Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 51, Número: 4, Publicado: 2011
  • Editorial: internacionalização dos periódicos nacionais

    Diniz, Eduardo
  • Características da localização no processo de internacionalização de empresas Artigos

    Kovacs, Érica Piros; Moraes, Walter Fernando Araújo de; Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de

    Resumo em Português:

    O artigo tem como objetivo analisar a influência das características da localização ao longo do processo de internacionalização. O conceito-chave localização é comparado transversalmente para fundamentar a análise empírica dos casos, com base em cinco modelos de internacionalização. A pesquisa caracteriza-se por sua abordagem longitudinal e por procedimentos metodológicos embasados na teoria adaptativa. A análise dos dados foi realizada em duas etapas: descritiva e pelo método de comparação constante, com o auxílio do software ATLAS/TI. À luz das propriedades do conceito-chave, emergiram quatro manifestações significativas e de predominância distinta ao longo do tempo: modismo, vantagens (transacionais e comparativas) e desvantagens locacionais. As vantagens comparativas foram determinantes no início e impulsionaram o modismo na região. As vantagens transacionais encontram-se presentes em fases recentes, devido à abertura de subsidiárias no exterior, enquanto as desvantagens locacionais se destacam em decorrência de fenômenos do acaso não previstos.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo tiene como objetivo analizar la influencia de las características de la localización a lo largo del proceso de internacionalización. El concepto clave localización es comparado transversalmente para fundamentar el análisis empírico de los casos, con base en cinco modelos de internacionalización. La investigación se caracteriza por su abordaje longitudinal y por procedimientos metodológicos basados en la teoría adaptativa. El análisis de los datos fue realizada en dos etapas: descriptiva y por lo método de comparación constante, con la ayuda del software ATLAS/TI. A la luz de las propiedades del concepto clave, emergieron cuatro manifestaciones significativas y de predominancia distinta a lo largo del tiempo: modismo, ventajas (transaccionales y comparativas) y desventajas de ubicación. Las ventajas comparativas fueron determinantes en el inicio e impulsionaron el modismo en la región. Las ventajas transaccionales se encuentran presentes en fases recientes, debido a la abertura de subsidiarias en el exterior, mientras las desventajas de ubicación se destacan debido a fenómenos imprevistos de la casualidad.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze what extent the location influences the internationalization process of Brazilian companies. From five models of internationalization, that key concept is cross compared to explain the empirical analysis of the cases. The research is characterized by its longitudinal approach and methodological procedures based on the adaptive theory. Data analysis was performed in two stages: descriptive and the method of constant comparison, both using ATLAS/ti software. Based on the concept properties, four significant events emerged, with distinct dominance over time: trends, and comparative locational advantages (transactional and comparative) and disadvantages. The results show that the comparative advantages were decisive for the start of the internationalization and boosted the trends in the region. Transactional benefits are present in later stages, acquired through the opening of subsidiaries abroad. Locational disadvantages were also perceived throughout the whole process due to unforeseen chance events.
  • Avaliação do impacto regulatório e sua difusão no contexto brasileiro Artigos

    Peci, Alketa

    Resumo em Português:

    A Avaliação do Impacto Regulatório (AIR) é um dos instrumentos que visam melhorar a qualidade de regulação. Pesquisas destacam limitações no processo de adoção da AIR em países em desenvolvimento, devido à influência de variáveis políticas que operam no contexto nacional ou à escassez de capacidades organizacionais. Este estudo avalia como variáveis políticas e organizacionais influenciam a difusão da AIR no Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com atores do modelo regulatório, focando na familiaridade com o instrumento, nas capacidades organizacionais existentes, no contexto burocrático, no processo de políticas públicas e na posição dos principais atores do marco regulatório brasileiro sobre AIR. Essa pesquisa mostra a relevância das capacidades organizacionais, assim como a influência dos fatores políticos no processo de difusão da AIR. Esses últimos explicam a resistência perante os modelos organizacionais de supervisão regulatória, necessários para a adoção da AIR.

