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Revista de Administração de Empresas, Volume: 50, Número: 2, Publicado: 2010
  • Editorial

    Diniz, Eduardo
  • Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições Artigos

    Barbieri, José Carlos; Vasconcelos, Isabella Freitas Gouveia de; Andreassi, Tales; Vasconcelos, Flávio Carvalho de

    Resumo em Português:

    Este trabalho, de cunho teórico, tem como principal objetivo analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. Para tanto, o artigo inicialmente analisa a questão do desenvolvimento sustentável, a partir de uma dimensão histórica da evolução do tema. A seguir, é explorada a temática da institucionalização do desenvolvimento sustentável, sugerindo-se que a proeminência do desenvolvimento sustentável pode ser explicado pela teoria institucional, mais especificamente pelo conceito de eficiência simbólica de Meyer e Rowan (1991). O artigo então discute o conceito de organizações inovadoras sustentáveis. Por fim, é abordada a relação entre sustentabilidade e inovação, destacando a importância de a empresa inovar considerando as três dimensões da sustentabilidade - social, ambiental e econômica.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo de carácter teórico tiene como principal objetivo analizar la relación entre la sostenibilidad y la innovación, tomando como referencia la teoría institucional. Para ello, el artículo inicialmente analiza la cuestión del desarrollo sostenible, desde una dimensión histórica de la evolución del tema. A continuación, es explorada la temática de la institucionalización del desarrollo sostenible, lo que sugiere que la importancia del desarrollo sostenible puede ser explicada por la teoría institucional, más específicamente por el concepto de eficiencia simbólica de Meyer y Rowan (1991). Luego, el artículo discute el concepto de organizaciones innovadoras sostenibles. Por último, se aborda la relación entre sostenibilidad e innovación, destacando la importancia de que la empresa innove considerando las tres dimensiones de la sostenibilidad - social, ambiental y económica.

    Resumo em Inglês:

    This theoretical paper has as main objective to analyze the relation between sustainability and innovation, taking as reference the institutional theory. Thus, the paper initially examines the issue of sustainable development, from a historical dimension of evolution of the topic. After that, we explored the theme of institutionalization of sustainable development, suggesting that the prominence of sustainable development can be explained by institutional theory, more specifically by the concept of symbolic efficiency of Meyer and Rowan (1991). The paper then analyzes the concept of sustainable innovative organizations. Finally, the relationship between sustainability and innovation is analyzed, highlighting the importance that the company innovates considering the three dimensions of sustainability - social, environmental and economic.
  • Vantagem competitiva na gestão sustentável da cadeia de suprimentos: um metaestudo Artigos

    Brito, Renata Peregrino de; Berardi, Patricia Calicchio

    Resumo em Português:

    Questões vinculadas aos temas de responsabilidade social e de sustentabilidade vêm sendo cada vez mais recorrentes e representam desafios a serem trabalhados em diversas linhas de pesquisa e nas mais variadas formas de negócio. As abordagens vão do aspecto normativo à busca de desempenho superior e vantagem competitiva. Os desdobramentos na relação com os stakeholders são verificados na gestão da cadeia de suprimentos, foco de interesse do presente estudo. A metodologia é desenvolvida por meio de um metaestudo de artigos empíricos publicados. O objetivo é investigar se as estratégias socioambientais aplicadas à gestão da cadeia de suprimentos convergem para a gestão de stakeholders e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas (dynamic capabilities) e, por fim, se configuram uma fonte de vantagem competitiva para as empresas investigadas.

    Resumo em Espanhol:

    Las cuestiones relacionadas a los temas de responsabilidad social y sostenibilidad son cada vez más recurrentes y constituyen desafíos que deben ser trabajados en distintas líneas de investigación y en las más variadas formas de negocio. Los abordajes van desde el aspecto normativo a la búsqueda de desempeño superior y ventaja competitiva. Las repercusiones en la relación con los stakeholders son verificados en la gestión de la cadena de suministro, foco de interés del presente estudio. La metodología se desarrolla a través de un metaestudio de artículos empíricos publicados. El objetivo es investigar si las estrategias socioambientales aplicadas a la gestión de la cadena de suministro convergen con la gestión de stakeholders y el desarrollo de capacidades dinámicas (dynamic capabilities) y, finalmente, si configuran una fuente de ventaja competitiva para las empresas investigadas.

