Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 50, Número: 3, Publicado: 2010
  • Editorial

    Diniz, Eduardo
  • Apresentação do fast-track da ANPAD 2009 Artigos

    Diniz, Eduardo; Silva, Jorge Ferreira da; Guimarães, Tomás de Aquino
  • Socialização organizacional de pessoas com deficiência Artigos

    Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de; Toledo, Isadora D'Ávila; Nepomuceno, Maristela Ferro; Suzano, Janayna de Cássia Coelho; Almeida, Luciana Alves Drumond

    Resumo em Português:

    O objetivo da pesquisa foi identificar as principais características do processo de socialização das pessoas com deficiência (PCDs) nas organizações. Consideraram-se três dimensões do processo de socialização: biográfica, relacional e organizacional. Identificou-se ações de busca de domínio do trabalho, ações de integração ao grupo de trabalho e ações de conhecimento dos valores da organização realizadas pelas próprias PCDs. As organizações não tinham táticas de socialização sistematizadas. Ficou evidenciada a associação positiva entre táticas de socialização individualizadas e percepção de ações de adequação das práticas e condições de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue identificar las principales características del proceso de socialización de las personas con deficiencias (PCD) en las organizaciones, en las dimensiones biográfica, relacional y organizacional. Se analizaron resultados de entrevistas con nueve PCD de tres organizaciones del interior del estado de Minas Gerais y de cuestionarios aplicados a 33 PCD de la Región Metropolitana de la ciudad de Belo Horizonte. Se identificó el predominio de acciones de busca de dominio del trabajo, de integración al grupo y de conocimiento de los valores organizacionales, realizadas por las propias PCD, sin tácticas sistematizadas de socialización. Se evidenció asociación positiva entre tácticas de socialización individualizadas y percepción de acciones de adecuación de las prácticas y condiciones de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    The objective was to identify the main characteristics of the socialization process of people with disability (PWD) within organizations, in its biographical, relational and organizational dimensions. The results of interviews with 9 PWD from 3 organizations in Minas Gerais state and the questionnaires applied to 33 PWD in the Belo Horizonte Metropolitan Region were analyzed. What was identified was the predominance of actions by which the disabled themselves seek to master work, integrate into the group and acquire knowledge of organizational values, although they use no systematic socialization tactics. Evidence was gathered of a positive association between individual socialization tactics and the perception of actions for adjusting working practices and conditions.
  • Paradigma da complexidade e teoria das organizações: uma reflexão epistemológica Artigos

    Serva, Maurício; Dias, Taisa; Alperstedt, Graziela Dias

    Resumo em Português:

    Este ensaio é produto de uma reflexão acerca da epistemologia da complexidade e sua importância para a epistemologia da administração e para a teoria das organizações. Propõe-se auxiliar na compreensão do seu surgimento, apontando sua potencial contribuição para o avanço da epistemologia da administração e da teoria das organizações. Para tanto, num primeiro momento, aborda o surgimento de uma epistemologia específica da administração e a necessidade de um novo olhar sobre ela. Em seguida, trata sinteticamente da epistemologia e do paradigma da complexidade, para então passar a discutir a relação e as contribuições potenciais desses conhecimentos para o avanço da reflexão epistemológica na administração e do aperfeiçoamento das teorias organizacionais. Por fim, destaca algumas questões que surgem a partir dessa reflexão, em se tratando da possibilidade da adoção da epistemologia da complexidade para a realização de estudos organizacionais numa perspectiva crítica.

    Resumo em Espanhol:

    Este ensayo es producto de una reflexión acerca de la epistemología de la complejidad y su importancia para la epistemología de la administración y para la teoría de las organizaciones. Se propone auxiliar en la comprensión de su surgimiento, apuntando su potencial contribución para el avance de la epistemología de la administración y de la teoría de las organizaciones. Para ello, en un primer momento, aborda el surgimiento de una epistemología específica de la administración y la necesidad de una nueva forma de observarla. A continuación, trata sintéticamente la epistemología y el paradigma de la complejidad, para entonces discutir la relación y las contribuciones potenciales de esos conocimientos para el avance de la reflexión epistemológica en la administración y del perfeccionamiento de las teorías organizacionales. Finalmente, destaca algunas cuestiones que surgen a partir de esa reflexión, en cuanto a la posibilidad de adopción de la epistemología de la complejidad para la realización de estudios organizacionales en una perspectiva crítica.

