Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Antropologia, Volume: 45, Número: 1, Publicado: 2002
  • A variação mítica como reflexão Artigos

    Calávia Sáez, Oscar

    Resumo em Português:

    Variação imaginária que ordena em narrativas diversas as categorias sensíveis, o mito define por contraste conceitos de um pensamento nativo. A abordagem levi-straussiana do mito como conjunto de transformações, instalando a variação no seu centro, dá acesso à reflexão indígena e, de quebra-contra o que é leitura corriqueira-, permite entender o narrador como articulador dessa reflexão. O artigo ilustra esses postulados com mitos de vários povos de língua Pano (Yaminawa, Yawanawa e Kaxinawá), que tratam da relação entre "humanos" e "animais" instaurando versões diferentes dessas categorias. Comenta assim discussões atuais sobre as "cosmologias" ou "filosofias" indígenas e o seu estatuto epistemológico. Defende uma avaliação - ou uma leitura - diferente da mitologia estruturalista e a contrasta com as propostas pós-modernas de "dialogia" como modelo de relação com o outro e o seu pensamento.

    Resumo em Inglês:

    Lévi-Strauss approach to myth as transformation group outlines variability: each myth can be seen as a set of imaginary variations, which arrange again sensible categories in shifting accounts. So, it defines by contrast the native thought conceits, giving way in native reflection, and the storyteller can be understood, therefore, as the main performer of this reflection. The structuralist "dialog between myths" is at least a fitting support to the post-modernist "dialog between subjects". This paper exemplify these proposals with some myths of Panoan-speaking Yaminawa, Yawanawa and Kaxinawa peoples, concerning the relations among human and animal, and setting up different versions of these categories. It also comments current discussions on indigenous cosmologies or philosophies and on their epistemological value.
  • Os sentidos no espetáculo Artigos

    Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro

    Resumo em Português:

    O artigo propõe a análise cultural da natureza espetacular de dois festivais populares contemporâneos: o desfile das escolas de samba no carnaval carioca e os Bois-Bumbás de Parintins, Amazonas. A investigação comparativa baseia-se na noção de corporalidade e focaliza os sentidos da visão e da audição na estrutura e dinâmica rituais de cada festa. A contextualização desses modos de percepção traz à cena processos cognitivos que, por sua vez, conduzem a valores culturais centrais, em especial noções diferenciadas de tempo e espaço. O jogo de significados acionado por essas concepções torna esses festivais momentos críticos de experiência e elaboração de formas diversas de estar na história e na modernidade.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents a cultural analysis of the spectacular nature of two contemporary Brazilian Festivals: the samba-school parade in Rio de Janeiro and the Ox-Dance in Parintins/Amazonas. The concept of corporality provides the starting point for the investigation of the uses and meanings of sight and hearing in the ritual structure and dynamics of each festival. Considered in their respective festive contexts, these modes of perception illuminate cognitive processes which, in turn, reveal central cultural values, in particular, conceptions of time and space. The play of meaning between these two conceptions renders both festivals critical moments for the experience and elaboration of different ways of relating to history and modernity.
  • Caderno de Fotografias Artigos

  • Em louvor do cosmopolita irônico: nacionalismo, o "judeu errante" e a cidade pós-nacional Artigos

    Rapport, Nigel

    Resumo em Português:

    Na medida em que os antropólogos passaram a descrever a crescente normatividade do movimento global e a conseqüente hibridização, criolização, sincronicidade e compressão do multiculturalismo, "diáspora" tornou-se uma palavra-chave no arsenal da disciplina. Este texto aborda um traço particular dessa abordagem diaspórica, que diz respeito ao "judeu errante" exílico. Partindo do exame do "judeu" no discurso do nacionalismo moderno, desenvolve um discurso possível de urbanismo pós-nacional, a fim de concluir com uma abordagem etnográfica de vidas judaicas no ambiente canadense contemporâneo da área urbana da província de Newfoundland. Enquanto o idioma do "judeu errante" diz pouco sobre o conteúdo das vidas individuais de fato existentes, o que será que, entretanto, contém em termos de prescrição política? Qual a mensagem política embutida na noção de cosmopolitismo e transnacionalismo universal (judaico), e como esse tipo ideal pode ser empregado idealisticamente pela antropologia em favor da crítica cultural? Partindo do idioma do "judeu errante", este texto passa, assim, a delinear a "hospedagem mútua" ["mutual guesting"] como conceptualização de procedimentos sociais justos num novo sistema mundial.

