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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 60, Número: 2, Publicado: 2007
  • Refletindo sobre a questão da prescrição de medicamentos Editorial

    Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães
  • Olhares dos enfermeiros acerca de seu processo de trabalho na prescrição medicamentos na Estratégia Saúde da Família Autores Convidados

    Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Costa, Francisco de Assis Menezes; Chagas, Maristela Inês Osawa; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm

    Resumo em Português:

    Um dos avanços da Estratégia Saúde da Família-ESF é ato de prescrever medicamentos por parte dos enfermeiros, o que tem trazido discussão junto à categoria médica. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos enfermeiros sobre esta atividade, bem como sobre a regulamentação desta ação. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos quatro Enfermeiros que atuam na ESF em Sobral, Ceará. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário e a técnica de grupo focal. A totalidade dos participantes atua na zona rural e apenas dois possuem especialização. Os enfermeiros relataram insatisfação e insegurança para com o ato de prescrever medicamentos, pois os protocolos municipais não condizem com a realidade local. Sugere-se a revisão do atual protocolo de Enfermagem do município, tornando-o condizente com os anseios da comunidade, não deixando todavia de priorizar o modelo preventivo e comunitário que a enfermagem desempenha.

    Resumo em Espanhol:

    Uno de los avances en la Estrategia Salud de la Familia es la prescripción de medicamentos por lo enfermero, lo cual hay generado discusiones dentro de la categoría medica. Esto estudio objectivó analisar la visión de los enfermeros sobre este acto así como sobre la regulamentación de esa acción. Tratase de un estudio de abordaje cualitativo, teniendo como sujetos cuatro Enfermeros que actúan en la ESF en Sobral, Ceará. Como instrumientos de recolección de datos fueron utilizados un cuestionario y la técnica de grupo focal. La totalidad de los participantes trabaja en la zona rural y apenas dos tienen especialización. Los enfermeros reportaran que sienten insatisfacción e inseguridad al hacer las prescripciones, pues los protocolos municipales no emparejan con la realidad local. Se sugiere la revisión del actual protocolo de enfermería de la provincia, convirtiéndolo en coherente con los anhelos de la comunidad sin dejar de dar prioridad al modelo de prevención y comunitario que la enfermería desempeña.

    Resumo em Inglês:

    One of the advances in the Family Health Strategy (FHS) is the prescription of medication by nurses, which has brought the discussion together with the medical category. This study aimed at analysing nursse's perception about this act as well as its regulation. The study is of qualitative approach, having as subjects four Nurses who perform in FHS in Sobral, Ceará. A questionnaire and the technique of focus group were used to collect data. The totality of the sample works in the rural zone and that only two had specialization. Nurses reported they are unsatisfied and unsecure related to the act of prescribing medication since the municipal protocols did not correspond to local reality. A review of the current nursing protocol for the municipality is suggested, making it suitable to complaints in the community, but without abandoning the priority of the preventive and community model that nursing performs.
  • Enfermeiros prescrevendo medicamentos: possibilidades e perspectivas Atualização

    Oguisso, Taka; Freitas, Genival Fernandes de

    Resumo em Português:

    Esforços para assegurar a implementação da prescrição de medicamentos por enfermeiros têm sido um desafio em diversas partes do mundo. Este estudo teve por objetivo descrever como essa prescrição vem sendo realizada em alguns países, e refletir sobre a legislação do exercício profissional de enfermagem no Brasil acerca dessa questão. Dados do Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE) e Programas de Saúde Pública do Ministério da Saúde demonstram a necessidade de atuação política mais forte dos enfermeiros e dos seus órgãos representativos, a fim de criar uma legislação que defina melhor sua abrangência e atribuições no que tange à prescrição de medicamentos.

    Resumo em Espanhol:

    Esfuerzos para garantizar la implementación de la prescripción de medicinas por enfermeros han sido un desafío en diversas partes del mundo. Este estudio pretende describir como esta prescripción viene siendo realizada en algunos países y reflexionar sobre la legislación del ejercicio profesional de enfermería en Brasil sobre este tema. Datos del Consejo Internacional de Enfermeras (CIE) y Programas de Salud Pública del Ministerio de Salud, demuestran la necesidad de una actuación política más fuerte de los enfermeros y de sus órganos representativos a fin de crear una legislación que pueda definir mejor el ámbito y funciones de los enfermeros con relación a la prescripción de medicinas.

    Resumo em Inglês:

    Efforts to ensure the implementation of nurses prescribing medications have been a challenge in different parts of the world. This paper aimed at describing how this issue has been accomplished in some countries and reflecting about nursing professional legislation in Brazil in relation to this subject. Data from the International Council of Nurses (ICN) and the Ministry of Health Programs on Public Health show the need for a stronger political action by nurses and their institutional representations in order to create a legislation to better define their scope and functions in relation to prescription of medicines.
  • Mulheres com HIV/AIDS: fragmentos de sua face oculta Pesquisa

    Cechim, Petronila Libana; Selli, Lucilda

    Resumo em Português:

