Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 61, Número: 6, Publicado: 2008
  • 2008: um ano de êxito para a Enfermagem Brasileira Editorial

    Lopes, Maria Goretti David
  • Desvelando o cotidiano dos cuidadores informais de idosos Pesquisa

    Rocha, Michel Patrick Fonseca; Vieira, Maria Aparecida; Sena, Roseni Rosângela de

    Resumo em Português:

    Este artigo objetivou descrever como os cuidadores informais de idosos interpretam e constroem o seu cotidiano. Estudo qualitativo, descritivo-exploratório, tendo como orientação teórico-metodológica, a dialética. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista individual, com cinco cuidadores de idosos dependentes em domicílios de um Programa Saúde da Família, em Montes Claros Minas Gerais. Resultados evidenciaram situações adversas enfrentadas pelos cuidadores relacionadas ao sofrimento e sacrifícios na prestação dos cuidados e a falta de assistência para atender as necessidades do ser cuidado e do ser cuidador. Porém, exercem o cuidar com amor, carinho e dedicação, utilizando a fé e a espiritualidade como busca do equilíbrio biopsicossocial. Recomenda-se que esses profissionais tenham um olhar respeitoso e cooperativo ao trabalho desses cuidadores.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito del presente artículo ha sido describir cómo los cuidadores informales de ancianos interpretan y construyen su rutina. Se trata de un estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, con orientación teórico-metodológica. La recogida de datos se realizó mediante entrevistas individuales a cinco cuidadores de personas mayores dependientes que viven en domicilios incluidos en un Programa de Salud de la Familia de Montes Claros, Estado de Minas Gerais. Los resultados revelan que los cuidadores enfrentan situaciones hostiles que tienen que ver con sufrimiento y sacrificios en la prestación de los cuidados y con la falta de asistencia para atender a las necesidades del anciano y del cuidador. Pero, ejercen su tarea con amor, cariño y dedicación y, a través de la fe y de la espiritualidad, buscan su equilibrio biopsicosocial. Se aconseja que el trabajo de estos profesionales sea considerado com respecto y cooperación.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to describe how the informal caregivers interpret and build their daily routine. It is a qualitative study using dialectics as the theoretical-methodological framework. The instrument for data colection was individual interviews with five caregivers for elderly in homes in the Family Health Program, in Montes Claros, Minas Gerais State, Brazil. The results demonstrated adverse situations faced by caregivers in terms of suffering and sacrifice in providing care and a lack of support meeting the needs of the caregivers and those receiving care. However, they provided care with love and dedication using faith and spirituality in search of bio-psychosocial balance. It is recommended that health workers should have a respectful and cooperative approach to the work of these informal caregivers for the elderly.
  • O processo de capacitação profissional do enfermeiro intensivista Pesquisa

    Santana, Neuranides; Fernandes, Josicélia Dumêt

    Resumo em Português:

    Estudo com abordagem qualitativa fundamentado nos pressupostos do materialismo histórico dialético, tendo como objetivo analisar a conformação do processo de capacitação profissional das enfermeiras de Unidade de Terapia Intensiva de um hospital geral da cidade do Salvador. Os sujeitos foram 29 enfermeiras. A análise foi baseada no método de Análise de Conteúdo, com a técnica de Análise Temática, direcionada pelo método dialético. Foram geradas 3 categorias correlacionadas à capacitação: sofisticação tecnológica; o individual e o coletivo organizacional; produto e instrumento do processo de trabalho. Os resultados demonstraram que a organização favorece o processo de capacitação, entretanto a política administrativa dificulta a efetivação do processo de capacitação das enfermeiras.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de abordaje cualitativo basado en presupostos del materialismo histórico dialéctico, teniendo como objetivo analisar la conformación del proceso de la habilitación profesional de las enfermeras de la unidad de la terapia intensiva de un hospital general de la ciudad de Salvador, BA, Brasil. Los sujetos fueran 29 enfermeras. El análisis hay sido basado en la análisis del contenido, con la técnica del análisis temática, dirigida para el método dialéctico. Trés categorías correlacionadas fueran generadas: sofisticación tecnológica; individuo y el organizacional colectivo; producto e instrumento del proceso del trabajo. Los resultados demostraran que la organización favorece el proceso de la habilitación, sin embargo las políticas administrativas hacen difícil la efectivación del proceso de habilitación de las enfermeras.

    Resumo em Inglês:

    Study of qualitative approach based on the dialectic historical materialism, that aimed at analizing the conformation of professional credentialing process of the critical care nurse of a hospital in Salvador, BA, Brazil. The subjects were 29 nurses. The analysis was based on the Analysis of Content, with the technique of Thematic Analysis, directed by the dialectic method. Three categories correlated to credentialing were generated: technological sophistication; individual and the collective organizational and as product and instrument of the work process. The results demonstrated that the institution estimulates the credentialing process; however the administrative politicies make it difficult the effectuation of the process of credentialing of the nurses.
  • Prevalência de Hipertensão Arterial em pessoas com mobilidade física prejudicada: implicações para a enfermagem Pesquisa

    Souza, Jeová Alves de; França, Inacia Sátiro Xavier de

    Resumo em Português:

    A hipertensão arterial é uma das principais causas de morte em todo o mundo, e pode resultar da redução ou ausência do tônus muscular esquelético. Objetivou-se identificar aspectos epidemiológicos da hipertensão arterial em pessoas com deficiência física e o conhecimento desses indivíduos acerca do controle dos fatores de risco para hipertensão arterial. Participaram 40 pessoas com deficiência física. Utilizou-se um questionário abordando fatores de risco para hipertensão arterial. Os dados foram analisados à luz de multireferenciais. Detectou-se 30% com sobrepeso ou obesidade; 75% com PA inferior ou igual a 120/80 mmHg; 25% hipertensos e 20% hipertensos de estágio I. Os sujeitos desconhecem os riscos para hipertensão. Seus hábitos e estilo de vida oferecem riscos à saúde. Conclue-se que a hipertensão em pessoas com deficiência física alcança maior gravidade e representa um desafio aos profissionais de saúde, pois o controle desse agravo imprescinde da adesão do paciente ao tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    La hipertensión arterial es una de las principales causas de muerte en todo el mundo y puede resultar de la reducción o ausencia del tonos muscular esquelético. Se ha objetivado identificar aspectos epidemiológicos de la hipertensión arterial en personas con deficiencia física y el conocimiento de esos individuos acerca del control de los factores de riesgo para la hipertensión arterial. Participaron 40 personas con ficiencia física. Se utilizo un cuestionario abordando factores de riesgo para hipertensión arterial. Los datos fueron analizados bajo la orientación de multireferenciales. Se detecto 30% con peso elevado o obesidad; 75% con PA inferior o igual a 120/80 mmHg; 25% hipertensos y 20% hipertensos de nivel 1. Los sujetos desconocen los riesgos para hipertensión. Sus hábitos y estilo de vida ofrecen riesgos a la salud. La hipertensión en personas con deficiencia física alcanza mayor gravedad y representa un desafío a los profesionales de salud, pues para el control de ese agravo es imprescindible la adhesión de los pacientes al tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    The hypertension is one of the main causes of death all over the world and may result in the reduction or absence of the skeletal muscular tone. The aim was to identify the epidemiologic aspects of hypertension in physical disabled people and the knowledge of these individuals about the control of the risk factors to the hypertension. Took part 40 physically handicapped. It was used a questionnaire approaching, the risk factors to hypertension. The data were analized to the light of multireferecials. It was detected 30% were with overweight or obesity; 75% with BP inferior or equal to 120/80 mmhg. And 25% hypertensive and 20% Hypertensive of stage I. The individuals do not know about the risks to hypertension. Their habits and life style offer risks to health. The hypertension in physically impaired people reaches a higher seriousness and it represents a challenge to health professionals, because the control of this injury it is indispensible the adhesion of the pacient to the treatment.
  • Vivências de acadêmicos de enfermagem durante o cuidado prestado às pessoas com feridas Pesquisa

    Salomé, Geraldo Magela; Espósito, Vitória Helena Cunha

    Resumo em Português:

    Compreender e apreender os sentimentos vivenciados pelos acadêmicos do curso de enfermagem quando realizam curativos, durante o estágio curricular e extracurricular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com fundamentação fenomenológica. Teve como questão orientadora: Descreva os sentimentos vivenciados por você durante a realização do curativo? Este estudo revelou que os discentes de enfermagem sentem-se despreparados para a execução do curativo. Também têm várias dificuldades como tocar uma pessoa que lhes é desconhecida, dificuldade para associar a teoria à prática. Vivenciaram emoções positivas como prazer e negativas como angústia, insegurança, medo e vergonha. Acreditamos que o relacionamento docente e discente será enriquecido se houver a criação de um espaço para discussão de suas vivências. Isso pode configurar-se como uma das formas de apoio que observamos ser necessária ao aluno frente às dificuldades enfrentadas nesse período de sua formação acadêmica.

    Resumo em Espanhol:

    Comprender y aprender los sentimientos vivenciados por los académicos del pregrado en enfermería cuando realizan curaciones, durante la práctica curricular y extracurricular. Se trata de una investigación cualitativa, fundamentada en la fenomenología. Tuvo como pregunta norteadora: ¿Cuáles fueron sus sentimientos durante la realización de la curación? Este estudio reveló que los discentes de enfermería se sienten sin preparación para la ejecución de la curación. También tiene varias dificultades como tocar a una persona que le es desconocida, dificultad para asociar la teoría a la práctica. Vivenciaron emociones positivas como placer y negativas como angustia, inseguridad, miedo y vergüenza. Creemos que la relación docente y discente será enriquecido si hubiera la creación de un espacio para la discusión de sus vivencias. Eso puede configurarse como una forma de apoyo observada como necesaria para el alumno, frente a las dificultades enfrentadas en ese período de su formación académica.

    Resumo em Inglês:

    To learn about and understand the feelings experienced by nursing students when making bandages during curricular and extracurricular clinical practice. This is a qualitative study, with a phenomenological framework. The guiding question used was: What did you feel while making the bandage? This study revealed that nursing students feel unprepared for making bandages. Students also reported various difficulties; like touching a stranger and associating theory to practice, for instance. They experienced positive emotions, like pleasure, as well as negative feelings, such as distress, insecurity, fear, and embarrassment. We believe that the teacher-student relationship would be improved if a space is created to discuss these experiences. In fact, such as space would represent one form of support, which students need due to the difficulties they have to deal with in this period of their academic education.
  • Processo de ensinar e aprender em UTI: um estudo fenomenológico Pesquisa

    Guedes, Glauteice Freitas; Ohara, Conceição Vieira da Silva; Silva, Gilberto Tadeu Reis da

