Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 52, Número: 5, Publicado: 2012
  • Editorial

    Diniz, Eduardo
  • Book-tax differences e gerenciamento de resultados no mercado de ações do Brasil Artigos

    Ferreira, Felipe Ramos; Martinez, Antonio Lopo; Costa, Fábio Moraes da; Passamani, Renato Rovetta

    Resumo em Português:

    Este estudo verifica a relação entre book-tax differences (BTD) e gerenciamento de resultado em companhias listadas na BM&FBovespa no período de 2005 a 2009. Metodologicamente, foram empregadas duas abordagens: (i) distribuição de frequências e (ii) accruals discricionários - Modelo Jones Modificado. Os achados indicam uma relação diretamente proporcional entre a BTD e os accruals discricionários. Foram identificadas evidências de que as entidades preponderantemente gerenciam seus resultados na mesma direção do sinal observado da BTD, além de buscarem apresentar o montante de BTD em nível e em variação em torno do ponto zero e desta forma evitar sinalizar baixa qualidade do lucro. Adicionalmente, foram encontradas evidências de que o tamanho da firma e a adoção do regime tributário de transição estão relacionados de forma inversamente proporcional ao nível dos accruals discricionários.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio verifica la relación entre book-tax differences (BTD) y gestión de resultados en compañías listadas en la BM&FBovespa, en el período de 2005 a 2009. Metodológicamente, fueron empleados dos abordajes: (i) distribución de frecuencias y (ii) accruals discrecionales, Modelo Jones Modificado. Los resultados indican una relación directamente proporcional entre la BTD y los accruals discrecionales. Fueron identificadas evidencias de que las entidades preponderantemente gestionan sus resultados hacia misma dirección de la señal observada de la BTD, además de buscar presentar el monto de BTD en nivel y en variación en torno del punto cero y así evitar señalizar baja calidad del lucro. Adicionalmente, fueron encontradas evidencias de que el tamaño de la empresa y la adopción del régimen tributario de transición están relacionados de forma inversamente proporcional al nivel de los accruals discrecionales.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the relationship between book-tax differences (BTD) and earnings management in firms listed on the BM&F Bovespa. The final sample consisted of 485 observations (firm-year) and the analysis included the period from 2005 to 2009. Methodologically, two approaches were employed in this study: (i) frequency distribution and (ii) discretionary accruals - Modified Jones Model. The findings indicate a directly proportional relationship between BTD and discretionary accruals. There was evidence that the firms manage their earnings in the same direction of the observed signal of BTD, and seek to present the amount of BTD in level and variation around the breakeven and thus avoid a relationship with low earnings quality. Additionally, evidence indicate that the size of firm and the adoption of the tax basis transition are inversely related to the level of discretionary accruals.
  • Efeitos do controle nas intenções comportamentais dos consumidores insatisfeitos Artigos

    Pacheco, Natália Araujo; Santos, Cristiane Pizzutti dos; Lunardo, Renaud

    Resumo em Português:

    O controle tem sido citado como elemento essencial para o desenvolvimento de interações interpessoais satisfatórias, estando positivamente relacionado à satisfação e a respostas afetivas e comportamentais positivas na área do comportamento do consumidor. Este trabalho investiga o impacto dos controles comportamental, cognitivo e de decisão, representados respectivamente pelas variáveis coprodução, informação e opção de reembolso, nas intenções de recompra e de boca-a-boca positivo após compras insatisfatórias. Os resultados de dois estudos experimentais conduzidos indicam que coprodução e opção de reembolso são capazes de elevar os níveis de intenção de recompra e de boca-a-boca positivo após episódios de insatisfação, enquanto a informação não tem efeito nas intenções comportamentais, mas modera o efeito da coprodução nas intenções comportamentais.

    Resumo em Espanhol:

    El control ha sido citado como elemento esencial para el desarrollo de interacciones interpersonales satisfactorias, estando positivamente relacionado a la satisfacción y a respuestas afectivas y comportamentales positivas en el área del comportamiento del consumidor. Este trabajo investiga el impacto de los controles comportamental, cognitivo y de decisión, representados respectivamente por las variables coproducción, información y opción de reembolso, en las intenciones de recompra y de boca a boca positivo después de compras insatisfactorias. Los resultados de dos estudios experimentales conducidos indican que coproducción y opción de reembolso son capaces de elevar los niveles de intención de recompra y de boca a boca positivo después de episodios de insatisfacción, mientras que la información no tiene efecto en las intenciones comportamentales, pero modera el efecto de la coproducción en las intenciones comportamentales.