    O estudo buscou conhecer fatores geradores do medo que assola as mulheres soropositivas e conseqüências nas relações do cotidiano familiar, do trabalho e do convívio social. O método empregado é de natureza qualitativa. Focalizou mulheres com HIV/AIDS que estão em acompanhamento na Unidade de Saúde do Município de São Leopoldo-RS. A coleta de dados foi por meio de entrevista semi-estruturada, atingindo 18 mulheres, de 23 a 55 anos. A discriminação no seio da família e no trabalho e a perda de amigos constituem fator de medo constante e exercem influência no comportamento social das mulheres. O medo está relacionado também com a imagem da mulher e o isolamento social.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente trabajo se buscó conocer a los factores generadores del miedo que asola las mujeres seropositivas y a las consecuencias en las relaciones del cotidiano de la familia, del trabajo y del convivio social. El método usado fue de naturaleza cualitativa. Se focalizó en mujeres con HIV/SIDA que están siendo acompañadas en la Unidad de Salud del Municipio de São Leopoldo-RS. La recogida de datos fue a través de entrevista semiestructurada, abarcando 18 mujeres, de 23 a 55 anos. La discriminación en el seno de la familia y en el trabajo y la pérdida de amigos constituyen factor de miedo permanente y ejercen influencia en el comportamiento social de las mujeres. El miedo también está relacionado con la imagen de la mujer y el aislamiento social.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed at determining factors that generate the fear visiting upon HIV-positive women and consequences in routine family, work and social life relations. The method employed is of qualitative nature. Women with HIV/AIDS that were followed at the Health Clinic of São Leopoldo-RS were focused. Data collection was performed by a semi-structured interview, seeking 18 women, from 23 to 55 years old. Discrimination in the family and at the workplace and loss of friends constitute a factor of constant fear and exert an influence on the women's social behavior. The fear is also related to the women's image and social isolation.
  • O cuidado paliativo domiciliar sob a ótica de familiares responsáveis pela pessoa portadora de neoplasia Pesquisa

    Silva, Cláudia Adriana Moraes e; Acker, Justina Inês Brunetto Verruck

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo principal foi conhecer como o familiar vivencia o cuidado paliativo domiciliar dispensado à pessoa portadora de neoplasia. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada para a coleta de informações. Os sujeitos foram oito pessoas que cuidam de pacientes vinculados ao serviço de oncologia regional. As informações foram analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin e referem-se à descrição dos motivos, significados e dificuldades vivenciados pelo familiar no cuidado domiciliar. Concluímos que as vivências mais significativas estão associadas aos motivos que levaram as mulheres a dispensarem o cuidado e que as vivências são permeadas por dificuldades econômicas e por sentimentos de gratidão, apego, amor, retribuição, medos, culpas e conflitos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo principal de esta investigación cualitativa ha sido conocer como las personas de la familia vivencían el cuidado domiciliario a la persona portadora de neoplasia en tratamiento paliativo. Se ha utilizado la entrevista semiestructurada para recoger las informaciones. Los sujetos han sido ocho personas que cuidan de pacientes vinculados al servicio de oncología regional. Se ha analizado las informaciones a través del Análisis de Contenido de Bardin y éstas se refieren a la descripción de los motivos, significados y dificultades vivenciados. Llegamos a la conclusión que las vivencias más significativas están asociadas a los motivos que han llevado a las mujeres al desarrollo del cuidado y son permeadas por dificultades económicas y por sentimientos de gratitud, apego, amor, retribución, miedos, culpas y conflictos.

    Resumo em Inglês:

    This is a qualitative research that aimed at knowing how the subject's family experiences palliative care in home for people with neoplasia. We have used a semi-structural interview for data collection. There were eight practitioners taking care of regional oncology service subjects. Data were analysed through Bardin's content analysis and refer to description of reasons, meanings, and difficulties experienced by the family in home care. We have found the most significant experiences were associated to what made women develop this care, this experience is related to economic difficulties and feelings of gratitude, fondness, love, feedback, fear, blame and conflicts.
  • Enfermagem e Sindicalismo em Goiás: análise do período 1982-2004 Pesquisa

    Carvalho, Viviane Lemes da Silva; Guimarães, Celma Martins

    Resumo em Português:

    Estudos sobre Sindicalismo e Enfermagem são bastante escassos no Brasil. Em Goiás, só encontramos uma monografia acerca do tema, o que nos levou a examinar a questão. Este trabalho tem como objetivo analisar o sindicalismo na área de enfermagem em Goiás, buscando reconstituir sua trajetória e evidenciar a ocorrência de articulações com outros sindicatos. A metodologia empregada (qualitativa) embasa-se na História Nova, com o emprego de fontes primárias (entrevistas e documentos originais) e secundárias. As respostas obtidas demonstraram que alguns sindicatos são mais atuantes que outros e que as diferentes possibilidades de afiliação contribuem para enfraquecer o Sindicato dos Enfermeiros de Goiás.

    Resumo em Espanhol:

    Estúdios con respecto al Sindicalismo y Enfermería son bastante raros en el Brasil. En Goiás, sólo encontramos una monografia acerca del tema, lo que nos llevou a examinar esta cuestión. Este trabajo tiene como objetivo analizar el sindicalismo en la área de la enfermería en Goiás, procurando reconstruir su trayectoria y evidenciar la ocurrencia de las articulaciones con otros sindicatos. La metodología utilzada basease en la Historia Nueva, con lo empleo de fuentes primarias y secundarias. Las respuestas obtenidas demonstráron que algunos sindicatos son más actuantes que otros y que las diferentes posibilidades de filiación contribuyen para debilitar el Sindicato de los Enfermeros de Goiás.

