necessity of widing theirs skills to act in the field of pre-hospital attendiment and airmedical removal.
  • Preservativo feminino: uma possibilidade de autonomia para as mulheres HIV positivas Relato De Experiência

    Preussler, Gisele Maria Inchauspe; Micheletti, Vania Celina Dezoti; Pedro, Eva Neri Rubim

    Resumo em Português:

    Neste texto as autoras relatam uma experiência desenvolvida no Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS de Porto Alegre, onde uma delas atua. Aborda a mulher na fase adulta enfocando sexualidade, reprodução e vulnerabilidade em relação às DST´s, principalmente a infecção pelo HIV. A metodologia empregada consta de um levantamento de dados a partir do retorno ao serviço, para o recebimento do preservativo feminino no período de um ano. Os sujeitos são mulheres soropositivas vinculadas ao serviço. Os resultados apontam que a adesão ao preservativo é incipiente e a adoção do método exige uma mudança de comportamento das mulheres em fase de desenvolvimento anterior a fase adulta, assim como a importância da conscientização dos profissionais sejam eles da Educação ou da Saúde.

    Resumo em Espanhol:

    En este texto las autoras relatan una experiencia desarrollada en el Servicio de Asistencia Especializada en DST/AIDS de Porto Alegre , donde una de ellas actúa. Trata de la mujer en la fase adulta enfocando sexualidad, reproducción y vulnerabilidad respecto a las DST's sobretodo la infección por el SIDA. La metodología empleada constó en levantar los datos a partir del momento en que la mujer volvía a la consulta, para recibir los condones femeninos durante un año. Los sujetos son mujeres soropositivas vinculadas al servicio. Los resultados apuntan que la adhesión al preservativo es incipiente y adoptar el método exige un cambio de comportamiento de las mujeres en la fase de su desarrollo anterior a la fase adulta, así como la importancia de la concienciación de los profesionales, sean ellos de Educación, sean de la Salud.

    Resumo em Inglês:

    In this article, the authors report an experience developed in the Specialized Care Sevice on STD/AIDS from Porto Alegre, where one of them works. It approaches adult women, emphasizing sexuality, reproduction and vulnerability concerning STDs, mainly HIV infection. The methodology used is a data survey starting from the return to the service in order to receive female condoms within one year. Subjects are HIV-positive women linked to the service. Results show that the use of this method is incipient and that its adoption demands a change in behaviour from women already in an early stage of their development, prior to adult age, and that there is a huge importance of raising awareness among professionals, either in Education or Health fields.
  • O movimento de reconsideração do ensino e da pesquisa em História da Enfermagem História Da Enfermagem

    Barreira, Ieda de Alencar; Baptista, Suely de Souza

    Resumo em Português:

    O recorte temático deste trabalho é o movimento de reconsideração do ensino e da pesquisa na História da Enfermagem. Tal movimento é tomado como uma manifestação tardia do processo de aprimoramento do saber da enfermagem, mediada pelo desenvolvimento dos cursos de pós-graduação stricto sensu, ao final do século 20, quando se observou um despertar da enfermagem para a necessidade de buscar um equilíbrio entre a competência técnico-científica e a capacidade de crítica social e autocrítica profissional. Apresenta-se uma análise das possibilidades e limitações do ensino e da pesquisa em História da Enfermagem, bem como sua contribuição para o avanço da profissão e são discutidas as implicações do entendimento da História da Enfermagem como campo interdisciplinar.

    Resumo em Espanhol:

    El recorte temático de este trabajo es el movimiento de reconsideración de la enseñanza e investigación en la Historia de la Enfermería. Tal movimiento se toma como una manifestación tardía del proceso para aprimorar el saber de/en enfermería, mediatizada por el desarrollo de los cursos de postgrado stricto sensu, a fines del siglo 20, cuando se observó un despertar de la enfermería hacia la necesidad de buscar un equilibrio entre la competencia técnico-científica y la capacidad de crítica social y autocrítica profesional. Se presenta un análisis de las posibilidades y limitaciones de la enseñanza e investigación en la Historia de la Enfermería, así como su contribución al avance de la profesión y su peculiar papel en el campo interdisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    The thematic focus of this work is a call for reconsidering Education and Research on Nursing History (NH). Such movement is deemed a late manifestation in a process of improvement in Nursing knowledge, mediated by the development of stricto sensu Postgraduate programs, by the end of the 20th century, when a wakening of the Nursing area was seen due to a need to search for balance between technical and scientific competence and the ability for social criticism and professional self-assessment. An analysis of the possibilities and limitations of education and research in NH is presented, as well as its contribution to the advancement of the profession, and implications from understanding NH as an interdisciplinary field are discussed.
  • A prática do ensino na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto: um registro da mídia impressa (1946) História Da Enfermagem

    Porto, Fernando; Moreira, Almerinda; Silva Júnior, Osnir Claudiano da; Oliveira, Dieckson Baptista

    Resumo em Português:

    Estudo histórico social tem por objetivo analisar o conteúdo de reportagem sobre o ensino na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1946). O referencial teórico tem por base a linguagem da palavra e da imagem. Metodologia - A organização dos dados da reportagem foi analisada com base em 13 subtítulos e 14 imagens fotográficas, das quais recortamos quatro com critério metodologico. Resultados: o estudo apontou para: 1) o cumprimento dos requisitos básicos, preconizados pelo Ministério da Educação e Saúde para o ensino de enfermagem e; 2) a contribuição da EEAP para o ensino da enfermagem, que além da formação profissional, remunerava seus alunos e a garantia de inclusão no mercado de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Estudios históricos sociales tiene el objetivo analizar el contenido del reportaje de la enseñanza de la Escuela de Enfermería Alfredo Pinto (1946). El referencial teórico tiene para la base la lengua de la palabra y de la imagen. Metodología - la organización de los datos del reportaje fue analizada en base de 13 subtítulos y 14 imágenes fotográficas del sub-título y, de las cuales cortamos cuatro con el criterio de la metodología. Resultados: el estudio señaló en dirección a: 1) el cumplimiento de los requisitos básicos, preconizado por el Ministerio de la Educación y Salud para la enseñanza de la enfermería y; 2) la contribución de la EEAP para la enseñanza de la enfermería, de que más allá de la formación profesional, remuneró sus pupilas y la garantía de la inclusión en el mercado del trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Social historical study has for objective to analyze the news article content on education in the Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1946). The theoretical referencial has for base the language of the word and the image. Methodology - the organization of the data of the news article was analyzed on the basis of 13 subs-heading and 14 photographic images, of which we cut four with methodology criterion. Results: the study it pointed stops: 1) the fulfilment of the basic requirements, praised for the Ministry of the Education and Health for the education of nursing e; 2) the contribution of the EEAP for the education of the nursing, that beyond the professional formation, remunerated its pupils and the guarantee of inclusion in the work market.
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