Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 51, Número: 3, Publicado: 2011
  • RAE 50 anos

  • Meio século de RAE Artigos

    Bertero, Carlos Osmar
  • Cinco décadas de logística empresarial e administração da cadeia de suprimentos no Brasil Artigos

    Machline, Claude
  • Colonização e neocolonização da gestão de recursos humanos no Brasil (1950-2010) Artigos

    Wood Jr, Thomaz; Tonelli, Maria José; Cooke, Bill

    Resumo em Português:

    A Gestão de Recursos Humanos (GRH), como campo prático da Administração de Empresas e como área de ensino e pesquisa, desenvolveu-se vigorosamente no Brasil. Este ensaio crítico tem como objetivo apresentar uma análise histórica dessa evolução nos últimos 60 anos. Para isso, caracterizamos e analisamos dois períodos: 19501980, o qual denominamos colonização; e 1980-2010, o qual denominamos neocolonização. Para cada período, apresentamos o contexto político e econômico, as mudanças ocorridas na GRH e o discurso correspondente. Nossa análise adota a perspectiva do pós-colonialismo, uma corrente de pesquisa ascendente em Estudos Organizacionais, e introduz e utiliza a perspectiva do tropicalismo, uma abordagem genuinamente local, derivada dos movimentos culturais dos anos 1960. Nós argumentamos que a GRH desenvolveu-se no Brasil a partir de um movimento de colonização oriundo do estrangeiro. Tal movimento, envolvendo colonizadores e colonizados, compreendeu assimetrias em termos de poder, porém incluiu também interdependências e recriações.

    Resumo em Espanhol:

    La gestión de Recursos Humanos, como campo práctico de la Administración de Empresas, y como área de enseñanza e investigación, se ha desarrollado vigorosamente en el Brasil. Este ensayo crítico tiene como objetivo presentar un análisis histórico de esta evolución en los últimos 60 años. Para eso, caracterizamos y analizamos dos períodos: 1950-1980, el cual denominamos de colonización; y 1980-2010, al que llamamos de neocolonización. Para cada período, nosotros presentamos un contexto político y económico, los cambios ocurridos en la Gestión de los Recursos Humanos, y el discurso correspondiente. Nuestro análisis adopta la perspectiva del Postcolonialismo, una cadena de investigación ascendente en Estudios Organizacionales, e introduce y utiliza la perspectiva del Tropicalismo, un abordaje genuinamente local, derivado de los movimientos culturales de los años 1960. Nosotros argumentamos que la GRH se ha desarrollado en el Brasil a partir de un movimiento de colonización, oriundo del extranjero. Tal movimiento, envolviendo colonizadores y colonizados, comprendió asimetrías en termos de poder, pero incluyó también interdependencias y recreaciones.

    Resumo em Inglês:

    Human resource management, as a practical field of business administration and as a teaching and research area, has developed vigorously in Brazil. The objective of this critical essay is to present an historical analysis of this evolution over the last 60 years. To do so we characterize and analyze two periods: 1950-1980, which we call colonization; and 1980-2010, which we call neo-colonization. For each period we present the political and economic context, the changes that occurred in human resource management and the corresponding discourse. Our analysis adopts the perspective of post-colonialism, a rising tide in research in organizational studies, and introduces and uses the perspective of tropicalism, a genuinely local approach, which is derived from the cultural movements of the 1960s. We argue that human resource management developed in Brazil from a colonization movement that came from abroad. This movement, which involved both colonizers and colonized, comprised asymmetries in terms of power, but also included interdependence and re-creations.
  • (Des)fetichização do produtivismo acadêmico: desafios para o trabalhador-pesquisador Artigos

    Machado, Ana Maria Netto; Bianchetti, Lucídio

    Resumo em Português:

    O trabalhador-pesquisador reclama fazer mais do que quer ou pode. Critica, porém acata. Análises sobre produtivismo acadêmico responsabilizam, não sem razão, organismos internacionais e nacionais e o sistema vigente. Observam-se, no entanto, mudanças escassas e resignação. Examinamos neste trabalho como se estruturou, a partir do século XIX, a complexa engenharia social que comanda o mundo, com a sobreposição de processos históricos de longa duração e decisivos no Ocidente. Destaca-se o surgimento das ciências humanas e sociais e seus compromissos cedo selados com governos e homens de negócio. A eleição de Educação, Ciência e Tecnologia como centrais para promover progresso econômico e social reduziram a Universidade, predominantemente, à executora e refém, não autônoma. Enquanto é o capital que precisa do conhecimento gerado pelos trabalhadores-pesquisadores para reproduzir-se, estes vivenciam a intensificação e alienação do seu trabalho; tal dependência aponta para o desafio de exercer seu poder.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajador-investigador protesta de hacer más de lo que quiere o puede.Critica,pero acata.Análisis sobre el productivismo académico responsabilizan, no sin razón, organismos internacionales y nacionales y el sistema vigente. Se observan, sin embargo, pocos cambios y resignación. Examinamos en este trabajo como se ha estructurado, desde el siglo XIX, la complexa ingeniaría social que comanda el mundo, con la imbricación de los procesos históricos de larga duración y decisivos en el Occidente. Se destaca el surgimiento de las ciencias humanas y sociales y sus compromisos a la corta sellados con gobiernos y empresarios. La elección de Educación, Ciencia y Tecnología como claves para promover progreso económico y social han reducido la Universidad, predominantemente, a ejecutora y rehén, no autónoma. Mientras que es el capital que necesita del conocimiento generado por los trabajadores-investigadores para reproducirse, eses han vivenciado la intensificación y alienación de su trabajo; tal dependencia apunta para el reto de ejercer su poder.