    Resumo em Inglês:

    Studies about Unionism and Nursing are rare in Brazil. In Goiás, we just find out a monograph about the subject, which made us to analyze the question. The objective of this work is to analyze the Unionism of Nursing in Goiás, in search of rebuilt their trajectory and evidence the articulation with others syndicates. The methodology used called "qualitative" based on New History, using primary sources (interview and originals documents) and secondary. The answers we have got showed that some syndicates are much skilled than others and the different possibilities of membership helps to weaken the Union of Nurses in Goiás.
  • O modelo de competências na formação de trabalhadores de enfermagem Pesquisa

    Shimizu, Helena Eri; Lima, Maria da Glória; Santana, Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo qualitativo que teve como objetivo analisar a percepção de alunos egressos e gerentes dos serviços de saúde sobre a abordagem por competências no processo de formação profissional de nível técnico em enfermagem. Os resultados demonstraram que os trabalhadores alcançaram as competências necessárias para o exercício profissional, mas existem diversos aspectos do processo pedagógico que ainda precisam ser aprimorados, para que sejam capazes de transformar as práticas dos serviços de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo es un estudio cualitativo que tuvo como objetivo analizar la percepción de alumnos egresados y gerentes de los servicios de salud, sobre el abordaje por competencias, en el proceso de formación profesional de nivel técnico en Enfermería. Los resultados demostraron que los trabajadores alcanzaron las competencias necesarias para el ejercicio profesional, aunque existen diversos aspectos del proceso pedagógico que aún precisan ser mejorados, para que sean capaces de transformar las prácticas de los servicios de salud.

    Resumo em Inglês:

    The qualitative study had as objective to analyse the perception of egressed students and managers of health service approach by competence in the qualifying of technical level nursing professionals. The results have shown that workers have reached the necessary competence to perform the professional practice, however there are several aspects of the pedagogic process that still have to be improved, so that they may be able to transform the practices of the health services.
  • A família vivienciando o transplante cardíaco Pesquisa

    Brito, Lise Maria Pinheiro de Mattos; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula; Santos, Zélia Maria de Souza Araújo

    Resumo em Português:

    Estudo de abordagem qualitativa. O objetivo foi analisar a experiência vivida por familiares durante o processo de transplante cardíaco de seus parentes. Foi realizado na Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca UTIC do Hospital de Messejana, em Fortaleza-Ceará, com sete familiares. Os discursos foram obtidos através de entrevistas gravadas, e organizados em categorias: descrevendo as mudanças ocorridas, promovendo a adaptação para a provisão do cuidado, e redescobrindo e vivenciando a solidariedade. A análise realizada sugere que o transplante cardíaco gera mudanças, crises e momentos de desestruturação, e que não só a pessoa é abalada, mas também a rede familiar que se esforça para se adaptar a nova situação.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de naturaleza cualitativa. El objetivo fué analizar la experiência vivida por el familiar durante el proceso del transplante del corazón de sus parientes.Se desarrolló en la unidad del trasplante y insuficiência de corazón - UTIC del hospital de Messejana, en Fortaleza-Ceará, con siete personas. Los datos fueran obtenidos mediante entrevistas registradas, y organizados en temáticas: describiendo los cambios ocurridos, promoviendo la adaptación para la disposición del cuidado, y redescobrindo y vivenciando la solidaridad. El análisis sugiere que el trasplante cardiaco genera cambios, crisis y momientos de desestruturacion; y no solamente los pacientes son afectados, pero también la familia que si consolida para enfrentar la nueva situación.

    Resumo em Inglês:

    Study with qualitative approach that aimed at analyzing the experience lived for family members during the process of heart transplantation of their relatives. It was carried through in the Unit of Transplantation and Heart Failure - UTIC of the Hospital of Messejana, in Fortaleza-Ceará, with seven family members. The speeches were obtained through interviews, and classified in categories: describing the occured changes, promoting the adaptation for the provision of care, and discovering and living deeply solidarity. The analysis suggests that the heart transplantion generates changes, crises and moments of desestruturation, and that not only the person is shaken, but also the familiar net that make efforts to be adapted to the new situation.
  • Fragmentos da História de Enfermagem: um saber que se cria na teia do processo da submissão teórica Pesquisa

    Corbellini, Valéria Lamb

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como objetivo resgatar, a partir da década de 1950, no RS, práticas discursivas e não discursivas, de como o ensino de enfermagem foi se redesenhando, na busca de uma profissão mais científica, menos tecnicista e como as teorias de enfermagem tiveram participação nesse processo de transformações e contradições. O estudo envolveu enfermeiras docentes que vivenciaram esse período da história e, para a análise documental, foi utilizada a análise de discurso. Uma das análises aponta a importância que as teorias de enfermagem tiveram na validação do saber/fazer da enfermeira, entre as décadas de 1950 e 1980.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tuvo por objectivo rescatar, a partir de la década de 1950, en RS, las prácticas discursivas y no discursivas de cómo la enseñanza de enfermería fue rediseñada , en la busqueda de una profesión más científica, menos tecnicista y como las teorías de enfermería tuvieron participación en este proceso de transformación y contradicciones. El estudio involucró enfermeras docentes que vivenciaron ese periodo de la historia y, para análisis documental, fue usado el análisis del discurso. Uno de los análisis apunta la importancia que las teorías de enfermería tuvieron en la validez del saber/hacer de la enfermera, entre las décadas de 1950 y 1980.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this research is to rescue from the 1950s onwards, in the State of Rio Grande do Sul, both the discursive and non-discursive practices, on how the nursing teaching went on being redesigned, in search of a profession that would be more scientific, less technicistic, and how the nursing theories had had a participation in such process of transformations and contradictions. The survey has involved teaching nurses that had lived that period in history and, the discourse analysis was used for the documentary analysis. One of the analyses points out the importance of the nursing theories in the validation of the nurse's know-how between the 1950s and the 1980s.
  • O significado de aprender a pesquisar durante a graduação Pesquisa

    Soubhia, Zeneide; Garanhani, Maria Lúcia; Dessunti, Elma Mathias

    Resumo em Português:

    O trabalho apóia-se na seguinte inquietação: Como o aluno de graduação percebe o seu processo de aprendizagem da pesquisa? O objetivo foi compreender o significado de aprender a pesquisar para o aluno. Trata-se de estudo qualitativo utilizando o referencial de Bardin. O instrumento de coleta de dados continha duas questões norteadoras aplicados a 42 alunos do Currículo de Transição e a 49 alunos do Currículo Integrado do curso de Enfermagem da UEL. A análise dos discursos dos sujeitos permitiu a construção de cinco categorias compostas por subcategorias temáticas que desvelam o significado de aprender pesquisar para esses alunos. O olhar sobre os dados permitiu perceber que a aprendizagem da pesquisa é um processo dinâmico, complexo e constante que requer tempo para o seu desenvolvimento.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo parte de la siguiente inquietud: ¿Cómo el alumno percibe su proceso de aprendizaje de la investigación? El objetivo del estudio ha sido comprender el significado de aprender a investigar para el alumno. Se trata de estudio cualitativo utilizando el referencial de Bardin. El instrumento de colecta de datos contenía dos cuestiones que nortean aplicados para 42 alumnos del Currículo de Transición y 49 alunmos del Currículo Integrado del Curso de Enfermería de la UEL. El análisis de los discursos de los sujetos permitió la construcción de cinco categorías compuestas por subcategorías temáticas que desvelan el significado de aprender a investigar. El mirar sobre los datos ha permitido percibir que el aprendizaje de la investigación es un proceso dinámico, complejo y constante que requiere tiempo para el alumno desenvolver su habilidad en investigación.

    Resumo em Inglês:

    This paper is based on the following inquiry: how do the students realize their research learning process? The aim was to understand the meaning of learning how to research to students. It is a qualitative study that uses the Bardin referential. The sheet used to collect the data had the two guideline questions and were applied to 42 students of the Transition Curriculum and to 49 students of the Integrated Curriculum at UEL Nursing Course. The assessment of the speeches allowed the gathering of five groups segmented into thematic subgroups that unfold the students' meaning of learning. This approach has permitted the acknowledgement that research learning is a complex, dynamic and constant process which requires time they can develop their competence in research.
  • Rede social durante a expansão da família Pesquisa

    Jussani, Nádia Cristina; Serafim, Deise; Marcon, Sonia Silva

    Resumo em Português:

    Estudo de natureza qualitativa que estudou a rede de suporte de famílias durante a gravidez. Os dados foram coletados em maio de 2003, através de entrevista semi-estruturada, junto à 16 mulheres. Os resultados revelaram que apenas uma mulher não recorreu à rede de apoio e que diferentes pessoas são procuradas conforme o tipo de problema vivenciado: dificuldades econômicas ou de aceitação da gravidez, necessidade de apoio emocional ou de esclarecimentos, ajuda para os afazeres domésticos, entre outros. Conclui-se que a rede social favorece o bom desenvolvimento da gestação e que para uma assistência mais eficaz é indicado que os profissionais de saúde atentem para o fato de a mulher ter uma rede de suporte com que possa contar durante a gravidez.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo, de naturaleza cualitativa desarrollado con el objetivo de estudiar la red de soporte de familias durante el embarazo. Los datos han sido colectados en mayo de 2003, a través de entrevista semiestructurada, junto a 16 mujeres. Los resultados han revelado que apenas una mujer no ha recorrido a la red de apoyo durante el embarazo y que diferentes personas son procuradas de acuerdo con el tipo de problemas vivenciado: dificultades económicas o de aceptación del embarazo, necesidad de apoyo emocional o de esclarecimiento, ayuda para los quehaceres domésticos, entre otros. Se concluí que la red social ayuda el buen desarrollo de la gestación y que los profesionales de salud necesitan saber si hay una red de soporte que pueda contar durante el embarazo.

    Resumo em Inglês:

    This is a research of qualitative nature developed with the objective of studying the support net of families during pregnancy. Data were collected through semi-structured interview, from 16 women in May 2003. The results showed that just one woman did not appeal to the support net during pregnancy and that different people are sought according to the type of problem experienced at the time: economical difficulties or of acceptance of the pregnancy, need of emotional support or counseling, help for the household chores, among others. It was concluded that the social net favors the good development of the gestation and that health professionals need to know if the woman has a support net she can count on during pregnancy.
  • Redesenho das atividades de enfermagem para redução de erros de medicação em pediatria Pesquisa

    Yamanaka, Tatiana Inglez; Pereira, Daniela G.; Pedreira, Mavilde L. G.; Peterlini, Maria Angélica S.

    Resumo em Português:

    Estudo quase-experimental que verificou a influência do redesenho de atividades de enfermagem para a redução de erros de medicação em três unidades de pediatria de um hospital universitário. Os tipos e freqüências de erros de medicação identificados em estudo realizado nas unidades nortearam o redesenho e exerceram função de variáveis dependentes no estudo da intervenção proposta. Foram analisadas 556 prescrições médicas nos prontuários de 77 crianças. Verificaram-se 8550 doses, em 1498 (17,5%) constataram-se erros, proporção inferior (21,1%) a do estudo controle. Globalmente a intervenção gerou pouca mudança na proporção e na tipologia dos erros de medicação, sendo efetiva para reduzir omissão da dose (p<0,0001), medicação suspensa pelo médico e não registrada como suspensa pela enfermagem (p<0,0001) e hora errada (p=0,0002).