    Resumo em Espanhol:

    La Manifestación de Impacto Regulatorio (MIR) es un de los instrumentos que visan mejorar la calidad de regulación. Investigaciones destacan limitaciones en el proceso de adopción de la MIR en países en desarrollo, debido a la influencia de variables políticas que operan en el contexto nacional o a la escasez de capacidades organizacionales. Este estudio evalúa como variables políticas y organizacionales influencian la difusión de la MIR en el Brasil. Para eso, se realizó una investigación de campo cualitativa, por medio de entrevistas semi-estructuradas con atores del modelo regulatorio, centrándose en la familiaridad con el instrumento, en las capacidades organizacionales existentes, en el contexto burocrático, en el proceso de políticas públicas y en la posición de los principales actores del marco regulatorio brasileño sobre MIR. Esa investigación demuestra la relevancia de las capacidades organizacionales, así como la influencia de los factores políticos en el proceso de difusión de la MIR. Eses últimos explican la resistencia delante de los modelos organizacionales de supervisión regulatoria, necesarios para la adopción de la MIR.

    Resumo em Inglês:

    Regulatory Impact Assessment (RIA) is one of the instruments aiming regulatory quality improvement. Research has shown limitations in RIA diffusion process, particularly in developing countries, due to political forces at work in domestic contexts or to the available organizational capacities. This paper evaluates how contextual variables, specifically political and organizational ones, influence RIA diffusion in Brazil. The paper is based on field research consisting of semi-structured interviews with the stakeholders of the Brazilian regulatory framework, which analyzed RIA concept familiarity among stakeholders, available organizational capacities, bureaucratic context, policy process, and pivotal stakeholders' standpoint in adopting RIA. This research reveals the relevance of organizational capacities, as well as the influence of political variables in RIA diffusion process. Political variables explain the resistance toward oversight regulatory bodies, necessaries for implementing RIA.
  • Onde investir nos BRICS? Uma análise sob o prisma da organização industrial Artigos

    Albuja, Cristian Diego; Garcia, Fabio Gallo; Moreiras, Luiz Maurício Franco; Tambosi Filho, Elmo

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo identificar os setores mais atrativos para investimento do Brasil, Rússia, Índia e China (BRICs) conforme a relação risco-retorno e geração de valor, tendo como base de estudos a teoria de Organização Industrial (OI). Para isso, este trabalho analisou 2.770 empresas nos BRICs entre 1995 e 2008. Assim, foram investigados e comparados índices de desempenho como retorno sobre ativo (ROA), retorno sobre ações (ROE), índice preço-lucro, valor de mercado sobre valor contábil e Q de Tobin das empresas. Os resultados obtidos reforçam os de Fama e French (1992), Mohanram (2005) e Goldszmidt, Brito e Vasconcelos (2007), porém divergem do World Bank (2008) quanto à China. Constatou-se que os setores mais atrativos na perspectiva de risco-retorno sobre o patrimônio líquido seriam óleo & gás na Rússia e mineração no Brasil, Índia e China, enquanto aqueles com menor atratividade seriam os setores têxtil, motores, máquinas & ferramentas e telecomunicações no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tiene como objetivo identificar los sectores más atractivos para inversión del Brasil, Rusia, India y China (BRICs) según la relación riesgo-retorno y generación de valor, teniendo como base de estudios la teoría de Organización Industrial (OI). Para eso, ese trabajo analizó 2.770 empresas en los BRICs entre 1995 y 2008. Así, fueron averiguados y comparados índices de desempeño como retorno sobre los activos (ROA), retorno sobre las acciones (ROE), índice precio-lucro, valor de mercado sobre valor contable y Q de Tobin de las empresas. Los resultados obtenidos refuerzan los de Fama y French (1992), Mohanram (2005) y Goldszmidt, Brito y Vasconcelos (2007), pero divergen del World Bank (2008) cuanto a China. Se constató que los sectores más atractivos en la perspectiva de riesgo-retorno sobre el patrimonio líquido serían aceite & gas en la Rusia y minería en el Brasil, India y China, mientras aquellos con menor atractivo serían los sectores textil, motores, máquinas & herramientas y telecomunicaciones en el Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to identify the most interesting industries for investing in Brazil, Russia, India e China (BRICs), according to risk-return and value premises, based in the theory of Industrial Organization (IO) tradition. This work analyzed 2770 firms in the BRICs from 1995 until 2008. With this purpose were compared rates of performance as ROA (return on assets), ROE (return on shares), average price earnings, market value over book value and Tobin's Q of the companies. The results support studies from Fama and French (1992), Mohanram (2005) and Goldszmidt, Brito and Vasconcelos (2007), although deviates from World Bank (2008) as to risk-return enhancing in China. Results show that the most attractive sectors for investment using the risk-return approach, filtering by value indicators, would be oil & gas in Russia and mining in Brazil, India and China, while the least interesting industries would be textile, motor vehicle parts, tools & accessories and telecommunications in Brazil.
  • Antecedentes da importância de preço nas decisões de compra Articles

