Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 57, Número: 6, Publicado: 2017
  • SOBRE O OFÍCIO DO EDITOR-CHEFE E DECISÕES EDITORIAIS Editorial

    Tonelli, José Maria; Zambaldi, Felipe
  • JOINING THE SOCIOMATERIAL DEBATE Forum

    POZZEBON, MARLEI; DINIZ, EDUARDO HENRIQUE; MITEV, NATHALIE; VAUJANY, FRANÇOIS-XAVIER DE; CUNHA, MIGUEL PINA E; LECA, BERNARD
  • BUILDING COLLABORATION? CO-LOCATION AND “DIS-LOCATION” IN A RAILWAY CONTROL POST Forum

    WILLEMS, THIJS; MARREWIJK, ALFONS VAN

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo estuda o desenho de espaços co-localizados e como os atores organizacionais experimentam esses espaços. A literatura sobre edifícios co-localizados é ambígua em explicar como e se uma diminuição na distância física leva a maiores esforços colaborativos. Abordando este problema, traçamos um estudo etnográfico de um centro de controle ferroviário co-localizado onde as maiores organizações ferroviárias holandesas estão alojadas sob o mesmo teto. Embora a intenção da co-localização fosse melhorar a colaboração aproximando as diferentes organizações, os nossos resultados contam uma história diferente. Os empregados ferroviários desenvolveram várias práticas territoriais através das quais resistiram ao projeto, criando um espaço do centro de controle “des-locado” em vez de co-locado. Argumentamos neste artigo que tentar entender a relação entre co-locação e colaboração não se deve apenas concentrar em como esses espaços organizacionais são desenhados e planejados mas, pelo contrário, em explicar como esses espaços onde a colaboração é exigida são experimentados e praticados pelos seus funcionários.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo estuda el diseño de espacios co-locados y cómo los actores organizacionales experimentan dichos espacios. Hasta ahora, la literatura sobre edificios co-locados era ambigua sobre cómo una reducción de la distancia física lleva a mayores esfuerzos colaborativos. Para abordar este problema, recurrimos a un estudio demográfico de un centro de control ferroviario co-locado en el que se localizan bajo el mismo techo los transportadores de las mayores organizaciones ferroviarias holandesas. Aunque la intención de la co-locación era mejorar la colaboración al acercar a diferentes organizaciones, nuestras conclusiones cuentan una historia diferente. Los empleados ferroviarios desarrollaron varias prácticas territoriales a través de las que se resistieron al diseño, cambiando el centro de control de co-locado a “des-plazado”. En este estudio, planteamos que las tentativas de comprender la relación entre co-locación y colaboración no debería concentrarse solamente en cómo dichos espacios son diseñados y planificados, sino en explicar cómo dichos espacios donde se demanda colaboración son experimentados y usados por los empleados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper studies the design of co-located spaces and how organizational actors experience such spaces. The literature on co-location is ambiguous about how reduced physical distance increases collaboration. To address this problem, we draw on an ethnographic study of a co-located railway control center, housing the largest Dutch railway organizations under one roof. Although the intention of the co-location was to improve collaboration by bringing different organizations into closer proximity, our findings tell a different story. Railway employees developed several territorial practices (preserving existing boundaries, creating new boundaries, and the situational use of boundaries) through which they resisted the design of the control center, thereby changing the control center from co-located to “dis-located.” We argue that understanding the relationship between co-location and collaboration should not only focus on how such spaces are designed but, rather, account for how spaces where collaboration is demanded are experienced and used by employees.
  • COLLABORATIVE AGENCY IN EDUCATIONAL MANAGEMENT: A JOINT OBJECT FOR SCHOOL AND COMMUNITY TRANSFORMATION Forum