    Resumo em Espanhol:

    Estudio casi-experimental que verificó influencia de rediseño de actividades de enfermería en la reducción de errores de medicación en tres unidades de pediatría de un hospital universitario. Los tipos y frecuencias de errores de medicación identificados en estudio realizado en las unidades fundamentaran lo rediseño y ejercieron función de variables dependientes en el estudio de la intervención propuesta. Fueron analizadas 556 prescripciones médicas en los documientos hospitalares de 77 niños. Se verificaron 8550 dosis, en 1498(17,5%) se constataron errores, proporción inferior (21,1%) a del estudio control. Globalmente la intervención generó poco cambio en la proporción y en la tipología de los errores de medicación, siendo efectiva para reducir omisión de la dosis (p< 0,0001), medicación suspensa por el médico y no registrada como suspensa por la enfermería (p < 0,0001) y hora errada (p = 0,0002).

    Resumo em Inglês:

    Quasi-experimental study which aimed to verify the influence of nursing activities redesign in the reduction of medication errors in three pediatrics wards of a university hospital. Types and frequencies of medication errors identified in a study carried through the wards guided the redesign and exerted the function of dependent variable in the assessment of the intervention. To errs identification 556 documents on 77 children's medical charts were analyzed. In 8550 medication doses analyzed, in 1498 (17,5%) errors were evidenced, an inferior ratio (21,1%) of the control study. Globally the intervention generated small changes in medication errors ratio and type, being effective to reduce dose omission (p< 0.0001), medication suspended by physicians and not registered as suspended for the nurses (p<0.0001) and wrong hour (p= 0,0002).
  • Episiotomia: em foco a visão das mulheres Pesquisa

    Previatti, Jaqueline Fátima; Souza, Kleyde Ventura de

    Resumo em Português:

    Existem evidências científicas suficientes para a recomendação da abolição da episiotomia utilizada de forma liberal. Com objetivo de identificar a visão de um grupo de puérperas, em relação à episiotomia, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, com participação de 20 mulheres, no período pós-parto. Utilizou-se para coleta de dados um instrumento semi-estruturado, aplicado nos meses de abril a junho de 2004. Os resultados foram analisados com base na análise temática. Verificou-se o desconhecimento das mulheres em relação à episiotomia e sobre seu próprio corpo; ainda que, não receberam informações em nenhum momento de que esta é uma intervenção seletiva, indicando a necessidade de ampliação do conhecimento e do resgate da autonomia da mulher no processo de parto e nascimento.

    Resumo em Espanhol:

    Existen evidencias científicas suficientes para la recomendación de la abolición del episiotomía utilizada de modo liberal. Con objetivo de identificar la visión de un grupo de puérperas en relación al episiotomía se realizó un estudio de abordaje cualitativa , con participación de 20 mujeres, en el período después - parto . Se utilizó para recogida de datos un instrumento mitad estructurado aplicado en los meses de abril hasta junio de 2004. Los resultados habían sido analizados con base del análisis temático. Se verificó el desconocimiento de las mujeres en relación al episiotomía y en su propio cuerpo: aún que , no habían recibido informaciones , en ningún momento de que esta es una intervención selectiva , indicando la necesidad de ampliación del conocimiento y del rescate de la autonomía de la mujer en el proceso de parto y nacimiento.

    Resumo em Inglês:

    Enough scientific evidences exist for the recommendation of the abolition of the used episiotomia in a liberal way. With objective of identifying the vision of a group of post-partum women in relation to the episiotomy it was done a study of qualitative approach, with the participation of 20 women, in the post-partumn period. It was used for data collection a semi-structured tool appliedfrom April to June, 2004. The results were analyzed based in thematic analysis. The women's ignorance was verified in relation to the episiotomy and on their own body; although, they did not receive information, in any moment that this is a selective intervention, indicating the need of knowledge amplification and of the ransom of the woman's autonomy in the childbirth process and birth.
  • A construção cultural da sexualidade brasileira: implicações para a enfermagem Pesquisa

    França, Inacia Sátiro Xavier de; Baptista, Rosilene Santos

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo objetivando enfocar a construção cultural da sexualidade, influências da mídia na sexualidade humana, como o enfermeiro pode participar do processo de educação sexual. O corpus foi composto por textos da área de Humanas e da Saúde. Utilizou-se a Análise de Conteúdo para categorizar os recortes discursivos. A análise apoiou-se em multireferenciais. Concluiu-se que as relações de gênero são fundadas em categorizações que permeiam a ordem social e determinam a dominação simbólica. Os sistemas simbólicos permanecem inalterados, centrados na premissa da dominação masculina. Existem movimentos considerados "desviantes" que buscam fazer valer uma cartografia da sexualidade que subverte a idéia de identidade secularmente instituída pelo patriarcado. O enfermeiro precisa contribuir para melhorar o conhecimento da população acerca da sexualidade humana.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de un estudio descriptivo cuyo objetivo es enfocar la construcción cultural de la sexualidad, los influjos de la mídia en la sexualidad humana y como el enfermero puede participar del proceso de educación sexual. El corpus fue compuesto por textos de las áreas de Humanas y de Salud. Se utilizó el Análisis de Contenido para categorizar los recortes discursivos. El análisis se apoyó en multireferenciales. Se concluyó que las relaciones de género son fundadas en categorizaciones que están enclavadas en el orden social y determinan la dominación simbólica. Los sistemas simbólicos permanecen inalterables, centrados en la proposición de la dominación masculina. Existen movimientos considerados "contrarios" que buscan defender una cartografía de sexualidad que subvierte la idea de identidad secularmente instituida por el patriarcado. El enfermero precisa contribuir para mejorar el conocimiento de la población acerca de la sexualidad humana.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a descriptive study which focuses on cultural construction of sexuality, media influences on human sexuality, and how nurses should consider the sexual education process. The investigation considered texts in the field of humanities and health. It was utilised the analytical construction to categorize the discursives retails. The analysis has been supported by differents references. It was concluded that gender relations are based on categorizations which crosses the social order and it determinates the symbolic domination. The symbolics systems are still unaltered and it centred on the male domination. There are some movements regarding as a uncomun which try to validate a cartography of sexuality which subverts the identity idea historically as known as pathriarchal. The nurse needs contribute to improve the knowledge of the population regarding human sexuality.
  • O Processo de Enfermagem sob a ótica das enfermeiras de uma maternidade Pesquisa