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo compreender o significado atribuído por docentes, durante os estágios de enfermagem em terapia intensiva, ao processo de ensinar e aprender. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fenomenológica. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com a seguinte questão norteadora: "Como você vivencia o processo de ensino-aprendizagem nos estágios de UTI?" Emergiram quatro categorias abertas: "Um despertar para a UTI", "Uma busca de como ensinar Enfermagem em Cuidados Intensivos", "Um encontro entre docente e discente" e "Uma experiência significativa". A vivência com os alunos, apesar de despertar inicialmente medos e angústias por se aproximarem da morte e por prestarem cuidados aos pacientes críticos, permite o encontro docente/discente nesse ambiente, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo comprender el significado atribuído por los profesores en las prácticas de enfermería en terapia intensiva sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje. Se trata de una investigación cualitativa fenomenológica. Los datos fueron obtenidos a través de entrevistas con la siguiente pregrunta orientadora: ¿"Como usted vive el proceso de enseñanza-aprendizaje en las prácticas de UCI?" Surgieron cuatro categorías abiertas: "Un despertar para la UCI", "Una busca de como enseñar enfermería en la UCI", "Un encuentro entre profesor y alumno" y "Una experiencia significativa". La vivencia con el alumno, a pesar de despertar inicialmente miedos y angustias por la proximidad con la muerte y por prestar cuidados a pacientes críticos, permite el encuentro profesor/alumno en ese ambiente facilitando el proceso de enseñanza-aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to understanding the meaning attributed by teaching staff throughout the traineeship from nursing under graduation course in intensive care on the teaching and learning process. It's a study of phenomenological qualitative approach. The data were obtained through the following guiding question: "How do you live the teaching-learning process at the ICU traineeship?". From the subjects' descriptions, four open categories came up: "An awakening to ICU", "A searching for how to teaching Nursing in Intensive Care", "A connection between the teaching staff and the students" and "A meaningful experience". This study showed that this living experience, which is shared, permits an approaching and the meeting of the teaching staff with the students in this setting, facilitating the teaching-learning process.
  • Classificações de enfermagem: mapeamento entre termos do foco da prática Pesquisa

    Silva, Romana Reis da; Malucelli, Andreia; Cubas, Márcia Regina

    Resumo em Português:

    Devido às mudanças estruturais das classificações: CIPE®beta 2, versão 1.0 e CIPESC®, este estudo descritivo tem como objetivo construir um mapeamento entre os termos do foco da prática, identificando semelhanças e diferenças. A CIPE® 1.0 em relação à beta 2 apresenta: 41% dos termos novos; 33% idênticos; 4% com conceito ampliado; 12% modificados; 8% diferentes; e 2% conceituados apenas na beta 2. A CIPE® 1.0 em relação à CIPESC® apresenta: 79% são novos; 8% idênticos; 1% ampliado; 5% modificados; 4% diferentes; e 3% sem conceito. Houve dificuldades oriundas do processo de tradução e editoração da CIPE® 1.0 e da inexistência de conceitos em alguns termos da CIPESC®. Este trabalho desencadeará um processo de validação dos termos não equivalentes.

    Resumo em Espanhol:

    Debido a los cambios estructurales de las clasificaciones: CIPE® beta-2, versión 1.0 y CIPESC®, este estudio descriptivo tiene como objetivo construir un mapeamiento entre los términos del foco de la práctica, identificando semblenzas y diferencias. La CIPE® 1.0 en relación a beta-2 presenta: 41% de los términos nuevos; 33% idénticos; 4% con el concepto ampliado; 12% modificados; 8% diferentes y 2% conceptuados solamente en la versión beta-2. La CIPE® 1.0 en relación a CIPESC® presenta: 79% son nuevos; 8% idéntico, 1% ampliado; 5% modificados; 4% diferentes y 3% sin concepto. Hubieron dificultades provenientes del proceso brasileiro de traducción y editoración de la CIPE® 1.0 y de la ausencia de algunos conceptos en términos de CIPESC®. Este trabajo va a iniciar un proceso de validación de los términos no equivalentes.

    Resumo em Inglês:

    Due to structural changes of classifications: ICNP® beta-2, version 1.0 and CIPESC®, this descriptive study aims to identify similarities and differences by building a map between the terms of the focus of practice. The ICNP® 1.0 on the beta-2 shows: 41% are new terms, 33% identical, 4% with expanded concepts, 12% modified; 8% different and 2% there are concepts only in beta-2. The ICNP® 1.0 in relation to CIPESC® presents: 79% are new; 8% identical; 1% extended; 5% modified; 4% different and 3% without concept. There were difficulties from the process of Brazilian translating and publishing of ICNP® 1.0 and the absence of some concepts in terms of CIPESC®. This work will trigger the validation process for non equivalent terms.
  • Efeitos gradativos do toque terapêutico na redução da ansiedade de estudantes universitários Pesquisa

    Gomes, Vanessa Miranda; Silva, Maria Júlia Paes da; Araújo, Eutália Aparecida Cândido

    Resumo em Português:

    Trabalho de pesquisa quantitativo realizado com 42 discentes de uma instituição pública de ensino superior, utilizando-se a técnica do Toque Terapêutico - Método Krieger-Kunz e aplicação de um questionário validado no Brasil para avaliar a ansiedade durante três sessões. Os sujeitos foram alocados em dois grupos: experimental (1), em que receberam a terapia complementar; e controle (2), em que foram submetidos a imitação da técnica sem intenção terapêutica. O objetivo foi identificar a influência gradativa desta terapia complementar de saúde no que se refere ao estado de ansiedade dos estudantes. A análise dos dados revelou uma redução estatisticamente significativa do estado de ansiedade em ambos os grupos, com pd" 0,05.

