Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 56, Número: 1, Publicado: 2016
  • SETE ANOS DEPOIS, A DESPEDIDA Editorial

    DINIZ, EDUARDO
  • Relação entre variáveis de base, valores e responsabilidade social corporativa Articles

    GONZÁLEZ-RODRÍGUEZ, MARÍA DEL ROSARIO; DÍAZ-FERNÁNDEZ, MARÍA DEL CARMEN; SPERS, VALÉRIA RUEDA ELIAS; LEITE, MARCELO DA SILVA

    Resumo em Português:

    RESUMO A percepção que o consumidor tem da responsabilidade social corporativa (RSC) pode ser diretamente influenciada por estruturas de valores individuais. O presente estudo tem como objetivo proporcionar novos conhecimentos sobre a relação entre valores humanos básicos e a percepção que o público tem da RSC. Ele concentra-se nos valores de alunos universitários e seus pontos de vista sobre uma determinada iniciativa social corporativa. O estudo revela que circunstâncias sociais, educacionais e econômicas influenciam os valores humanos. Esses valores, por sua vez, influenciam o motivo de diferentes alunos perceberem a RSC de formas diferentes. Os resultados são relevantes para as empresas, na medida em que permitem uma compreensão mais detalhada da razão pela qual certos grupos de consumidores percebem de determinada forma certas iniciativas de RSC. Também sugerem que as universidades sejam mais conscientes da importância da integração dos valores humanos e da RSC nos currículos de futuros gestores de negócios e líderes sociais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La percepción del consumidor respecto de la responsabilidad social corporativa (CSR por su sigla en inglés) se puede ver directamente influenciada por las estructuras de valores de la persona. Esta investigación se propone brindar nuevos conocimientos acerca de la relación entre los valores humanos básicos y la percepción pública de la CSR. El mismo se centra en los valores de estudiantes pertenecientes al nivel superior de educación y sus visiones en relación a una iniciativa social corporativa en particular. El estudio revela que las circunstancias sociales, educativas y económicas ejercen influencia sobre los valores humanos. A su vez estos valores influyen en los motivos por los cuales diferentes estudiantes perciben de manera diferente a la CSR. Estos descubrimientos resultan relevantes para las empresas, ya que brindan una comprensión más detallada de los motivos por los que determinados grupos de consumidores perciben determinadas iniciativas de CSR de una manera particular. Sugieren además que las universidades deben incrementar su conciencia de la importancia de la integración de los valores humanos y la CSR a los planes de estudio de los futuros gerentes comerciales y líderes sociales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Consumer perception of corporate social responsibility (CSR) can be directly influenced by individual value structures. This research aims to provide new knowledge regarding the relationship between basic human values and the public's perception of CSR. It focuses on the values of higher education students and their views regarding a particular corporate social initiative. The study reveals that social, educational, and economic circumstances influence human values. Those values in turn influence why different students perceive CSR differently. These findings are relevant to companies as they provide a more detailed understanding of why certain consumer groups perceive certain CSR initiatives the way that they do. They also suggest that universities should increase their awareness of the importance of integrating human values and CSR in the curricula of future business managers and social leaders.
  • Responsabilidade social corporativa e desempenho financeiro: O caso espanhol Articles

    MADORRAN, CRISTINA; GARCIA, TERESA

    Resumo em Português:

    RESUMO O enorme interesse gerado pela responsabilidade social corporativa tanto no mundo acadêmico quanto no empresarial forma o pano de fundo para este estudo. Seu objetivo é analisar a relação entre a responsabilidade social corporativa e o desempenho financeiro em vista do debate existente na literatura sobre o tema. O estudo concentra-se em uma amostra de empresas espanholas tomadas do índice IBEX 35, da bolsa de valores de Madri, utilizando a metodologia de dados em painel, que oferece vantagens em comparação com metodologias utilizadas em outros estudos. Analisamos o período que abrange os anos de 2003 a 2010. Nossas conclusões sugerem que não há relação óbvia entre a responsabilidade social corporativa e os resultados financeiros, ao menos no caso da Espanha.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El enorme interés que despierta la responsabilidad social corporativa tanto en el ámbito empresarial como académico da sentido a este trabajo. El objetivo del trabajo es analizar la relación entre la responsabilidad social corporativa y sus resultados financieros, ya que existe debate en la literatura académica sobre esta cuestión. La cuestión de análisis se aplica a una muestra de empresas españolas que cotizan en el IBEX 35, utilizando una metodología de datos de panel que aporta novedades a otros análisis realizados. El período de análisis abarca desde 2003-2010. Los resultados sugieren que la relación entre responsabilidad social y resultados no es tan obvia, al menos para el caso español.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The enormous interest aroused by corporate social responsibility both in the academic and the business worlds forms the background for this study. Its objective is to analyze the relationship between corporate social responsibility and financial performance in view of the debate in the literature on the subject. The study focuses on a sample of Spanish companies taken from the IBEX 35 stock market index, using panel data methodology, which offers advantages in comparison to methodologies used in other studies. We analyzed the period from 2003 to 2010. Our findings suggest that there is no obvious relationship between corporate social responsibility and financial results, at least in the case of Spain.
  • Influência da assinatura do fabricante na lealdade e intenção de compra de marcas próprias de varejista Articles

