Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 37, Número: 4, Publicado: 1997
  • Editorial

  • Terceirização: a integração acabou? Organização, Recursos Humanos E Planejamento

    Rezende, Wilson

    Resumo em Português:

    As mudanças significativas em termos de lógica do processo produtivo, as novas tecnologias e as alterações nas condições de competitividade abriram espaço para que a terceirização fosse alçada à condição de solucionadora de quase todas as questões estratégicas das empresas. A terceirização apresenta-se como uma possibilidade infinitamente mais adequada para uma série de situações enfrentadas pelas empresas, mas não pode ser tratada como um novo dogma, visto que estes, tanto os velhos como os novos, não conseguem mais dar respostas satisfatórias à efetiva prática empresarial moderna. O artigo pretende fazer uma análise conceitual dos principais fatores vinculados à integração e à terceirização - analisando os fatores propulsores, os restritivos, as condições alavancadoras - e um levantamento das empresas sediadas no Brasil que, nos últimos anos, fizeram uso dessas estratégias.

    Resumo em Inglês:

    The significant changes in terms of productive process logic, the new tecnologies and the changes in competitive conditions have opened space 50 that activity sharing would be considered a solution for almost ali the strategic matters of enterprises. Activity sharing presents itself as the most adequa te possibility for a series of situations faced by enterprises, but it can not be treated as a new dogma, beca use dogmas, both the old and the new ones, are not able to answer satisfactorily the modem and effective practice of companies. The article intends to provide a conceptual analysis of the main factors linked to integration and activity sharing - the stimulating factors, the restrictive ones, and the encouraging conditions - and, also, provide a survey of those enterprises settled in 8razil which, lately, have been using those strategies.
  • Student stress and quality of education

    Pena, Letícia; Reis, Dayr

    Resumo em Português:

    Os autores apresentam um artigo exploratório sobre o stress do estudante. Após examinar a relação entre trabalho e stress, o artigo passa a analisar o modelo de McLeansobre contexto, vulnerabilidade e fatores que causam o stress. Esse modelo serve de quadro de referência para a pesquisa elaborada, tendo em vista avaliar como um grupo de estudantes de administração enfrenta o stress cotidiano. O artigo também sugere medidas para reduzir os efeitos prejudiciais do stress no estudante e na qualidade de ensino.

    Resumo em Inglês:

    Today, managers are increasingly interested in knowing how the work in organizations aftects employees' health. Less common is the interest in stress erupting in the academic community - among students, faculty and administrators. The authors present a reflection paper focused on student stress. In this paper, they first examine McLean 's model of context, vulnerability and stressors. This model provides the framework for the student surveys and for the entire paper. Based on the students surveys, an assessment is made of how asma" group of students are coping with stress. The paper fina"y suggests what can be done by students, faculty, and administrators to insta" and/or improve social support systems that might reduce the harmful eftects of stress on students and thus impact the quality of education.
  • Alianças estratégicas - internacionais: formaçao e estruturação em indústrias manufatureiras Administração Mercadológica

    Arruda, Maria Cecília Coutinho de; Arruda, Marcelo Leme de

    Resumo em Português:

    A estratégia de negócios internacionais de indústrias latino-americanas e a forma como se conduzem suas parcerias com indústrias estrangeiras foram analisadas com o objetivo de conhecer melhor aspectos como: 1. implementação de uma estratégia internacional bem-sucedida; 2. forma como as empresas conduzem suas relações com empresas de outros países; 3. determinação dos fatores de sucesso dessas alianças de negócios internacionais. A pesquisa integrou um estudo multinacional, desenvolvido com o patrocínio de algumas das mais importantes universidades do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Chile e México, e empresas destes três últimos países. Os resultados serão apresentados em dois artigos, sendo o primeiro voltado para a formação e estruturação das alianças estratégicas e o segundo, para desempenho e estratégias de marketing internacional das parcerias.