    LEMOS, MONICA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho de pesquisa discute as atividades desenvolvidas em uma escola de uma favela na cidade de São Paulo, Brasil, e na sua comunidade para lidar com o problema das inundações. Primeiro, apresento uma revisão da literatura sobre a gestão educacional que sugere uma perspectiva de aprendizagem expansiva, logo, sendo o meu contexto teórico, passo a debater a noção de agência colaborativa. Do ponto de vista metodológico, este estudo centra-se em uma pesquisa colaborativa crítica e em uma intervenção formativa, o que implica na participação de diferentes sujeitos e que decisões de negociação sejam tomadas durante a pesquisa, para além dos muros da escola. A análise baseia-se nas categorias de descrição e argumentação, que contribuem para o escrutínio de vozes e atividades diferentes, na respectiva escola e comunidade. Assim, abordo como a agência colaborativa contribui para a transformação de um determinado contexto: primeiro, como a comunidade se torna envolvida nas atividades escolares e, segundo, como a escola está envolvida nas atividades da comunidade para superar o problema das inundações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El presente artículo trata actividades realizadas en una escuela localizada en una favela en la ciudad de São Paulo, Brasil, y su comunidad vecina para tratar el tema de inundaciones. En primer lugar, presento una reseña de la literatura sobre gestión educativa sugiriendo una perspectiva de aprendizaje expansiva, luego, como mi fondo teórico, se trata la noción de agencia colaborativa. Metodológicamente, este estudio se concentra en estudio colaborativo crítico e intervención formativa, que implica diferentes individuos participando y negociando decisiones que se tomarán durante el estudio más allá de los entornos escolares. El análisis se basa en categorías de descripción y argumentación, lo que contribuye al escrutinio de diferentes voces y actividades en las respectivas escuela y comunidad. Por lo tanto, trato cómo la agencia colaborativa contribuye a la transformación del contexto dado: en primer lugar, cómo la comunidad se involucra en las actividades de la escuela, y en segundo, cómo la escuela está involucrada en las actividades de la comunidad para superar el problema de las inundaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research paper discusses activities developed in a school located in a favela in the city of São Paulo, Brazil, and its surrounding community to deal with the issue of flooding. First, I present a review of the literature on educational management suggesting an expansive learning perspective, then I introduce the notion of collaborative agency as theoretical background. Methodologically, this study focuses on critical collaborative research and formative intervention, which implies different subjects taking part and negotiating decisions to be made during the research beyond school settings. The analysis is based on categories of description and argumentation, which contribute to the scrutiny of different voices and activities in the respective school and community. Thus, I discuss how collaborative agency contributes to the transformation of the given context: first, how the community becomes involved in the activities of the school, and second, how the school is involved in the activities of the community to overcome the problem of flooding.
  • PERCEPÇÃO SOBRE A SOCIOMATERIALIDADE DAS PRÁTICAS DE CONTABILIDADE GERENCIAL Fórum

    RUSSO, PASCHOAL TADEU; GUERREIRO, REINALDO

    Resumo em Português:

    RESUMO No contexto de gestão organizacional e visando o aprofundamento do conhecimento no campo da Contabilidade Gerencial, esta pesquisa propôs um constructo que contribui com a compreensão sobre a percepção dos gestores sobre a sociomaterialidade de práticas de contabilidade gerencial (PCG) com base na lógica institucional cerimonial (uso baseado em ritos) versus a instrumental (uso baseado na resolução de problemas) valendo-se da Nova Sociologia Institucional (NIS) e das digressões de Bush (1983, 1987). Por meio de um levantamento em 102 organizações não financeiras de grande porte que operam no Brasil, identificou-se que, dependendo do arranjo de forças isomórficas e de difusão a que as PCG estão submetidas, elas são levadas a assumir comportamentos cerimonial (5%), instrumental (61%) ou misto (26%). Pode-se inferir que nessas organizações as PCG estão sendo usadas prioritariamente como tecnologias para a resolução de problemas e contribuem com alteração do contexto onde estão inseridas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En el contexto de la gestión organizacional y con el objetivo de profundizar el conocimiento en el campo de la contabilidad de gestión, esta investigación propone un constructo que contribuye a la comprensión de la percepción de los gestores acerca de la sociomaterialidad de las prácticas de contabilidad de gestión (PCG) con base en la lógica institucional ceremonial (uso basado en ritos) frente a la instrumental (uso basado en resolución de problemas) valiéndose de la Nueva Sociología Institucional (NIS) y de las digresiones de Bush (1983, 1987). A través de un relevamiento realizado en 102 grandes organizaciones no financieras que operan en Brasil, se identificó que dependiendo de la disposición de las fuerzas isomórficas y de difusión a que están sometidas las PCG, estas tienen que asumir un comportamiento ceremonial (5%), instrumental (61%) o mixto (26%). Se puede inferir que en dichas organizaciones las PCG se utilizan, prioritariamente, como tecnologías para la resolución de problemas, y, por consiguiente, contribuyen a cambiar el contexto en el que están insertadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Our research, conducted in the context of organizational management in Brazil, aimed at deepening the knowledge in the Managerial Accounting field. The purpose was to propose a construct that contributes to understanding managers’ perceptions of the sociomateriality of management accounting practices (práticas de contabilidade gerencial, MAP) based on the ceremonial (rites-based) versus instrumental (problem solving) institutional logic, drawing on New Institutional Sociology and on Bush’s digressions (1983, 1987). Through a survey of 102 large non-financial organizations operating in Brazil, we identified that depending on the arrangement between isomorphic forces and diffusion to which the PCGs are subjected, they assume ceremonial (5%), instrumental (61%), or mixed (26%) behavioral characteristics. We infer that in these organizations, PCGs are primarily being used as problem solving techniques and contribute to changing the context in which they are applied.
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE: ESTUDO À LUZ DA TEORIA CRENÇA-AÇÃO-RESULTADO Artigos