    Resumo em Inglês:

    Control has been cited as an essential element for developing satisfactory interpersonal relationships, positively related to satisfaction and to emotional and behavioral responses in consumer behavior. This work investigates the impact of behavioral, cognitive and decisional controls, represented by co-production, information and refund choice, respectively, on repurchase and positive word of mouth intentions after unsatisfactory purchases. The results from two experimental studies indicate that co-production and refund choice lead to higher repurchase and positive word-of-mouth intentions after dissatisfaction episodes, while information do not affect behavioral intentions but moderates the effect of co-production on behavioral intentions.
  • Inovação colaborativa: uma abordagem aberta no desenvolvimento de novos produtos Artigos

    Bueno, Bruna; Balestrin, Alsones

    Resumo em Português:

    As estratégias que as empresas têm adotado para promover inovações tecnológicas de produtos e serviços vêm mudando significativamente nos últimos anos. Um dos elementos de notável evolução diz respeito à maneira como as empresas conduzem a etapa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos, serviços, processos e modelos de negócios. Diante dessa problemática, o presente artigo busca identificar práticas de inovação colaborativa no desenvolvimento de novos produtos. Para melhor compreender a mudança nos processos de inovação, elegeu-se como campo empírico um caso da indústria automotiva. Mesmo que essa indústria tenha experimentado o desenvolvimento de P&D em conjunto com os seus fornecedores, a cocriação de valor com os usuários finais é algo muito novo. O objeto de análise foi o projeto de desenvolvimento do Fiat Mio - Fiat Concept Car III (FCCIII) e os resultados demonstraram que, durante o processo de desenvolvimento do FCCIII, foram adotadas diferentes práticas de inovação colaborativa, o que possibilitou o acesso de diferentes conhecimentos externos à organização.

    Resumo em Espanhol:

    Las estrategias que las empresas han adoptado para promover innovaciones tecnológicas de productos y servicios están cambiando significativamente en los últimos años. Uno de los elementos de notable evolución se refiere a la manera cómo las empresas conducen la etapa de investigación y desarrollo (P&D) de nuevos productos, servicios, procesos y modelos de negocios. Frente a esa problemática, el presente artículo busca identificar prácticas de innovación colaborativa en el desarrollo de nuevos productos. Para comprender mejor el cambio en los procesos de innovación, se eligió como campo empírico un caso de la industria automotriz. Aunque dicha industria haya experimentado el desarrollo de P&D en conjunto con sus proveedores, la cocreación de valor con los usuarios finales es algo muy nuevo. El objeto de análisis fue el proyecto de desarrollo del Fiat Mio - Fiat Concept Car III (FCCIII) y los resultados demostraron que durante el proceso de desarrollo del FCCIII se adoptaron diferentes prácticas de innovación colaborativa, lo que posibilitó el acceso de diferentes conocimientos externos a la organización.

    Resumo em Inglês:

    The strategies adopted by companies seeking to foster technological innovations in products and services have been changing significantly in the last years. One of the elements of notable evolution is related with the way companies conduct the research & development (R&D) of new products, services, processes and business models. The present article aimed to identify practices of collaborative innovation that have been used in the development of new products and elected a case from the automotive industry as its empirical field. Even though this industry has experienced the development of R&D together with its suppliers, co-creating value with end-users is new. The unity of analysis was the development project of Fiat Mio - Fiat Concept Car III (FCCIII) and the results showed that, during the FCCIII's development process, different practices of collaborative innovation were adopted, which provided the focal organization with access to a different pool of knowledge, external to its boundaries.
  • Imersão social e institucional e capacidades: o setor calçadista de Nova Serrana Artigos

    Vasconcelos, Geraldo Magela Rodrigues de; Oliveira, Janete Lara de

    Resumo em Português:

    Este trabalho investiga a influência da imersão social e institucional na aquisição de capacidades de empresas calçadistas em suas relações com clientes, fornecedores e entidades setoriais. Imersão social foi considerada na perspectiva da imersão relacional, e imersão institucional, no âmbito de sua influência sobre as capacidades das firmas e sobre o grau de imersão com clientes e fornecedores. As ligações das firmas com outros atores, não participantes do setor, foram também investigadas como influenciando as capacidades e a participação das firmas em entidades setoriais. A coleta de dados envolveu pesquisa realizada com 78 firmas, e utilizou-se de modelagem de equações estruturais para avaliar as relações propostas. Os resultados indicam que os relacionamentos das firmas com fornecedores e a participação em entidades são os elementos que têm maior relevância para a aquisição de capacidades. As relações com clientes e com outros atores não apresentaram contribuição para a aquisição de capacidades.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo investiga la influencia de la inmersión social e institucional en la adquisición de capacidades de empresas calzadistas en sus relaciones con clientes, proveedores y entidades sectoriales. Inmersión social fue considerada en la perspectiva de la inmersión relacional, e inmersión institucional, en el ámbito de su influencia sobre las capacidades de las empresas y sobre el grado de inmersión con clientes y proveedores. Las relaciones de las empresas con otros antores, no participantes del sector, también fueron investigadas como influenciando las capacidades y la participación de las empresas en entidades sectoriales. La recolección de datos incluyó un estudio realizado con 78 empresas, y utilizó el modelado de ecuaciones estructurales para evaluar las relaciones propuestas. Los resultados indican que las relaciones de las empresas con proveedores y la participación en entidades son los elementos que tienen mayor relevancia para la adquisición de capacidades. Las relaciones con clientes y con otros actores no presentaron contribución para la adquisición de capacidades.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the influence of social and institutional embeddedness on the acquisition of business capabilities in the footwear industry, in its relationships with clients, suppliers and sector organizations. Social embeddedness was regarded from the perspective of relational embeddedness and institutional embeddedness, with regard to its sphere influence on the dynamic capabilities of firms and their degree of embeddedness vis-à-vis clients and suppliers. An examination was also carried out into the ties that firms have with other key actors who are non-participants of the sector, and the extent to which they exert an influence on the capabilities and involvement of the firms in the sector organizations. The data collection involved conducting research into 78 firms and structural equation modeling (SEM) was employed to evaluate the relationships being explored. The results show that the relationships of the firms with the suppliers and their involvement with the organizations are the most important factors in acquiring capabilities. The relationships with the clients and the other actors did not make any significant contribution to the acquisition of capabilities.
  • Teoria da ação racional na competência de melhoria contínua: abordagem comportamental Articles

    Yen-Tsang, Chen; Csillag, João Mário; Siegler, Janaina

    Resumo em Português:

    A importância da interação entre as áreas de operações e gestão de pessoas tem sido recentemente ressaltada. Este trabalho adotou a teoria da Ação Racional sugerida por Froelhe and Roth (2004) para analisar as competências operacionais, objetivando explorar a adequação deste modelo no contexto de gestão de operações, e o aspecto comportamental das capacidades operacionais sob a perspectiva de rotinas organizacionais.A teoria foi operacionalizada utilizando o modelo comportamental de Fishbein e Ajzen (F/A) e analisada a competência de Melhoria Contínua. Metodologicamente, foi empregada estratégia multicasos com casos representativos. Os resultados indicam que este modelo explica parcialmente o comportamento da Melhoria Contínua e algumas variáveis contingenciais podem influenciar a relação geral entre as variáveis envolvidas no modelo F/A, assim, intenção pode não ser a variável determinante do comportamento nesse contexto.

    Resumo em Espanhol:

    La importancia de la interacción entre las áreas de gestión de operaciones y gestión de personas ha sido resaltada recientemente por diversos autore. Este trabajo adoptó la teoría de la Acción Racional sugerida por Froelhe and Roth (2004) para analizar las competencias operacionales, a los efectos de explorar la adecuación de este modelo en el contexto de gestión de operaciones, así como de explorar el aspecto comportamental de las capacidades operacionales desde la perspectiva de rutinas organizacionales. La teoría fue operacionalizada utilizando el modelo de comportamiento de Fishbein y Ajzen (F/A) y la competencia analizada fue la de Mejoría Continua. Metodológicamente, se empleó una estrategia multicasos con casos representativos. Como resultado, el presente estudio postula que, en el contexto de gestión de operaciones, este modelo explica parcialmente el comportamiento de la Mejoría Continua y algunas variables contingenciales pueden influenciar la relación general entre las variables involucradas en el modelo F/A, así, la intención puede no ser la variable determinante del comportamiento en ese contexto.

    Resumo em Inglês:

    The importance of interaction between Operations Management (OM) and Human Behavior has been recently re-addressed. This paper introduced the Reasoned Action Theory suggested by Froehle and Roth (2004) to analyze Operational Capabilities exploring the suitability of this model in the context of OM. It also seeks to discuss the behavioral aspects of operational capabilities from the perspective of organizational routines. This theory was operationalized using Fishbein and Ajzen (F/A) behavioral model and a multi-case strategy was employed to analyze the Continuous Improvement (CI) capability. The results posit that the model explains partially the CI behavior in an operational context and some contingency variables might influence the general relations among the variables involved in the F/A model. Thus intention might not be the determinant variable of behavior in this context.
  • Pés de barro do texto "produtivista" na academia Pensata

    Mattos, Pedro Lincoln C. L. de
  • A globalização através de uma nova perspectiva Resenha

    Cardozo, Hugo Leonardo Guilhernandes; Gomes, Josir Simeone
  • Da teoria ao paradigma da dádiva Indicações Bibliográficas

  • Cultura de consumo e significados das marcas Indicações Bibliográficas

Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br