    Resumo em Inglês:

    Latin American manufacturing firms' international strategy and management of their alliances with foreign companies are anafyzed with focus on: 1. implementing a successful international strategy; 2. understanding how Latin American firms manage their refationships with companies from foreign countries; 3. determining the success factors of these cross-national business alliances. This research project integrated a multi-country study sponsored by major universities in Canada, U.S., Brazil, Chile and Mexico, and firms from the three latter countries. The findings will be presented in two articles: the first will cover the creation and structure of strategical alliances, and the second, the performance and international marketing strategies in partnerships.
  • Patrocínio empresarial e incentivos fiscais a cultura no Brasil: análise de uma experiência recente Administração Mercadológica

    Durand, José Carlos Garcia; Gouveia, Maria Alice; Berman, Graça

    Resumo em Português:

    O artigo examina o estado geral da implantação no Brasil, nos anos 90, da legislação federal, municipal e estadual de incentivo fiscal à cultura. Mostra as características mais comuns - os pontos fortes e as deficiências - e, quando disponíveis, resultados numéricos extensivos até 1995. A análise apóia-se em um levantamento junto às autoridades culturais responsáveis, sendo que as leis ou projetos de lei foram comparados em suas virtudes de agilidade de operação para o poder público e a comunidade cultural, atrativo para empresários, prevenção de fraudes etc.

    Resumo em Inglês:

    The article examines the implantation of fiscal incentives for culture in Brazil from 1986 to 1995, in the federal, state and municipal leveis. The analysis is based on cultural authorities survey and shows the main challenges to the cultural policy modernization in Brazil. It also considers the main features of the incentive laws as ways to avoid fiscal frauds, describes advantages of these laws to the government, community and companies. Besides that, the article provides some quantitative information and analyses the results obtained until 1995.
  • Global banking: origins and evolution

    Roussakis, Emmanuel N.

    Resumo em Português:

    Este artigo revê as origens e a evolução das transações bancárias no mundo e indica a emergência de novas tendências para o ano 2000.

    Resumo em Inglês:

    This article reviews the origins and evolution of global banking and addresses the emerging patterns for the year 2000 and beyond.
  • A participaçao dos trabalhadores nos lucros e resultados das empresas no Brasil: um instrumento para acelerar a reestruturaçao necessária Economia De Empresas

    Marinakis, Andrés E.

    Resumo em Português:

    Este artigo esclarece as diferenças que existem nas características dos programas de participação nos lucros e dos de participação nos resultados. Avalia, também, as dificuldades na aplicação desses programas e o potencial para acelerar a reestruturação das empresas brasileiras.

    Resumo em Inglês:

    This article clarifies the differences between the characteristics of profit sharing and performance related pay and evaluates the difficulties to be encountered in the application of these programmes and their potencial for acelerating the restructuring of Brazilian firms.
  • Terceirização em informática sob a ótica do prestador de serviços Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Leite, Jaci Corrêa

    Resumo em Português:

    Este trabalho descreve uma pesquisa de campo feita no Brasil em 1996. Foram consultadas empresas prestadoras de serviços, buscando melhor compreender esse lado da relação numa parceria cujo objeto são os serviços de informática. Trata-se de um aspecto que até então não havia sido abordado na realidade brasileira e que trouxe à luz importantes conclusões que facilitam o estabelecimento de processos de terceirização.

    Resumo em Inglês:

    This text describes an empírical research conducted in Brazil in 1996, comprehending information service companies in order to better understand their side in a partnership relation in which the IT (Information Technology) services are the subject. This is a viewpoint not approached before in the Brazilian contexto The study reveals important conclusions which make easier the understanding of outsourcing.
  • Círculos de controle da qualidade (CCQs) no Brasil: sobrevivendo ao "modismo" Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Ferro, José Roberto; Grande, Márcia Mazzeo

    Resumo em Português:

    Durante a década de ao, os Círculos de Controle de Qualidade (CCQs) espalharam-se como moda entre as empresas brasileiras. Muitas empresas no final da década passada abandonaram o CCQ; outras, ao contrário, mantiveram-nos fornecendo-lhes os meios para a sua sustentação. Este artigo analisa a evolução do CCQ nas empresas nas quais houve continuidade na utilização dessa prática. A partir de uma pesquisa em 37 empresas procurou-se identificar como os CCQs se difundiram, quais as mudanças ocorridas na sua estrutura e dinâmica de funcionamento, bem como as perspectivas dessas empresas em relação a essa prática.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the evolution of Quality Control Cireles (QCC) in Brazilian industries where there has been a continuity of this management practice. For this purpose, a survey was carried out in 37 firms. Apart from the process of diffusion, the changes in the QCC's elements were evaluated, as well as the firms' perspectives in relation to this practice.
  • Resenhas

    Aranha, Francisco
  • A quinta disciplina: caderno de campo Resenhas

    Iozzi, Rodolfo Verano
  • Algumas reflexões acerca do Marketing da moda Resenhas

    Cobra, Marcos
  • Considerações sobre a evolução competitiva de empresas do ponto de vista de formação de equipes Resenhas

    Bersou, Maria Lúcia Trezza; Bersou, Luiz
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br