    Resumo em Inglês:

    Issues related to the themes of social responsibility and sustainability are increasingly recurrent and represent challenges to be addressed by various research lines and the most types of business. The approaches range from the normative aspect to the research for superior performance and competitive advantage. Implications of the relationship with stakeholders in supply chain management, which are the focus of this study, are verified. The employed methodology was that of a meta-study of empirical articles that have been published. The objective is to investigate whether the social environmental strategies applied to the supply chain converge for stakeholder management and the development of dynamic capabilities and, finally, whether they represent a source of competitive advantage for the companies investigated.
  • Estratégias de gestão ambiental e seus fatores determinantes: uma análise institucional Artigos

    Alperstedt, Graziela Dias; Quintella, Rogério Hermida; Souza, Luiz Ricardo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho consiste em analisar os fatores determinantes das estratégias de gestão ambiental das empresas industriais catarinenses. Os dados primários foram obtidos por meio de um questionário respondido por 88 empresas e analisados quantitativamente por meio da análise descritiva e de correspondência múltipla. O estudo demonstrou que os fatores internos determinantes das estratégias de gestão ambiental foram o comprometimento dos colaboradores e o apoio dos gestores e, os externos, as exigências da sociedade, as regulamentações governamentais, a adequação aos padrões normativos e a concorrência. A pesquisa também aponta para um mimetismo que ainda não foi rompido pelas empresas mais proativas, denotando uma homogeneidade na interpretação do ambiente institucional por parte das empresas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo consiste en analizar los factores determinantes de las estrategias de gestión ambiental de las empresas industriales del estado de Santa Catarina. Los datos primarios fueron recolectados a través de un cuestionario respondido por 88 empresas y analizados cuantitativamente por medio del análisis descriptivo y de correspondencias múltiples. El estudio mostró que los factores internos determinantes de las estrategias de gestión ambiental fueron el compromiso de los colaboradores y el apoyo de los gestores y los externos, las exigencias de la sociedad, las reglamentaciones gubernamentales, la adecuación a los estándares normativos y la competencia. La investigación también apunta a un mimetismo que todavía no ha sido quebrado por las empresas más proactivas, lo que denota una homogeneidad en la interpretación del ambiente institucional de parte de las empresas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to analyze the factors that determine the environmental management strategies of industrial companies from Santa Catarina. Primary data were obtained from a questionnaire replied to by 88 companies and quantitatively analyzed by means of multiple correspondence analysis. The study showed that the internal factors that determine environmental management strategies were employee commitment and managerial support and the external factors were society demands, government regulations, adjustment to normative standards and competition. The research also indicates there is a mimetic process which the most proactive companies are still unable to avoid, denoting that there exists a degree of homogeneity in these companies' interpretation of the institutional environment.
  • BSC e a estrutura de atributos da contabilidade gerencial: uma análise no ambiente brasileiro Artigos

