Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 45, Número: 3, Publicado: 2005
  • Editorial

    Bertero, Carlos Osmar
  • Ambiente, estratégia e performance organizacional no setor industrial e de serviços Artigos

    Bertucci, Janete Lara de Oliveira

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo avaliar a influência do perfil estratégico e do nível de percepção ambiental de gestores sobre a efetividade organizacional de suas empresas. O modelo proposto pela pesquisaé analisado e são discutidos os resultados obtidos com sua aplicação em empresas industriais de médio porte e hospitais da rede privada, localizados em Belo Horizonte. Foram aplicados questionários ao nível gerencial, e os dados, tratados com o uso de estatística multivariada. Os resultados obtidos indicam a existência de causalidade entre capacidade de percepção ambiental e o uso de estratégias prospectivas com a variável efetividade organizacional. Os gestores das organizações pesquisadas revelaram-se apenas medianamente seguros para analisar e oferecer respostas ao ambiente. O perfil estratégico das empresas privilegiou o uso de estratégias prospectivas para enfrentar a concorrência, e, paradoxalmente, houve maior preferência por posturas defensivas para gerir a estrutura e os processos internos.

    Resumo em Inglês:

    This article's objective is to evaluate how the perception and environment adaptation capacity as well as the strategic profile aimed by managers influence the variable organizational effectiveness. We present and discuss the results obtained with a model tested in two very diverse segments: average-sized industries and private hospitals, located in the Grande Belo Horizonte region. Data was collected by means of questionnaires filled in by managers of the firms and subsequently analyzed using multi-varied statistics. The results point to statistically significant correlations between environmental perception, strategic profile and effectiveness. For both segments, managers are reasonably assured to evaluate and offer answers to the external environment. The strategic positioning of the industries indicates the use of prospective strategies when facing progressively more aggressive competitors, but defensive and conservative strategies to manage their own structure and internal processes.
  • Análise da difusão tecnológica usando algoritmos genéticos Artigos

    Kimura, Herbert; Moori, Roberto Giro; Asakura, Oscar Kenjiro Norimassu

    Resumo em Português:

    Este artigo avalia os diferentes impactos de variáveis relevantes na descoberta e na difusão de tecnologias, em mercados de alta competitividade. O objetivo foi identificar possibilidades de convívio de diferentes grupos estratégicos, associados ao uso ou à produção de tecnologias convencionais ou inovadoras. Foi utilizado um método matemático de busca e otimização, inspirado nos mecanismos da genética e na evolução de população de seres vivos. Os resultados obtidos sugerem que a interação entre empresas inovadoras pode, simultaneamente, permitir um aprimoramento da tecnologia e criar obstáculos para a entrada de novos competidores. Apesar de ser uma simplificação que não permite incorporar toda a complexidade do mercado, o modelo possibilita uma investigação dos comportamentos corporativos e de evolução de estratégias tecnológicas, principalmente em situações em que é difícil levantar dados empíricos ou em que casos específicos não permitem generalizações de evidências.

    Resumo em Inglês:

    This paper studies the influence of variables on the discovery and diffusion of technologies in competitive markets. The objective was to verify whether strategic groups can be associates when using or developing conventional or innovative technology. A mathematical method of search and optimization was used, inspired in a mechanism based on genetics and on the evolution of a population of live beings. The results suggest that the interaction of innovative companies can, simultaneously, allow an improvement of the technology and create obstacles for the entrance of new competitors. Although the model is a simplification of the reality that does not allow to incorporate all the complexity of the market, it makes possible a study of corporate behaviors and of the evolution of technological strategies, mainly in situations where empirical data are difficult to be sampled or where specific cases fail to provide information that can be generalized.
  • Organizações, confiabilidade e tecnologia Artigos

    Queiroz, Ana Carolina S.; Vasconcelos, Flávio Carvalho de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem o objetivo de analisar o aumento da complexidade organizacional oriunda do emprego crescente de novas tecnologias e discutir suas implicações para a organização e seus membros. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de dois casos de implementação de novas tecnologias em uma organização hospitalar privada de grande porte. Este estudo oferece novas perspectivas sobre os efeitos adversos oriundos da implementação de novas tecnologias para as organizações e o processo de adaptação adotado por elas.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes increasing organizational complexity derived from the adoption of new technologies, discussing the implications for both, the organization and its members. Two case studies are presented dealing with implementation of new technologies in wards of radiotherapy and radiology of a private non proprietary hospital. This research offers a new perspective on the adverse effects that emerge from the implementation of new technologies and the process used by organizations to adapt to them.
  • Ecologistas e economistas organizacionais: o paradigma funcionalista em expansão no final do século XX Rae-Clássicos

    Caldas, Miguel P.; Cunha, Miguel Pina e
  • Economia solidária e autogestão: imprecisões e limites Pensata

    Lisboa, Armando de Melo
  • Utilização de recursos estéticos em sala de aula Rae - Documento

    Freitas, Maria Ester de
  • O maior empresário que o Brasil já teve Resenhas

    Mariotto, Fábio Luiz
  • Novas formas de poder e controle nas organizações Resenhas

    Paula, Ana Paula Paes de
  • Sistemas de informação Indicações Bibliográficas

    Diniz, Eduardo H.
  • Administração intercultural Indicações Bibliográficas

    Freitas, Maria Ester de
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br