Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 52, Número: 3, Publicado: 2012
  • Editorial

    Diniz, Eduardo
  • Guerra Fria e ensino do management no Brasil: o caso da FGV-EAESP Artigos

    Alcadipani, Rafael; Bertero, Carlos Osmar

    Resumo em Português:

    A Guerra Fria durou do final da II Guerra Mundial até o colapso da URSS, em 1991. Trata-se de uma época importante no desenvolvimento e difusão da forma de pensar e ensinar o management. Este artigo analisa se a Guerra Fria exerceu alguma influência na importação do management para o Brasil. Para tanto, analisamos a criação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, instituição piloto na importação do management para o Brasil. O artigo foca nas primeiras atas das reuniões da Congregação e do Conselho de Administração da Escola e contribui ao mostrar a influência dos EUA na criação da FGV-EAESP e como tal influência está imersa na lógica da Guerra Fria de levar o desenvolvimento às nações do Terceiro Mundo. O artigo abre possibilidades para investigar até que ponto houve uma americanização do ensino de administração no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    La Guerra Fría duró desde el final de la II Guerra Mundial hasta el colapso de la URSS, en 1991. Se trata de una época importante en el desarrollo y difusión de la forma de pensar y enseñar el management. Este artículo analiza si la Guerra Fría ejerció alguna influencia en la importación del management a Brasil. Para ello, analizamos la creación de la Escuela de Administración de Empresas de São Paulo de la Fundación Getulio Vargas, institución piloto en la importación del management a Brasil. El artículo enfoca las primeras actas de las reuniones de la Congregación y del Consejo de Administración de la Escuela y contribuye al mostrar la influencia de EEUU en la creación de la FGV-EAESP y cómo tal influencia está inmersa en la lógica de la Guerra Fría, de llevar el desarrollo a las naciones del Tercer Mundo. El artículo abre posibilidades para investigar hasta qué punto hubo una americanización de la enseñanza de administración en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The Cold War lasted from the end of the 2nd World War to the collapse of the Soviet Union (USSR) in 1991. It covered an important era in the development and spreading of ways of thinking about teaching management. This article analyzes the question of whether the Cold War exerted an influence on the way ideas about management were imported into Brazil. To undertake this, we analyze the Business Administration School of Sao Paulo at the Getulio Vargas Foundation which was a pilot institution for introducing the new management to Brazil. The article focuses on the first records of the meetings of the Assembly and Council of the School Administration and seeks to show the influence of the USA on the setting up of FGV-EAESP and how this influence is steeped in the rationale of the Cold War which involved encouraging the development of Third World nations. The article provides an opportunity to investigate to what extent there was a form of Americanization in the teaching of business administration in Brazil.
  • Estratégia internacional de uma multinacional emergente brasileira: o caso JBS Artigos

    Spohr, Nicole; Silveira, Franciane Freitas

    Resumo em Português:

    Este estudo preocupa-se em questionar se as teorias tradicionais de internacionalização são adequadas para explicar a expansão internacional das multinacionais de países emergentes. Procurando avançar nessa questão, investigam-se as estratégias de internacionalização adotadas pela JBS, multinacional brasileira do setor frigorífico. Os resultados evidenciam que a empresa adotou duas das cinco estratégias genéricas específicas ao contexto de países emergentes sugeridas por Ramamurti e Singh (2009): consolidador global e integrador vertical. Além disso, ao analisar a internacionalização da empresa em estudo, chama atenção a velocidade do processo, em comparação às multinacionais tradicionais. Conclui-se que o principal modo de entrada que possibilitou a expansão internacional foi a aquisição e que essa trouxe vantagens à empresa, como o acesso a recursos estratégicos, o crescimento rápido, a possível superação da liability of foreignness, a oportunidade para competir globalmente e a diversificação dos segmentos de atuação que geram sinergias às atividades da empresa.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio cuestiona si las teorías tradicionales de internacionalización son adecuadas para explicar la expansión internacional de las multinacionales de países emergentes. Con el propósito de avanzar en esa cuestión, se investigan las estrategias de internacionalización adoptadas por JBS, multinacional brasileña del sector frigorífico. Los resultados evidencian que la empresa adoptó dos de las cinco estrategias genéricas, específicas del contexto de países emergentes, sugeridas por Ramamurti y Singh (2009): Consolidador global e integrador vertical. Además, al analizar la internacionalización de la empresa en estudio, llama atención la velocidad del proceso, en comparación a las multinacionales tradicionales. Se concluye que el principal modo de entrada que posibilitó la expansión internacional fue la adquisición y que esta le trajo ventajas a la empresa, como el acceso a recursos estratégicos, el crecimiento rápido, la posible superación de la liability of foreignness, la oportunidad para competir globalmente y la diversificación de los segmentos de actuación que generan sinergias a las actividades de la empresa.