    Frezatti, Fábio; Relvas, Tania Regina Sordi; Junqueira, Emanuel

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo investigar se existe associação entre a estrutura de atributos da contabilidade gerencial e a existência do balanced scorecard (BSC) em empresas brasileiras. A pesquisa utilizou a estrutura de atributos da contabilidade gerencial desenvolvida por Chenhall e Morris (1986) e aperfeiçoada por Moores e Yuen (2001). Por meio dessa associação, buscou-se identificar as características das empresas que implantaram ou estão em fase de implementação do BSC e analisar as possíveis causas para sua pouca utilização. Foi possível identificar relações significativas entre a implantação do BSC e os atributos da contabilidade gerencial em três dos quatro grupos de empresas discriminados pelas variáveis de questionamento. A utilidade do conhecimento revelado reside no potencial de orientação aos gestores quanto aos requisitos e condições estruturais para uso do BSC, diminuindo o risco de insucesso e facilitando a implementação.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene el objetivo investigar si existe asociación entre la estructura de atributos de la contabilidad gerencial y la existencia del balanced scorecard (BSC) en empresas brasileñas. La investigación utilizó la estructura de atributos de la contabilidad gerencial desarrollada por Chenhall y Morris (1986) y perfeccionada por Moores y Yuen (2001). Por medio de esa asociación, se buscó identificar las características de las empresas que han implementado o se encuentran en el curso de la implementación del BSC, y analizar las posibles causas para su poca utilización. Fue posible identificar relaciones significativas entre la implantación del BSC y los atributos de la contabilidad gerencial en tres de los cuatro grupos de empresas discriminados por las variables de cuestionamiento. La utilidad del conocimiento revelado reside en el potencial de orientación a los gestores respecto a los requisitos y condiciones estructurales para uso del BSC, disminuyendo el riesgo de fracaso y facilitando la implementación.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to research the association between the management accounting attribute structure and the existence of the balanced scorecard (BSC) in the Brazilian companies. The research used the management accounting attribute structure developed by Chenhall and Morris (1986) and improved by Moores and Yuen (2001). Considering this association, the research tried to identify companies' characteristics of the ones that implemented or are in the processing of BSC implementation and analysed the possible reasons of its rare usage. It was possible identify significant relationship between BSC implementations and management accounting attributes profile in three of the four defined groups. The knowledge of this research is useful due to the potential orientation that it could provide for management in the requirements and structural conditions for BSC usage reducing the risk of failure and improving the implementation process.
  • Mensuração da qualidade de serviço no varejo eletrônico e seu impacto sobre as intenções comportamentais Artigos

    Vieira, Valter Afonso

    Resumo em Português:

    O construto qualidade de serviços tem sido amplamente pesquisado na literatura de Marketing em termos de antecedentes, consequentes, dimensões, e mensurações. No entanto, há uma carência na realização não somente de pesquisas sobre a qualidade dos serviços em varejo eletrônico, como também sobre a definição e a dimensionalidade do construto nesse ambiente. Sob esse pretexto, o trabalho buscou compreender mais a fundo o construto qualidade percebida no varejo eletrônico. Especificamente, este artigo teve por objetivo verificar empiricamente a estrutura da e-S-Qual no varejo eletrônico. Em termos de método, a amostra continha apenas pessoas que já compraram produtos/serviços no varejo eletrônico, sendo configurada como uma survey do tipo bola de neve por conveniência, perfazendo um total de 515 pessoas.

    Resumo em Espanhol:

    El constructo 'calidad de servicios' ha sido ampliamente investigado en la literatura de Marketing en términos de antecedentes, consecuentes, dimensiones y mensuraciones. No obstante, existe una carencia en la realización no solo de investigaciones sobre la calidad de los servicios en el comercio minorista electrónico, sino también sobre la definición y la dimensionalidad del constructo en ese ambiente. Por ello, el trabajo buscó comprender más a fondo el constructo calidad percibida en el comercio minorista electrónico. Específicamente, este artículo tuvo como objetivo principal verificar empíricamente la estructura de la e-SQ (e-calidad de servicio) en el comercio minorista electrónico brasileño. En términos de método, la muestra contenía solo personas que ya compraron productos/servicios en el comercio minorista electrónico, siendo configurada como una survey del tipo bola de nieve por conveniencia, totalizando 515 personas.

