Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 46, Número: 3, Publicado: 2006
  • Editorial

    Bertero, Carlos Osmar
  • Fórum - redes sociais e interorganizacionais Fórum - Redes Sociais E Interorganizacionais

    Martes, Ana Cristina Braga; Bulgacov, Sérgio; Nascimento, Mauricio Reinert do; Gonçalves, Sandro Aparecido; Augusto, Paulo Mussi
  • Calçado do Vale: imersão social e redes interorganizacionais Fórum - Redes Sociais E Interorganizacionais

    Baldi, Mariana; Vieira, Marcelo Milano Falcão

    Resumo em Português:

    O artigo aborda o setor coureiro-calçadista do Vale do Rio dos Sinos no Rio Grande do Sul e investiga como o mecanismo estrutural de imersão social influencia a ação econômica do setor. O objetivo é analisar como os tipos de laços, a posição e a arquitetura da rede afetam a ação econômica. O método adotado foi o estudo de caso, cuja abordagem longitudinal permitiu uma análise histórica desde a colonização até os dias atuais. Utilizaram-se dados primários e secundários, possibilitando identificar mudanças na dinâmica competitiva do setor, nos principais atores e nas características organizacionais. Observou-se que tanto a posição quanto a arquitetura da rede se mostraram relevantes para a ação econômica, pois tanto criaram oportunidades como limites. A constituição e os tipos de laços foram relevantes para compreender as decisões sobre a escolha de parceiros para formar sociedade ou fazer negócios, e entender a relação entre os próprios empresários e entre os empresários e os funcionários.

    Resumo em Inglês:

    This article consists of a case study about the footwear sector at Sinos Valley (South of Brazil). The central question was to investigate how the structural embeddedness influenced the economic action of the sector. The method employed was the case study with a longitudinal approach and a historical analysis. Data were obtained from both primary and secondary sources, identifying changes affecting the competitive dynamics of the sector and main actors, and the organization characteristics as well. The embeddedness perspective permitted an understanding of the contingent nature of the economic action. The results showed how relevant are the position of the actor within the network and its architecture to the economic action, producing opportunities or constrains. The constitution and the types of ties were relevant for the comprehension of the decisions about choice of partners and for understanding the relation among entrepreneurs and between entrepreneurs and workers.
  • Indústria de tabaco e cidadania: confronto entre redes organizacionais Fórum - Redes Sociais E Interorganizacionais

    Boeira, Sérgio Luís

    Resumo em Português:

    O artigo aborda a história da indústria de tabaco no Brasil e da formação de sua rede estratégica, bem como da rede dos atores sociais que a contrapõem. Na primeira parte, apresenta-se uma correlação entre a história da produção industrial, do consumo de tabaco e do antitabagismo. Na segunda parte são apresentados os conceitos de rede estratégica e de rede multifragmentária (antifumo), propostos para facilitar a compreensão de alguns dos múltiplos aspectos conflitivos entre as duas redes. A pesquisa de campo envolveu entrevistas com empresários, fumicultores, sindicalistas, técnicos de empresas fumageiras, técnicos do setor saúde, líderes de ONGs e outros atores sociais. Os resultados sugerem que há um crescimento simultâneo e contraditório das redes, com larga vantagem para a rede estratégica das empresas de tabaco, e um conjunto de dilemas no interior da rede multifragmentária.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the history of tobacco industry in Brazil, the formation process of its strategic network, as well as its counter-players, namely social actors' network. First, a correlation is found among the industrial production history, tobacco consumption and antitobacco movements. Second, two operational concepts are defined: strategic network and strategic network and multi-fragmentary or anti-tobacco network. They help to provide a trans-disciplinary perspective of the various conflicting aspects between these two types of networks. Theoretical concepts found in the literature and empirical data gathered through interviews with entrepreneurs, tobacco farm workers, union leaders, technicians from tobacco companies and from health institutions, non-government organization leaders and other relevant social actors are reviewed, synthesized and articulated. Results suggest that there is a simultaneous and contradictory growth between the two types of networks, the strategic tobacco firms' network enjoying a leading position and a set of dilemmas inside the multi-fragmentary network.
  • Redes sociais, valores e competências: simulação de conexões Fórum - Redes Sociais E Interorganizacionais

    Kimura, Herbert; Teixeira, Maria Luisa Mendes; Godoy, Arilda Schmidt

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo desenvolver um algoritmo para representar a dinâmica das interações que conduzem à formação de conexões entre indivíduos dentro de uma organização. Por meio de um procedimento de simulação computacional, utiliza-se um critério matemático para a definição da opinião de um indivíduo sobre outro. O intuito é identificar como diferentes características, em especial o consenso sobre as competências de um indivíduo e o peso atribuído aos valores pessoais, influem na estrutura das redes sociais. Os resultados do modelo mostram que, quando o consenso é alto, a rede é mais densa, conduzindo a relacionamentos mais complexos dentro da organização, podendo implicar sinergias e até mesmo inércia. De modo contrário, quando o consenso é baixo, conflitos em pequenos grupos podem constituir barreiras para a comunicação entre os indivíduos.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to develop an algorithm that represents the dynamics of the interactions that lead to the establishment of ties between individuals within a group. Through a procedure involving a computer simulation, a mathematical criterion for the scoring of opinions related to an individual is defined, in order to identify how different characteristics, in special the consensus on the skills of an individual and the weight attributed to personal values, influence the structure of social networks. Results show that, when consensus on skills is high, the network has more density, leading to more complex relationships within the organization, and eventually implying synergies and even inertia. Conversely, when the consensus is low, conflicts in small groups might be communication barriers among individuals.
  • Renascença da indústria brasileira de filmes: destinos entrelaçados? Fórum - Redes Sociais E Interorganizacionais