    Resumo em Espanhol:

    Trabajo de pesquisa cuantitativo con 42 discentes de una institución pública de enseñanza superior, utilizándose la técnica del Toque Terapéutico - Método Krieger-Kunz y aplicación de un cuestionario validado en Brasil para evaluar la ansiedad durante tres sesiones. Los sujetos fueron alocados en dos grupos: experimental (1) que recibieron la terapia complementar y control (2) que fueron sometidos a la imitación de la técnica sin intención terapéutica. El objetivo fue identificar la influencia graduada de esta terapia complementar de salud en lo que se refiere al Estado de Ansiedad de los estudiantes. La análisis de los datos rebeló una reducción estadísticamente significativa del Estado de ansiedad en ambos los grupos con pd" 0,05.

    Resumo em Inglês:

    This is quantitative research conducted with 42 students of a public university using the Therapeutic Touch - Krieger-Kunz Method and the application of a questionnaire validated in Brazil to assess anxiety in three sessions. Subjects were divided into two groups: experimental (1), in which the complementary therapy was used; and control (2), in which a mock of the technique, with no therapeutic intention, was applied. The objective was to identify the gradual influence of that health complementary therapy upon the students' state of anxiety. The analysis of the data showed a statistically significant reduction of the state of anxiety in both groups, with pd" 0.05.
  • Diagnósticos de enfermagem em pacientes diabéticos em uso de insulina Pesquisa

    Becker, Tânia Alves Canata; Teixeira, Carla Regina de Souza; Zanetti, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo descritivo exploratório que tem como objetivo identificar os diagnósticos de enfermagem em pacientes diabéticos em uso de insulina, através de estudo de casos múltiplos. Os dados foram obtidos pelo pesquisador por meio de exame físico e a técnica de entrevista dirigida baseada na Teoria de Autocuidado de Orem. Após a coleta de dados, procedeu-se a identificação dos diagnósticos de enfermagem nomeados de acordo com a Taxonomia II da NANDA, utilizando o processo de raciocínio diagnóstico de Risner. Identificou-se seis diagnósticos com freqüência superior a 50%: integridade da pele prejudicada (100%), risco para infecção (100%), comportamento de busca de saúde (57,2%), padrão do sono perturbado (57,2%), dor crônica (57,2%) e risco para disfunção neurovascular periférica (57,2%). Destaca-se a pertinência da aplicabilidade do processo de enfermagem baseado em Orem para identificação dos requisitos de autocuidado com maior demanda e a importância do planejamento do cuiadado de enfermagem prestado a essa clientela.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio de tipo descriptivo-exploratorio, cuyo objetivo fue identificar los diagnósticos de enfermaría en pacientes diabéticos en uso de la insulina, a través de estudio de caso múltiplos. Los datos fueron recogidos por el investigador por medio de la examinación física y de la técnica de la entrevista dirigida en el instrumento basado en la Teoría del Autocuidado de Orem. Después de la recogida de datos, de acuerdo con procedido él la identificación a los diagnósticos de la NANDA, usando el proceso del razonamiento de diagnóstico de Risner. Los diagnósticos de enfermería, identificados segundo Taxonomia II de la NANDA con frecuencia superior a 50,0% fueron seis: integridad de piel perjudicada (100%), riesgo para infección (100%), comportamiento de busca de la salud (57,2%), disturbio del sueño (57,2%), dolor crónico (57,2%) riesgo para disfunción neurovascular periférica (57,2), fue relevante la aplicación del proceso de enfermería de Orem y la importancia de los diagnósticos de enfermería para dar los cuidados de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This is a descriptive study with a qualitative approach that has as objective to identify the nursing diagnoses of diabetic patients using insulin, having as inquiry method the study of multiple cases. The data were obtained by the researcher by means of physical examination and the technique of interview directed in the instrument based on the Orem's Self-Care Theory. After data collection, the diagnostic indentification was proceeded from the nominated nursing diagnoses of NANDA Taxonomy II, using Risner's reasoning diagnostic process. The identified nursing diagnoses with a higher frequency than 50% were six: impaired skin integrity (100%), risk for infection (100%), behavior of health search (57,2%), disturbed sleep (57,2%), chronic pain (57,2%) and risk for peripheral neurovascular dysfunction (57,2%). The application of the nursing process based in Orem and the importance of the identified diagnostic for clients nursing care were evidenced.
  • Conhecimento e impacto sobre o manejo das crises de pacientes portadores de asma Pesquisa

    Vieira, Jeorge Wagner da Conceição; Silva, Anderson Aquiles; Oliveira, Flávia Márcia

    Resumo em Português:

    A asma é uma patologia crônica caracterizada por episódios recorrentes de obstrução das vias aéreas. O objetivo do estudo consiste em avaliar o conhecimento dos pacientes asmáticos e os possíveis impactos sobre o manejo da doença. Foi realizado um estudo qualitativo utilizando entrevista como instrumento. A amostra foi constituída por 30 pacientes asmáticos, que apresentaram crise, seguida de internação em Unidades de Pronto-Atendimento de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, em junho e julho de 2005. O conhecimento apresentado pelos sujeitos da pesquisa era regular e estava relacionado ao contato prévio com os fatores desencadeantes. Conseqüentemente, o manejo da crise asmática não estava adequado. Esses resultados demonstram a importância do desenvolvimento de ações de educação em asma pelas equipes de saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Asma es una patología crónica, que se caracteriza por episodios de obstrucción de las vías aéreas. El objetivo es analizar el conocimiento de los pacientes e los posibles impactos sobre el manejo de la patología. El enfoque metodológico es cualitativo. Los datos se recolectaron mediante entrevistas. La muestra fue de 30 pacientes asmáticos, que presentaran crisis, seguida de internación en Unidad de Emergencia de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, en junio y julio de 2005. Los resultados mostraron que el conocimiento de los pacientes era regular o insuficiente para prevenir las crisis. El conocimiento se asoció al contacto de los individuos con los factores de riesgo. Es importante un incremento de la educación en salud para los pacientes con asma.