    Freitas, Maria Célia de; Queiroz, Terezinha Almeida; Souza, Jacy Aurélio Vieira de

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou conhecer o significado do processo de enfermagem para as enfermeiras obstétricas. Realizou-se em uma maternidade de referência de Fortaleza-CE. Participaram 32 enfermeiras escaladas, nos andares de atendimento obstétrico e ginecológico que responderam a um questionário. As temáticas identificadas foram: conceitos sobre o processo de enfermagem; práticas cotidianas com a utilização do processo e obstáculos para sua implementação. Conclui-se que as enfermeiras têm conhecimento sobre o processo, no entanto apontam que na prática cotidiana existem fatores dificultadores como a falta de tempo, o quantitativo de pacientes internados e a rotatividade das puérperas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue conocer el significado del proceso de enfermería para las enfermeras obstétricas. La investigación se realizó en el primer semestre de 2005, en una maternidad de referencia de Fortaleza-CE. Los sujetos fueron 32 enfermeras destinadas, en los departamentos de atención obstétrica y ginecológica. Se utilizó un cuestionario en la colecta de datos. Las temáticas identificadas fueron: conceptos sobre el proceso de enfermería; prácticas cotidianas con la utilización del proceso y obstáculos para su implementación. Se concluyó que las enfermeras tienen conocimiento sobre el proceso, pero al analizar la realidad de la práctica cotidiana, indican factores que dificultan y que les imposibilitan la implementación, como la falta de tiempo, la cantidad de pacientes internados y la rotatividad de las puérperas.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed at knowing the meaning of the nursing process according to view of obstetric nurses. The research was carried in the first semester of 2005, in a reference maternity of Fortaleza-CE. The subjects were 32 nurses, in the obstetrics and gynecological attendance wards. A questionnaire was used to collect data. The identified thematic were: concepts on the nursing process; daily practical with the use of the process and obstacles for its implementation. We concluded that the nurses have knowledge on the process, but when analyzing the reality of the daily practical, some factors that make it difficult and that disable them to the implementation, as the time lack, quantitative of interned patients and the rotation of women in the puerperal time are pointed.
  • O impacto da incontinência urinária entre trabalhadoras de enfermagem Research

    Higa, Rosângela; Lopes, Maria Helena Baena de Moraes

    Resumo em Português:

    Foi identificada a prevalência de incontinência urinária (IU), sua interferência nas atividades ocupacionais diárias e seu manejo entre mulheres profissionais de enfermagem de um hospital de ensino de Campinas, São Paulo. Entre 291 trabalhadoras, 27,5% relataram queixa de IU no mínimo mensalmente. As atividades que requeriam maior esforço aumentaram a perda urinária e eram responsáveis por estresse, vergonha e perda de concentração no trabalho. O uso de absorvente/forro foi a estratégia mais utilizada para manejar a IU e algumas vezes o trabalho não podia ser interrompido para uso do toalete. Conclui-se que as atividades de trabalho que exigem maior esforço físico e as dificuldades para um manejo adequado aumentam a IU e interferem no desempenho profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Fue identificado la prevalencía de la incontinencia urinaria (IU), su interferencia en las actividades ocupacionales diarias y su manejo entre mujeres profesionales de enfermería de uno hospital escuela de Campinas, São Paulo. Entre 291 trabajadoras, 27,5% refirieron IU no mínimo mensalmente. Las actividades que requerían mayores esfuerzos aumentaran la pérdida de orina y fueran responsables por estrese, vergüenza y pérdida de la concentración en el trabajo. El protector íntimo fue lo más utilizado para minimizar la IU y algunas veces el trabajo no podía ser interrumpido para ir el baño. Es concluido que las actividades en el trabajo que exigen mayores esfuerzos físicos y las dificultades para hacer el manejo adecuado aumentaron la IU e interfieren en el desempeño profesional.

    Resumo em Inglês:

    The prevalence of urinary incontinence (UI) was acessed, its interference in the performance of daily occupational activities and its management among the women's nurse staff of a medical school hospital in Campinas, São Paulo. Of the 291 employers, 27.5% reported UI complaint at least monthly. The activities that required greater effort increased the urinary loss, what resulted in stress, feeling embarrassed and lack of concentration at work. The use of pad was the most frequent strategy at management of UI and sometimes the task could not be interrupted to use the restroom. In conclusion, the activities that require more effort and the difficulty for an adequate management of the UI in workplace increase the problem and interfere on professional performance.
  • A tutoria acadêmica no contexto histórico da educação Revisão

    Geib, Lorena Teresinha Consalter; Krahl, Mônica; Poletto, Denise Sain; Silva, Carolina Barbosa

    Resumo em Português:

    Trata-se de artigo de revisão com o objetivo de orientar a construção de um modelo tutorial para cursos de graduação. Dessa forma, busca resgatar a evolução histórica das tutorias na educação desde a Antigüidade até a atualidade, inserindo-as em diferentes modelos de universidade. A tutoria, concebida como responsabilidade do mestre pelo aluno até torná-lo independente e capaz de ensinar outros alunos, surgiu junto com a universidade e, no transcurso dos séculos, foi valorizada como qualificadora do processo pedagógico. Na perspectiva atual, considera-se que a tutoria aglutina a formação humanística (cuidativa) e a técnico-científica (educativa) numa dimensão hermenêutico-emancipatória, compatível com a Pedagogia do Cuidado, orientadora de um modelo tutorial em construção.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de artículo de revisión con el objetivo de orientar la construcción de un modelo tutorial para los cursos de grado. Así, se busca rescatar la evolución histórica de las tutorías en la educación desde la Antigüedad hasta la actualidad, insertándolas en diferentes modelos de universidad. La tutoría, concebida como responsabilidad del maestro frente al alumno hasta tornarlo independiente y capaz de enseñar a otros alumnos, surgió con la universidad y en el transcurso de los siglos fue valorada como calificadora del proceso pedagógico. En la actual perspectiva, se considera que la tutoría aglutina la formación humanística (cuidativa) y la técnico-científica (educativa) en una dimensión hermenéutico-emancipatoria, compatible con la Pedagogía del Cuidado, orientadora de un modelo tutorial en construcción.

    Resumo em Inglês:

    It deals with a revision article aiming at guiding the building of a tutorial model for undergraduate courses. Thus, it seeks to ransom the historic evolution of tutoring since ancient times until nowadays, inserting itself into different models of the university. Tutoring, conceived as the responsibility of the teacher for the student until he/she is made independent and able to teach other students, has risen at the university and, along the centuries, has been valued as a qualifier of the pedagogical process. In the present perspective, one considers that tutoring also joins the humanistic (caring) shaping and technical-scientific (educational) shaping in a hermeneutic-emancipating dimension, which is compatible with the Care Pedagogy that guides the tutorial world under construction.
  • Os processos de trabalho em Enfermagem Ensaio

    Sanna, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Este ensaio discorre didaticamente sobre a constituição dos Processos de Trabalho em Enfermagem, a saber: Administrar, Assistir, Ensinar, Pesquisar e Participar Politicamente, apresentando seus elementos e a inter-relação entre eles, demonstrando que o trabalho da Enfermagem é complexo e multifacetado, requerendo um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que se articulam de maneira própria, para produzir transformação da natureza com especificidade que caracteriza particulares esferas de atuação profissional, formas de contribuição social e inserção política com as quais precisam operar conscientemente os profissionais de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este ensayo presenta de una manera didáctica la constitución del proceso de trabajo en Enfermería, a saber: el administrar, el asistir, el ensañar, el investigar y el participar políticamente, presentando sus elementos y la interrelación entre ellos, demostrando que el trabajo de la Enfermería es complejo y multifacetado, requierendo un conjunto de conocimientos, habilidades y actitudes que se articulan de manera propia para producir la transformación de la naturaleza con especificidad que caracteriza las particulares esferas de la actuación profesional, formas de contribución social y inserción política con las cuales precisan operar conscientemente los profesionales de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This essay presents in a didactic way the constitution of work process in Nursing comprising: to manage, to assist, to research and to participate politically, presenting their elements and the inter-relation among them, demonstrating that the work of Nursing is complex and multifaceted requiring a set of knowledge, skills and attitudes that are articulated in a proper way to produce a transformation of the nature with specificity that characterizes particular spheres of Nursing activity, social contribution and political insertion with which nursing professionals need to operate in a conscious way.
  • Promovendo o autocuidado a pacientes com cefaléia por meio da perspectiva oriental de saúde Relato De Experiência

    Wink, Solange; Cartana, Maria do Horto Fontoura

    Resumo em Português:

    Este é um relato de experiência que teve por objetivo elaborar, implementar e avaliar um projeto de prática de cuidado de enfermagem a alunos de um curso de graduação em Enfermagem portadores de dor de cabeça. Construído a partir de uma disciplina do Curso de Mestrado em Enfermagem da UFSC, o projeto fundamentou-se no conceito de competência para o autocuidado de Orem, compreendido na perspectiva oriental de saúde. Foram aplicadas três estratégias de cuidado: o diário da dor, a focalização e a crânio-acupuntura, em encontros semanais mensais e em encontros individuais, por um período de dois meses. Os participantes relataram resultados de alívio da dor, descoberta de causas não-físicas para a dor e aumento do bem-estar. Foi possível constatar que as estratégias selecionadas são adequadas ao cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    Este es un relato de experiencia que tuvo por objetivo elaborar, implementar y avaluar un proyecto de práctica de cuidado de enfermería a alumnos de un curso de graduación en Enfermería portadores de dolor de cabeza. Construyendo a partir de una asignatura del Curso de Maestría en Enfermería de la Universidad Federal de Santa Catarina, el proyecto se fundamentó en lo concepto de competencia para el auto cuidado de Orem, comprendidos en la perspectiva oriental de salud. Fueron aplicadas tres estrategias de cuidado: el diario del dolor, la focalización y al cráneo-acupuntura, en encuentros semanales mensuales y en encuentros individuales, por un periodo de dos meses. Los participantes relataron resultados de alivio del dolor, descubierta de causas no físicas para el dolor y el aumento del bienestar. Fue posible constatar que los participantes presentan proceso individualizado de desarrollo del auto cuidado, bien como que las estrategias seleccionadas son adecuadas al cuidado.

