Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 54, Número: 1, Publicado: 2014
  • Editorial

    Diniz, Eduardo
  • Práticas de responsabilidade social corporativa em empresas brasileiras Forum

    Galego-Álvarez, Isabel; Formigoni, Henrique; Antunes, Maria Thereza Pompa

    Resumo em Português:

    As práticas de Responsabilidade Social Corporativa têm aumentado nos últimos anos em empresas de todo o mundo. O Brasil, um dos mais importantes países emergentes no cenário internacional, não é uma exceção a isso, com mais e mais empresas que optam por tais práticas. O presente estudo concentra-se na análise das práticas de responsabilidade social corporativa com as quais as empresas brasileiras estão envolvidas. A amostra utilizada é composta por 500 empresas agrupadas por área geográfica; o quadro teórico baseia-se nas teorias institucionais e de partes interessadas; e a técnica utilizada para a análise é o biplot, mais especificamente o HJ biplot e a análise de agrupamento. Com base nos resultados obtidos, é possível inferir que as variáveis de RSC correspondentes a práticas ambientais estão mais intimamente ligadas a empresas localizadas nas áreas do Norte do Brasil. As práticas sociais e comunitárias estão ligadas a empresas localizadas principalmente nas regiões Sul e Nordeste do país.

    Resumo em Espanhol:

    Las prácticas de Responsabilidad Social Corporativa han aumentado en los últimos años en las empresas de todo el mundo. En Brasil, uno de los más importantes países emergentes en el escenario internacional, no es la excepción, con muchas más empresas que optan por tales prácticas. El presente estudio se concentra en el análisis de las prácticas de responsabilidad social corporativa y cómo las empresas brasileñas están comprometidas. La muestra utilizada está compuesta por 500 empresas agrupadas por área geográfica; el cuadro teórico se basa en las teorías institucionales y de partes interesadas; y la técnica utilizada para el análisis es el biplot, más específicamente el HJ biplot y el análisis del agrupamiento. Con base en los resultados obtenidos, es posible inferir que las variables de RSC correspondientes a prácticas ambientales están más íntimamente relacionadas a empresas localizadas en las áreas del Norte de Brasil. Las prácticas sociales y comunitarias están relacionadas a empresas localizadas principalmente en las regiones Sur y Nordeste del país.

    Resumo em Inglês:

    Corporate Social Responsibility practices have been on the rise in recent years in firms all over the world. Brazil, as one of the most important countries emerging on the international scene, is no exception to this, with more and more firms taking up these practices. The present study focuses on analyzing the corporate social responsibility practices that Brazilian companies engage into. The sample used is comprised of 500 firms grouped by geographical area; the theoretical framework is based on stakeholder and institutional theories; and the technique used for the analysis is the biplot, more specifically the HJ Biplot and cluster analysis. From the results obtained it is possible to infer that the CSR variables corresponding to environmental practices are more closely linked to companies located in the northern areas of Brazil. Social and community practices are related to companies primarily in the southern and northeastern regions of the country.
  • Credibilidade do relatório de responsabilidade social corporativa na América Latina Foro

    Sierra-García, Laura; García-Benau, María A.; Zorio, Ana

    Resumo em Português:

    Para dar mais credibilidade às informações publicadas nos relatórios de responsabilidade social corporativa, um processo de garantia é atribuído a estes por um perito externo. Esta pesquisa baseia-se em 1.021 observações de 12 países da América Latina durante os anos 2006-2010. Diante dos resultados, conclui-se que a América Latina é uma região com um compromisso cada vez maior com a sustentabilidade. Além disso, os resultados indicam que a decisão de dar mais credibilidade às políticas sustentáveis por meio da garantia depende do tamanho da empresa, do setor ao qual ela pertence e do país onde ela está.

    Resumo em Espanhol:

    Para dar mayor credibilidad a la información publicada en los informes de responsabilidad social corporativa se asigna a estos de un proceso de aseguramiento por parte de un experto externo. Esta investigación se basa en 1.021 observaciones de 12 países de Latinoamérica durante los años 2006-2010. A la vista de los resultados, podemos concluir que Latinoamérica es una región donde cada vez hay un mayor compromiso con la sostenibilidad. Además, los resultados señalan que la decisión de otorgar mayor credibilidad a las políticas sostenibles por medio del aseguramiento depende del tamaño de la empresa, del sector al que pertenece y del país donde se encuentre.

    Resumo em Inglês:

    To improve credibility of Corporate Social Responsibility reports, they are assured by an external expert. This research is based on 1,021 observations from 12 countries in Latin America during the years 2006-2010. In view of the results obtained, we can conclude that Latin America is a region where there is a great commitment to sustainability. In addition, our results indicate that the decision to give more credibility to sustainable policies through the assurance process depends on the size of the RSC reporting company, the industry to which it belongs and the country where the firm operates.
  • Avaliação da RSC pelo consumidor e medição do seu efeito sobre as compras Foro

    Parada, Ana Dopico; Rodríguez Daponte, Rocío; González Vázquez, Encarnación

    Resumo em Português:

    O principal objetivo deste trabalho é construir uma escala de Responsabilidade Social Empresarial válida e confiável, desenvolvida sob o ponto de vista do consumidor. A partir daí, pretendemos realizar uma análise causal com a finalidade de identificar as ações que provoquem respostas por parte do mercado. Os resultados obtidos permitirão informar às empresas sobre práticas de Responsabilidade Social Empresarial com efeito positivo sobre a atitude do consumidor para com a empresa e sua futura intenção de compra.