    Resumo em Inglês:

    Asthma is a disorder characterized by obstruction episodes of the respiratory tract. A qualitative study was conducted to evaluate the knowledge of the asthmatic patients and its impact on disease management. The sample size formed by 30 asthmatic patients was directed by the research question and analytical requirements. The data was collected at Emergency Department Attendance of Health System located at Coronel Fabriciano, Ipatinga and Timóteo. Interviews were performed during the months of June and July 2005. The results showed that the knowledge of the asthmatic patients was regular or insufficient to prevent asthmatic crisis. The knowledge was associated to the individuals experience through the contact with risk factors. Then, is important to designed asthma education and prevention program.
  • Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde Pesquisa

    Backes, Vânia Marli Schubert; Lino, Mônica Motta; Prado, Marta Lenise do; Reibnitz, Kenia Schimidt; Canaver, Bruna Pedroso

    Resumo em Português:

    Pesquisa avaliativa, com análise qualitativa, que teve como objetivo avaliar o impacto do curso de Especialização em Projetos Assistenciais em Enfermagem - ESPENSUL gerado no processo de trabalho dos Enfermeiros egressos, no que tange a competência de atuar como educador em saúde junto à equipe, cliente e familiares no desempenho de suas funções. Este Curso foi desenvolvido em cinco Instituições Federais: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel e FURG. A amostra estratificada proposital selecionada contemplou 10% do total de egressos, compreendendo 32 sujeitos. O referencial da educação em saúde como um processo dialógico, inclusivo e problematizador estimulou nos Enfermeiros mudanças no processo educacional da sua prática e envolveu não somente a intencionalidade do Curso e de seus professores, mas sim, um comprometimento de todos neste processo de mudança.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio trata de una investigación realizada a partir del análisis cualitativo, la cual tuvo como objetivo evaluar el impacto generado por el Curso de Especialización en Proyectos Asistenciales en Enfermería - ESPENSUL, en el proceso de trabajo de los enfermeros egresados, en lo que se refiere a su capacidad para desempeñarse en el desarrollo de sus funciones como educadores en salud junto al equipo de trabajo y familiares. El Curso fue realizado en cinco Instituciones Federales: UFSC, UFPR, UFSM, UFPel y FURG. La muestra estratificada de propósito, consideró el 10 por ciento del total de los egresados, siendo formada por 32 sujetos. El referencial de la educación en salud como proceso dialógico, inclusivo y problemático, produjo cambios en los enfermeros en el proceso educacional de su práctica diaria, incluyendo no sólo la intencionalidad del Curso y de sus profesores, sino también, el compromiso de todos los participantes en ese proceso de cambio.

    Resumo em Inglês:

    This is an evaluative study, with qualitative analysis, which has as an objective in evaluate the impact of the specialization in Assistant Projects of Nursing - ESPENSUL created in the working process of specialist nurses, in what relates to the competence of acting as an educator of health together as a team, clients and families in carrying out their functions. This course was develop in five Federal Institutions: UFSC, UFPR, UFSM, UFPL e FURG. An example of a propose selection shows that 10% of the total specialist, understand 32 people. The reference in health education as a process of dialogue, inclusive and problematical, stimulant the nurses of the changes in the educational process of their daily practice and, henceforth not only intentionally of the course and its professors, but, the compromise of all in this process of change.
  • Os reflexos da formação inicial na atuação dos professores enfermeiros Pesquisa

    Ferreira Júnior, Marcos Antonio

    Resumo em Português:

    Com o aumento do número de escolas formadoras de profissionais de nível técnico em enfermagem, a ação docente despontou como grande campo de atuação profissional para o enfermeiro, mesmo sem ter recebido qualquer formação pedagógica inicial. Este estudo focalizou um grupo de enfermeiros-professores de uma escola de nível técnico, analisando sua formação inicial com vistas à prática pedagógica. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa, com dados coletados por questionário e as informações tratadas mediante análise de conteúdo. O que se pode concluir é que não se deve atribuir somente à formação inicial a responsabilidade de capacitação para a ação docente, uma vez que a prática profissional aliada à educação permanente em serviço são reforçadores desta ação.

    Resumo em Espanhol:

    Con creciente número de escuelas formadoras de profesionales de nível técnico en enfermería, la acción docente ha despuntado como una gran área que emplea a profesionales de enfermería, incluso sin haber recibido ninguna formación docente inicial. Este estudio enfocó a un grupo de enfermeros-profesores de una escuela de nível técnico, analizando su formación inicial visando a la práctica pedagógica. Se trata de un estudio con un abordaje cualitativo, de naturaleza descriptiva-explicativa, con datos colectados a través de un cuestionario y las informaciones fueron tratadas por medio de análisis de contenido. Lo que uno puede concluir es que no se debe atribuir solamente a la formación inicial la responsabilidad de la habilitación para la acción docente, una vez que la práctica profesional aliada a la educación permanente en servicio son reforzadores de esta acción.