    Rosa Diaz, Isabel Maria; Rondán Cataluña, Francisco Javier

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa os antecedentes comerciais e sóciodemográficos da importância do preço nas decisões dos compradores. O estudo utiliza a regressão ordinal a fim de analisar os dados obtidos a partir de uma amostra aleatória de consumidores de produtos comprados com freqüência; as pesquisas com estes consumidores foram realizadas em lojas diferentes. Os resultados demonstram que o prazer de compra e a fidelidade à marca influenciam a importância do preço. No entanto, a responsabilidade pela compra (freqüência de compra) não demonstra relação significativa. Ademais, foram encontradas algumas características sóciodemográficas interessantes no contexto do estudo, as quais podem ser analisado em pesquisas futuras.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza los antecedentes comerciales y sociodemográficos de la importancia del precio en las decisiones de los compradores. El estudio utiliza la regresión ordinal para analizar los datos obtenidos a partir de una muestra aleatoria de consumidores de productos comprados con frecuencia; las investigaciones con estos consumidores fueron realizadas en negocios diferentes. Los resultados demuestran que el placer de la compra y la fidelidad a la marca influencian la importancia del precio. Sin embargo, la responsabilidad por la compra (frecuencia de compra) no demuestra relación significativa. Además, fueron encontradas algunas características sociodemográficas interesantes en el contexto del estudio, las cuales pueden ser analizadas en investigaciones futuras.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the commercial and socio-demographic antecedents of the importance of price in buyers' decisions. The study uses ordinal regression in order to analyze the data obtained from a random sample of consumers of frequently purchased products; these consumers were surveyed in different stores. The results demonstrate that shopping enjoyment and brand loyalty have an influence over the importance of price. However, responsibility for shopping (purchase frequency) does not show a significant relationship. Furthermore, some interesting socio-demographic characteristics were found in the context of the study that can be analyzed in future research.
  • Racionalidades no fazer artístico: estudando a perspectiva de um grupo de teatro Artigos

    Souza, Mariana Mayumi Pereira de; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo foi discutir quais tipos de racionalidade orientam a prática artística contemporânea. Tal objetivo surgiu a partir de uma pesquisa realizada no Grupo Galpão, um grupo de teatro belo-horizontino que existe há 28 anos. Conforme se adentrou no lócus de pesquisa, por meio de análise documental, observações de não participantes e entrevistas, a questão da racionalidade emergiu como um tema proeminente para se discutir a produção da arte na contemporaneidade. Por meio de elementos da análise do discurso, evidenciaram-se, nas práticas discursivas dos artistas, sentidos do fazer artístico algumas vezes ligados à racionalidade instrumental e à sobrevivência no mercado de bens culturais, e outras vezes ligados à racionalidade substantiva e à prática orientada por ideais éticos ou estéticos. Ao final, entende-se que, apesar das pressões econômicas advindas do contexto da indústria cultural, a arte autêntica é intrinsecamente uma prática transcendente e resguarda momentos de liberdade e de afirmação de valores extracotidianos

