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Revista de Administração de Empresas, Volume: 49, Número: 3, Publicado: 2009
  • Editorial: mais eletrônica, mais ecológica e mais internacional

    Diniz, Eduardo Henrique
  • A relevância das iniciativas de subsidiárias para as multinacionais brasileiras Articles

    Borini, Felipe Mendes; Fleury, Tereza Leme; Fleury, Afonso Carlos Corrêa; Oliveira Junior, Moacir de Miranda

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é analisar as subsidiárias de multinacionais brasileiras (BrMNEs), investigando as condições em que se desenvolvem iniciativas. Um survey foi realizado em uma amostra de 65 filiais, de 29 BrMNEs. O principal resultado é que a Iniciativa das filiais das BrMNEs ainda é limitada. As filiais são caracterizadas por elevada integração com a matriz e forte orientação empreendedora. Entretanto, os principais determinantes das iniciativas são o contexto competitivo e a rede de negócios no país estrangeiro. Este aparente paradoxo pode ser explicado por aquilo que estamos chamando de "filiais rebeldes", aquelas que tomam iniciativas com base no seu ambiente empresarial, independentemente do consentimento da matriz ou delegação de autonomia. Este resultado é suportado pela análise dos dados, que mostra que as filiais empreendedoras têm baixa autonomia concedida pela matriz.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to analyze relationship patterns between headquarters and subsidiaries of Brazilian Multinationals Enterprises (BrMNEs). The key construct for that investigation is Subsidiary Initiative, which comprises Subsidiary Entrepreneurial Orientation, Autonomy, Integration, Local Competitive Context and Business Network. A survey was carried out in a sample of 65 subsidiaries of 29 BrMNEs. The main outcome is that subsidiaries are highly integrated and receive Entrepreneurial Orientation from Headquarters (HQs), but Initiative is limited. Actually, the main determinants of subsidiary's initiatives are Local Context and Business Networking in the host country. This apparent paradox may be explained by what we call 'rebellious subsidiaries', which take initiatives based on their business environment and connections, regardless of their HQs' directions or delegation of autonomy.
  • Uma agenda brasileira para os estudos em aprendizagem organizacional Artigos

    Antonello, Claudia Simone; Godoy, Arilda Schmidt

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta os resultados mais significativos obtidos em um estudo que teve como principal objetivo explorar os discursos formadores do campo de conhecimento da Aprendizagem Organizacional e que utilizou a metodologia denominada metatriangulação. A seleção das fontes de pesquisa procurou assegurar a cobertura dos periódicos nacionais e dos anais de congresso mais expressivos e consolidados, na área de conhecimento de administração, que abordaram este tema, no período de 2001-2005. A análise dos resultados permitiu delinear uma agenda para os estudos em Aprendizagem Organizacional no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The present article provides significant results obtained from a study in which the main objective was to explore the speeches forming the Organizational Learning field, using the methodology of metatriangulation. The selection of research sources tried to ensure covering top tier national periodicals and congress proceedings in the area of administration approaching this subject, within the period 2001-2005. The analysis allowed for the establishment of a agenda for Organizational Learning studies in Brazil.
  • Será o ambiente internacional de negócios o contexto efetivo para a pesquisa em negócios internacionais? Articles

    Ferreira, Manuel Portugal; Li, Dan; Guisinger, Stephen; Serra, Fernando A. Ribeiro

    Resumo em Português:

    O ambiente internacional de negócios tem sido apontado como contexto essencial para pesquisa em negócios internacionais e fator distintivo frente a estudos de grandes empresas. Duas análises de conteúdo revelam que muitos artigos publicados em importantes revistas acadêmicas carecem de referência ao ambiente internacional ou tendem a usar apenas uma ou duas dimensões do ambiente; não surpreende que a dimensão cultural seja mais frequentemente usada. Sugerimos que: (a) é necessário desenvolver mais construtos uni-ou multidimensionais do ambiente; (b) uma perspectiva holística do ambiente internacional proporciona melhor percepção da complexidade da pesquisa em negócios internacionais. Para avançar na pesquisa em negócios internacionais, são necessários modelos mais completos do ambiente internacional, que ultrapassem suas classificações usuais como um conjunto mal definido e vago de variáveis incontroláveis.