    Resumo em Espanhol:

    El principal objetivo de este trabajo es proporcionar una escala de Responsabilidad Social Empresarial válida y fiable desarrollada desde el punto de vista del consumidor. A partir de aquí, se plantea un análisis causal que tiene como finalidad identificar aquellas actuaciones que provocan una respuesta por parte del mercado. Los resultados obtenidos permitirán informar a las empresas sobre las prácticas en materia de Responsabilidad Social Empresarial que tienen un efecto positivo sobre la actitud del consumidor hacia la empresa y su intención futura de compra.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to provide a valid and reliable CSR scale from the consumer perspective. From this point of view, a causal analysis is developed in order to identify those actions that really generate a response from the market. The final results will allow us to advise the companies about those actions which have a positive effect on consumer buying behaviour.
  • Uma nova abordagem para mensurar a reputação corporativa Forum

    Feldman, Percy Marquina; Bahamonde, Rolando Arellano; Velasquez Bellido, Isabelle

    Resumo em Português:

    Este estudo descreve o conceito de reputação corporativa e analisa alguns dos principais elementos relativos à sua mensuração. Sugere-se um novo índice para a mensuração e suas vantagens e desvantagens são indicadas. A consistência das sete variáveis-chave para o indicador é descrita pelos resultados de uma análise fatorial e suas correlações. O indicador é testado por meio de um levantamento da percepção de 1500 indivíduos sobre a reputação corporativa de 69 empresas pertencentes a 15 setores industriais peruanos diferentes. Os resultados indicam que as variáveis propostas para o índice não são necessariamente de maior interesse para que as empresas tenham melhor desempenho. Ademais, as empresas mais conhecidas não são necessariamente aquelas que desfrutam de maior reputação corporativa. Também são citadas as implicações gerenciais envolvidas no processo de administrar e monitorar as dimensões da reputação corporativa.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación describe el concepto de Reputación Corporativa y pasa revista a algunas de las principales observaciones que existen a la hora de medirla. Se propone luego un nuevo indice para su medición y se señalan ventajas y desventajas del mismo. La coherencia de las siete variables clave que recoge el indicador se describe mediante los resultados de un análisis factorial y de tests de correlaciones. Por último, se pone a prueba el indicador al recoger la percepción de reputación corporativa de 1500 individuos para 69 empresas pertenecientes a 15 sectores industriales distintos, en Perú. Los resultados indican que no necesariamente las variables del índice propuesto que son de mayor interés para la muestra del estudio son aquellas en las cuales las empresas tienen un mejor desempeño. Asimismo, las empresas de mayor recordación tampoco son necesariamente las que gozan de una mayor reputación corporativa. Implicaciones gerenciales para las organizaciones en la gestión y monitoreo de las dimensiones de este activo clave también son referenciadas.

    Resumo em Inglês:

    This study describes the concept of corporate reputation and reviews some of the major points that exist when it comes to measuring it. It thus suggests a new index for measurement and its advantages and disadvantages are pointed out. The consistency of the seven key variables for the collecting indicator is described by the results of a factor analysis and correlations. Finally, the indicator is put to test by gathering the perception of corporate reputation of 1500 individuals for 69 companies belonging to 15 different industrial sectors, in Peru. The results indicate that the proposed index variables are not necessarily of greatest interest to the study sample in which companies have a better performance. Also greater memorial companies aren't necessarily those that enjoy a greater corporate reputation. Managerial implications for the organizations in the process of managing and monitoring the dimensions involved of this key asset are also referenced.
  • Agregando valores às cadeias de valor Foro

    Scott, Gregory J.

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma matriz de fatores a levar em conta para priorizar as cadeias de valor agrícolas selecionadas como foco das iniciativas público-privadas para impulsionar o seu desenvolvimento. Tais fatores conferem especial importância a temas de responsabilidade social empresarial. Seu uso é ilustrado com dados e uma revisão da literatura sobre o Peru.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una matriz de factores a tomar en cuenta para priorizar las cadenas de valor agrícolas seleccionadas como foco de las iniciativas público-privadas para impulsar su desarrollo. Dichos factores dan especial importancia a temas de responsabilidad social empresarial. Se ilustra su uso con datos y una revisión de la literatura sobre Perú.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a matrix of factors to prioritize agricultural value chains targeted for public-private initiatives intended to foster their further development. The factors give noteworthy attention to issues related to corporate social responsibility. Data analysis and a literature review serve to illustrate the use of the factors in the case of Peru.
  • Meritocracia e sociedade brasileira Pensata

    Barbosa, Lívia
  • Econegócios: como as grandes marcas capturam a agenda da sustentabilidade Resenha

    Gomes, Marcus Vinícius Peinado
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br