    Kirschbaum, Charles

    Resumo em Português:

    O objetivo é contribuir para a investigação sobre a dinâmica de campos organizacionais a partir de uma abordagem de análise de redes. Para isso, foi reconstruída a rede da indústria brasileira de filmes de 1994 a 2002 e analisados os fatores de previsão da performance individual, explorando sua relação com as características relevantes dos indivíduos. O papel categórico (ator, diretor, produtor) é um dos elementos mais poderosos de previsão da performance individual entre 1994 e 1996. Entretanto, em períodos subseqüentes, outras variáveis estratégicas ganham maior relevância, tais como o reconhecimento individual, a centralidade e a equivalência estrutural. Esses resultados sugerem que, em uma indústria em rede e que se encontra em desenvolvimento, o sucesso coletivo é mais importante que o sucesso individual.

    Resumo em Inglês:

    This article attempts to contribute to the investigation on field dynamics by offering a social network approach. For this purpose the Brazilian movie industry network was recovered from 1994 through 2002. Individual performances were analyzed by exploring their relations with relevant characteristics. Categorical role (actor, director, producer, among others) is the most powerful predictor of individual performance from 1994 through 1996. However, in the following periods, other strategic variables gain in importance, as individual recognition, centrality and structural equivalence. These findings suggest that in a developing networked industry, collective success is more important than individual success.
  • Relacionamentos entre compradores e vendedores: origens e perspectivas no marketing de relacionamento Rae-Clássicos

    Rocha, Angela da; Luce, Fernando Bins
  • Gestão esportiva: novos rumos para o futebol brasileiro Rae - Documento

    Valente, Rafael; Serafim, Maurício C.
  • Economia e política: o futuro da democracia Resenhas

    Matias-Pereira, José
  • Incerteza e flexibilidade na nova era do capital Resenhas

    Peixoto, Adriano de Lemos Alves
  • Teoria dos jogos Indicações Bibliográficas

    Tyszler, Marcelo
  • Gestão de carreiras Indicações Bibliográficas

    Lacombe, Beatriz Maria Braga
  • Análise de redes sociais: avanços recentes e controvérsias atuais Fórum - Redes Sociais E Interorganizacionais

    Mizruchi, Mark S.

    Resumo em Português:

    A análise de redes avançou rapidamente nas últimas três décadas, mas as críticas à abordagem também aumentaram. Este artigo aborda diversas realizações e problemas não resolvidos da abordagem de redes. Na primeira seção, ilustrarei o valor do modelo de redes em diversas situações empíricas, concentrandome em estudos de centralidade e poder, subgrupos da rede e relações interorganizacionais. Em seguida, discutirei três questões em que a abordagem tem causado controvérsia: a relação entre a análise de redes e a teoria da escolha racional; o papel das normas e da cultura; e a questão da agência humana. Concluirei com alguns exemplos de como os teóricos das redes estão abordando esses problemas.

    Resumo em Inglês:

    Network analysis has grown rapidly over the past two decades, but criticisms of the approach have increased as well. This article focuses on several accomplishments and unresolved problems of the network approach. In the first section, I illustrate the value of the network model in several substantive areas, focusing on studies of centrality and power, network subgroups, and interorganizational relations. I then discuss three issues over which the approach has provoked controversy: the relation between network analysis and rational choice theory; the role of norms and culture; and the question of human agency. I conclude with some examples of how network theorists are addressing these problems.
  • O ambiente das díades de canalde marketing: um arcabouço para análises comparativas Rae-Clássicos

    Resumo em Português:

    O arcabouço de economia política para a análise comparativa de díades de canal de marketing proposto por Stern e Reve (1980) concentrava-se principalmente nas ralações entre os membros dos canais. Este artigo amplia o arcabouço de economia política, indicando como fatores ambientais, portanto externos, a uma díade poderiam influenciar e afetar a estrutura e os processos da díade. Quando combinado com o artigo original de Stern e Reve, a perspectiva geral resultante deve fornecer uma base abrangente para o desenvolvimento de teorias na área de canais de marketing.

    Resumo em Inglês:

    The political economy framework for the comparative analysis of marketing channel dyads proposed by Stern and Reve (1980) focused mainly on relationships between channel members. This article extends the political economy framework by indicating how environmental factors (i.e., factors external to a dyad) might influence and affect the structure and processes of the dyad. When combined with the original article by Stern and Reve, the resulting overall perspective should provide a comprehensive basis for theory development and research in the marketing channel area.
  • Desenvolvimento dos relacionamentos entre comprador e vendedor Rae-Clássicos

    Dwyer, F. Robert; Schurr, Paul H.; Oh, Sejo

    Resumo em Português:

    A teoria e a prática do marketing se concentraram persistentemente nas trocas entre compradores e vendedores. Infelizmente, a maior parte da pesquisa e um número excessivo de estratégias de marketing tratam as trocas entre compradores e vendedores como eventos singulares e não como relacionamentos contínuos. Os autores descrevem um arcabouço para o desenvolvimento de relacionamentos entre comprador e vendedor que permite uma visão privilegiada para a formulação de estratégias de marketing e para o estímulo a novas áreas de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    Marketing theory and practice have focused persistently on exchange between buyers and sellers. Unfortunately, most of the research and too many of the marketing strategies treat buyer-seller exchanges as discrete events, not as ongoing relationships. The authors describe a framework for developing buyer-seller relationships that affords a vantage point for formulating marketing strategy and for stimulating new research directions.
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br