    Resumo em Inglês:

    The International Business Environment (IBE) has been argued to be the essential context for international business (IB) studies and the distinguishing factor from other management studies and studies of large enterprises. Two content analysis show that many papers published in top tier IB journals either lack reference to any dimension of the IBE or tend to be uni-or bi-dimensional when addressing the IBE; it is not a surprise that the cultural dimension is the most often used. We suggest that: (a) there is need to developed more uni-and multi-dimensional environmental constructs; (b) a more holistic view of the IBE provides richer insights on the actual complexity underlying IB research. Future studies that provide more comprehensive models of the IBE that overcome the usual broad classifications of the international environment as undefined and uncontrollable factors are warranted to advance conceptual and empirical research.
  • Programas de desenvolvimento comportamental: influências sobre os objetivos estratégicos Artigos

    El-Kouba, Amir; Roglio, Karina De Déa; Del Corso, Jansen Maia; Silva, Wesley Vieira da

    Resumo em Português:

    A pesquisa analisa a relação entre programas de desenvolvimento comportamental aplicados à área comercial e a efetivação dos objetivos estratégicos da organização. A pesquisa teórica fundamenta-se em referenciais da gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento e avaliação dos resultados de programas de treinamento e desenvolvimento. A pesquisa é baseada em estudo de caso realizado na Rede Independência de Comunicação (RIC). O tratamento dos dados envolveu técnicas estatísticas de análise de regressão linear simples e estatística univariada. Os resultados mostram que os investimentos em programas de desenvolvimento comportamental e os objetivos estratégicos da organização têm relação positiva e significante.

    Resumo em Inglês:

    This research analyzes the relationship between behavioral development programs of commercial areas and the attainment of organization strategic goals. The theoretical research is based on people strategic management references, training and development, and assessment of training and development programs results. The research is based on a case study at Rede Independência de Comunicação (RIC). Data handling involved simple linear regressions and univaried statistical analysis. Results show that the investments in behavioral development programs and the organization strategic goals have a positive and significant relation.
  • Características dos relacionamentos estabelecidos em diferentes contextos de serviços sob a ótica do consumidor Artigos

    Souza Neto, Arcanjo Ferreira de; Mello, Sérgio Carvalho Benício de

    Resumo em Português:

    Programas de relacionamento com clientes vêm sendo cada vez mais desenvolvidos pelas empresas de serviços. Na concepção de tais programas, quase sempre as empresas são quem decide com quem que-rem se relacionar e qual formato o relacionamento deve assumir. Com base em um levantamento e com a utilização da técnica de escalonamento multidimensional, o presente estudo investiga se os consumidores percebem seus relacionamentos com as empresas da mesma forma, ainda que elas sejam de tipos diferentes de serviços, e como as características dos serviços podem ser relacionadas com as percepções dos atributos dos relacionamentos. Os resultados identificam a forma como alguns serviços podem ser agregados de acordo com as características que os consumidores percebem no relacionamento estabelecido entre a empresa e o consumidor. Diante disso, as empresas de serviços podem procurar agrupar seus consumidores com base não mais apenas em suas características, mas na forma como eles percebem e/ou desejam o relacionamento.

    Resumo em Inglês:

    Customer relationship programs have been increasingly developed by service providing companies. In the conception of such programs, almost always the companies are the ones to decide with whom they want to relate with, and which characteristics the relationship shall have. Based on a survey and by means of multidimensional scaling, the present study investigates if consumers perceive their relationships with the companies in the same way, even when they provide different kinds of service, and how the services characteristics may be related to the perceptions of relationships attributes. The results identify the way some services may be aggregated according to the characteristics consumers identify in the relationship established between the company and the consumer. Considering that, service companies may try to group their consumers based not only on their characteristics, but also on the way they understand and/or expect the relationship to be.
  • Neoinstitucionalismo e a apropriação da obra de bourdieu: uma análise crítica Articles

    Mangi, Luis Claudio

    Resumo em Português:

    Apesar da presença ainda hegemônica da ortodoxia estrutural-funcionalista, em meados dos anos 1980 surgem novas perspectivas filosóficas. Esse corpo teórico tornou-se um recurso intelectual e ideológico vital para aqueles que desejavam confrontar a dominância funcionalista nos estudos organizacionais, tais como a teoria da estruturação, teoria do processo de trabalho e a teoria neoinstitucional. O objetivo deste artigo é revisar a incorporação da obra de Bourdieu no neoinstitucionalismo. Argumento que essa apropriação resultou numa perda significativa de potencial teórico. Ao dar espaço para as metáforas cognitivistas dos modelos mentais, "scripts" e "schemas", ao invés de adotar a noção de habitus , o neoinstitucionalismo reforça algumas das eternas dicotomias das ciências sociais, especialmente as de agência/estrutura e indivíduo/sociedade. Enquanto o neoinstitucionalismo estava refinando a abordagem cognitivista nos anos 1990, Bourdieu movimentava-se em direção à psicanálise. Algumas indicações para pesquisas futuras são fornecidas nas notas de conclusão.