    Resumo em Inglês:

    This essay is the product of a reflection on the epistemology of complexity and its importance to the epistemology of business administration and organizational theory. It is proposed to assist in the understanding of its emergence, by indicating its potential contribution to the advance of the epistemology of management and organizational theory. To do so, it first addresses the emergence of a specific epistemology of administration and the need to take a new look at it. Then, it summarizes epistemology and the complexity paradigm, and subsequently moves on to discuss the relationship and potential contributions of this knowledge to the advance of epistemological reflection in administration and in improving organizational theories. Finally, it highlights some of the issues that arise from this reflection, by considering the possibility of adopting the epistemology of complexity for carrying out organizational studies from a critical perspective.
  • Perspectiva histórica em administração: novos objetos, novos problemas, novas abordagens Artigos

    Costa, Alessandra de Sá Mello da; Barros, Denise Franca; Martins, Paulo Emílio Matos

    Resumo em Português:

    A pesquisa busca contribuir para uma melhor compreensão do pensamento administrativo por meio da análise da utilização da perspectiva histórica em administração. Embora a aproximação entre administração e história não seja recente, ainda não avançou substancialmente de forma a viabilizar seu potencial ontológico, epistemológico e metodológico. De forma a aprofundar essa discussão, classificamos três abordagens do pensar administrativo relacionando-as com a discussão paradigmática da história, quais sejam: a história dos negócios (business history); a história da gestão (management history); e a história organizacional (organizational history). Tal enquadramento permitiu identificar que a perspectiva histórica da nova história inserida numa posição reorientacionista possibilita: a) refletir sobre a práxis social do pesquisador; b) considerar novos objetos, problemas e abordagens de pesquisa; e c) perceber que novas perguntas podem deslocar o foco de análise do exógeno para o local, o que contribui para o desenvolvimento de análises mais críticas sobre ideologias administrativas.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación busca contribuir a una mejor comprensión del pensamiento administrativo por medio del análisis de la utilización de la perspectiva histórica en administración. Aunque la aproximación entre administración e historia no sea reciente, todavía no avanzó sustancialmente como para viabilizar su potencial ontológico, epistemológico y metodológico. A los efectos de profundizar ese debate, clasificamos tres abordajes del pensar administrativo, relacionándolos con el debate paradigmático de la historia, ellos son: historia de los negocios (business history); historia de la gestión (management history); e historia organizacional (organizational history). Tal encuadramiento permitió identificar que la perspectiva histórica de la nueva historia insertada en una posición reorientacional posibilita: a) reflexionar sobre la praxis social del investigador; b) considerar nuevos objetos, problemas y abordajes de investigación; y c) percibir que nuevas preguntas pueden desplazar el foco de análisis -del análisis exógeno al análisis local-, lo que contribuye al desarrollo de análisis más críticos sobre ideologías administrativas.

    Resumo em Inglês:

    This article attempts to contribute to a better understanding of administrative ideas through the analysis of the use of historical perspective in management studies. Although this relationship is not recent, it has not progressed substantially in order to promote all their ontological, epistemological and methodological potential. In order to deepen this discussion, we classify three management approaches relating them to the paradigmatic discussion of history: business history, management history and organizational history. This framework allows us to consider that the reorientationist position of the historical perspective enable us to: a) reflect on the social praxis of researchers, b) consider new objects, new problems and new research approaches, and c) realize that new questions displaces the focus of analysis of the exogenous to the local, which may contribute to the development of more critical analysis of current administrative ideologies.
  • Envolvimento do consumidor em processos de desenvolvimento de produtos: um estudo qualitativo junto a empresas de bens de consumo Artigos

    Santos, Carolina Rosado dos; Brasil, Vinícius Sittoni

    Resumo em Português:

    Na última década, emergiu na literatura de Marketing a discussão sobre coprodução de valor, destacando-se o envolvimento de consumidores nos processos de desenvolvimento de produtos (PDP), conceito associado à interação e inserção de consumidores nos processos de criação de valor. O presente estudo foi realizado por meio de análise de conteúdo com empresas brasileiras de bens de consumo para examinar o envolvimento de consumidores nos PDP. Apesar de as empresas apresentarem características de inovação e de sucesso em novos produtos, o envolvimento dos consumidores nos PDP ocorre com intensidade variada e a partir de mecanismos bastante distintos. Nos resultados são caracterizados os mecanismos de envolvimento, os estágios dos PDP em que o envolvimento ocorre e os níveis de intensidade de envolvimento dos consumidores. Finalmente, são apresentadas as implicações gerenciais e acadêmicas do estudo, seguidas de suas limitações, e recomendações para estudos futuros.

    Resumo em Espanhol:

    En la última década, surgió en la literatura de Marketing la discusión sobre coproducción de valor, relacionada sobretodo a la participación de los consumidores en los procesos de desarrollo de productos (PDP), concepto asociado a la interacción e inserción de consumidores en los procesos de creación de valor. El presente estudio fue realizado por medio de análisis de contenido, con empresas brasileñas de bienes de consumo, para analizar la participación de los consumidores en el PDP. Si bien las empresas presentan características innovadoras y éxito en nuevos productos, la participación de los consumidores en el PDP ocurre con intensidad variada y a partir de mecanismos bastante distintos. En los resultados se caracterizan mecanismos de participación, etapas del PDP en que la participación ocurre y niveles de intensidad de participación de consumidores. Por fín se presentan implicaciones gerenciales y académicas del estudio, seguidas de limitaciones y recomendaciones para estudios futuros.

    Resumo em Inglês:

    Over the last decade a discussion has arisen in marketing literature about value co-production, which highlights the involvement of consumers in product development processes (PDP), a concept associated with the interaction and inclusion of consumers in value creation processes. This is a content analysis study, carried out with Brazilian consumer goods companies in order to investigate the involvement of consumers in PDP. Despite the fact that these companies are innovative and successful with their new products the involvement of consumers in the PDP occurs with varied degrees of intensity and starting from the quite different mechanisms. The results characterize the involvement mechanisms, stages of the PDP in which the involvement occurs and the intensity levels of such consumer involvement. Finally, the managerial and academic applications of the study are presented, followed by its limitations and recommendations for future studies.
  • Epistemologia e metodologia para as pesquisas críticas em administração: leituras aproximadas de Horkheimer e Adorno Artigos

    Batista-dos-Santos, Ana Cristina; Alloufa, Jomária Mata de Lima; Nepomuceno, Luciana Holanda

    Resumo em Português:

    Baseado em leituras de Horkheimer e Adorno, autores da chamada primeira geração da Escola de Frankfurt, o texto socializa compreensões sobre ontologia, epistemologia e metodologia crítica visando a contribuir com a prática de pesquisas críticas, de tradição frankfurtiana, no campo da Administração. Parte da discussão ontológica para fundamentar a perspectiva epistemológica frankfurtiana. Apresenta, então, dimensões epistemológicas críticas e propõe três pares categóricos dialéticos para a compreensão da realidade: naturalização versus história, sistema versus práxis social, alienação/dominação versus emancipação. O texto discute aspectos metodológicos e finaliza socializando um exemplo de pesquisa crítica, de tradição frankfurtiana, na Administração.

    Resumo em Espanhol:

    Basado en lecturas de Horkheimer y Adorno, autores de la llamada primera generación de la Escuela de Frankfurt, el texto socializa comprensiones sobre ontología, epistemología y metodología crítica con el objetivo de contribuir a la práctica de investigaciones críticas, de tradición frankfurtiana, en el campo de la Administración. Parte de la discusión ontológica para fundamentar la perspectiva epistemológica frankfurtiana. Presenta, entonces, dimensiones epistemológicas críticas y propone tres pares categóricos dialécticos para la comprensión de la realidad: naturalización contra historia, sistema contra praxis social, alienación/dominación contra emancipación. El texto discute aspectos metodológicos y finaliza socializando un ejemplo de investigación crítica, de tradición frankfurtiana, en la Administración.

