Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 51, Número: 2, Publicado: 2011
  • Editorial

    Diniz, Eduardo
  • "Aprecie com moderação": a identidade da organização como drama e atos de performance Artigos

    Borges, Jacquelaine Florindo; Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira

    Resumo em Português:

    A questão do que constitui a identidade de uma organização motivou produtivas conversações em busca de teorias, desde os anos 1980. Neste estudo, conduzimos o diálogo entre essa literatura e os conceitos desenvolvidos no campo da Antropologia da Performance. Como elemento facilitador desse diálogo, nós apresentamos, a título de ilustração, o processo de construção identitária da Ambev, companhia do setor de bebidas, em um período de contestação das regras sobre o consumo de álcool. Nossa análise mostra a natureza relacional do conceito de identidade da organização, um processo de múltiplas e fluidas interações construído em situações dramáticas e por atos de performance. Às questões que capturam a essência desse conceito, já presentes na literatura, nós adicionamos outra - "O que ou quem estamos nos tornando como organização?"

    Resumo em Espanhol:

    La cuestión de lo que constituye la identidad de una organización ha motivado productivas conversaciones en busca de teorías, desde los años 1980. En este estudio, conducimos el diálogo entre esa literatura y los conceptos desarrollados en el campo de la Antropología de la Representación. Como elemento facilitador de ese diálogo, nosotros presentamos, a modo de ilustración, el proceso de construcción de la identidad de la Ambev, compañía del sector de bebidas, en un período de contestación de las reglas sobre el consumo de alcohol. Nuestro análisis muestra la naturaleza relacional del concepto de identidad de la organización, un proceso de múltiples y fluidas interacciones construido en situaciones dramáticas y por actos de representación. A las cuestiones que capturan la esencia de ese concepto, ya presentes en la literatura, nosotros les adicionamos una otra - "¿Lo qué o quién nos estamos convirtiendo como organización?"

    Resumo em Inglês:

    The issue of what constitutes an organization's identity has motivated productive dialogues in search of theory since the 1980s. In this study, the dialogue is between this literature and the concepts developed in the field of Anthropology of Performance. To illustrate a facilitating element of this dialogue, we present AmBev's (a beverage company) identity construction process during a period when the rules of alcohol consumption were being challenged. Our analysis shows the relational nature of the organizational identity concept, a process with multiples and fluid interactions constructed in dramatic situations and by act of performance. Besides the issues that involve the essence of the concept - already present in the literature - we have added another one: 'what or who are we becoming as an organization?'
  • Significado do trabalho nas indústrias criativas Artigos

    Bendassolli, Pedro F; Borges-Andrade, Jairo Eduardo

    Resumo em Português:

    Estudos sobre o trabalhador nas indústrias criativas ainda são escassos na literatura científica da administração. Esta pesquisa buscou contribuir para a superação dessa lacuna ao estudar o significado de trabalho para profissionais que atuam nessas indústrias. Traduzimos e adaptamos um instrumento canadense de mensuração desse constructo, o qual foi aplicado a 451 indivíduos de diversas indústrias criativas no Estado de São Paulo. Os dados foram analisados estatisticamente por meio de técnicas psicométricas e de comparação e associação entre médias. Os resultados mostram que os fatores mais associados a um trabalho que tenha significado para esses indivíduos são: a possibilidade de aprender e se desenvolver pelo trabalho, sua utilidade social, a oportunidade de identificação e de expressão por meio dele, autonomia, boas relações interpessoais e respeito às questões éticas. O artigo conclui com algumas implicações desses resultados para a literatura sobre indústrias criativas e significado do trabalho

    Resumo em Espanhol:

    Estudios sobre el trabajador en las industrias creativas todavía son escasos en la literatura científica de la administración. Esta investigación ha buscado contribuir para la superación de ese vacío al estudiar el significado del trabajo para profesionales actuantes en esas industrias. Traducimos y adaptamos un instrumento canadiense de mensuración de esa percepción, el cual fue aplicado a 451 individuos de diversas industrias creativas en el estado de São Paulo. Los datos fueran analizados estadísticamente por medio de las técnicas psicométricas y de comparación y asociación entre las medias. Los resultados muestran que los factores más asociados a un trabajo que tenga significado para eses individuos son: la posibilidad de aprender y se desenvolver por el trabajo, su utilidad social, la oportunidad de identificación y de expresión por medio de él, autonomía, buenas relaciones interpersonales y respecto a las cuestiones éticas. El artículo concluye con algunas implicaciones de eses resultados para la literatura sobre industrias creativas y el significado del trabajo