    Resumo em Inglês:

    The service quality construct has been thoroughly researched in the Marketing literature in terms of antecedents, consequents, and dimensions. However, research in electronic service quality lacks accomplishments, as do some definitions and dimensionality tests. In such a context, this paper analyzes the perceived service quality in the electronic retail and correlates it with three marketing constructs. The sample contains people who already had bought services in electronic retailing; a snow-ball survey sample with 515 people was conducted. Results demonstrate that service quality is represented by fulfillment, privacy, system available and efficiency. From the four service quality dimensions, the privacy factor had major impact on loyalty, commitment and trust. The other dimensions were also positively associated.
  • Dobras estruturais: ruptura generativa em grupos sobrepostos Artigos

    Vedres, Balázs; Stark, David

    Resumo em Português:

    Os grupos empresariais enfrentam um desafio duplo: reconhecer e implementar novas ideias. O presente artigo sugere que o empreendedorismo está mais relacionado com a geração de novos conhecimentos, por meio da recombinação de recursos, do que com a importação de ideias. Em contraste com a perspectiva "intermediação mais fechamento", enfocamos a sobreposição de estruturas coesas de grupos. Ao analisar processos de intercoesão de redes, identificamos uma topologia de rede distinta: a dobra estrutural. Os atores de uma dobra estrutural são membros de múltiplos grupos, o que facilita o acesso familiar a diversos recursos. Nosso conjunto de dados permite observar laços pessoais entre as 1.696 maiores empresas húngaras de 1987 a 2001. Primeiro, testamos se dobras estruturais contribuem para o desempenho de grupos. Segundo, como o empreendedorismo é um processo de ruptura generativa, testamos a contribuição das dobras estruturais para a instabilidade do grupo. Terceiro, passamos de métodos dinâmicos à análise histórica de redes, e demonstramos que a coerência é uma propriedade de genealogias entrelaçadas de coesão, construídas por meio de repetidas separações e reunificações.

    Resumo em Espanhol:

    Grupos empresariales enfrentan un doble desafío: reconocer e implementar nuevas ideas. El presente artículo sugiere que el emprendedorismo está más relacionado a la generación de nuevos conocimientos, a través de recombinación de recursos, que a la importación de ideas. En contraste con la perspectiva "intermediación y cierre", abordamos la superposición de estructuras cohesas de grupos. Al analizar procesos de intercohesión de redes, identificamos una topología de red distinta: el pliegue estructural. Los actores de un pliegue estructural son miembros de múltiples grupos, lo que facilita el acceso familiar a diversos recursos. Nuestro conjunto de datos permite registrar lazos personales entre las 1.696 mayores empresas húngaras, entre 1987 y 2001. Primero, testeamos si pliegues estructurales contribuyen al desempeño de grupos. Segundo, dado que el emprendedorismo es un proceso de ruptura generativa, testeamos la contribución de los pliegues estructurales a la inestabilidad del grupo. Tercero, pasamos de métodos dinámicos al análisis histórico de redes, y demostramos que la coherencia es una propiedad de genealogías entrelazadas de cohesión, construidas por medio de repetidas separacies y reunificaciones.

    Resumo em Inglês:

    Entrepreneurial groups face a twinned challenge: recognizing and implementing new ideas.We argue that entrepreneurship is less about importing ideas than about generating new knowledge by recombining resources. In contrast to the brokerage - plus - closure perspective, we address the overlapping of cohesive group structures. In analyzing the network processes of intercohesion, we identify a distinctive network topology: the structural fold. Actors at the structural fold are multiple insiders, facilitating familiar access to diverse resources. Our data set records personnel ties among the largest 1,696 Hungarian enterprises from1987 to 2001. First, we testwhether structural folding contributes to group performance. Second, because entrepreneurship is a process of generative disruption, we test the contribution of structural folds to group instability. Third,wemove fromdynamicmethods to historical network analysis and demonstrate that coherence is a property of interwoven lineages of cohesion, built up through repeated separation and reunification.
  • Organizações híbridas Pensata

    Wood Jr., Thomaz
  • Novamente: podemos gerenciar a cultura? Resenha

    Mascarenhas, André Ofenhejm
  • Estudos sobre futebol e sociedade Indicações Bibliográficas

    Florenzano, José Paulo
  • Futebol e negócios Indicações Bibliográficas

    Klein, Marco Aurelio
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