    Resumo em Inglês:

    Worker-researchers complain that they have to do more than they want or can. They criticize, but stick with it. Analyses of academic productivity hold international and Brazilian organisms (such as CAPES) and the current system responsible; and not without reason. But the results are scant changes and resignation. In this work we examine how, starting in the 19th century, the complex 'social engineering' that commands the world with its overlapping of long-lasting historical processes was structured. The rise of human and social sciences and the commitments they sealed with governments and business men early on is emphasized. The election of Education, Science and Technology as central to promoting economic and social progress reduced the University, predominantly to the role of executor (thinking itself to be autonomous, it is a hostage).While it is capital that needs the knowledge generated by the worker-researchers to reproduce itself, the latter experience the intensification and alienation of their work; such dependence points to the challenge of exercising their power.
  • Pode o conhecimento em gestão e organização falar português? Artigos

    Rosa, Alexandre Reis; Alves, Mario Aquino

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é questionar se o conhecimento em gestão e organização (CGO) pode falar um idioma diferente do Inglês e discutir como a hegemonia deste idioma no campo científico tem contribuído para a reprodução da mesma lógica colonial que por séculos impediu os nativos de produzirem sentido acerca do que pensavam, falavam e escreviam. Mostramos que o principal instrumento de poder que garante esta hegemonia é o controle dos critérios de publicação e circulação do CGO, que tende a marginalizar tudo o que é produzido fora da base linguística controlada pelo Norte. O principal efeito desta lógica é a submissão dos pesquisadores nativos ao controle do Norte, colocando-os na condição subalterna, condenados em sua própria terra a operar segundo uma lógica externa, que define o que é e o que não é conhecimento científico de qualidade na área de gestão e organização.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es cuestionar si el conocimiento en gestión y organización (CGO) se puede hablar un idioma diferente del Inglés y discutir cómo la hegemonía de este idioma en el campo científico hay contribuido para la reproducción de la misma lógica colonial que por siglos impidió los nativos de produjeren sentido acerca de lo que pensaban, hablaban y escribían. Mostramos que el principal instrumento de poder que garantiza esta hegemonía es el control de los criterios de publicación y circulación del CGO, que tiende a marginar todo lo que es producido fuera de la base lingüística controlada por el Norte. El principal efecto de esta lógica es la sumisión de los investigadores nativos al control del Norte, poniéndoles en una condición subalterna, condenados en su propio territorio a operaren según una lógica externa, que es la que define lo que es y lo que no es conocimiento científico de cualidad en el área de gestión y organización.

    Resumo em Inglês:

    This paper's objective is to question whether management and organization knowledge (MOK) is able to speak a language other than English and discuss how the hegemony of this language in the scientific field has contributed to the reproduction of the same colonial logic that for centuries prevented native peoples from making sense of what they thought, spoke and wrote. We show that the main instrument of power that guarantees this hegemony is control over the criteria used for the publication and circulation of MOK, which tends to marginalize everything that is produced outside the linguistic basis controlled by the North. The main effect of this logic is that native researchers submit to control by the North; they find themselves in a subaltern position, condemned in their own country to operate under an external logic that defines what is and what is not quality scientific knowledge in the management and organizational field.
  • Rigor, relevância e desafios da academia em administração: tensões entre pesquisa e formação profissional Artigos

    Mascarenhas, André Ofenhejm; Zambaldi, Felipe; Moraes, Edmilson Alves de

    Resumo em Português:

    Recuperamos a trajetória do ensino e da pesquisa em administração no Brasil para discutir desafios atuais quanto à construção da relevância da produção científica. A análise da trajetória da RAE revela tensões entre pesquisa e tradição da formação profissional, ou, ainda, entre rigor e relevância: de uma revista que refletiria o pensamento da FGV-EAESP, voltada à classe emergente dos administradores, carentes de conhecimento especializado e relevante, a uma ferramenta essencial ao debate e à divulgação científica, agora já no círculo acadêmico especializado. Essa inflexão caracterizou-se pela implantação progressiva de critérios e procedimentos acadêmicos e pela ênfase crescente no rigor teórico-metodológico. Porém, a questão da relevância e do impacto do conhecimento produzido sugere reflexões importantes à comunidade científica. Entre as questões que levantamos, estão: de que problemas tratamos? Como o fazemos? Quais as contribuições de nossos textos? Para quem escrevemos? Que diálogos promovemos junto a outras esferas da sociedade?