    Resumo em Inglês:

    The present work is an experience report that aimed at elaborating, implementing and evaluating a project of nursing care practice to students of a Nursing graduation course, who presented headaches. Built from a subject of the Nursing Master Course of Federal University of Santa Catarina, the project was based in the concept of competence for self-care of Orem, understood through an oriental perspective of health. Three strategies of care were applied: the pain dairy, the focusing and the cranium-acupuncture, in monthly-weekly meetings and in individual meetings, for a two-month period. The participants related results of pain relief, discover of non-physical causes for pain and increase of welfare. It was possible to verify that the participants presented an individualized process of self-care development and that the strategies selected are suitable for the care.
  • Aplicação da metodologia da assistência a pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico em pulsoterapia: uma experiência docente Relato De Experiência

    Reis, Maria Gorette dos; Loureiro, Marisa Dias Rolan; Silva, Maria da Graça da

    Resumo em Português:

    Este trabalho é um relato de experiência do ensino de Enfermagem Clínica para alunos de graduação, no qual foi utilizada a metodologia de assistência de enfermagem como estratégia de ensino. Aplicada a pessoas adultas, portadoras de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), em sua maioria mulheres jovens, submetidas a pulsoterapia, uma modalidade terapêutica que, por meio da imunossupressão, reduz o processo inflamatório causado pelos autoanticorpos. Desta forma, a assistência é sistematizada, individualizada e integral e permite ao acadêmico, oportunidades singulares para correlação teórico-prática, com a aplicação de conhecimentos básicos da área de formação, contextualização do processo saúde-doença e focalização ampliada para além do biológico, abrangendo aspectos emocionais, sociais e espirituais e oportunidade para o aluno avaliar as diversas nuanças que interferem nas condições de assistência oferecidas pelos serviços públicos de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este és un relato de experimento de la enseñanza de Enfermería Clínica para alumnos de graduación, utilizando medología de asistencia de enfermería como habilidad medotológica para acompañar el paciente y enseñar. Empleada a la personas adultas, portadoras de Lúpus Eritematoso Sistémico (LES), en su mayoría mujeres jóvenes, sometidas a la pulsoterapia, una modalidad terapéutica que, por medio de la imunosupresión, reducido el proceso inflamatorio causante por los autoanticuerpos. De esta manera, la asistencia és de sistematización, particular y total, concede al académico, ocasiones raras para correlación teoríca-práctica, con la aplicación del conocimiento básico de la área de formación, contextualización del proceso salud-enfermedad y focalización ampliada para más adelante del biológico, abarcando aspectos emocionales, sociales y espirituales y ocasión para el alumno evaluar las diversas matizes que interponen en las condiciones de asisténcia ofrecidas por los servícios públicos de salud.

    Resumo em Inglês:

    This research is an experience report of clinical teaching for undergraduate nursing students, to whom it was used the assistance methodology as a teaching strategy. It was applied in adults, sufferingSystemic Erythematosus Lupus, young women, in majority, who were submitted to drug pulse therapy, a therapeutic modality which, through immunesuppression, reduces the inflammatory process caused by selfantibody. This way, the assistance is systemized, individualized and integral and it allows single opportunities of theoric-pratic correlation for the students, with the application of basic knowledge of the formation area, context of the health-disease process and the focus going beyond the biologic, including emotional, social and spiritual aspects and opportunities for the student to evaluate several factors that interfere in the assistance conditions offered by public health services.
  • Experiência dos Agentes Comunitários de Saúde em Doenças Sexualmente Transmissíveis Relato De Experiência

    Bastiani, Janelice de Azevedo Neves; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma experiência na capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, em Doenças Sexualmente Transmissíveis, desenvolvido em centros de saúde de Florianópolis, Santa Catarina. O desafio desta experiência está relacionado com a dificuldade de transmitir as informações, sabendo-se das limitações dos agentes comunitários de saúde nesta área. Optou-se em utilizar a metodologia problematizadora, desenvolvendo oficinas, dramatizações, modelagens, seminários, fitas educativas, relatos de experiência, dentre outros, utilizando como subsídios os materiais didáticos do Ministério da Saúde. Foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelo município, na promoção/prevenção/tratamento/recuperação das doenças sexualmente transmissíveis, evidenciando o planejamento familiar e o Projeto de Redução de Danos.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una experiencia en la capacitación de Agentes Comunitarios de Salud en Enfermedades Sexualmente Transmisibles, llevada a cabo en centros de salud de Florianópolis, Santa Catarina. El desafío de esta experiencia fue saber cómo transmitir las informaciones, conociendo las limitaciones de los Agentes Comunitarios de Salud en esta área. Se optó por utilizar la metodología problematizadora, desarrollando talleres, dramatizaciones, modelados, seminarios, cintas educativas y relatos de experiencia entre otros, utilizando como fuentes de información los materiales didácticos del Ministerio de la Salud. Se presentaron las actividades desarrolladas por el municipio en la promoción, prevención, tratamento y recuperación de las enfermedades sexualmente transmisibles, poniendo en relieve la planificación familiar y el Proyecto de Reducción de Daños.

    Resumo em Inglês:

    It is an experience report in the training of Communitary Health Agents, Sexually Transmitted Diseases, developed in health centers in Florianópolis, Santa Catarina. The challenge of this experience is related to diffilculties in transmitting information in face of limitations of the Communitary Health Agents in this area. It was used problem-solving methodology, developing workshops, performing, modellings, seminars, educational tapes, experience reports, among other, using as subsidies the didactic materials of the Health Ministry. It was presented the developed activities of the municipal district, in the promotion/ prevention/treatment/recovery of Sexually Transmitted Diseases, evidencing the family planning and the Project of Damages Reduction.
  • Errata

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