    Resumo em Inglês:

    Studies concerning the worker in creative industries are still scarce in the management scientific literature. This study has attempted to reduce this gap, by investigating the meaning of work among professionals laboring in these industries. We have translated and adapted a Canadian questionnaire into Portuguese for measuring this construct. It was responded by 451 individuals from different domains of those industries in São Paulo State, Brazil. The data was analyzed with use of psychometric techniques and procedures for comparing and correlating means. The findings show that the most prominent factors associated to a meaningful work for these individuals are: the possibility of learning and developing through work, its social function, the opportunity of identification with and self-expression through work, autonomy, good interpersonal relationships, and the respect to ethical issues. The paper concludes with some implications from these findings to the creative industries and meaning of working literature
  • Dimensões da imitação entre empresas: um estudo na indústria de transformação brasileira Artigos

    Bataglia, Walter; Silva, Adilson Aderito da; Klement, Claudia Fernanda Franceschi

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi identificar as dimensões do construto imitação entre empresas e propor um procedimento operacional para sua mensuração nos setores empresariais. A imitação foi conceituada como cópia de competências. Sua operacionalização foi feita pela facilidade de compreendê-las. Colheram-se as percepções de 112 gestores de 14 setores da economia brasileira no Estado de São Paulo. Utilizou-se a base de dados da Federação da Indústria do estado de São Paulo (Fiesp). As dimensões subjacentes ao construto foram identificadas pela análise fatorial exploratória. Os resultados indicam que a imitação em um setor tende a ser maior quanto menos se realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), menor é a importância do grau de escolaridade nos processos produtivos, mais baixo é o conteúdo tecnológico dos produtos e processos e menos relevante é a montagem dos produtos

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo fue identificar las dimensiones del constructo imitación entre empresas y proponer un procedimiento operacional para su mensuración en los sectores empresariales. La imitación fue conceptuada como copia de competencias. Su operacionalización fue hecha por la facilidad de las comprender. Recogiéronse las percepciones de 112 gestores de 14 sectores de la economía brasileña en el estado de São Paulo (Fiesp). Las dimensiones subyacentes al constructo fueran identificadas por el análisis factorial exploratorio. Los resultados indican que la imitación en un sector tiende a ser mayor cuanto menos se realizan actividades de investigación y desarrollo (I + D), menor es la importancia del grado de escolaridad en los procesos productivos, menor es el contenido tecnológico de los productos y procesos y menos relevante es el montaje de los productos

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper was to identify the dimensions of the imitation construct between companies and to propose an operating procedure to measure it in business sectors. The imitation was conceptualized as a copy of capabilities. Putting them into operation was made possible by the ease of understanding them. The perceptions of 112 managers from 14 sectors of the Brazilian economy in the State of Sao Paulo were collected. The database of the Federation of Industries of the State of São Paulo (Fiesp) was used. The dimensions underlying the construct were identified by exploratory factorial analysis. The results indicate that the less that research and development (R&D) activities are carried out, the less the importance of the level of schooling in productive processes, the lower the technological content of products and processes and the less significant the assembly of products, the greater the imitation tends to be in one sector
  • Custos de transação: uma análise empírica da sua relação com investimento e investimento direto estrangeiro Articles

    Wink Junior, Marcos Vinício; Sheng, Hsia Hua; Eid Junior, William

    Resumo em Português:

    De acordo com a teoria desenvolvida pela Nova Economia Institucional, os custos de transação têm um papel relevante na economia e de acordo com a extensão desses custos os agentes tomam decisões de investimento. Dessa forma, os custos de transação também representam um desestímulo ao empreendedorismo. Este trabalho tem como objetivo verificar se os custos de transação têm relação com variáveis como a taxa de investimento e o investimento direto estrangeiro (IDE). Os resultados encontrados sugerem que os investidores estrangeiros não possuem informações acuradas sobre os outros países, ao contrário do que ocorre com os investidores nacionais. Dessa forma, os custos de transação só são significativos quando a variável dependente analisada é a taxa de investimento. Além disso, há evidência de que os ambientes de negócios observados nos países do grupo BRIC estão menos desenvolvidos em comparação com outros países presentes no estudo