    Resumo em Inglês:

    Due to the increasing number of schools of professional training at the technical level in nursing, the teaching sector became a large of employment for the professionals graduating from the superior nursing courses, did not receive pedagogic formation in their initial formation. This study focused on a group of nurses, teachers from a school at the technical level, analyzing their initial training in order to practice teaching. It is a qualitative based study of a descriptive-explicative nature, with data collected by questionnaire and the information studied by analysis of the content. What can be concluded is the responsibility for the teaching qualification should not only be attributed to the initial formation, since practical experience allied to constant learning in work are reinforcers for this action.
  • A utilização do mapeamento cruzado na pesquisa de enfermagem: uma revisão da literatura Revisão

    Nonino, Fernanda de Oliveira Lima; Napoleão, Anamaria Alves; Carvalho, Emília Campos de; Petrilli Filho, José Fernando

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo de revisão de literatura cujo objetivo foi identificar e analisar a utilização do mapeamento cruzado nas pesquisas em enfermagem. Identificou-se que as pesquisas que utilizaram o mapeamento cruzado na enfermagem possuem relação com a criação dos sistemas de classificação e com a perspectiva do uso da informática nos serviços de saúde. Em relação aos países que realizaram pesquisas utilizando o mapeamento cruzado aparecem os Estados Unidos com 11 estudos, seguido do Brasil com 6 estudos, Holanda com 3 estudos e outros países da Europa e Ásia com 1 estudo cada. O mapeamento cruzado é uma ferramenta útil em estudos sobre linguagens padronizadas em enfermagem e pode favorecer o uso dos sistemas de classificação nos diferentes contextos.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio de revisión de la literatura tiene como objetivo identificar y analizar el mapeo cruzado en investigaciones en enfermería. Se identificó que las investigaciones con mapeo cruzado en enfermería poseen relación con la creación de los sistemas de clasificación y también con la perspectiva del uso de la informática en los servicios de salud. Los países que realizaron investigaciones utilizando el mapeo cruzado son Estados Unidos con 11 investigaciones, Brasil con 6 investigaciones, Holanda con 3 investigaciones y otros países de Europa y Asia con 1 investigación cada uno. El mapeo cruzado es una herramienta usada en estudios sobre los lenguajes estandarizados en enfermería y pueden favorecer el uso de los sistemas de clasificación en los distintos contextos.

    Resumo em Inglês:

    This literature review aims to identify and to analyze the use of cross mapping in nursing researches. It was identified that researches that used cross mapping in nursing are related to the creation of classification systems and also with the prospect of the use of computers in health services. The United States performed 11 studies using the cross mapping followed by Brazil with 6 studies, Netherlands with 3 studies and other countries in Europe and Asia with 1 study. The cross mapping is a useful tool in studies on the standardized languages in nursing and can promote the use of the classification systems in different contexts.
  • Ensino do cuidado humanizado: evolução e tendências da produção científica Revisão

    Souza, Juliana Caldas de; Lima, Juliana de Oliveira Roque e; Munari, Denize Bouttelet; Esperidião, Elizabeth

    Resumo em Português:

    Desde a divulgação das Diretrizes Curriculares de Enfermagem os cursos de graduação têm missão de formar enfermeiros generalistas, críticos, reflexivos e humanistas, o que requer esforços das instituições formadoras na busca de estratégias que viabilizem desenvolvimento dessas habilidades. Estudo descritivo, exploratório de natureza bibliográfica, teve objetivo de analisar a produção cientifica em periódicos nacionais sobre ensino do cuidado humanizado na graduação em enfermagem entre 1990/2008. A ocorrência dessa produção nos periódicos estudados sinaliza tendência de expansão do ensino do cuidado humanizado na formação do enfermeiro. Na análise identificamos a contribuição das Diretrizes Curriculares, além de estratégias facilitadoras no ensino do cuidado humanizado. Para o desenvolvimento dessa competência é fundamental ênfase nessa dimensão na formação acadêmica e a educação permanente.

    Resumo em Espanhol:

    Desde la divulgación de los Directorios Curriculares de Enfermería los cursos de graduación tienen la misión de formar el enfermero generalista, crítico, reflexivo y humanista, lo que pide esfuerzos de las instituciones de educación en la búsqueda de estrategias que hacen posible el desarrollo de esas habilidades. La ocurrencia de esta en los periódicos estudiados señaliza una tendencia de expansión de la enseñanza del cuidado humanizado en la formación del enfermero. En el análisis nosotros identificamos la contribución de los Directorios Curriculares, además de las estrategias que facilitan la enseñanza del cuidado humanizado. Para el desarrollo de esa competencia es fundamental énfasis en esa dimensión en la formación académica y la educación permanente.

    Resumo em Inglês:

    From the divulgation of the Curricular Directories of Nursing the degree courses have the mission of to form generalist, critical, reflexive and humanist nurse, what requests efforts of the education institutions in the search of strategies that make possible the development of those abilities. Descriptive study of exploratory of bibliographical nature, had as objective to analyze scientific production in nationals periodic about teaching of the humanized care on the graduation in nursing, among 1990/2008. The occurrence of the production the studied newspapers us allows to affirm that there is a tendency each time bigger about the nurse formation in what he concerns the teaching of the humanized care. In the analysis we identified the Curricular Directories contribution, besides facilitative strategies in the teaching of the humanized care. For the development of that competence it is fundamental emphasis in that dimension in the academic formation and the permanent education.
  • Correntes de pensamento nacionais sobre sistematização da assistência de enfermagem Revisão

    Fuly, Patrícia dos Santos Claro; Leite, Joséte Luzia; Lima, Suzinara Beatriz Soares

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa que tem por objetivo analisar a produção bibliográfica sobre a sistematização da assistência de enfermagem a fim de discutir conceitos associados ao tema. Foram analisados livros e artigos nacionais publicados na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, Medline, Lilacs e Scielo, no período de janeiro de 2000 a janeiro de 2008. Formam analisados 11 artigos, tendo sido identificadas três correntes de pensamento distintas para definição de termos associados à sistematização da assistência de enfermagem. Tal fato aponta para a dificuldade de articulação, teórico-prática, evidenciada pelos conflitos existentes na própria literatura.

