Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 58, Número: 4, Publicado: 2018
  • CIÊNCIA E SOCIEDADE Editorial

    Tonelli, Maria José; Zambaldi, Felipe
  • DETERMINANTES DA INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA ABORDAGEM GERENCIAL Artigos

    VASCONCELOS, RENATA BRAGA BERENGUER DE; OLIVEIRA, MARCOS ROBERTO GOIS DE

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo buscou avaliar o impacto de fatores gerenciais sobre a capacidade inovativa de micro e pequenas empresas (MPEs). Analisaram-se 315 MPEs em Pernambuco, no período 2015-2016. Foram considerados como fatores internos: liderança; gerenciamento de pessoas; informações e conhecimentos; relacionamento com clientes e sociedade; resultados; idade; tamanho. A capacidade inovativa foi mensurada pelo grau de inovação setorial. As relações foram analisadas por meio de regressão linear múltipla e análise envoltória de dados, cujos resultados demonstraram que a liderança, informações e conhecimentos, relacionamento com clientes e a sociedade influenciam positivamente a capacidade inovativa e sua eficiência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo tiene como objetivo evaluar el impacto de los factores gerenciales sobre la capacidad innovadora de micro y pequeñas empresas (MYPE). Se analizaron 315 MYPE en Pernambuco, en el período 2015-2016. Se consideraron como factores internos: liderazgo; gestión de personas; información y conocimiento; relaciones con los clientes y la sociedad; resultados; edad; y tamaño. La capacidad innovadora se midió por el grado de innovación sectorial. Las relaciones se analizaron mediante regresión lineal múltiple y análisis envolvente de datos, los resultados mostraron que el liderazgo, la información y conocimiento, y las relaciones con los clientes y la sociedad influyen positivamente en la capacidad innovadora y su eficiencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article sought to evaluate the impact of management factors on the innovation capability of micro and small enterprises (SMEs). A total of 315 SMEs were analyzed in Pernambuco in the period 2015-2016. The following internal factors were considered: leadership, people management, information and knowledge, customer relationship, business-society relationship, results, age, and size. The innovation capability was measured by the degree of sectoral innovation. The relationships were analyzed by means of multiple linear regression and data envelopment analysis. The results demonstrated that leadership, information and knowledge, customer relationships, and society positively influence innovation capability and its efficiency.
  • BRAND EQUITY NO AGRONEGÓCIO: PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DE CARNE SUÍNA Artigos

    OLIVEIRA, RICARDO OSÓRIO DE; SPERS, EDUARDO EUGÊNIO

    Resumo em Português:

    RESUMO Até mesmo setores que geralmente oferecem produtos com um alto grau de semelhança, como é o caso no agronegócio, podem desenvolver estratégias de branding, que são potencialmente capazes de promover um maior valor percebido por parte dos consumidores. Este artigo discute como a origem dos produtos, as percepções e atitudes dos consumidores brasileiros de alta renda sobre os processos de produção de alimentos e o valor de marca atribuídos pelos consumidores aos processos de certificação afetam a formação de brand equity em commodities agrícolas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Aun sectores que generalmente ofrecen productos semejantes, tales como la agroindustria, pueden desarrollar estrategias de marca que son potencialmente capaces de promover un mayor valor percibido a la vista de los consumidores. Este estudio analiza cómo el origen del producto, las percepciones y las actitudes de los consumidores brasileños de alto poder adquisitivo con relación a los procesos de producción de alimentos, y el brand equity asignado por los consumidores a los procesos de certificación, afectan la formación del brand equity en los commodities agropecuarios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Even sectors that usually offer similar products, such as agribusiness, can develop brand strategies that are potentially capable of promoting a greater perceived value in the eyes of consumers. This paper discusses how the origin of product, perceptions, and attitudes of Brazilian high-income consumers concerning food production processes, and brand equity assigned by consumers to certification processes affect the formation of brand equity in agricultural commodities.
  • PAPEL MEDIADOR DA VIRTUOSIDADE NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E RESULTADOS DO TRABALHO Artigos