    Resumo em Inglês:

    The focus of this study is on questioning whether the traditional theories of internationalization are adequate to explain the international expansion of multinationals from emerging countries. Looking forward on this issue, we investigate the internationalization strategies adopted by JBS, a Brazilian multinational of the beef industry. The results show that the company adopted two of the five generic strategies specific to the context of emerging countries suggested by Ramamurti and Singh (2009): global consolidator and vertical integrator. Moreover, when analyzing the internationalization of the company under study, the speed of the process is highlighted when compared to traditional multinationals. It is concluded that the main mode of entry that allowed the international expansion was the acquisition and that this strategy has advantages to the company, such as access to strategic resources and rapid growth, possibly overcoming the liability of foreignness, the opportunity to compete globally and the diversification of segments that generate synergies to the company's activities.
  • Flexibilidade e modelagem de processos de negócio: uma relação multidimensional Artigos

    Albuquerque, João Porto de

    Resumo em Português:

    A abordagem de gestão de processos de negócio ganhou grande popularidade e ampla disseminação nas últimas décadas. Uma análise dessa abordagem mostra que ela persegue dois objetivos de difícil conciliação: por um lado, visa à formalização dos processos em modelos - a fim de estruturar efetivamente o trabalho - e, por outro lado, visa dar flexibilidade à organização - mantendo a sua capacidade de responder a situações novas e imprevistas. O presente artigo examina a relação entre formalização e flexibilidade na modelagem de processos de negócio, por meio de uma pesquisa empírica em uma companhia de manutenção de aeronaves na Alemanha, adotando um enfoque qualitativo em diálogo com a Teoria Ator-Rede. A análise deste caso oferece duas contribuições principais: (a) evidencia e ilustra a complexidade sociotécnica envolvida na modelagem de processos de negócio e (b) apresenta os contornos de uma compreensão multidimensional sobre a relação entre formalização e flexibilidade na gestão de processos de negócio.

    Resumo em Espanhol:

    El abordaje de la Gestión de Procesos de Negocio adquirió gran popularidad y amplia diseminación en las últimas décadas. Un análisis de dicho abordaje muestra que este persigue dos objetivos de difícil conciliación: por un lado, la formalización de los procesos en modelos -a los efectos de estructurar efectivamente el trabajo- y, por otro, dar flexibilidad a la organización -manteniendo su capacidad de responder a situaciones nuevas e imprevistas-. El presente artículo examina la relación entre formalización y flexibilidad en el modelado de procesos de negocio por medio de una investigación empírica en una compañía de mantenimiento de aeronaves en Alemania, adoptando un abordaje cualitativo en diálogo con la Teoría Actor-Red. El análisis de este caso ofrece dos contribuciones principales: (a) evidencia e ilustra la complejidad sociotécnica involucrada en el modelado de procesos de negocio y (b) presenta los contornos de una comprensión multidimensional sobre la relación entre formalización y flexibilidad en la gestión de procesos de negocio.

    Resumo em Inglês:

    Over the last few years, Business Process Management (BPM) has achieved increasing popularity and dissemination. An analysis of the underlying assumptions of BPM shows that it pursues two apparently contradicting goals: on the one hand it aims at formalising work practices into business process models; on the other hand, it intends to confer flexibility to the organization - i.e. to maintain its ability to respond to new and unforeseen situations. This paper analyses the relationship between formalisation and flexibility in business process modelling by means of an empirical case study of a BPM project in an aircraft maintenance company. A qualitative approach is adopted based on the Actor-Network Theory. The paper offers two major contributions: (a) it illustrates the sociotechnical complexity involved in BPM initiatives; (b) it points towards a multidimensional understanding of the relation between formalization and flexibility in BPM projects.
  • Consumer Culture Theory (CCT) já é uma escola de pensamento em marketing? Artigos

    Gaião, Brunno Fernandes da Silva; Souza, Ildembergue Leite de; Leão, André Luiz M. de Souza

    Resumo em Português:

    A década de 1980 trouxe uma visão alternativa à corrente positivista predominante no campo de pesquisa do consumidor: a Consumer Culture Theory (CCT), que assume uma orientação epistemológica baseada no interpretativismo e na pesquisa qualitativa. Diante do destaque alcançado pela CCT, levantou-se a seguinte questão: a CCT já pode ser considerada uma escola de pensamento em marketing autônoma? Pautados em três critérios fundamentais para a qualificação de uma escola de pensamento (reconhecimento acadêmico, corpo de conhecimento e contribuições), foi realizada uma desk research, baseada em periódicos e artigos da área e na construção de um corpus de pesquisa construído com base nas referências contidas no texto seminal Consumer Culture Theory (CCT): twenty years of research. A conclusão é de que a CCT atende aos critérios adotados na presente pesquisa, podendo ser considerada uma escola de pensamento a utônoma dentro do campo de pesquisa do consumo.