    CALVO-PORRAL, CRISTINA; MARTÍNEZ-FERNÁNDEZ, VALENTÍN-ALEJANDRO; JUANATEY-BOGA, OSCAR

    Resumo em Português:

    RESUMO Com a atual tendência a uma maior concentração das lojas, a construção de marcas próprias de varejista tornou-se uma prioridade para muitas empresas de varejo. O presente estudo destina-se a analisar as diferenças de propensão à compra de marcas próprias entre marcas próprias com identificação de fabricante - assinatura do fabricante - e marcas próprias sem informações sobre o fabricante, bem como o papel moderador da assinatura do fabricante na intenção de compra de marcas próprias. Realizamos análises multigrupo através da modelagem de equações estruturais. Nossos achados sugerem que a imagem da marca própria exerce a influência mais significativa sobre a lealdade e a intenção de compra para ambos os tipos de marcas próprias. Ademais, e contrariamente a nossas expectativas, não encontramos apoio empírico para o efeito moderador do papel da assinatura do fabricante na propensão à compra de marcas próprias de varejistas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Debido a la tendencia actual hacia la mayor concentración en la distribución, la construcción de marcas fuertes del distribuidor se ha convertido en una prioridad para muchas empresas de distribución. Este estudio trata de analizar las diferencias en la predisposición a comprar marcas del distribuidor, entre aquellas con identificación del fabricante - firma del fabricante- y aquellas otras que no ofrecen información sobre el fabricante del producto; así como analizar el papel moderador de la firma del fabricante en su intención de compra. Se llevó a cabo un análisis multigrupo mediante un modelo de ecuaciones estructurales. Nuestros resultados sugieren que la imagen ejerce la mayor influencia sobre la lealtad y la intención de compra de ambos tipos de marca del distribuidor. Además, y contrariamente a nuestras suposiciones, no hallamos suficiente evidencia empírica para confirmar el papel moderador de la firma del fabricante en la predisposición a comprar marcas del distribuidor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With today's trend toward higher store concentration, building strong store brands has become a priority for many retailing companies. This study aims to analyze the differences in store brands' purchasing likelihood between store brands with a manufacturer identification - a manufacturer signature - and store brands with no information about the manufacturer, as well as the moderating role of the manufacturer signature on store brands' purchase intention. We carried out multiple group analysis through structural equation modeling. Our findings suggest that store brand image has the most significant influence on loyalty and purchase intention for both types of store brands. Moreover, and contrary to our expectations, we did not find empirical support for the moderating role of manufacturer signature on store brands' purchasing likelihood.
  • A personalidade dos diretores de pequenas e médias empresas influencia os resultados de exportação? Artículos

    RONDAN-CATALUÑA, FRANCISCO JAVIER; NAVARRO-GARCÍA, ANTONIO; ARENAS-GAITAN, JORGE

    Resumo em Português:

    RESUMO No presente trabalho, examinamos se gerentes de exportação das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) exportadoras mais bem-sucedidas apresentavam diferenças em valores na escala de Schwartz em comparação com gerentes de exportação de PMEs com sucesso limitado em exportações. O estudo foi conduzido com uma amostra de 196 PMEs espanholas. Primeiramente, conduzimos uma análise de cluster de classes latentes para classificar as empresas segundo seu desempenho em exportações. Depois, empregamos um teste de comparação de médias para encontrar diferenças significativas em valores na escala de Schwartz entre executivos das empresas de ambos os grupos. Diferenças significativas foram encontradas para os seguintes valores: honestidade, influência, ambição, lealdade, justiça social, autoridade, vida excitante e ordem social.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este trabajo se analiza si los valores según la escala de Schwartz varían entre los directivos responsables de exportación de Pequeñas y Medianas Empresas (PyMEs) entre las empresas con mayor éxito exportador, frente a las que tienen un éxito exportador limitado. El estudio se aplica a una muestra de 196 PyMEs españolas exportadoras. En primer lugar se aplica un clúster de clases latentes para clasificar las empresas en función del performance exportador, para después aplicar test de comparaciones de medias y buscar diferencias significativas en los valores de Schwartz entre directivos de empresas de ambos grupos. Los valores en los que aparecen diferencias significativas son: honestidad, influencia, ambición, lealtad, justicia social, autoridad, vida excitante y orden social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this work, we examine whether values in Schwartz's scale For Small and Medium-Sized Enterprises (SME) export managers from the most successful export companies differ from those for SME managers from companies with limited export success. The study was conducted with a sample of 196 Spanish export SMEs. First, we conducted a latent class cluster analysis to classify companies according to their export performance. Then, we employed means comparison test to find significant differences in Schwartz's scale between executives from companies in both groups. Significant differences were found for the following values: honesty, influence, ambition, loyalty, social justice, authority, exciting life, and social order.
  • CRITÉRIOS DE ESTRATIFICAÇÃO E COMPARAÇÃO DE CLASSIFICADORES SOCIOECONÔMICOS NO BRASIL Artigos

    KAMAKURA, WAGNER; MAZZON, JOSÉ AFONSO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem por propósito comparar conceitual e metodologicamente cinco classificadores para a estratificação socioeconômica da sociedade brasileira e mensurar os trade-offs de erros de classificação entre eles. Com base nos algoritmos de classificação de cada critério, classificamos os 55.970 domicílios que compõem a amostra representativa da pesquisa de orçamentos familiares (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados obtidos permitem afirmar que o classificador de máxima verossimilhança foi o que apresentou a melhor performance em explicar o nível de consumo das famílias brasileiras por estrato socioeconômico, seguido do classificador bayesiano adaptável, da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) simplificado, do ABEP antigo e da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). Os três primeiros classificadores estão sustentados no conceito da renda permanente/riqueza do domicílio, incorporando os dois primeiros uma importante inovação: classificar um domicílio levando em conta sua localização geográfica e a composição familiar. Esses novos classificadores possibilitam aos pesquisadores e gestores de marketing segmentar e estudar mercados baseados em critério válido, fidedigno e confiável de estratificação socioeconômica.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tiene como propósito comparar conceptual y metodológicamente cinco clasificadores para la estratificación socioeconómica de la sociedad brasileña y medir los trade-offs de errores de clasificación entre ellos. Con base en los algoritmos de clasificación de cada criterio, clasificamos los 55.970 domicilios que componen la muestra representativa de la encuesta de presupuestos familiares (Pesquisa de Orçamentos Familiares [POF]), realizada por el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]). Los resultados obtenidos permiten afirmar que el clasificador de máxima verosimilitud fue el que presentó el mejor desempeño en explicar el nivel de consumo de las familias brasileñas por estrato socioeconómico, seguido del clasificador bayesiano adaptable, del ABEP simplificado, del ABEP antiguo y de la SAE. Los tres primeros clasificadores están sustentados en el concepto del ingreso permanente/riqueza del domicilio, incorporando los dos primeros una importante innovación: clasificar un domicilio teniendo en cuenta su localización geográfica y la composición familiar. Estos nuevos clasificadores posibilitan a los encuestadores y gestores de marketing segmentar y estudiar mercados basados en criterio válido, fidedigno y confiable de estratificación socioeconómica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this study was to compare the conceptual and methodological features of five classification algorithms used to produce socioeconomic stratifications of the Brazilian society, and to measure misclassification tradeoffs between them. We applied these five algorithms to classify the 55,970 households covered in the survey of household budgets (Pesquisa de Orçamentos Familiares [POF]) conducted by Brazilian Institute of Geography and Statistics (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]). Our results allow us to conclude that maximum-likelihood classifier had the best performance in explaining Brazilian families' consumption patterns across the socioeconomic strata, followed by the adaptive Bayesian, simplified ABEP, old ABEP, and SAE algorithms. The first three classifiers rely on the concept of permanent income, while the first two incorporate an important innovation: classifying a household by considering its geographic location and family composition, the latter defined by the number of adults and minors living in the household. These new classifiers allow researchers and marketers to segment and study markets based on a valid, unbiased, and reliable criterion of socioeconomic stratification.
  • O papel da persistência dos lucros na acurácia de avaliação e no horizonte temporal Articles