    PIRES, MARIA LEONOR; NUNES, FRANCISCO

    Resumo em Português:

    RESUMO Nesta pesquisa, exploramos o papel da virtuosidade organizacional (VO) como um mecanismo por meio do qual as práticas de gestão de recursos humanos (PGRH) influenciam os resultados no nível dos colaboradores. Propomos que as PGRH conduzem a níveis mais elevados de comportamentos de cidadania organizacional e comprometimento afetivo, estimulando a VO. Numa amostra de 525 colaboradores, de 22 lojas de uma empresa de retalho, encontramos evidência de que as PGRH predizem a VO e que esta prediz os comportamentos de cidadania e o comprometimento afetivo dos membros da organização. Ao propor esse novo mediador, este estudo contribui para uma melhor compreensão da cadeia causal que liga as PGRH e o desempenho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En esta investigación exploramos la función que tiene la virtuosidad organizacional como un mecanismo a través del cual las prácticas de gestión de recursos humanos (PGRH) influencian los resultados del trabajo. Así, nuestro objetivo es plantear que las PGRH aumentan el nivel de comportamientos de ciudadanía y de compromiso afectivo cuando se incentiva la virtuosidad organizacional. En una muestra de 525 trabajadores pertenecientes a 22 tiendas de una empresa minorista encontramos pruebas de que las PGRH predicen la virtuosidad organizacional y esta, a su vez, predice los comportamientos de ciudadanía y el compromiso afectivo de los miembros de la organización. Al proponer este nuevo mediador, este estudio contribuye a una mejor comprensión de la cadena causal que conecta las PGRH y el desempeño

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study, we explore the role of organizational virtuousness (OV) as a mechanism through which human resource management practices (HRMPs) affect employee outcomes. We propose that HRMPs lead to higher levels of organizational citizenship behaviors and affective commitment by stimulating OV. Using a sample of 525 workers, from 22 stores of a retailing company, we found evidence that HRMPs predict OV, thereby predicting members’ citizenship behaviors and affective commitment. By suggesting this new mediator, this study contributes to a better understanding of the causal chain linking HRMPs and performance.
  • PAPEL DA PERCEPÇÃO DO SUPORTE ORGANIZACIONAL NA INSEGURANÇA E DESEMPENHO NO TRABALHO Artigos

    BOHLE, SERGIO ANDRÉS LÓPEZ; CHAMBEL, MARIA JOSÉ; MEDINA, FELIPE MUÑOZ; CUNHA, BRUNO SILVA DA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta o desenvolvimento de um modelo conceitual da relação entre a insegurança laboral e o desempenho laboral, mediada pelo comprometimento organizacional afetivo e moderada pelo apoio organizacional percebido em uma empresa chilena, que sofreu um processo de downsizing. Este estudo baseou-se em um desenho de corte transversal em 400 funcionários chilenos do setor de varejo. Nossos resultados apontam que a insegurança laboral influencia negativamente o desempenho laboral, e tal relação é parcialmente mediada pelo comprometimento organizacional afetivo. Verificou-se também que um elevado nível de apoio organizacional percebido intensifica a relação negativa entre insegurança laboral e comprometimento organizacional afetivo. A fim de minimizar os efeitos negativos da insegurança laboral em relação aos sobreviventes de uma estratégia de downsizing, uma intervenção eficaz é sugerida por meio do desenvolvimento de uma comunicação mais realista em termos de expectativas do trabalhador em relação à organização.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo presenta el desarrollo de un modelo conceptual de la relación entre la inseguridad laboral y el desempeño laboral mediado por el compromiso organizacional afectivo y moderado por el apoyo organizacional percibido en una empresa chilena que ha sufrido un proceso de reducción de personal. Este estudio se basa en un diseño cross-sectional en una muestra de 400 trabajadores chilenos del sector minorista. Nuestros resultados señalan que la inseguridad laboral influye negativamente en el desempeño laboral; efecto que a su vez es mediado parcialmente por el compromiso organizacional afectivo. Además, se encontró que es probable que un alto nivel de apoyo organizacional percibido intensifique los efectos de la relación entre la inseguridad laboral y el compromiso organizacional afectivo. Con el fin de minimizar los efectos negativos de la inseguridad laboral en una estrategia de reducción de personal, se sugiere una intervención eficaz en los trabajadores sobrevivientes mediante el desarrollo de una comunicación más realista en términos de expectativas del trabajador hacia la organización.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study, we develop a conceptual model of the relationship between job insecurity and job performance, which is mediated by affective organizational commitment and moderated via perceived organizational support in a Chilean company that has undergone downsizing. In this cross-sectional study, we focused on 400 Chilean employees from the retail sector. Our findings indicate that job insecurity negatively influences job performance, which is a relationship that is partially mediated by effective organizational commitment. Moreover, a high level of perceived organizational support helped intensify the effects of the relationship between job insecurity and affective organizational commitment. To minimize the negative effects of job insecurity on the active employees of a downsizing strategy, an effective intervention is required by developing a more realistic communication in terms of a worker's expectations toward the organization.
  • CORRUPÇÃO GOVERNAMENTAL NO MERCADO DE CAPITAIS: UM ESTUDO ACERCA DA OPERAÇÃO LAVA JATO Artigos