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo fue discutir cuales tipos de racionalidad orientan la práctica artística contemporánea. Tal objetivo surgió a partir de una investigación realizada en el Grupo Galpão, un grupo de teatro de la ciudad de Belo Horizonte que existe hace 28 años. Según se adentró en el locus de investigación, por medio de análisis documental, observaciones de no participantes y entrevistas, la cuestión de la racionalidad emergió como un tema importante para se discutir la producción de la arte en la contemporaneidad. Por medio de elementos del análisis del discurso, se evidenciaran, en las prácticas discursivas de los artistas, sentidos del hacer artístico algunas veces conectados a la racionalidad instrumental y a la sobrevivencia en el mercado de bienes culturales, y otras veces conectados a la racionalidad substantiva y a la práctica orientada por ideales éticos o estéticos. Al final, se entiende que, a pesar de las presiones económicas resultantes del contexto de la industria cultural, la arte auténtica es intrínsicamente una práctica trascendente y protege momentos de libertad y de de afirmación de valores fuera de lo común.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at discussing which rationality types may orient contemporary artistic practice. This objective emerged from a research made in Grupo Galpão, a twenty-eight years old theatre group from Belo Horizonte. As we entered into the research locus, by documental analysis, non participant observation and interviews, the rationality issue became a prominent theme to be discussed considering contemporary art production. By means of discourse analysis elements, we could identify in artists' discursive practices meanings about art-making, sometimes related to instrumental rationality and to surviving in the market of cultural goods; and sometimes, on the other hand, were related to substantive rationality and to practices oriented by ethical or esthetical ideals. By the end, despite of economic pressures from the cultural industry context, we understand that authentic art is intrinsically a transcendent practice and keeps moments of freedom and assertion of out-of-the-ordinary life values.
  • Análise proposicional quantitativa aplicada à pesquisa em administração Artigos

    Madeira, Adriana Beatriz; Lopes, Marcos; Giampaoli, Viviana; Silveira, José A. G. da

    Resumo em Português:

    A análise de entrevistas com questões abertas é frequente no cotidiano do pesquisador em Administração. Uma de suas dificuldades é a conversão dos dados da fala em categorias ou valores quantitativos para posterior tratamento estatístico. As propostas nesse sentido em geral estão baseadas em contagens de ocorrências lexicais que, por estarem fundamentadas em significações dicionarizadas (previamente estabelecidas), deixam de lado as associações semânticas feitas pelo próprio entrevistado no contexto da entrevista. O objetivo deste artigo é apresentar um instrumento de análise composto de um conjunto de procedimentos para a geração de unidades linguísticas passíveis de descrição, comparação, modelagem e inferência estatísticas: a Análise Proposicional Quantitativa (APQ). Sua principal diferença em relação a outros métodos consiste na escolha da proposição, e não do léxico, como unidade de análise. A aplicação do método é apresentada em um estudo sobre internacionalização de empresas do varejo.

    Resumo em Espanhol:

    El análisis de entrevistas con cuestiones abiertas es frecuente en el cotidiano del investigador en Administración. Una de sus dificultades es la conversión de lo datos de la elocución en categorías o valores cuantitativos para posterior tratamiento estadístico. Las propuestas en ese sentido, en general, están basadas en resultados de ocurrencias léxicas que, fundamentadas en significaciones previamente establecidas, dejan de lado las asociaciones semánticas hechas por el propio entrevistado en el contexto de la entrevista. El objetivo de este artículo es presentar un instrumento de análisis compuesto de un conjunto de procedimientos para la generación de unidades lingüísticas pasibles de descripción, comparación, modelo e inferencia estadísticas: el análisis proposicional cuantitativo (APC). Su principal diferencia en relación a otros métodos consiste en la elección de la proposición, y no del léxico, como unidad de análisis. La aplicación del método es presentada en un estudio sobre internacionalización de empresas al por menor.

    Resumo em Inglês:

    The analysis of interviews with open-ended questions is a common practice amongst researchers in the field of Management. The difficulty therein is to convert the linguistic data into categories or quantitative values for subsequent statistical treatment. Proposals made to this end generally entail counting lexical occurrences which, since they are founded on previously established meanings, fail to include semantic associations made by interviews. This article aims to present an analysis tool comprising a set of techniques apt to generate linguistic units that can be statistically described, compared, modeled and inferred: the Quantitative Propositional Analysis (QPA). Its main difference from other such methods lies in the choice of a proposition - and not the lexical unit - as analysis unit. We present the application of this method through a study about the international expansion of retail firms.
  • Novas reflexões sobre a internacionalização das empresas brasileiras Resenhas

    Coelho, Diego Bonaldo
  • Empreendedorismo corporativo Indicações Bibliográficas

    Piscopo, Marcos Roberto
  • Documento sem título Indicações Bibliográficas

    Reis, Germano Glufke
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br