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Revista de Administração de Empresas, Volume: 41, Número: 2, Publicado: 2001
  • Editorial

    Wood Jr., Thomaz
  • Assedio moral e assedio sexual: faces do poder perverso nas organizações Relações De Trabalho

    Freitas, Maria Ester de

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa duas faces do poder perverso nas organizações modernas: o assédio moral e o sexual. No momento em que as empresas buscam uma orientação mais ética e a melhoria do ambiente de trabalho, a discussão desses temas se faz prioridade. O texto apresenta, ainda, resultados de pesquisas realizadas na França e no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes two faces of perverse power in organizations: moral harassment and sexual harassment. At the moment in which enterprises search for more ethical orientation and new ways to improve the work environment and its relationships, this debate becomes a real priority. The text also presents some finds of French and Brazilian researches.
  • Empresa humanizada: a organização necessária e possível Organizações

    Vergara, Sylvia Constant; Branco, Paulo Durval

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute algumas das questões referentes à humanização das empresas e justifica a premência e a possibilidade de sua viabilização. Entende por empresa humanizada aquela que, voltada para seus funcionários e/ou para o ambiente, agrega outros valores que não somente a maximização do retorno para os acionistas. Nesse sentido, são mencionadas empresas que, no âmbito inter-no, promovem a melhoria na qualidade de vida e de trabalho, visando à construção de relações mais democráticas e justas, mitigam as desigualdades e diferenças de raça, sexo ou credo, além de contribuírem para o desenvolvimento e crescimento das pessoas. Ao focalizar o ambiente, as ações dessas empresas buscam a eliminação de desequilíbrios ecológicos, a superação de injustiças sociais, o apoio a atividades comunitárias, enfim, o que se convencionou chamar de exercício da cidadania corporativa.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses some questions about the humanization of companies and justifies its urgency and feasibility. It's understood that the humanized company is one that, focused on its employees and/or on the external environment, links other values besides maximizing the return for the stockholders. Continuing on this line are mentioned companies that, in the internal environment, promote an enhancement in quality of life and of work, concentrating on the construction of more democratic and just relationship, reducing inequality and racial, gender and belief prejudice, besides contributing to the development and growth of people. Focusing on the environment, the actions taken by these companies are directed towards the elimination of ecological unbalance, overcoming social injustice, community support and towards everything that is called corporate citizenship.
  • Resistência a mudança: uma revisão crítica Organizações

    Hernandez, José Mauro da Costa; Caldas, Miguel P.

    Resumo em Português:

    Ao implementar mudanças ou inovações, as organizações, muitas vezes, têm de enfrentar resistências internas. Por ser a resistência à mudança um dos tópicos mais estudados no campo organizacional, temos sido induzidos a crer que sabemos tudo a seu respeito. Se sabemos tanto, por que a resistência ainda é uma das principais barreiras à transformação organizacional? Neste artigo, tentamos responder a essa indagação questionando os modelos predominantes de resistência e pondo em dúvida os pressupostos das diversas "receitas" recomendadas para lidar com a resistência. Nossa proposição é que tais "receitas" não são de grande ajuda porque estão embasadas em um modelo de resistência construído sob diversos pressupostos discutíveis, segundo os quais a resistência é: a) uma circunstância inevitável; b) nociva à organização; c) um comportamento natural dos seres humanos; d) um comportamento exibido exclusivamente por empregados; e) um fenômeno massificado. Usando contrapressupostos para cada uma dessas premissas clássicas e utilizando a Psicologia da Percepção, o estudo propõe um novo Modelo de Resistência Individual à Mudança. Esse modelo de sete estágios procura representar o processo de percepção individual durante a mudança organizacional, desde a exposição ao estímulo até a adoção de um dado comportamento. Implicações para a teoria e a prática, limitações do modelo e sugestões para pesquisa futura são também apresentadas.

    Resumo em Inglês:

    When implementing changes and innovations, organizations often have to deal with resistance to change. Maybe because few subjects pertaining to organizational transformation are so broadly and consistently covered in the popular literature, we may have been induced to believe we must know all about it. If we know so much, why resistance is still a major barrier to organizational transformation, and why so many change agents still strive to overcome it? In this article, we attempt to respond this question by questioning the predominant models of resistance and the assumptions of the several "recipe-oriented" approaches to deal with resistance in organizations. Our understanding is that such "recipes" are not particularly helpful because they use a model of resistance to change that was built upon several questionable assumptions, according to which resistance is a) a "natural", inevitable fact; b) malignant to the organization; c) employee-driven; and d) collective. Based on counter-assumptions to each of these widespread premises and on Psychology of Perception, a new Model of Individual Resistance to Change is proposed. The model represents the individual's perceptual process during organizational change, from exposure to stimuli until behavior adoption. The seven-stage model culminates in four possible outcomes: resistance, resistance overcoming, indecision, or change adoption. Implications for theory and practice, limitations of the model and suggestions for future development are presented.
  • Área de influência: um estudo no varejo de supermercados Mercadologia

    Parente, Juracy; Kato, Heitor Takashi

    Resumo em Português:

    O artigo procura dar uma contribuição ao conhecimento varejista no Brasil, integrando aspectos teóricos e empíricos sobre a área de influência, conceito de fundamental importância no marketing varejista. A metodologia engloba uma revisão do conhecimento teórico existente e desenvolve uma investigação sobre o fenômeno da área de influência com base em pesquisa empírica com clientes de supermercados brasileiros. A descoberta de certas regularidades na área de influência ocorreu quando se passou a analisar o fenômeno por meio de curvas acumuladas de clientes. Verificou-se que o tamanho da loja e a densidade populacional parecem ser fatores determinantes da extensão da área de influência.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to make a contribution to the knowledge of retailing in Brazil, integrating theoretical and empirical aspects of trading area - a fundamental retailing concept. The methodology encompasses a review of the existing concepts and develops an empirical investigation about the trading area phenomenon within Brazilian supermarkets. The discovery of certain regularities occurred when the analysis was conducted through cumulative distribution curves of clients. It was verified that the size of the stores and the population density seem to be determinant factors of the trading area dimensions.
  • Medindo o capital intelectual Controle Gerencial

    Joia, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    Pesquisas vêm sendo conduzidas a fim de definir um caminho confiável e factível para avaliarem-se os ativos intangíveis de uma empresa. Vários modelos foram desenvolvidos, embora ainda haja problemas a resolver. Neste artigo, apresenta-se um modelo heurístico que considera o vínculo entre o Capital Intelectual e a Estratégia Empresarial, de modo que se avaliem os ativos intangíveis de empresas, ao longo do tempo, segundo a estratégia de negócios implantada. Como estudo de caso, o modelo é aplicado a uma empresa atuante na indústria de magnésio. Expõe-se, também, a "Armadilha da Defasagem de Tempo", mostrando-se os erros de concepção que surgem numa abordagem estática, ao invés de dinâmica, para valoração dos ativos intangíveis. Tendências futuras e algumas conclusões importantes nessa área são relatadas.

    Resumo em Inglês:

    Research has been conducted in order to define a feasible and reliable path to measure the intangible assets of a company, also called its Intellectual Capital. Several models have been defined, although problems still remain to be solved. In this article a heuristic frame addressing the link between Intellectual Capital and Business Strategy is developed to valuing the intangible assets of an enterprise along the time. This model is then applied to a company within the magnesium industry, as a case study. The "Time-Lag Trap" issue is presented showing the misconceptions arising from a static rather than dynamic intangible asset valuing approach. Future trends and some conclusions in this realm are also presented.
  • Finanças comportamentais: a aplicações no contexto brasileiro Finanças

    Halfeld, Mauro; Torres, Fábio de Freitas Leitão

    Resumo em Português:

    As Finanças Comportamentais são um ramo do estudo de Finanças que tem como objetivo a revisão e o aperfeiçoamento do modelo econômico-financeiro atual, pela incorporação de evidências sobre a irracionalidade do investidor. O artigo faz uma revisão das pesquisas internacionais pioneiras sobre o tema, um relato dos primeiros estudos sobre a identificação dessas anomalias no mercado financeiro brasileiro e um levantamento das principais qualidades e deficiências das Finanças Comportamentais, que fazem deste um dos ramos mais polêmicos no mundo contemporâneo das Finanças.

    Resumo em Inglês:

    Behavioral Finance is a line of study of Finance which has as its objective the review and the improvement of the modern economic and financial model through the addition of evidences about investor's irrationality. The article brings a review of the first international papers about the subject. It gives, as well, an account of the studies about the identification of these anomalies on the Brazilian stock market and a research about the major qualities and deficiencies of the Behavioral Finance model that make this study one of the most controversial subjects within the contemporary world of Finance.
  • Particularidades do mercado financeiro latino-americano Finanças

    Ceretta, Paulo Sergio; Costa Jr., Newton C. A. da

    Resumo em Português:

    Este artigo investiga o relacionamento risco-retorno, a presença de comportamento assimétrico na volatilidade condicionada e a de sazonalidade diária nas variações de preço e na própria volatilidade dos índices representativos dos mercados de ações. O estudo examina cinco países da América Latina, no período de janeiro de 1994 a junho de 1999. Foi utilizado o modelo GJR-GARCH (1,1)-M estimado por máxima verossimilhança. Os resultados obtidos sugerem que não há relacionamento significativo entre volatilidade condicionada e retorno. A volatilidade condicionada, por sua vez, exibe um comportamento assimétrico na maioria dos países. A sazonalidade diária nas taxas de retorno ocorre no México, Peru e Venezuela, enquanto a sazonalidade diária na volatilidade condicionada não se mostra significativa em nenhum dos cinco países.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates the risk-return relationship, the presence of asymmetric behavior in the conditional volatility and the presence of daily seasonalities in price variation and in the volatility of stock market indices. The study examines five Latin American stock market indices, in the period from January of 1994 to June of 1999. It was used the GJR-GARCH (1,1)-M model estimated by maximum likelihood.The results suggest that there is no significant relationship among conditional volatility and return. The conditional volatility exhibits an asymmetric behavior in most of the countries. The daily seasonalities in the returns were detected in Mexico, Peru and Venezuela. The conditional volatility did not show any seasonality in any of the indices studied.
  • Decisões de investimentos da empresa Resenhas

    Eid Jr., William
  • O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da segunda guerra Resenhas

    Martes, Ana Cristina Braga
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