    PADULA, ANA JULIA AKAISHI; ALBUQUERQUE, PEDRO HENRIQUE MELO

    Resumo em Português:

    RESUMO O Brasil apresentou, nos últimos anos, um cenário de crise econômica e política, resultado do funcionamento de uma elaborada rede de corrupção no governo. A literatura financeira aponta duas linhas de pensamento relacionadas ao tema corrupção, uma que defende a existência de efeitos benéficos e outra que aponta os prejuízos no sistema público. A fim de se entender a relação entre a queda no nível de investimento e a corrupção, foi realizado um estudo de eventos, com base no modelo GARCHX-in-Mean, que permitisse identificar a existência e/ou o potencial sentido do impacto da corrupção para alguns ativos selecionados. Os resultados apontam que, no Brasil, houve uma grande desvalorização nas maiores empresas estatais negociadas na bolsa de valores nacional e também em suas American Depositary Receipt (ADR), consequentemente, gerando um cenário de fuga de recursos financeiros e indicando uma queda no crescimento econômico, apoiando a teoria de prejuízo em longo prazo da corrupção.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Brasil presentó, en los últimos años, un escenario de crisis económica y política, resultado del funcionamiento de una elaborada red de corrupción en el gobierno. La literatura financiera apunta dos líneas de pensamiento relacionadas al tema corrupción: una que defiende la existencia de efectos benéficos y otra que apunta los perjuicios en el sistema público. A los efectos de entender la relación entre la caída del nivel de inversión y la corrupción, se realizó un estudio de eventos, con base en el modelo GARCHX-in-mean, que permitiera identificar la existencia y/o el potencial sentido del impacto de la corrupción para algunos activos seleccionados. Los resultados indican que, en Brasil, hubo una gran desvalorización en las mayores empresas estatales negociadas en la bolsa de valores nacional y también en sus American depositary receipt (ADR) que, consecuentemente, generó un escenario de fuga de recursos financieros e indicó una baja en el crecimiento económico, lo que apoya la teoría de perjuicio a largo plazo de la corrupción.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In recent years, Brazil has faced economic and political crises resulting from the actions of an elaborate syndicate of corruption in the government. The financial literature points to two lines of thought related to corruption. One approach defends the existence or bestowal of benefits, and the other points to losses in the public network. An event study based on the GARCHX-in-Mean model was conducted to understand the relationship between corruption and the decrease in the level of investment, and to identify the potential impact of corruption on selected assets. The results indicate that there was a significant devaluation of the largest state-owned companies traded on the Brazilian Stock Exchange and in American Depository Receipts, leading to money laundering and a decrease in economic growth. This supports the theory of a long-term crisis due to corruption.
  • ANTECEDENTES E CONSEQUÊNCIAS DA IMAGEM CORPORATIVA: BANCOS CONVENCIONAIS E ISLÂMICOS Artigos

