Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 38, Número: 3, Publicado: 1998
  • Editorial

    Venosa, Roberto
  • Vencendo a complexidade: um conceito de fitness organizacional Organização, Recursos Humanos E Planejamento

    Schwaninger, Markus

    Resumo em Português:

    Os enfoques da administração de empresas baseados em uma perspectiva meramente econômica carecem de um fundamento teórico capaz de sustentar um management dirigido à viabilidade e ao desenvolvimento organizacional. O autor propõe um quadro analítico novo para o design e o (auto)controle de empresas, baseado na cibernética organizacional e voltado para um fitness organizacional abrangente. Esse quadro focaliza um management de complexidade, que implica uma (auto)pilotagem integral, recorrendo às noções de pré-controle e de viabilidade além da sobrevivência. A argumentação é corroborada mediante evidência empírica.

    Resumo em Inglês:

    The approaches to the strategic management of organizations, which are based on an exclusively economic perspective, lack an underlying theory capable of enhancing organizational viability and development. The author proposes a new framework to support the design and control of organizations based on organizational cybernetics and directed towards full-fledged organizational fítness. This framework focuses on the management of complexity, leading to íntegral (self-)control and including the notions of "pre-control" and "viability beyond survival". The argument of the paper is corroborated by empirical evidence.
  • Pesquisa: o comportamento do consumidor nos supermercados Administração Mercadológica

    Rojo, Francisco José Grandis

    Resumo em Português:

    O autor mostra os principais resultados de uma pesquisa, realizada para sua tese de doutorado, sobre o comportamento dos consumidores nos supermercados. Analisa a importância da orientação dos esforços para o melhor atendimento dos consumidores e oportunidades de aprimoramento dos supermercados, particularmente no que diz respeito a atendimento e qualidade em produtos perecíveis.

    Resumo em Inglês:

    The author presents the main results of a research, carried out for his Ph.D. thesis, which regards consumer behavior in supermarkets. He analyses the importance of making efforts in order to offer better services and the opportunities to improve supermarkets, especially concerning the quality of perishable products.
  • Satisfação do cliente das companhias aéreas brasileiras Administração Mercadológica

    Arruda, Maria Cecilia Coutinho de; Arruda, Marcelo Leme de

    Resumo em Português:

    A orientação para o cliente não é filosofia recente em marketing. Todavia, alguns setores da economia ainda não se encontram totalmente sensíveis a essa tendência, especialmente no Brasil. Modernamente, a integração entre qualidade e marketing vem sendo concretizada em modelos de MSC - Mensuração da Satisfação do Cliente -, ainda não utilizados no Brasil. Este estudo objetiva analisar a percepção de passageiros de três companhias aéreas brasileiras a respeito de alguns atributos dos serviços oferecidos que pareceram fundamentais para a imagem da marca observada, visando a sua melhoria e à fidelidade dos passageiros.

    Resumo em Inglês:

    The customer orientation is not a recent philosophy in marketing. However, some economic sectors are not sensitive to such trends yet, mainly in Brsui: Nowadays, the quality-marketing integration has become concrete in CSM - Customer Satisfaction Measurement - models, scarcely used in Brazil. The purpose of this survey is to analyse the perception of passengers flying through three Brazilian airlines about some attributes of the services offered by them, which seemed crucial for the observed image. It also aimed to enhance the corporate image and the passengers' loyalty.
  • Teoria das restrições e contabilidade gerencial: interligando contabilidade a produção Administração Contábil E Financeira

    Marques, José Augusto Veiga da Costa; Cia, Joanília Neide de Sales

    Resumo em Português:

    Como instrumento de apoio à contabilidade gerencial, a teoria das restrições significou uma evolução dos métodos de rateio existentes em razão das mudanças ocorridas no ambiente de manufatura. A escolha da combinação de produtos a serem fabricados emprega uma medida até então esquecida pelos contadores: o ganho por unidade do recurso restritivo.

    Resumo em Inglês:

    As a supporting instrument of management accounting, theory of constraints meant an evolution of allocation procedures due to changes in manufacture plant. The mix of goods to be processed takes a measure that has been forgotten by accountants: the gain by unir of bottleneck output.
  • Web banking in Brazil

    Diniz, Eduardo

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma pesquisa preliminar sobre web banking no Brasil, antecedida por uma discussão sobre segurança na Internet e algumas das vantagens e impactos dos serviços bancários pela web. No final, são apresentadas sugestões para futuros estudos sobre web banking.

    Resumo em Inglês:

    This article will present a preliminary survey of the status of web banking in Brazil, preeeded by an explanation about some seeurity problems on the Internet and some advantages and impaets of banking serviees through the web. It will end with suggestions for further Web banking studies.
  • Supply chain management Administração Da Produção E Sistemas De Informação

    Wood Jr., Thomaz; Zuffo, Paulo Knörich

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos, a economia mundial e a economia brasileira têm sofrido mudanças importantes. Fusões, aquisições e alianças estratégicas têm se multiplicado. Parte considerável destas mudanças relaciona-se com profundas alterações nos sistemas de valores de todos os segmentos industriais. A busca da competitividade relaciona-se cada vez mais com a busca do ótimo sistêmico além das fronteiras da empresa. Neste contexto, a administração logística ganha nova dimensão, envolvendo a integração de todas as atividades ao longo da cadeia de valores e do sistema de valores, das matérias-primas ao cliente final. O objetivo deste trabalho é (re)situar a administração logística no contexto de mudanças, enfatizando a metodologia da gestão da cadeia de demanda (supply chain management).

    Resumo em Inglês:

    In the last years the world and the Brazilian economy have been changing deeply. Fusions, acquisitions and strategic alliances are multiplying everywhere. Most ot these changes are related with deep modifications in the value systems, aftecting all industries. The search for competitiveness is more and more concerned with the search for the optimal systemic beyond organizational frontiers. Within this context, logistics management gains a new dimension, encompassing the integration of all activities related to the value system, from raw materials to the final customer. The main objective of this paper is to review the logistical management after all these changes, focusing on supply chain management methodology.
  • Defesa da concorrência nos portos Economia De Empresas

    Oliveira, Gesner; Mattos, César

    Resumo em Português:

    Este artigo procura avaliar o sistema portuário brasileiro à luz da questão concorrencial. A despeito de o governo ter obtido sucesso no estímulo à concorrência entre portos após 1990, o mesmo não ocorreu para os vários serviços de operação portuária. Como a concorrência entre portos no Brasil é imperfeita, dadas as grandes distâncias envolvidas, a falta de concorrência dos serviços nos portos tende a aumentar os preços cobrados acima dos níveis competitivos, incrementando o chamado "Custo Brasil". Há uma série de fatores que influenciam a falta de concorrência nos serviços portuários, sendo que o principal objetivo do artigo é avaliar as fontes possíveis de barreiras à entrada que podem bloquear a concorrência nos serviços portuários do país.

    Resumo em Inglês:

    This article studies the Brazilian port system in the light of competition issues. Since the competition between ports in Brazil is imperfect, this lack of competition inside the ports raises the operation prices above competitive levels, increasing the so-called "Brazil Cost". The main target of this article is to evaluate the sources of entry barriers that could block competition inside the ports in Brazil.
  • Os bruxos da administração: como entender a babel dos gurus empresariais Resenhas

    Bergamini, Cecília Whitaker
  • A mentalidade enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riqueza Resenhas

    Iozzi, Rodolfo Verano
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br