    Resumo em Espanhol:

    La década de 1980 trajo una visión alternativa a la corriente positivista predominante en el campo de investigación del consumidor: la Consumer Culture Theory (CCT), que asume una orientación epistemológica basada en el interpretativismo y en la investigación cualitativa. Frente a la relevancia alcanzada por la CCT, se planteó la siguiente cuestión: ¿La CCT ya puede ser considerada una escuela autónoma de pensamiento en marketing? Pautados en tres criterios fundamentales para la calificación de una escuela de pensamiento (reconocimiento académico, cuerpo de conocimiento y contribuciones), fue realizada una desk research, basada en periódicos y artículos del área y en la construcción de un corpus de investigación construido con base en las referencias contenidas en el texto seminal Consumer Culture Theory (CCT): twenty years of research. La conclusión es que la CCT atiende a los criterios adoptados en la presente investigación, pudiendo ser considerada una escuela autónoma de pensamiento dentro del campo de investigación del consumo.

    Resumo em Inglês:

    The 1980s brought an alternative view to the positivist predominant current in consumer research field: Consumer Culture Theory (CCT), which assumes an epistemological orientation based on interpretivism and qualitative research. Given the prominence achieved by CCT it's raised the follow question: Consumer Culture Theory can be considered an autonomous marketing school of thought? Guided by three fundamental criteria for qualifying a school of thought (academic recognition, body of knowledge and contributions), a desk research was conducted, based on journals and papers in the field and in a research corpus built from the references included in the seminal text Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Conclusion is that CCT meets the criteria adopted in this research and, thus, can be considered an autonomous marketing school of thought within the field of consumer research.
  • Contrato de trabalho, compromisso e satisfação: moderação pela empregabilidade Artículos

    Cesário, Francisco Santos; Guillén Gestoso, Carlos; Montalbán Peregrín, F. Manuel

    Resumo em Português:

    A busca por práticas flexíveis da gestão dos recursos humanos vem desempenhando um papel importante para o desenvolvimento estratégico das organizações e, em particular, nos contextos da profunda crise econômica e financeira como a que vive hoje Portugal, com uma situação de desemprego crescente e um clima generalizado de insegurança laboral. Este estudo pretende examinar se a percepção de empregabilidade por parte dos trabalhadores pode desempenhar um papel moderador na relação entre as formas mais flexíveis de contratação, como o trabalho temporário, e as atitudes laborais. Resultados sugerem que a percepção de empregabilidade pode ter um efeito moderador na relação entre o tipo de contrato de trabalho e o compromisso efetivo e a satisfação laboral dos trabalhadores com contrato direto com a organização, mas esta interação não foi encontrada para os trabalhadores com contrato de trabalho temporário com as Agências de Emprego.

    Resumo em Espanhol:

    La búsqueda de prácticas flexibles de gestión de los recursos humanos viene desempeñando un papel importante para el desarrollo estratégico de las organizaciones y en particular en contextos de profunda crisis económica y financiera como la actual en Portugal, con una situación de desempleo creciente y un clima generalizado de inseguridad laboral. Este estudio pretende examinar si la percepción de empleabilidad por parte de los trabajadores puede desempeñar un papel moderador en la relación entre formas más flexibles de contratación, como el trabajo temporal, y las actitudes laborales. Resultados sugieren que la percepción de empleabilidad puede tener un efecto moderador en la relación entre el tipo de contrato de trabajo y el compromiso afectivo y la satisfacción laboral de los trabajadores bajo contrato directo con la organización pero esta interacción no se ha encontrado para trabajadores con contrato de trabajo temporal con las Agencias de Empleo.

    Resumo em Inglês:

    The search for flexible practices of human resources management comes playing an important role for the strategic organizational development and specially in contexts of deep economic and financial crisis like the present one in Portugal, with an increasing unemployment and a generalized climate of job insecurity. This study tries to examine if perception of employability by employees moderates the relationship between flexible forms of hiring, such as temporary work, and job attitudes like affective commitment and job satisfaction. Results suggest the moderating role of employability for workers under direct contract with the organization but this interaction has not been pointed for workers with an temporary work contract with Employment Agencies.
  • Institution-based weaknesses behind emerging multinationals Essays

    Peng, Mike W.; Parente, Ronaldo C.
  • Comunicação organizacional: contextos e perspectivas Resenha

    Coimbra, Kary Emanuelle Reis; Silva, Kelen Vanzin Moura da
  • Memória e responsabilidade histórica Indicações Bibliográficas

    Nassar, Paulo
  • Comunicação interna nas organizações Indicações Bibliográficas

    Porto, Roseli Morena
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br