    Resumo em Inglês:

    As anthropologists describe the increasing normativeness of global movement and the consequent hybridity, creolization, synchronicity and compression of multiculturalism, "diaspora" has become a key tool in the disciplinary armoury. This paper begins from one particular feature in this diasporic accounting, that pertaining to the exilic "Wandering Jew". From an examination of the "Jew" in the discourse of modern nationalism, the paper proceeds to a possible discourse of post-national urbanism, to conclude with an ethnographic account of Jewish lives in the contemporary Canadian milieu of urban Newfoundland. While the idiom of the "Wandering Jew" might say little about the content of actual individual lives, what, nevertheless, might it be said to contain in the way of political prescription? What political message might the notion of universal (Jewish) cosmopolitanism and transnationalism be seen to hold, and how might this ideal type be employed idealistically by anthropology in the cause of cultural critique? From the idiom of the "Wandering Jew", the paper thus proceeds to an outlining of "mutual guesting" as a conceptualization of just social procedures in a new world system.
  • Antropofagia ritual e identidade cultural entre os Tupinambá Artigos

    Agnolin, Adone

    Resumo em Português:

    A alimentação do homem é um dado cultural que tem uma importância pelo menos igual àquele pura e simplesmente alimentar. Reservando uma atenção particular à relação que encontramos, entre dado cultural e dado alimentar/"natural", o presente artigo levará em consideração o fato de que estamos falando de um alimento muito particular: trata-se do homem que se torna, dentro de uma estrutura altamente ritualizada, alimento para outro homem, o qual, por sua vez, vive na perspectiva, altamente significativa para sua cultura, de se tornar, um dia, ele mesmo alimento para os outros. Pelo fato de reconhecer a importância do dado cultural no que diz respeito à alimentação do homem, a Antropologia se apresenta como perspectiva de análise imprescindível. Por outro lado, ela constituirá o esboço de um estudo crítico sobre sua própria caraterística de compreensão/digestão da alteridade cultural. Além do mais, a colocação da antropofagia ritual ("sagrada") no centro de nosso trabalho nos impõe o ponto de vista de uma metodologia de estudo histórico-religiosa. A utilidade dessa perspectiva de estudos está toda contida na adjetivação "ritual", que acompanha esta forma específica de antropofagia. Trata-se, conseqüentemente, de esclarecer esses termos/conceitos (aos quais a escola histórico-religiosa tem dedicado tanta atenção), muitas vezes assumidos de forma acrítica, oferecendo uma significativa contribuição e problematização aos estudos históricos e antropológicos contemporâneos. O presente texto propõe, portanto, uma análise da antropofagia no Novo Mundo nos séculos XVI e XVII, em relação a uma perspectiva, a indagação antropológica, problematizada por uma metodologia de indagação: a História das Religiões. Para tal debate, entendemos nos referir àquela que é conhecida pelo nome de "Escola Italiana de História das Religiões" e que se reconhece no trabalho pioneirístico empreendido por Raffaele Pettazzoni e proficuamente levado para frente por Brelich, De Martino, Lanternari, Sabbatucci, Massenzio.

    Resumo em Inglês:

    Human nutrition is a cultural datum with the same relevance at least as the merely and simply alimentary datum. Giving particular attention to the relationship between cultural datum and alimentary/"natural" datum, this article considers a very uncommon food, the man. The man becomes, in a highly ritualistic structure, food for another man, who his turn lives in the prospect, highly significant for his culture, to become himself food for other man one day. Due to the fact that Anthropology recognizes the importance of the cultural datum related to human nutrition, it becomes an essential prospect of analysis. On the other hand, alimentary paradigms themselves will be the outline of the critical study about the characteristic of comprehension/digestion of the cultural difference by Anthropology. Furthermore, putting ritual ("holy") anthropophagy at the centre of our work, we are obliged to adopt the historical-religious methodology of study point of view. The usefulness of this prospect of analysis is completely contained in the adjective "ritual", that is related to this specific form of anthropophagy. Consequently we have to clarify these terms/concepts - to which the historical-religious school dedicated big attention -, many times assumed without criticism, giving a appreciable contribution to contemporary historical and anthropological studies. Therefore this text intends to analyse anthropophagy in the New World during the XVI and XVII centuries, related to an anthropological prospect of study and examined through a methodology of research, i. e. History of Religions. As far as this debate concerns, we refer to the "Italian School of History of Religions", recognizable in the pioneering work of Raffaele Pettazzoni and profitably carried on by Brelich, De Martino, Lanternari, Sabbattucci, Massenzio.
  • Rituaes e festas Bororo: a construção da imagem do índio como "selvagem" na Comissão Rondon Artigos

    Tacca, Fernando de

    Resumo em Português:

    O artigo faz uma análise do filme Rituaes e festas Bororo, realizado em 1917 pelo Major Luiz Thomaz Reis nas suas primeiras filmagens como responsável pela Seção de Cinematografia e Fotografia da Comissão Rondon. A análise centra-se na narrativa cinematográfica e sua contraposição com fotogramas publicados no volume I da série Índios do Brasil, assinada por Cândido Mariano da Silva Rondon e publicada em 1946. Para o autor do artigo, o filme faz parte de um conjunto maior de imagens da Comissão Rondon e traduz um momento sígnico indicial da construção da imagem do índio como "selvagem" ou de uma cultura que mantém suas práticas tradicionais. A película é considerada atualmente como um marco na história do filme etnográfico.

    Resumo em Inglês:

    This article investigate the film Rituaes e festas Bororo (1917), produced by Luiz Thomaz Reis, during his first film-version. He created the Photographic and Cinema Department of Rondon Commission in 1912 being its principal filmmaker and photographer. The analysis focus the cinema narrative and overlap it with another photograms published like a photographic narrative in Índios do Brasil (1946) by Rondon. This film together with another similar images of Rondon Commission build a "selvage" sign for Brazilian Indians image. Today its is considered not only a pioneer film but one of the most important documents in ethnographic film history.
  • A era da frustração: melancolia, contra-utopia e violência em Clube da luta Artigos

    Ribeiro, Paulo Jorge

    Resumo em Português:

    Este ensaio procura traçar um panorama das polêmicas travadas em torno do filme Clube da luta, abordando algumas temáticas que se interpenetram com a questão da violência na sociedade contemporânea. A partir daí procura estabelecer relações não somente com a estética fílmica produzida pelo diretor David Fincher, mas também com as possíveis perspectivas que este filme pode constituir na problematização mais acurada do que Zizek denominou de "desertificaçao do real".

    Resumo em Inglês:

    This essay attempts to give an overview of the polemics around the movie Fight Club, treating some issues that intertwine with the question of violence in contemporary society. From there on it attempts to establish relations not only with the movie esthetics produced by director David Fincher, but also with possible perspectives that this movie could become a more accurate problematic of what Zizek called deserting reality.
  • Vernant, Jean-Pierre. Entre mito e política Resenhas

    Peixoto, Fernanda
  • Silva, Vagner Gonçalves da. O antropólogo e sua magia: trabalho de campo e texto etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre as religiões afro-brasileiras Resenhas

    Birman, Patricia
  • Franchetto, Bruna & Heckenberger, Michael: Os povos do Alto Xingu-história e cultura Resenhas

    Dias Jr., Carlos Machado; Cardoso, Marina D.
  • Gallois, Dominique Tilkin. Ilustrações: índios Wajãpi. Kusiwa: pintura corporal e arte gráfica wajãpi Resenhas

    Barcelos Neto, Aristóteles
  • El Far, Alessandra. A encenação da imortalidade Resenhas

    Marras, Stélio
  • Gilroy, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência Resenhas

    Santos, Eufrázia Cristina Menezes
Universidade de São Paulo - USP Departamento de Antropologia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Prédio de Filosofia e Ciências Sociais - Sala 1062. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária. , Cep: 05508-900, São Paulo - SP / Brasil, Tel:+ 55 (11) 3091-3718 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.antropologia.usp@gmail.com