    Resumo em Inglês:

    Based on readings of Horkheimer and Adorno, authors of the so-called first generation of Frankfurt School, the text socializes understandings regarding critical ontology, epistemology and methodology aiming to contribute with the practice of critical research within the Frankfurtian tradition in the management field. The paper sets off with ontological discussion to substantiate the Frankfurtian epistemological perspective. It then introduces critical epistemological dimensions and suggests three dialectic categorical pairs for understanding reality: naturalization versus history, system versus social praxis, alienation/domination versus emancipation. The text discusses methodological issues and concludes socializing an example of critical research within the Frankfurtian tradition in management.
  • Redes sociais na criação e mortalidade de empresas Artigos

    Vale, Gláucia Maria Vasconcellos; Guimarães, Liliane de Oliveira

    Resumo em Português:

    Este artigo, fruto de reflexão teórica e investigação empírica, analisa o fenômeno de imersão (embeddedness) do empreendedor e o impacto das redes sociais na criação e mortalidade de negócios, distinguindo aqueles que conseguem sobreviver daqueles que são extintos. Sua base empírica deriva de pesquisa de natureza quantitativa e comparativa, realizada no período 2008-2009. Para tratar os dados, foi desenvolvida uma proposta metodológica diferenciada, com indicadores capazes de aferir e mensurar alguns componentes de imersão e seu impacto no mundo dos negócios. Os resultados sugerem que existem diferenciações entre os dois conjuntos pesquisados e que as redes sociais podem influenciar positivamente nas possibilidades de sobrevivência das empresas no mercado. O artigo contribui com inovações no campo metodológico, além de oferecer contribuições no plano teórico, ajudando a desvendar algumas das dimensões do processo de criação e mortalidade de empresas, com resultados de natureza prática.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo, fruto de reflexión teórica e investigación empírica, analiza el fenómeno de inmersión del emprendedor y el impacto de las redes sociales en la creación y mortalidad de negocios, distinguiendo aquellos que logran sobrevivir de aquellos que se extinguen. Su base empírica deriva de investigación de naturaleza cuantitativa y comparativa, realizada en el período 2008-2009. Para tratar los datos, ha sido desarrollada una propuesta metodológica diferenciada, con indicadores capaces de evaluar y mensurar algunos componentes del embeddedness y su impacto en el mundo de los negocios. Los resultados sugieren que existen diferenciaciones entre los dos conjuntos investigados y que las redes sociales pueden influenciar positivamente las posibilidades de supervivencia de las empresas en el mercado. El artículo contribuye con innovaciones en el campo metodológico, además de ofrecer contribuciones en el plano teórico, ayudando a desvendar algunas de las dimensiones del proceso de creación y mortalidad de empresas, con resultados de naturaleza práctica.

    Resumo em Inglês:

    This article, the result of theoretical reflection and empirical research, analyses the phenomenon of the embeddedness of the entrepreneur and the impact of social networks on the creation and death of businesses, differentiating between those that survive and those that become extinct. Its empirical basis derives from research of a quantitative and comparative nature that was carried out in 2008-2009. To process the data, a special methodological proposal was developed, with indicators that measure some of the components of embeddedness and their impact on the business world. The results suggest that there are differences between the two aspects researched and that social networks can have a positive influence on a company's possibilities for survival in the market. This article contributes with innovation in the methodological field, as well as offering contributions at the theoretical level, thus helping to unveil some of the dimensions of the processes that lead to the creation and death of companies, with results of practical nature.
  • Economia política da qualidade Pensata

    Veiga, José Eli da
  • As pessoas e a economia: algumas possibilidades deste encontro Resenha

    Rodrigues, Andréa Leite
  • Gestão e cooperação em redes Indicações Bibliográficas

    Borges, Zilma
  • Indicações Bibliográficas

    Silva, Conceição de Fátima
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br