    Resumo em Espanhol:

    Esta es una investigación que tiene como objetivo el análisis de la producción bibliográfica sobre la sistematización de la asistencia de enfermería con el fin de debatir las ideas relacionadas con el tema. Se analizaron los libros y los artículos nacionales publicados en la base de datos de la Biblioteca Virtual en Salud, en Medline, Lilacs y Scielo, en el período de enero de 2000 a enero de 2008. Se analizaron 11 artículos, al que se ha identificado tres tipos de pensamiento para definir conceptos asociados a la sistematización de la asistencia de enfermería. Tal hecho apunta la dificultad de la articulación teórica y práctica, evidenciada por los conflictos presentes en la literatura.

    Resumo em Inglês:

    This study is a research that has as objective analyze the bibliographical production about the Systematization of Nursing Care in order to discuss concepts associated to the subject. Were analyzed books and national articles published in the database of the Virtual Library in Health, Medline, Lilacs and Scielo, in the period of January of 2000 to January of 2008. Were analyzed 11 articles, having been identified three distinct kind of thought to define concepts associated to Systematization of Nursing Care. Such fact aims for the difficulty of theoretical and pratical articulation, evidenced by the conflicts existing in the literature.
  • Centro CIPE® do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB Atualização

    Garcia, Telma Ribeiro; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; Coler, Marga Simon

    Resumo em Português:

    A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE® é um programa oficial do Conselho Internacional de Enfermagem CIE. Em 2003, o CIE começou a desenvolver e testar a idéia de criação de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da CIPE®, considerados elementos importantes para concentrar e disseminar novas idéias e discussões que promovam o avanço da CIPE®. Neste trabalho focalizamos o significado, possíveis formas de organização, vantagens e obrigações dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da CIPE®; e descrevemos o Centro CIPE® do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, acreditado pelo CIE em julho de 2007.

    Resumo em Espanhol:

    La Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería - ICNP® es un programa oficial del Consejo Internacional de Enfermeras - CIE. En 2003, el CIE empezó a desarrollar y probar la idea de creación de Centros de Investigación y Desarrollo de ICNP®, considerados elementos importantes para concentrar y diseminar nuevas ideas y discusiones que promovían el progreso de ICNP®. En este trabajo nosotros focalizamos el significado, posibles formas de organización, ventajas y obligaciones de los Centros de Investigación y Desarrollo de ICNP®; y describimos el Centro ICNP® del Programa de Postgrado en Enfermería de la Universidad Federal de Paraíba, acreditado por ICN en julio de 2007.

    Resumo em Inglês:

    The International Classification for Nursing Practice - ICNP® is an official program of the International Council of Nurses - ICN. In 2003, the ICN began to develop and to test the idea of creation of ICNP® Research and Development Centres, considered important elements to concentrate and disseminate new thinking and discussions that promote the advance of ICNP®. In this work we focus on the meaning, possible organization forms, advantages and obligations of the ICNP® Research and Development Centres; and describe the ICNP® Centre of the Post-Graduate Program in Nursing of the Federal University of Paraíba, accredited by ICN in July of 2007.
  • A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e a reconfiguração da identidade profissional da Enfermagem Brasileira Reflexão

    Campos, Paulo Fernando de Souza; Oguisso, Taka

    Resumo em Português:

    Este estudo pretende contribuir para a reflexão em torno das representações da identidade profissional da enfermagem brasileira. Para tanto, recupera o tema a partir de imagens construídas sobre a noção de identidade, profissionalização da enfermagem e os negros no Brasil. Considera-se que as representações da inferioridade nata, erigidas para os negros, favoreceram a exclusão de mulheres negras da formação profissional da enfermagem. Com base na análise histórica e documentação pertinente, preservada no Centro Histórico-Cultural da Enfermagem Ibero-Americana, em especial, as Fichas de Admissão, os resultados permitem afirmar que, a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo propiciou a inclusão de homens e mulheres negras na enfermagem profissional redimensionando a identidade da enfermagem brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio pretende contribuir para la reflexión alrededor de las representaciones de la identidad profesional de la enfermería brasileña. Para tanto, se recupera el tema a partir de imágenes construidas sobre el concepto de identidad, profesionalización de la enfermería y los negros en Brasil. Considerase que las representaciones de inferioridad nativa, erigidas para los negros, favorecieran la exclusión de mujeres negras de la formación profesional de enfermería. Embasado en un análisis histórico y documentación pertinente, preservada en el Centro Histórico-Cultural de la Enfermería Ibero-Americana, en especial, los registros de Admisión, los resultados permiten afirmar que, la Escuela de Enfermería, de la Universidad de São Paulo ha favorecido la inclusión de hombres y mujeres negras en la enfermería profesional redimensionando la identidad de la enfermería brasileña.

    Resumo em Inglês:

    This study intends to contribute for reflection around Brazilian nursing professional identity. For this purpose the subject was rescued from images built up on the knowledge related to identity, nursing professionalization and the blacks in Brazil. It is considered that representations of native inferiority, raised for blacks, have favored the exclusion of black women from the professional nursing education. Based on historical analysis and pertinent documentation, preserved at the Historical-Cultural Center for the Iberian-American Nursing, particularly the admittance forms, outcomes allow to state that the University of Sao Paulo, School of Nursing, has provided the inclusion of men and black women into the professional nursing, thus re-dimensioning the Brazilian Nursing identity.
  • Reflexões sobre o aconselhamento em HIV/AIDS em uma perspectiva freireana Reflexão

    Miranda, Karla Corrêa Lima; Barroso, Maria Grasiela Teixeira; Silva, Lucilane Maria Sales da; Silva, Maria Rocineide Ferreira da

    Resumo em Português:

    Nesta reflexão nos propomos a analisar o aconselhamento a partir da visão da pedagogia freireana visualizando-o de forma mais ampla, como uma atividade de educação, um "ato de intervenção" para a autonomia do sujeito. O aconselhamento é uma atividade desenvolvida por um profissional de saúde, devidamente treinado, e destina-se a quem deseja ou tem indicação de realizar a sorologia anti-HIV. No âmbito da epidemia de HIV/AIDS, o processo de aconselhamento contém três componentes: o apoio emocional ao cliente; apoio educativo; e avaliação de riscos, que propicia a reflexão sobre valores, atitudes e condutas. Dessa forma, evitarão ser ele convertido em um "bate-papo" descomprometido e conduzido conforme a vontade do aconselhador.