    Resumo em Inglês:

    Despite the still present hegemony of the structural-functionalist orthodoxy, the mid 1980's witnesses the insurgence of new philosophical approaches. This body of work had become a vital intellectual and ideological resource for those who wanted to confront the functionalist dominance in organization studies, such as structuration theory, labour process theory and neoinstitutionalist theory. The purpose of this paper is to review the incorporation of Bourdieu's work into neoinstitutionalism. I argue that this appropriation has resulted in a significant loss of theoretical strength. By giving place to the cognitivist metaphors of mental models, "scripts" and "schemas", instead of adopting the notion of habitus, neoinstitutionalism reinforces some of the ever-present dichotomies in social sciences, especially those of agency/structure and individual/society. While neoinstitutionalism was refining the cognitive approach in the 1990's, Bourdieu was moving towards psychoanalysis. Some indications for future research are provided in the concluding notes.
  • Políticas de diversidade nas organizações: uma questão de discurso? Artigos

    Saraiva, Luiz Alex Silva; Irigaray, Hélio Arthur dos Reis

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é analisar a efetividade da implementação de políticas de estímulo à diversidade em filiais brasileiras de uma empresa multinacional. Foi realizada uma pesquisa de campo baseada em documentos oficiais e entrevistas com empregados representantes de minorias e de não minorias nos escritórios da empresa, no Rio de Janeiro e em São Paulo, material tratado por meio da análise do discurso. Os resultados sugerem contradições entre os discursos e as práticas adotadas, o que possivelmente se deve a arraigados processos de preconceito por parte dos próprios empregados, a certa permissividade no nível gerencial e a um direcionamento das políticas de estímulo à diversidade e inclusão, mais voltadas para o mercado do que para as demandas da sociedade. As principais contribuições se referem à efetividade das políticas organizacionais sob múltiplos olhares (empresa, minorias e não minorias), uma discussão sobre a real importância dos indivíduos para as organizações

    Resumo em Inglês:

    The objective in this article was to analyze to what extent organizations are able to effectively implement diversity stimulating policies in the organizational environment. A case of a multinational company has been studied, which adopted, in the 1990's, a worldwide diversity and inclusion stimulating policy. Based on a qualitative methodology, official documents were analyzed and employees representing minorities and non-minorities were interviewed, and that material was later handled by means of discourse analysis. Results show contradictions between the company speeches and the employees understanding on the policies it adopts. That is possibly due to ingrained prejudicial processes from the employees themselves, to a certain permissiveness at the managerial level, and to diversity and inclusion stimulating policies focusing more on the market than on society requirements.
  • "Administração é ciência ou arte?" O que podemos aprender com este mal-entendido? Artigos

    Mattos, Pedro Lincoln C. L. de

    Resumo em Português:

    Nas classes e palestras de introdução à administração, desperta sempre a curiosidade do auditório lançar a pergunta: "O que vocês acham: Administração é ciência ou arte?" Estamos diante de um dictum interessante e estimulante à discussão. O artigo tem dois objetivos: desvendar a ambiguidade da pergunta - talvez uma das razões de sua sobrevivência - e, a partir dela, examinar a adequação de discutir-se "cientificidade" em nosso saber, questão importante para os rumos da academia nessa área. Para o primeiro objetivo, mais modesto, nos valeremos de análise pragmática e semântica da linguagem, para o segundo, que concentra a maior parte do texto, das teorias sobre a natureza da ciência e a pretendida distinção entre ciência e não ciência. Surgem, então, evidências de que o dictum encerra um mal-entendido.

    Resumo em Inglês:

    In classes and lectures of introduction to administration, when the question "What do you think: Is administration science or art?" is asked, the audience is always curious. We face here an interesting and discussion-stimulating dictum. This article has two goals: to disclose the question ambiguity - maybe one of the reasons for its survival - and from there, analyze how appropriate it is to discuss "scientificity" in our knowledge system, an important question for academic routes in that area. For the first - more modest - goal, we will use language pragmatic and semantic analysis; for the second, concentrating most of the text, theories about science nature and the intended distinction between science and non-science. Evidences arise, then, that the dictum contains a misunderstanding.
  • Um mergulho na gestão em contexto intercultural Resenha

    Silva, José Roberto Gomes da
  • Semiótica aplicada Indicações Bibliográficas

    Bacha, Maria de Lourdes
  • Comunicação não-verbal Indicações Bibliográficas

    Porto, Roseli Morena
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