    Resumo em Espanhol:

    Recuperamos la trayectoria de la enseñanza y de la investigación en administración en Brasil para discutir los desafíos actuales en relación con la construcción de la relevancia de la producción científica. El análisis de la trayectoria de la RAE revela tensiones entre investigación y tradición de formación profesional o, incluso, entre el rigor y la relevancia: la RAE pasó de una revista que refleja el pensamiento de la FGV-EAESP, focalizada en la emergente clase de los administradores, carentes de conocimiento especializado y relevante, a una herramienta esencial para el debate y la publicación científica, ahora en los círculos académicos especializados. Esta inflexión se ha caracterizado por la introducción progresiva de criterios y procedimientos académicos y por el creciente énfasis en el rigor teórico y metodológico. Sin embargo, la cuestión de la relevancia y del impacto del conocimiento producido sugiere consideraciones importantes para la comunidad científica. Entre las cuestiones que planteamos están las siguientes: ¿qué problemas tratamos? ¿Cómo lo hacemos? ¿Cuáles son las contribuciones de nuestros textos? ¿Para quién escribimos? ¿Que diálogos promovemos con otras esferas de la sociedad?

    Resumo em Inglês:

    We recover the educational and research trajectory of the administration field in Brazil to discuss current challenges regarding the relevance of scholarly production. The analysis of RAE's history reveals tensions between research and the tradition of professional training, or even between rigor and relevance: from a journal which reflected the thinking of FGV-EAESP, focused on the emerging class of managers, who lacked specialized and relevant knowledge, to an essential debate forum and scientific publication, now for specialized academic circles. This change was characterized by the progressive introduction of academic criteria and procedures and a growing emphasis on theoretical and methodological rigor. However, the issue of the relevance and impact of the knowledge created suggests important questions to the scientific community. Among the issues we raise there are the following: what problems do we address? How do we do it? What are the contributions of our texts? For whom do we write? Which dialogues with other spheres of society do we promote?
  • RAE-eletrônica: exploração do acervo à luz da bibliometria, geoanálise e redes sociais Artigos

    Francisco, Eduardo de Rezende

    Resumo em Português:

    Este estudo explora o acervo completo da RAE-eletrônica, composto de 240 artigos em 18 edições, de 2002 a 2010, por meio do uso de técnicas de bibliometria, análise de redes sociais e análise geográfica. Analisa-se o conteúdo, envolvendo títulos, palavras-chave, resumos e o corpo dos textos; colaboração, entre autores e instituições; periódicos e congressos mais influentes; e citações e autocitações, envolvendo autoria e referências bibliográficas. Conclui-se que o acervo da RAE-eletrônica reflete, em grande parte, as características do universo da produção acadêmica recente em Administração no Brasil, devido à maior influência da RAE e de periódicos internacionais, e dos congressos da Anpad. Destacam-se a FGV-EAESP, a USP e a UFRGS como as instituições mais influentes do acervo. Termos como "empresa", "organização" e "trabalho" estão entre os mais mencionados nos textos, enquanto "gestão" é a palavra-chave mais frequente. O uso combinado das técnicas exploradas neste artigo potencializa sua apropriação a outros conjuntos de artigos e campos da produção científica.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio explora el acervo completo de la RAE-eletrônica, compuesto de 240 artículos en 18 ediciones, de 2002 a 2010, por medio del uso de las técnicas de bibliometría, análisis de redes sociales y análisis geográfico. Se analiza el contenido, envolviendo títulos, palabras clave, resúmenes y el cuerpo de los textos; colaboración, entre autores e instituciones; periódicos y congresos más influyentes; y citaciones y autocitaciones, envolviendo autoría y referencias bibliográficas. Se concluye que el acervo de la RAE-eletrônica refleja, en gran parte, las características del universo de la producción académica reciente en Administración en Brasil, debido a la mayor influencia de la RAE y de periódicos internacionales, y de los congresos de la Anpad. Se destacan la FGV-EAESP, la USP y la UFRGS como las instituciones más influyentes del acervo. Términos como "empresa", "organización" y "trabajo" están entre los más nombrados en los textos, mientras que "gestión" es la palabra clave más frecuente. El uso combinado de las técnicas exploradas en este artículo potencialaza su apropiación a otros conjuntos de artículos y campos de la producción científica.

    Resumo em Inglês:

    This study explores the entire archive of RAE-eletrônica, consisting of 240 articles in 18 editions, from 2002 to 2010, using techniques of bibliometrics, social network analysis and geographic analysis. It analyzes the content, involving titles, keywords, summary and body of texts; collaboration between authors and institutions; most influential journals and conferences, and citations and self-citations involving authorship and references. It concludes that the RAE-eletrônica collection largely reflects the characteristics of the universe of recent academic administration production in Brazil, due to the greater influence of RAE and international journals, and Anpad conferences. Highlights are FGV-EAESP, USP and UFRGS as the most influential institutions of the collection. Terms like "company", "organization" and "work" are among the most mentioned in the texts, while "management" is the most frequent keyword. The combined use of the techniques explored in this article leverages its appropriation to other sets of articles and scientific fields.
  • Perspectiva inédita sobre a doença comportamental no trabalho Resenha

    Bergamini, Cecília W.
  • Indicações bibliográficas Indicações Bibliográficas

Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br