    Resumo em Espanhol:

    En esta reflexión nos proponemos analizar el consejo a partir de la visión de la pedagogía freireana visualizándolo de forma más amplia, como una actividad de educación, un "acto de intervención" para la autonomía del sujeto. El consejo es una actividad desarrollada por un profesional de salud, debidamente entrenado, y se destina a quien lo desea o está indicado para realizar la serología anti-VIH. En el ámbito de la epidemia de VIH/SIDA, el proceso de consejo contiene tres componentes: el apoyo emocional al cliente; el apoyo educativo; y la evaluación de riesgos, que propicia la reflexión sobre valores, actitudes y conductas. Así, evitarán que se convierta en una charla sin compromiso y dirigido según la voluntad del aconsejador.

    Resumo em Inglês:

    This reflection intended to analyze the counselling starting from the vision of the Freire's pedagogy visualizing it in a wider way, as an education activity, an intervention act for the subject's autonomy. The counselling is an activity developed by a Health professional, properly, and it is destined to who has indication of accomplishing the anti-HIV. In the ambit of the epidemic of HIV/AIDS, the counselling contains three components: the emotional support to the customer; educational support; and evaluation of risks, that propitiates the reflection on values, attitudes and conducts. In that way, they will avoid to be he turned into a no obligation "chat" and led according to the counselor's will.
  • Enfermagem como prática social: um exercício de reflexão Reflexão

    Trezza, Maria Cristina A. Figueiredo; Santos, Regina Maria dos; Leite, Joséte Luzia

    Resumo em Português:

    Neste trabalho propomos refletir sobre a enfermagem entendida como uma prática social. Para construir essas idéias, revisitamos esse conceito nas suas raízes filosóficas e sociais. Com o intuito de contribuir para esta reflexão, buscamos, no desenvolvimento da enfermagem, desde os seus primórdios, características que a definem como uma prática histórica e socialmente construída. Por fim propomos também um conceito de prática social e, nesta perspectiva, construímos, ao longo do texto, um outro conceito para enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    La propuesta de este trabajo es reflexionar sobre la enfermería comprendida como una práctica social. Para construirlo hemos buscado ese concepto en sus raíces filosóficas y sociales. Intentando contribuir para esta reflexión, presentamos un análisis del desarrollo de enfermería, desde el comienzo de su práctica histórica y socialmente construida. Al fin, proponemos un concepto de práctica social, construyendo, a lo largo del texto un otro concepto para Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    In this work we aimed at reflecting about the nursing as a social practice. To build these ideas, we reconsidered this concept in its philosophical and social roots. With the purpose to contribute for this reflection, we looked for the characteristics that define the nursing as an historical and socially build practice, through the nursing development, since its beginning. At last we also propose a concept of social practice and, into this perspective, we built,along the text, an other concept for the nursing.
  • As contribuições do Serviço Especial de Saúde Pública para a formação profissional da Enfermagem no Brasil (1942-1960) História Da Enfermagem

    Renovato, Rogério Dias; Bagnato, Maria Helena Salgado

    Resumo em Português:

    O objetivo desse estudo foi conhecer e compreender as estratégias do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) para expandir a formação de profissionais da Enfermagem em nível superior e técnico no Brasil, entre 1942 a 1960. Utilizamos como fontes históricas a Revista do SESP e o Boletim do SESP, incluindo os números publicados a partir de 1944. A atuação do SESP junto a processos de formação de profissionais em Enfermagem, caracterizou-se pelo uso de várias estratégias como a concessão de bolsas ou o apoio financeiro e técnico para a implantação de escolas de Enfermagem no Brasil. Assim, as ações sespianas convergiram para a ascensão de um novo ethos da Enfermagem, não apenas na zona rural, como também, a Enfermagem hospitalar.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de ese estudio fue conocer y comprender las estrategias del Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) para expandir la formación de nivel superior y técnico en Brasil, desde 1942 hasta 1960. Las fuentes históricas que hemos utilizado fueron: la Revista del SESP y el Boletín del SESP, incluyendo los números publicados a partir de 1944. La actuación del SESP junto a procesos de formación de profesionales en Enfermería se ha caracterizado por el uso de varias extrategias como la conseción de becas o apoyo financiero y técnico para la implantación de escuelas de Enfermería en Brasil. Así que, las acciones sespianas convergieron para la ascención de un nuevo ethos de la Enfermería, no sólo en la zona rural, sino la Enfermería hospitalaria.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to know and comprehend the strategies of the Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) to expand associate and higher nursing education in Brazil, between 1942 to 1960. We use as historical sources Revista do SESP and Boletim do SESP published since 1944. The performance of SESP close to processes of human resources formation in nursing was it characterized by the use of several strategies as the concession of fellowships or financial and technical support for the implantation of nursing schools in Brazil. Like this, the actions of SESP converged for the ascension of a new way of nursing, not just in the rural zone, as well as, the hospital nursing.
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br