    PIMENTEL, RENÊ COPPE; AGUIAR, ANDSON BRAGA DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Com base no pressuposto de que a persistência dos lucros tem implicações para análise financeira e elaboração de contratos de incentivo, o objetivo deste artigo é investigar o seu papel ao considerar que lucros mais persistentes provavelmente são (i) uma informação melhor para modelos de avaliação e (ii) uma medida para capturar orientação de longo prazo da firma. A análise utiliza dados de empresas que possuem ações negociadas na BM&F BOVESPA no período entre 1995 e 2013. Os resultados oferecem evidências que suportam a relevância da persistência dos lucros na análise e avaliação financeiras; entretanto, não oferecem suporte para o relacionamento entre persistência dos lucros e orientação de longo prazo. Esses resultados se mantêm mesmo diante de diferentes especificações; além disso, análises adicionais sugerem que o risco idiossincrático de uma firma (risco total) é relevante para explicar o foco em resultados financeiros de curto prazo (short-termism) entre as firmas observadas. A principal contribuição deste artigo é oferecer evidências empíricas relativas à relevância dos números contábeis em modelos de avaliação e na teoria dos contratos em um mercado emergente.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En base al supuesto de que la persistencia de las ganancias tiene implicancias tanto en el análisis financiero como en los contratos de compensación, el objetivo de este trabajo es investigar el rol de la persistencia de las ganancias, asumiendo que (i) es probable que las ganancias más persistentes constituyan un mejor aporte a los modelos de valoración y (ii) las ganancias más persistentes tienen más posibilidades de funcionar como una aproximación al mercado de largo plazo y a la orientación gerencial. El análisis se basa en empresas que cotizan en bolsa en Brasil desde 1995 hasta 2013 y si bien documentamos un sostenido apoyo a la relevancia de la persistencia de los ingresos en el análisis financiero y la valoración, no hemos podido documentar una relación significativa entre la persistencia de las ganancias y la orientación de valor a largo plazo. Estos resultados son sensibles a diferentes especificaciones y otros resultados sugieren que el riesgo idiosincrásico de las empresas (riesgo total) resulta relevante para explicar la atención centrada en los resultados de corto plazo (cortoplacismo) entre las diversas empresas. El aporte principal de este trabajo consiste en brindar evidencia empírica de la importancia de los números contables tanto en la valoración como en las teorías contractuales, en un mercado emergente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the assumption that earnings persistence has implications for both financial analysis and compensation contracts, the aim of this paper is to investigate the role of earnings persistence assuming that (i) more persistent earnings are likely to be a better input to valuation models and (ii) more persistent earnings are likely to serve as a proxy for long-term market and managerial orientation. The analysis is based on Brazilian listed firms from 1995 to 2013, and while we document strong support for the relevance of earnings persistence in financial analysis and valuation, we fail to document a significant relationship between earnings persistence and long-term value orientation. These results are sensitive to different specifications, and additional results suggest that firms' idiosyncratic risk (total risk) is relevant to explain the focus on short-term outcomes (short-termism) across firms. The main contribution of this paper is to offer empirical evidence for the relevance of accounting numbers in both valuation and contractual theories in an emergent market.
  • Análise comparativa das atitudes comportamentais de passageiros de cruzeiro norte-americanos e espanhóis Articles

    FORGAS-COLL, SANTIAGO; PALAU-SAUMELL, RAMON; SÁNCHEZ-GARCÍA, JAVIER; GARRIGOS-SIMON, FERNANDO J.