    DIAS, GABRIELA FIGUEIREDO; RAMOS, ANATÁLIA SARAIVA MARTINS; SOUZA, RÔMULO ANDRADE DE; BASTOS, EVANGELINA DE MELLO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo pretende compreender como as pressões institucionais e as crenças ambientais de gestores influenciam a adoção da Tecnologia da Informação Verde (TI Verde); para tanto, foi utilizado como aporte teórico o modelo Crença-Ação-Resultado (Belief-Action-Outcome [BAO]). A pesquisa é qualitativa, e os sujeitos da pesquisa são 10 gestores de instituições de ensino superior (IES). A coleta de dados foi realizada por entrevistas e um checklist com práticas de TI Verde. A análise das entrevistas foi realizada por análise de conteúdo, e as respostas do checklist foram avaliadas pela frequência. Os resultados revelam que a pressão institucional mais relacionada com a adoção da TI Verde, pelos entrevistados, é a mimética. Sobre as crenças ambientais, oito gestores demonstraram preocupações com tais questões. Contudo, apenas três gestores tomaram iniciativas próprias; os demais entrevistados reportaram vivenciar barreiras como disfunções da burocracia e falta de apoio da alta gerência ao proporem ações relacionadas a TI Verde.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio pretende comprender cómo las presiones institucionales y creencias ambientales de gestores influyen en la adopción de la Tecnología de la Información Verde (TI Verde). Se adoptó como soporte teórico el modelo Creencia-Acción-Resultado. La investigación es cualitativa y los sujetos son diez gestores de TI de instituciones de enseñanza superior. La recolección de datos se realizó por entrevistas y una lista de verificación con prácticas de TI Verde. El análisis de las entrevistas se realizó por medio del análisis de contenido y las respuestas de la lista de verificación se evaluaron por la frecuencia. Los resultados revelan que la presión institucional más relacionada con la adopción de la TI Verde, por los entrevistados, es la mimética. Sobre las creencias ambientales, ocho gestores mostraron preocupación con dichas cuestiones, no obstante, sólo tres tomaron sus propias iniciativas, los otros entrevistados reportaron enfrentar obstáculos, como las disfunciones burocráticas y la falta de apoyo de la dirección, al proponer acciones relacionadas con TI Verde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to understand how institutional pressures and managers’ environmental beliefs influence the adoption of Green Information Technology (Green IT). The theoretical framework of the Belief-Action-Outcome model is used. In a qualitative research approach, data on 10 university IT managers were collected through interviews and a checklist of Green IT practices. Content analysis on the interviews was performed and the responses to the checklist were analyzed by frequency. Analysis results show that the institutional pressure most related to the adoption of Green IT for the interviewees is mimetic. Regarding environmental beliefs, while eight managers expressed concerns about environmental issues, only three reported their own initiatives. Other respondents said they faced barriers such as bureaucratic dysfunctions and lack of management support to propose actions related to Green IT.
  • ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA E PERFIL DE EMPRESAS FAMILIARES BRASILEIRAS Artigos

    FREZATTI, FÁBIO; BIDO, DIÓGENES DE SOUZA; MUCCI, DANIEL MAGALHÃES; BECK, FRANCIELE

    Resumo em Português:

    RESUMO As características distintivas das empresas familiares, como a influência exercida pela família, adicionam complexidade aos modelos de ciclo de vida organizacional. Esta pesquisa analisa a relação entre os estágios do ciclo de vida organizacional (Lester, Parnell, Carraher, & Pamell, 2003) e os elementos de influência da família na empresa no modelo F-PEC (Poder, Experiência e Cultura). O estudo foi desenvolvido por meio de amostra de 117 empresas familiares brasileiras, sem a participação de empresas com ações negociadas em bolsa, e tratamento estatístico por meio de modelo de equações estruturais. Como achados, pode-se dizer que os elementos do F-PEC foram parcialmente identificados na amostra. O poder indica o controle da empresa pela família; a experiência indica o papel das diferentes gerações; e a cultura, os valores dos controladores. Em particular, deve ser destacado que, no nascimento, o poder e a cultura têm papéis importantes; na maturidade, a experiência e a cultura se destacam; e, no rejuvenescimento, o poder e a cultura foram identificados como caracterizadores. Em termos de artigo exploratório, contribui para o entendimento das organizações, proporcionando indicações para o desenvolvimento de análises comparativas e a atuação sobre as variáveis que proporcionam o planejamento de migração para estágios mais desejáveis, como crescimento, maturidade e rejuvenescimento.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las características distintivas de las empresas familiares, como la influencia ejercida por la familia, agregan complejidad a los modelos de ciclo de vida organizacional. Esta investigación analiza la relación entre las etapas del ciclo de vida organizacional propuestas por Lester et al. (2003) y los elementos de influencia de la familia en la empresa del modelo F-PEC (Poder, Experiencia y Cultura). Este estudio se desarrolló a través de una muestra de 117 empresas familiares brasileñas -sin participación de empresas con acciones negociadas en bolsa-, y tratamiento estadístico por medio de modelo de ecuaciones estructurales. En lo que se refiere a resultados, se puede observar que los elementos del F-PEC fueron parcialmente identificados en la muestra. El poder indica el control de la empresa por la familia; la experiencia, el papel de las diferentes generaciones; y la cultura indica los valores de los controladores. En particular, debe destacarse que, en el nacimiento, el poder y la cultura tienen papeles importantes; en la madurez, la experiencia y la cultura se destacan y, en el rejuvenecimiento, el poder y la cultura se identifican como caracterizadores. El presente trabajo, como estudio exploratorio, contribuye al entendimiento de las organizaciones al proporcionar recomendaciones para el desarrollo de análisis comparativos y la actuación sobre las variables que propicien la planificación de migración a etapas más deseables, como crecimiento, madurez y rejuvenecimiento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The distinctive features of family firms, such as family influence, add complexity to organizational life-cycle models in terms of the different stages of development. This research analyzes the relationship between stages of the organizational life cycle proposed by Lester et al. (2003) and the elements of influence of the F-PEC family (power, experience, and culture). The study was developed through a sample of 117 Brazilian family companies, without the participation of companies with shares traded on the stock exchange, and employed statistical treatment of the data through a structural equation model. As a result, the elements of F-PEC were partially identified in the sample. Power indicates the control of the company by the family, experience indicates the role of the different generations, and culture indicates the values ​​of the controllers. In particular, it should be pointed out that, at birth, power and culture play important roles; in maturity, experience and culture stand out, and in rejuvenation, power and culture have been identified as characteristic. As an exploratory analysis, the article contributes to the understanding of organizations, by indicating the development of comparative analyses and performance on the variables that provide migration planning to more desirable stages, such as growth, maturity, and rejuvenation.
  • PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: EM BUSCA DE IMPACTO SOCIAL E OUTROS IMPACTOS Perspectivas

    LAZZARINI, SÉRGIO
  • POR UMA PESQUISA QUE FAÇA SENTIDO Perspectivas

    ALPERSTEDT, GRAZIELA DIAS; ANDION, CAROLINA
  • THE PERILS OF DOING BUSINESS ACROSS BORDERS Book Reviews

    STUENKEL, OLIVER
  • CADÊ MEU CELULAR? UMA ANÁLISE DA NOMOFOBIA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL Resenhas

    OLIVEIRA, THYCIANE SANTOS; BARRETO, LAÍS KARLA DA SILVA; EL-AOUAR, WALID ABBAS; SOUZA, LIEDA AMARAL DE; PINHEIRO, LEONARDO VICTOR DE SÁ
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br