    AWAN, HAYAT MOHAMMAD; HAYAT, SAHAR; FAIZ, RAFIA

    Resumo em Português:

    RESUMO Bancos islâmicos e convencionais diferem em termos de filosofia e objetivos básicos, embora ambos desempenhem o mesmo serviço. Este estudo utilizou a sequência cognitiva, afetiva e conativa para examinar os antecedentes e consequências da imagem corporativa de bancos convencionais e islâmicos no Paquistão. A partir do uso de questionários autoaplicados, foram coletaram dados empíricos de 320 entrevistados. Verificou-se que, no caso de bancos islâmicos, a comunicação não relacionada à firma e a responsabilidade social corporativa estão significativamente relacionadas à familiaridade com a marca e imagem corporativa. A familiaridade da marca tem participação significativa na criação da imagem corporativa, o que confirma a sequência cognitiva, afetiva e conativa. A imagem corporativa é responsável pela criação de uma atitude positiva em relação à marca e pela intenção de usar serviços bancários. No caso dos bancos convencionais, somente a comunicação da firma está relacionada de maneira significativa à imagem corporativa e à familiaridade da marca. A relação da imagem corporativa com atitude da marca e intenção de uso do serviço é semelhante para os bancos islâmicos. Este estudo pode ajudar os bancos a investirem no desenvolvimento de seus respectivos antecedentes, o que pode aumentar a intenção de uso de seus serviços.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los bancos islámicos y convencionales difieren en su filosofía básica y objetivos, aunque ambos realizan el mismo servicio. Este estudio usó la secuencia cognitiva, afectiva y conativa para analizar antecedentes y consecuencias de la imagen corporativa de bancos convencionales e islámicos en Paquistán. Los cuestionarios autoadministrados colectaron datos empíricos de 320 entrevistados. Se encontró que la comunicación no corporativa y la responsabilidad social corporativa se relacionan significativamente con la familiaridad de la marca y con la imagen corporativa en el caso de los bancos islámicos. La familiaridad de la marca construye significativamente la imagen corporativa, que confirma la secuencia cognitiva, afectiva y conativa. La imagen corporativa crea actitud e intención positivas para usar servicios bancarios. En el caso de bancos convencionales, solamente la comunicación corporativa se relaciona significativamente con la imagen corporativa y la familiaridad de la marca. La relación de la imagen corporativa con la actitud y la intención de la marca de usar el servicio son semejantes a las de bancos islámicos. Este estudio puede ayudar a los bancos a invertir en construir sus respectivos antecedentes que pueden aumentar la intención de usar sus servicios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Islamic and conventional banks differ in basic philosophy and objectives although both perform the same service. This study used cognitive, affective, and conative sequence to examine antecedents and consequences of corporate image of conventional and Islamic banks in Pakistan. Self-administered questionnaires collected empirical data from 320 respondents. It was found that non-firm communication and corporate social responsibility significantly relate to brand familiarity and corporate image in case of Islamic banks. Brand familiarity significantly builds corporate image, which confirms the cognitive, affective, and conative sequence. Corporate image creates positive brand attitude and intention to use banking services. In case of conventional banks, only firm communication significantly relates to corporate image and brand familiarity. The relationship of corporate image with brand attitude and intention to use the service are similar to Islamic banks. This study can help banks to invest in building respective antecedents which can increase intention to use their services.
  • AUTORES, PARECERISTAS E EDITORES: TRIPÉ DO PROCESSO DE REVISÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Perspectivas

    CABRAL, SANDRO
  • SE PUBLICAR É PRECISO, AVALIAR TAMBÉM É! Perspectivas

    BISPO, MARCELO DE SOUZA
  • NEUROMARKETING: A NOVA CIÊNCIA DO CONSUMO Resenhas

    ALMEIDA, LUCAS RODRIGO SANTOS DE
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br