    Resumo em Português:

    RESUMO Estudos em distintos setores de consumo verificaram que as diferenças culturais têm uma forte influência sobre os consumidores. Apesar da importância da análise transnacional, não há estudos na literatura que examinem os efeitos da nacionalidade na construção das intenções de comportamento e seus antecedentes entre os passageiros de cruzeiros. Esta pesquisa investiga os efeitos moderadores da nacionalidade nas relações entre valor percebido, satisfação, confiança e intenções de comportamento entre passageiros espanhóis e norte-americanos. Realizaram-se 968 enquetes para provar o modelo teórico, que foi analisado com modelos de equações estruturais, mediante uma análise multigrupo. Os resultados indicam que os espanhóis mostraram relações mais fortes entre confiança e intenções de comportamento, e entre valor emocional e satisfação. Ao contrário dos norte-americanos, que apresentaram relações mais fortes entre qualidade de serviço e satisfação, e entre qualidade de serviço e intenções de comportamento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Algunos estudios anteriores de diferencias observadas entre países respecto de las conductas de los consumidores de diferentes sectores de consumo verificaron que las diferencias culturales ejercen una poderosa influencia sobre los consumidores. A pesar de la importancia de los análisis transnacionales, no hay en la literatura estudios que analicen los efectos moderadores de la nacionalidad sobre la construcción de intenciones de conducta y sus antecedentes entre pasajeros de cruceros. Este estudio investiga los efectos moderadores de la nacionalidad sobre las relaciones entre el valor percibido, la satisfacción, la confianza y las intenciones de conducta entre los pasajeros españoles y norteamericanos (EE. UU.) de cruceros, que utilizan a Barcelona como puerto de origen y puerto de escala. Se probó un modelo teórico con un total de 968 encuestas. Se emplearon modelos de ecuaciones estructurales (SEM por su sigla en inglés), a través de un análisis multigrupo. Los resultados de este estudio indicaron que los españoles mostraron relaciones más sólidas entre la confianza y las intenciones de comportamiento y entre el valor emocional y la satisfacción. Los americanos evidenciaron relaciones más sólidas entre la calidad del servicio y la satisfacción y entre la calidad del servicio y las intenciones de conducta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Earlier studies of cross-national differences in consumer behavior in different consumption sectors have verified that cultural differences have a strong influence on consumers. Despite the importance of cross-national analysis, no studies in the literature examine the moderating effects of nationality on the construction of behavioral intentions and their antecedents among cruise line passengers. This study investigates the moderating effects of nationality on the relationships between perceived value, satisfaction, trust and behavioral intentions among Spanish and (U.S.) American passengers of cruise lines that use Barcelona as home port and port-of-call. A theoretical model was tested with a total of 968 surveys. Structural equation models (SEMs) were used, by means of a multigroup analysis. Results of this study indicated that Spaniards showed stronger relationships between trust and behavioral intentions, and between emotional value and satisfaction. Americans presented stronger relationships between service quality and satisfaction, and between service quality and behavioral intentions.
  • Gestão humana de orientação analítica: Um caminho para a responsabilização Artículos

    PATINO, JUAN DAVID PEREZ; ARBELAZ, ISABEL CRISTINA LOPERA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta uma abordagem para a gestão de recursos humanos, em que a verbalização é favorecida na organização, a fim de criar espaços de conversação que facilitem a simbolização, a socialização e a responsabilização sobre os indivíduos, grupos e sobre a organização. Dedicamos especial atenção à responsabilização, com a realização dos resultados da pesquisa como uma forma de responsabilidade corporativa, enfatizando que a participação através da palavra gera engajamento, inclusão e um sentido de pertencimento nos indivíduos. Nos casos analisados, favorecemos o método analítico, compreendido como um método de análise do discurso, e como uma atitude profissional baseada no ouvir, analisar e intervir.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo propone un enfoque de la gestión humana que privilegia espacios conversacionales en la organización. Consideramos que la verbalización tiene como efectos la simbolización, socialización y responsabilización en los sujetos individuales, grupales y colectivos. Dedicamos especial interés a la responsabilización, resaltando que la participación a través de la palabra genera compromiso, inclusión y sentido de pertenencia. En los casos estudiados, privilegiamos el método analítico entendido como método de análisis del discurso, el cual fundamenta la actitud del profesional que basa su quehacer en escuchar, analizar e intervenir. Los hallazgos de la investigación permiten plantear una vía para la responsabilidad empresarial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present paper proposes an approach to human management that privileges conversational spaces in the organization through verbalization, which results in symbolization, socialization and responsibilization of individuals in the organization groups. Our special concern is responsibilization, emphasizing that participation through conversation generates commitment, inclusion and a sense of belonging in individuals. In the cases studied, we have privileged the analytical method, understood as the method of discourse analysis, which underlies the attitude of the professional who grounds his work on listening, analyzing and intervening. The research findings allow the set out of a path to corporate responsibility.
  • A ARTE DE INFLUENCIAR OS OUTROS Resenha

    Laruccia, Mauro Maia
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br