    Resumo em Espanhol:

    Como se ha señalado por la teoría de la Nueva Economía Institucional, los costos de transacción desempeñan un papel relevante en la economía y de acuerdo con la extensión de estos costos los agentes toman decisiones de inversión. Así pues, los costos de transacción también representan un desincentivo a la iniciativa empresarial. Este estudio pretende verificar si los costos de transacción tienen relación con variables como la tasa de inversión y la tasa de inversión extranjera directa (IED). Los resultados sugieren que los inversores extranjeros no tienen información precisa acerca de otros países, a diferencia de lo que sucede con los inversores nacionales. Por lo tanto, los costos de transacción son sólo significativos cuando la variable dependiente que se analiza es la tasa de inversión. Además, existe evidencia de que los entornos empresariales observados en los países BRIC están menos desarrollados en comparación con los entornos empresariales de otros países presentes en el estudio

    Resumo em Inglês:

    As stated by the New Institutional Economics theory, transaction costs play a relevant role in economics and, according to the extent of such costs, agents make investment decisions. Actually, transaction costs may represent a disincentive to entrepreneurship. This work aims to verify whether transaction costs are related to investment rate and foreign direct investment rate (FDI) in different business environments. The results suggest that foreign investors do not have precise information about other countries as domestic investors do; as it is observed, only the relation between transaction costs and investment rate is significant. Furthermore, there is evidence that the business environments of BRIC countries are less developed when compared to business environments of other countries in the study
  • Gestão da terceirização no setor brasileiro de distribuição de energia elétrica Artigos

    Souza, Leonardo Leocádio Coelho de; Maldonado, Mauricio Uriona; Rados, Gregorio Jean Varvakis

    Resumo em Português:

    O setor brasileiro de distribuição de energia elétrica expandiu a terceirização para toda a cadeia de valor, incluindo serviços diretamente ligados ao core business das empresas. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo analisar os modelos da gestão da terceirização desenvolvidos por duas distribuidoras brasileiras de energia elétrica. Foram realizadas visitas e entrevistas in loco, com stakeholders das distribuidoras e das empresas terceirizadas. A principal contribuição é que a terceirização requer níveis mais elaborados de gestão, sugerindo a expansão da capacidade técnico-gerencial da empresa.

    Resumo em Espanhol:

    El sector brasileño de distribución de energía eléctrica expandió la externalización para toda la cadena de valor, incluyendo servicios directamente relacionados con la actividad principal de las empresas. Enfrente a este escenario, este trabajo tiene como objetivo analizar los modelos de la gestión de la externalización desarrollados por dos distribuidoras brasileñas de energía eléctrica. Fueron hechas visitas y entrevistas en el local con las partes interesadas de las distribuidoras y de las empresas externalizadas. La principal contribución es que la externalización requiere niveles más elaborados de gestión, lo que sugiere la expansión de la capacidad técnica y gerencial de la empresa.

    Resumo em Inglês:

    Outsourcing activities have been expanded through the whole value chain in the Brazilian electric energy distribution sector, including services which are part of the firm's core business. This work has as the objective of analyzing two service outsourcing models developed by Brazilian electricity distribution companies. Interviews in situ with stakeholders from both companies and from the outsourcing companies were made along with visits. The main contribution is that outsourcing activities require more sophisticated management models, suggested by the need to increase technical and managerial capabilities in the firms.
  • Produção científica e tecnológica no Brasil: conquistas recentes e desafios para a próxima década Pensata

    Rezende, Sergio Machado
  • Inovação e gestão de competências por Eric Clapton Resenha

    Serio, Luiz Carlos Di; Pedra, Agnaldo
  • Gestão de empresas familiares Indicações Bibliográficas

    Zanni, Pedro; Steinberg, Herbert
  • A chave da inovação Indicações Bibliográficas

    Arbix, Glauco; Felizardo, Rafael Grilli
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br